Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.
1. Liderado pela dupla Felipe & Rodrigo, o ranking dos 50 + do streaming em 2024 comprova que Brasil é sertanejo
Análise da lista da Pró-Música Brasil mostra que o funk continua em alta, mas que o pagode é mais consumido em shows do que em gravações. A dupla sertaneja Felipe & Rodrigo encabeça o ranking da Pró-Música Brasil com o sucesso ‘Gosta de rua’, lançado em março de 2024
Divulgação
♫ ANÁLISE
♪ O funk tem conquistado muitos territórios Brasil afora, mas o ranking com as 50 músicas mais ouvidas nas plataformas de streaming ao longo de 2024 comprova que a trilha sonora do Brasil ainda é primordialmente sertaneja.
Organizado pela Pró-Música Brasil (instituição que representa as principais gravadoras e produtoras fonográficas do Brasil), o ranking dos 50 + de 2024 é encabeçado por Felipe & Rodrigo, dupla formada em 2021 e apadrinhada por Mateus & Kauan. Felipe & Rodrigo viveram ano consagrador em 2024 por conta do sucesso de Gosta de rua, música lançada pela dupla em março de 2024.
A análise da lista leva a algumas conclusões:
♬ Zé Neto & Cristiano continuam em alta, assim como a dupla Henrique & Juliano e como as cantoras Simone Mendes e Lauana Prado. Curiosamente, dois campões de anos anteriores, Gusttavo Lima e Luan Santana, já não são tão ouvidos como antes. Mas Gusttavo aparece em 13º lugar com Canudinho, feat. com Ana Castela, cantora também presente em feat. com Luan em Dèjá vu, música que ocupa a 28º colocação.
♬ O funk aparece bem ao longo da lista, mas, no todo, o ranking não reflete a intensa mobilização popular provocada pelo gênero em estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
♬ O pagode arrasta multidões para shows apresentados Brasil afora. Mas esse sucesso tampouco se reflete no ranking da Pró-Música Brasil, em que pesem as presenças do grupo Menos É Mais (em duas músicas) e de Gloria Groove, que aderiu ao gênero e está na lista com Nosso primeiro beijo.
♬ Hit do Carnaval alçado ao posto de música do ano em algumas premiações, Macetando – feat. de Ivete Sangalo com Ludmilla – não aparece nas 50 mais do ranking do streaming.
♬ A grande maioria das músicas do universo sertanejo foi gravada ao vivo e faz parte de álbuns audiovisuais. Gravações feitas em estúdio são cada vez mais raras no gênero.
♬ O brasileiro gosta de ouvir música… brasileira. Somente duas das 50 músicas são de artistas internacionais. A indústria do sertanejo, do funk e do pagode fez diminuir o interesse nacional por hits estrangeiros.
♬ Os sucessos do funk agregam vários MCs e DJs em uma gravação. São cada vez mais raros os hits dominados por um solista vocal como Anitta, Kevin O Chris ou Ludmilla.
♬ A MPB está ausente da trilha sonora do Brasil, resistindo somente em nichos que cultuam ícones como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Milton Nascimento.
♪ Eis as 50 músicas mais ouvidas no Brasil no streaming em 2024:
1. Gosta de rua (Ao vivo) – Felipe & Rodrigo
2. Me leva pra casa / Escrito nas estrelas / Saudade (Ao vivo) – Lauana Prado
3. Barulho do foguete (Ao vivo) – Zé Neto & Cristiano
4. The box medley funk 2 – The Box, MC Brinquedo, MC Cebezinho, MC Tuto & MC Laranjinha
5. Haverá sinais (Ao vivo) – Jorge & Mateus com Lauana Prado
6. Dois tristes (Ao vivo) – Simone Mendes
7. Let’s go 4 (Feat. Mc Davi, Mc Don Juan, MC Kadu, MC GH Do 7, MC GP & TrapLaudo) – MC IG, MC PH, Mc Ryan SP & MC Luki
8. Anestesiado (Ao vivo) – Murilo Huff
9. Lapada dela (Ao vivo) – Grupo Menos É Mais & Matheus Fernandes
10. Vazou na braquiara (Ao vivo) – Hugo & Guilherme
11. Quem não quer sou eu – Seu Jorge, MC Leozin, MC G15 & Dj Topo
12. Quero te encontrar — DJ Lg Prod, DJ Jz & MC Mininin
13. Canudinho (Ao vivo) – Gusttavo Lima & Ana Castela
14. Coração partido (Corazón partío) (Ao vivo) — Grupo Menos É Mais
15. Quase algo (Ao vivo) – Henrique & Juliano
16. Pocpoc – Pedro Sampaio
17. Daqui pra sempre – Manu & Simone Mendes
18. Bênçãos que não têm fim (Counting my blessings) – Isadora Pompeo
19. Triplex (Ao vivo) – Matheus Fernandes, Matheus & Kauan
20. Morena de Goiânia (Ao vivo) — Hugo & Guilherme, Maiara & Maraisa
21. Erro gostoso (Ao vivo) – Simone Mendes
22. Dia de fluxo — AgroPlay, Ana Castela & Ludmilla
23. Digitando – Gustavo Moura & Rafael
24. Barbie – Mc Tuto & Dj Glenner
25. Tenho que me decidir – Mc PH, Borges, Wiu, Pedro Lotto & Wey
26. Forró e desmantelo – DJ Sv & Doug Hits
27. Fronteira (Ao vivo) – Ana Castela & Gustavo Mioto
28. Dèjá vu – Luan Santana & Ana Castela
29. Aquariano nato – MC Saci, Complexo Dos Hits, DJ Sammer & MC Pretchako
30. Manda um oi (Ao vivo) – Guilherme & Benuto & Simone Mendes
31. Baby eu tava na rua da água (Feat. Tropa Da W&S) – TR & Mc Menor Rv
32. Foi intenso (Ao vivo) — Zé Neto & Cristiano & Ana Castela
33. Melhor vibe (Feat. Caio Luccas, Dallass & Rocco) — MC Ryan SP, Filipe Ret & Chefin
34. Dois fugitivos (Ao vivo) – Simone Mendes
35. Leão – Marília Mendonça
36. Não recomendo (Ao vivo) – Matheus & Kauan
37. Nosso primeiro beijo (Ao vivo) – Gloria Groove
38, Deu moral (Ao vivo) – Zé Neto & Cristiano
39. Apaguei pra todos (Ao vivo) – Ferrugem & Sorriso Maroto
40. Diz aí qual é o plano? (Feat. MC Gh Do 7, MC GP, Mc Nego Micha, MC Ph, MC Luki, MC Poze Do Rodo, Murillo E LT No Beat & TrapLaudo) – MC IG, Mc Ryan SP & Oruam
41. Lua (Feat. Alok) – Ana Castela & Hungria Hip Hop
42. Torre Eiffel (Ao vivo) – Manu com Guilherme & Benuto
43. Nosso quadro – AgroPlay & Ana Castela
44. A danada me ligando – MC Cebezinho, MC Kako, MC Tuto & Dj Oreia
45. Sagrado profano – Luísa Sonza & KayBlack
46. Beautiful things – Benson Boone
47. Última saudade (Ao vivo) – Henrique & Juliano
48. Eu sou teu pai (Ao vivo) – Valesca Mayssa
49. Aquela pessoa (Ao vivo) – Henrique & Juliano
50. Die with a smile – Lady Gaga & Bruno Mars Leia mais
2. Ônibus circula sem a roda traseira na Avenida Brasil; VÍDEO
Secretaria Municipal de Transportes informou que coletivo seguia em direção à garagem para o reparo, mas no letreiro não havia nenhuma sinalização. Ônibus circula sem a roda traseira na Avenida Brasil
Um ônibus da linha 388 (Cesarão x Candelária) foi flagrado circulando sem a roda traseira e com a porta aberta na Avenida Brasil, nesta segunda-feira (13). O vídeo foi feito por um motorista que passava pelo local.
Pelas imagens, não é dá para ver nenhum passageiro no ônibus.
A Secretaria Municipal de Transportes disse que o coletivo seguia em direção à garagem para o reparo, mas no letreiro não havia nenhuma sinalização.
A secretaria também afirmou que o conserto já foi feito, e o coletivo voltou a circular normalmente.
A linha faz parte da Viação Transporte Campo Grande. Na semana passada, vários ônibus foram recolhidos pela Prefeitura do Rio por estarem em condições precárias.
Os passageiros que utilizam a linha reclamam de vários problemas, como falta de ar-condicionado, bancos quebrados e soltos e até de baratas.
“A nossa situação como passageiro do ônibus 388 está totalmente insalubre. Além das cigarras não funcionarem, muitas vezes os passageiros têm dificuldade pra poder descer. Além disso, tem os bancos que ficam soltos, alguns bancos, então, quando você se senta, o banco cai. Você encontra filhote de barata, você encontra muita sujeira. Cadê o ar? Não tem ar-condicionado, então, a gente passa calor e não consegue abrir a janela”, fala o analista de suporte, Ruan Reis.
Ônibus circula sem a roda traseira na Avenida Brasil
Reprodução/TV Globo Leia mais
3. Deputado Arthur Lira faz homenagem após morte do pai em Maceió: ‘Meu herói, minha referência’
Benedito de Lira morreu aos 82 anos após sofrer uma parada cardíaca em um hospital. Ele era prefeito da Barra de São Miguel, no interior de Alagoas. Benedito de Lira (esq.) e o filho Arthur Lira
Reprodução/Redes sociais
O deputado federal por Alagoas e presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), utilizou as redes sociais para lamentar a morte do pai, o prefeito Benedito de Lira. Biu, como era conhecido, tinha 82 anos, e era prefeito da Barra de São Miguel, no interior.
Meu pai, meu herói, minha referência, nos deixou hoje, aos 82 anos. Um sentimento de vazio, dor e tristeza profunda toma meu coração e da nossa família. Mas ele, o nosso Biu de Lira, nos ensinou a enfrentar as frustrações, a levantar a cabeça e seguir em frente, diz o trecho da publicação.
Biu fazia tratamento contra um câncer e estava internado desde o dia 31 de dezembro no Hospital Arthur Ramos, em Maceió, após ser submetido a uma cirurgia de emergência. Ele morreu após uma parada cardíaca.
Morre prefeito da Barra de São Miguel, Benedito de Lira (PP), aos 82 anos
Assessoria/Arthur Lira
Com a morte de Benedito de Lira, quem assume o cargo é o vice-prefeito, eleito em 2024, Henrique Alves Pinto (PP), de 42 anos.
Na publicação, o deputado escreve ainda que um sentimento de tristeza, dor e vazio tomam conta da família nesse momento e que o pai dele sempre foi um homem “honrado” e “lutador”. Por fim, ele agradece ao pai por tudo.
“Sempre comprometido com os mais humildes, o que não faltava ao nosso Biu era disposição para salvar e melhorar a vida das pessoas. Lutou até o fim, manteve-se firme no trabalho até as últimas forças. Já estamos com muitas saudades, meu velho! Estarei aqui, com os seus, preservando seu legado, trabalhando duro e com honradez. Obrigado por tudo, meu pai. Descanse em paz nas mãos de Deus! 🙏 ♾️
Devido a morte de Biu, a Prefeitura da Barra de São Miguel e o Governo de Alagoas decretaram três dias de luto.
Repercussão
Nas redes sociais, a comunidade política começa a se manifestar lamentando a morte do prefeito Biu de Lira, que, durante a vida política, já ocupou os cargos de vereador, deputado estadual, deputado federal e senador.
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL Leia mais
4. Preço do aluguel residencial sobe 10% em 2024 em João Pessoa, aponta pesquisa
Dados são do Índice FipeZAP, que acompanha o preço médio de locação de apartamentos prontos em 36 cidades brasileiras. Chances são de uma alta ainda maior em 2025. Preço do aluguel residencial sobe 10% em 2024 em João Pessoa, aponta pesquisa
Krys Carneiro/G1
A cidade de João Pessoa está entre as 10 cidades que registraram o menor aumento no preço de aluguel residencial de imóveis em 2024. Os dados são do Índice FipeZAP divulgados nesta terça-feira (14). A capital da Paraíba apresentou um aumento de 10,15% no valor do aluguel.
O FipeZAP acompanha o preço médio de locação de apartamentos prontos em 36 cidades brasileiras, com base em anúncios veiculados na internet.
De acordo com o levantamento, apenas um município monitorado não teve alta real no preço médio do aluguel: Maceió (AL), cujo aumento foi de 3,35% — ou seja, abaixo da inflação do ano.
Quando observadas apenas as capitais monitoradas, os maiores avanços no ano foram em Salvador (33,07%), Campo Grande (26,55%), Porto Alegre (26,33%) e Recife (16,17%). Com os números, a capital baiana também lidera o ranking geral.
Segundo a economista Paula Reis, do DataZAP, há chances de uma alta ainda maior em 2025 devido a dois fatores:
Projeções ainda otimistas para o mercado de trabalho;
Um mercado de venda de imóveis restrito em meio ao encarecimento do crédito imobiliário, que acompanha a alta da Selic, a taxa básica de juros do país.
Avanço no preço do aluguel residencial em 2024
Arte/g1
Preço do aluguel
O preço médio dos novos contratos de aluguel, calculado para as 36 cidades, é de R$ 48,12/m², segundo dados de dezembro. Considerando essa base, o aluguel de um apartamento de 50 metros quadrados custa, em média, R$ 2.406 — quase R$ 279,50 acima do ano anterior (R$ 2.126,50).
Em João Pessoa, o preço médio do m² é R$ 41,50. Dessa forma, para um apartamento de 50 metros, o aluguel custaria, em média, R$ 2.075.
A cidade mais cara da lista é Barueri (SP), onde o aluguel custa, em média, R$ 65,41/m². No caso de uma residência de 50 metros, o valor mensal no município é de, aproximadamente, R$ 3.270,50.
Quando consideradas as 22 capitais brasileiras medidas pelo índice, São Paulo (SP) lidera: R$ 57,59/m². Em seguida, estão Florianópolis (R$ 54,97/m²) e Recife (R$ 54,95/m²).
Considerando todos os 36 municípios monitorados, a capital paulista é a segunda mais cara, logo atrás de Barueri.
Enquanto isso, a cidade com o metro quadrado mais barato é Pelotas (RS), custando R$ 18,61, em média.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba Leia mais
5. Cinco pessoas morrem e duas ficam feridas em acidente na BR-040
Segundo o Corpo de Bombeiros, um carro e um caminhão bateram de frente na BR-040, na altura do km 662, em Carandaí. As vítimas fatais ficaram presas às ferragens do carro. Carro ficou destruído após acidente na BR-040, em Carandaí
Thais Fullin/TV Integração
Cinco pessoas morreram e duas ficaram feridas, em um acidente na BR-040, na altura do km 662, em Carandaí, nesta terça-feira (14). Segundo o Corpo de Bombeiros, um carro e um caminhão bateram de frente próximo ao trevo e ao posto de atendimento da concessionária EPR.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
No total, o acidente teve sete vítimas, as cinco pessoas que morreram estava no carro de passeio, com placa de Esmeraldas, em Minas Gerais, que seguia no sentido Rio de Janeiro, enquanto as outras duas vítimas não fatais estavam no caminhão.
Elas foram socorridas pela ambulância da concessionária e encaminhadas ao Hospital Regional de Barbacena. Não há informações sobre o estado de saúde delas.
Acidente aconteceu na BR-040, na altura do km 662, em Carandaí, nesta terça-feira (14)
Thais Fullin/TV Integração
De acordo com o Centro de Controle Operacional da EPR Via Mineira, para atendimento, foram necessários recursos operacionais da concessionária, como ambulância, guincho e viatura de inspeção.
A perícia da Policia Civil também esteve no local para realizar a soltura das vítimas fatais presas às ferragens.
O tráfego no sentido Juiz de Fora (sentido sul) foi desviado para a pista norte, que opera em mão dupla.
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, X e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes Leia mais
Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.