Destaques: Justiça determina prisão temporária de suspeito de chefiar ataque a assentamento do MST no interior de SP, ‘Parabéns, você não morreu’: morador de Goiânia viraliza na web com placas de sinalização improvisadas para alertar motoristas, Guarda-vidas pulam de helicóptero Águia para salvar banhista à deriva no litoral de SP; VÍDEO

Bendev Junior
janeiro 12, 2025 - 3 dias atrás

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.

1. Justiça determina prisão temporária de suspeito de chefiar ataque a assentamento do MST no interior de SP

Homem de 41 anos, que havia sido preso neste sábado (11), passou por audiência de custódia e teve a prisão decretada por 30 dias. Ataque a assentamento do MST em Tremembé (SP) deixa mortos e feridos
O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou a prisão temporária, por 30 dias, de Antônio Martins dos Santos Filho, de 41 anos, suspeito de chefiar o ataque ao assentamento Olga Benário, do MST, em Tremembé, no interior de São Paulo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Antônio Martins, mais conhecido como “Nero do piseiro”, havia sido preso neste sábado (11), após ser reconhecido por testemunhas que presenciaram o ataque ocorrido na noite da última sexta (10).
Ele passou por audiência de custódia na manhã deste domingo (12) e a Justiça determinou a prisão temporária dele por 30 dias.
Em entrevista coletiva neste sábado, Marcos Ricardo Parra, delegado seccional de Taubaté, informou que Nero é apontado como a pessoa que chefiou o ataque. No boletim de ocorrência, o suspeito foi identificado como Antônio Martins dos Santos Filho, conhecido na região pelo apelido “Nero do piseiro”.
Segundo o delegado, os policiais conseguiram chegar até o homem, pois, no momento da invasão, os criminosos não cobriram o rosto. Com isso, o suspeito, que já era conhecido na comunidade, foi identificado por vítimas que estão hospitalizadas e também por testemunhas que presenciaram o crime.
Ainda segundo Parra, o homem foi detido e na delegacia confessou para os policiais que ele participou do ataque no assentamento. Agora, comparsas são procurados por participação no crime. Não há uma estimativa de quantas pessoas cometeram o ataque.
“Ele confessou o crime. Não só confessou, como ele está indicando onde podem ser encontradas as demais pessoas (que participaram do ataque). Além de confessar o crime, ele foi reconhecido por algumas das vítimas e testemunhas. A gente trabalha na condição de certeza da participação dele”, afirmou o delegado seccional Marcos Ricardo Parra.
Valdir do Nascimento de Jesus, de 52 anos, e Gleison Barbosa de Carvalho, de 28 anos, foram atingidos pelos disparos e não resistiram aos ferimentos.
Divulgação/MST
O delegado alega que o motivo do ataque ainda é investigado, mas que tem relação com uma disputa por um lote do assentamento.
“Com o assentamento fechado que é, eles têm ali um entendimento de existir concordância para a admissão de pessoas novas no local. Até onde a gente apurou, essa concordância não teria acontecido nessa comercialização do terreno”, contou o delegado.
“O homem e seu grupo estariam lá para, num primeiro momento, intimidar, mas, como não intimidou e aconteceu, na verdade, uma repulsa da presença deles lá, a gente tem o nascimento de um confronto envolvendo arma branca e arma de fogo e levou a gente para esse resultado trágico de várias mortes e várias pessoas lesionadas”, completou.
Por fim, o delegado explicou que ainda não foi descoberto se o homem que foi preso queria adquirir o terreno ou se estava fazendo a negociação para um terceiro, mas que o problema teve início por causa da disputa por um lote.
“A motivação foi o problema interno de pessoas do próprio assentamento, entre elas, ou seja, sem nenhuma conotação com invasão ou proteção de terra. Foi uma cobrança de posição em relação à permissão de negociar o terreno ou não. A gente não conseguiu, até agora, entender se ele era o adquirente ou se ele era o intermediário. Seja como for, ele estava lá para modificar o pensamento dos demais”, disse Parra.
Foram apreendidas armas brancas (como foices e facas) e armas de fogo, além de um carro. Tudo passará por perícia, na tentativa de identificar digitais dos criminosos.
A Polícia Militar informou que reforçou o policiamento na área do assentamento.
Ataque a assentamento do MST em Tremembé (SP) deixa dois mortos e seis feridos
Arte/g1
Investigação da Polícia Federal
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) determinou, na tarde deste sábado (11), que a Polícia Federal (PF) instaure um inquérito para investigar o ataque que ocorreu em um assentamento do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), em Tremembé, no interior de São Paulo.
Dois homens foram mortos a tiros e seis pessoas ficaram feridas após serem baleadas, na noite desta sexta-feira (10), na comunidade – leia mais abaixo.
Em coletiva de imprensa, polícia anuncia que prendeu homem acusado de ter chefiado ataque a assentamento do MST no interior de SP
Peterson Grecco/TV Vanguarda
No ofício enviado para a Polícia Federal, o ministro em exercício, Manoel Carlos de Almeida Neto, citou que houve violação aos direitos humanos das famílias que fazem parte do assentamento.
Ainda segundo o Ministério, uma equipe da Polícia Federal – com agentes, perito e papiloscopista – foi até o assentamento neste sábado (11) para dar início às investigações sobre o crime.
O ataque
Dois homens foram mortos a tiros e seis pessoas ficaram feridas após serem baleadas, na noite desta sexta-feira (10), durante um ataque a um assentamento do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), na zona rural de Tremembé, no interior de São Paulo.
O caso foi registrado na delegacia de plantão em Taubaté e é investigado pela Polícia Civil de Tremembé como homicídio e tentativa de homicídio.
De acordo com o boletim de ocorrência, o crime aconteceu por volta das 23h, no assentamento Olga Benário, que fica na Estrada Kanegae.
Ainda segundo o documento, testemunhas e sobreviventes relataram para a polícia que cinco carros e três motos invadiram o local durante a noite e que as pessoas dos veículos efetuaram diversos tiros contra os moradores do local.
Consta no boletim de ocorrência que Valdir do Nascimento de Jesus, de 52 anos, e Gleison Barbosa de Carvalho, de 28 anos, foram atingidos pelos disparos, não resistiram aos ferimentos e morreram no local.
Outras seis pessoas que moram na comunidade foram baleadas e ficaram feridas. Os sobreviventes são três homens e três mulheres.
Os baleados foram socorridos e levados para o Hospital Regional de Taubaté e para o pronto-socorro de Tremembé. Não há informações sobre o estado de saúde dos feridos.
O assentamento é regularizado pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) há cerca de 20 anos para o Movimento dos Sem Terra. Segundo a assessoria do MST, cerca de 45 famílias vivem no local.
Ministério Agrário emite nota de repúdio
O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar emitiu uma nota de repúdio, informando que “repudia o crime e manifesta solidariedade e apoio aos assentados da reforma agrária, especialmente às famílias de Valdir do Nascimento e do jovem Gleison Barbosa Carvalho, brutalmente assassinados neste caso”.
Ainda segundo a pasta, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, “entrou em contato com autoridades estaduais e nacionais da área da segurança pública para pedir providências e punição do crime que classificou como bárbaro”.
Ministério dos Direitos Humanos diz que vai reforçar proteção
O Ministério de Direitos Humanos e Cidadania informou que “está buscando mais informações sobre os fatos ocorridos e oferecerá assistência para as lideranças do assentamento e sua coletividade”.
Ainda segundo o Ministério, “o grave ataque contra o assentamento do MST e o assassinato de lideranças soma-se aos alertas anteriores para a urgência de fortalecimento das políticas de proteção aos defensores de direitos humanos que integrem as esferas federal e estadual, os sistemas de Justiça e de Segurança Pública e as redes de proteção”.
Em 2025, o Ministério informou que “vai reforçar suas ações para o fortalecimento das práticas coletivas de proteção das comunidades, associações, grupos, organizações, coletivos e movimentos da sociedade civil que fazem a proteção popular desses agentes”.
CORREÇÃO: o g1 informou por volta das 19h deste sábado que 3 pessoas morreram no ataque. Na verdade, até aquele horário e até a última atualização desta reportagem, o número de morte confirmadas é 2. Esta reportagem foi atualizada às 20h50 com essa correção.
O assentamento do MST que foi alvo do ataque fica na zona rural de Tremembé.
Reprodução/TV Vanguarda
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina Leia mais

2. ‘Parabéns, você não morreu’: morador de Goiânia viraliza na web com placas de sinalização improvisadas para alertar motoristas

Em pouco mais de 48 horas, a publicação acumulou mais de 1,2 milhão de visualizações. Sinalização improvisada foi feita por um pintor devido aos acidentes no local. Morador de Goiânia improvisa sinalização de trânsito para alertar motoristas
Um morador de Goiânia viralizou nas redes sociais ao mostrar algumas placas improvisadas da “curva da morte”, no setor Jardim Novo Mundo, região leste da capital (veja o vídeo acima). Os alertas foram instalados por um pintor preocupado com o número de acidentes na região.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
O vídeo foi feito por Gustavo Barros. Em pouco mais de 48 horas, a publicação acumulou mais de 1,2 milhão de visualizações. O que chama mais a atenção de quem assiste ao vídeo ou passa pelo local são as frases escolhidas, que reforçam diversas vezes o perigo da curva, com o elogio no final: “Parabéns, você não morreu! Leu as placas”.
LEIA TAMBÉM:
Motorista viraliza na web ao arrastar oito caçambas presas a Uno; vídeo
Noiva de motorista que viralizou por ‘cantada’ em trânsito se surpreendeu com repercussão: ‘Primeiro, acharam que era briga’
Retrospectiva 2024: saiba como está trisal que viralizou ao anunciar nova integrante
Motorista filma placas improvisadas de forma divertida em Goiânia
Reprodução/TV Anhanguera
A sinalização improvisada foi feita pelo pintor Pereira Ataíde. De acordo com ele, a iniciativa partiu da falta de atenção do poder público aos acidentes no local.
“Eu moro aqui nessa casa há 40 anos e sempre tem acidentes, e o poder público nunca tomou providência”, declarou.
Além das placas, o morador também instalou uma barra de ferro na calçada para evitar que os veículos destruíssem seu muro ao perder o controle na curva, fato que já ocorreu outras 5 vezes, tendo sido o último acidente há cerca de 2 meses.
À TV Anhanguera, a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) declarou que vai enviar uma equipe ao local na próxima semana para reforçar a sinalização, e que o pedido de um redutor de velocidade seria avaliado por uma equipe de engenharia de trânsito.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás Leia mais

3. Guarda-vidas pulam de helicóptero Águia para salvar banhista à deriva no litoral de SP; VÍDEO

Resgate aconteceu em Praia Grande (SP), em local próximo à divisa com Mongaguá (SP). Guarda-vidas pulam de helicóptero Águia para salvar banhista à deriva
Dois guarda-vidas pularam de um helicóptero Águia para resgatar um banhista à deriva em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Nas imagens, obtidas pelo g1 neste domingo (12), é possível ver toda a ação que resultou no salvamento da vítima (assista acima).
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Nas redes sociais, o Comando de Aviação da Polícia Militar (CAvPM) divulgou que a equipe do helicóptero Águia 9 realizava um patrulhamento preventivo próximo à divisa com Mongaguá (SP), quando avistou uma vítima à deriva que tentava voltar para a faixa de areia e não conseguia.
Guarda-vidas pulou de helicóptero Águia para salvar banhista à deriva em Praia Grande (SP)
CAvPM/Divulgação
Diante da gravidade da situação, a corporação informou que a aeronave foi posicionada e dois guarda-vidas foram lançados ao mar para realizar o salvamento. De acordo com o CAvPM, os agentes conseguiram levar a vítima em segurança até a faixa de areia.
O vídeo mostra o momento em que o banhista é avistado pela equipe do helicóptero Águia. Em seguida, é possível ver um dos guarda-vidas pulando nas águas e fazendo o resgate junto com outro agente.
O g1 entrou em contato com o Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) para mais informações sobre a ocorrência de sábado (11), mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.
Guarda-vidas pularam de helicóptero Águia para salvar banhista à deriva em Praia Grande (SP)
CAvPM/Divulgação
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos Leia mais

4. Festival Música nas Montanhas leva concertos especiais a igrejas, asilos e hospitais em Poços de Caldas, MG

Primeiro concerto ocorre na tarde deste domingo (12). As principais atividades acontecem entre a quinta-feira (15) e sábado (18); veja a programação. O 26º Festival Música nas Montanhas começa neste domingo (12) em Poços de Caldas (MG) com um concerto especial em uma igreja e atividades voltadas para a área vocal. As principais atividades acontecem entre a quinta-feira (15) e sábado (18). (Veja a programação abaixo)
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
O evento contará uma agenda de oficinas de instrumentos orquestrais, regência e canto. Segundo a organização, cerca de 50% dos participantes do festival são cantores neste ano.
Além da área vocal, as oficinas pedagógicas trazem classes nas áreas de madeiras, metais, cordas, harpa, piano, percussão e regência.
FMM acontece de 15 a 18 de janeiro de 2025, em Poços de Caldas
Divulgação
O evento segue uma tradição de acolher alunos de vários estados brasileiros e também de países da América Latina, além de professores e profissionais de importância no cenário artístico musical nacional e internacional.
Conforme a organização, isso colaborada na formação de gerações de músicos e incentiva a formação internacional, com a oferta de bolsas educacionais através dos convênios firmados com a Universidade do Mississipi e a Ècole Superior de Paris, por exemplo.
O FMM é uma realização da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Orquestra Sinfônica no Festival Música nas Montanhas em Poços de Caldas, MG
Divulgação / Festival Música nas Montanhas
Confira a programação
A programação artística tem início na quarta-feira (15) e segue até sábado (18), em espetáculos noturnos no Teatro da Urca, às 20h30, com entrada gratuita.
Para o concerto de abertura, o FMM recebe a Orquestra Versatilis, sob regência do maestro Jean Reis.
Na quinta-feira (16), a agenda traz uma apresentação com os Professores do Festival e, na sexta-feira (17), a Urca torna-se palco do encontro entre a Orquestra Acadêmica e as Vozes do Festival, sob regência de Jean Reis e regência coral de Regina Kinjo e Francisco Campos.
O concerto de encerramento é marcado pela presença da Orquestra Sinfônica do Festival, regida por Reis.
Além da série de Concertos Noturnos, o FMM oferece também os Concertos Especiais, levando música até a comunidade, em igrejas, asilos, hospitais, praças públicas, museu e outros espaços diferenciados.
Veja, abaixo, a programação da Série de Concertos Especiais:
12/01 às 17h30 – Concerto Especial na Igreja São Domingos;
15/01 às 14h30 – Asilo São Vicente de Paulo;
16/01 às 14h30 – Hospital Santa Lúcia;
18/01 às 15h00 – Museu Histórico e Geográfico.
A programação completa do 26º Festival Música nas Montanhas pode ser acessada no site www.festivalmusicanasmontanhas.com.br
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas Leia mais

5. Veja imagens do rastro de destruição deixado por temporal no Vale do Aço
Segundo o Corpo de Bombeiros, até o momento, sete mortes foram confirmadas. Quatro pessoas estão desaparecidas. Deslizamento de terra deixa mortos em Ipatinga
A região do Vale do Aço, no Leste de Minas Gerais, foi atingida por um forte temporal na madrugada deste domingo (12). Em toda região, deslizamentos e alagamentos foram registrados. Até o momento, sete mortes foram confirmadas, seis em Ipatinga e uma em Santana do Paraíso.
Em uma das ocorrências, cinco pessoas ficaram soterradas. No local, dois corpos foram encontrados e três pessoas estão desaparecidas.
Os deslizamentos de terra que deixaram vítimas fatais em Ipatinga aconteceram nos bairros Bethânia, Vila Celeste, e Canaã. Em Santana do Paraíso, o deslizamento aconteceu no bairro Industrial.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, o governador Romeu Zema anunciou que irá visitar a cidade de Ipatinga para vistoriar os trabalhos de atendimento às famílias das vítimas, desabrigados e desalojados.
Veja imagens do rastro de destruição deixado por temporal no Vale do Aço
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
Vídeos do Leste e Nordeste de Gerais
Veja mais notícias da região em g1 Vales. Leia mais

Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.

  1. Brasil

As opiniões e ideias expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente a posição do Mato Grosso Total.

Notícias relacionados

Três apostas do Paraná faturam R$ 75 mil cada na Mega-Sena; veja cidades com premiados, Obra atinge adutora e acidente suspende abastecimento d’água para mais de 320 mil pessoas no Recife; saiba onde
Brasil

Três apostas do Paraná faturam R$ 75 mil cada na Mega-Sena; veja cidades com premiados, Obra atinge adutora e acidente suspende abastecimento d’água para mais de 320 mil pessoas no Recife; saiba onde

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 15, 2025 - Bendev Junior
O Assunto #1385: O risco de um apagão de professores no Brasil, Polícia confirma que ossada encontrada no interior da Bahia é de menino desaparecido há mais de três anos
Brasil

O Assunto #1385: O risco de um apagão de professores no Brasil, Polícia confirma que ossada encontrada no interior da Bahia é de menino desaparecido há mais de três anos

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 14, 2025 - Bendev Junior
VÍDEOS: Jornal do Acre 2ª edição desta terça-feira, 14 de dezembro de 2025, Lula sanciona com vetos projeto que flexibiliza pagamento das dívidas bilionárias dos estados com o governo federal
Brasil

VÍDEOS: Jornal do Acre 2ª edição desta terça-feira, 14 de dezembro de 2025, Lula sanciona com vetos projeto que flexibiliza pagamento das dívidas bilionárias dos estados com o governo federal

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 14, 2025 - Bendev Junior
Lula sanciona com vetos projeto que flexibiliza pagamento das dívidas bilionárias dos estados com o governo federal , Famílias são resgatadas após rio Araras transbordar em Cerejeiras, RO

Lula sanciona com vetos projeto que flexibiliza pagamento das dívidas bilionárias dos estados com o governo federal , Famílias são resgatadas após rio Araras transbordar em Cerejeiras, RO

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 14, 2025 - Bendev Junior
VÍDEOS: AB2 de terça-feira, 14 de janeiro de 2025, Negociações de acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas entram na fase final
Brasil

VÍDEOS: AB2 de terça-feira, 14 de janeiro de 2025, Negociações de acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas entram na fase final

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 14, 2025 - Bendev Junior
Destaques: VÍDEO: carro da PM fica submerso ao tentar ajudar moradores ilhados após temporal em MT, Coleta seletiva: Rio recicla apenas 0,5% do lixo reciclável que produz, Chuvas deixam 25 mortos e mais de 50 cidades em situação de emergência em Minas Gerais
Brasil

Destaques: VÍDEO: carro da PM fica submerso ao tentar ajudar moradores ilhados após temporal em MT, Coleta seletiva: Rio recicla apenas 0,5% do lixo reciclável que produz, Chuvas deixam 25 mortos e mais de 50 cidades em situação de emergência em Minas Gerais

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 14, 2025 - Bendev Junior