David Lynch, diretor lendário de ‘Cidade dos sonhos’ e ‘Twin Peaks’, morre aos 78 anos, Pesquisa da Unicamp e Embrapa usa drones e inteligência artificial para melhorar produção agrícola

Bendev Junior
janeiro 16, 2025 - 3 horas atrás

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.

1. David Lynch, diretor lendário de ‘Cidade dos sonhos’ e ‘Twin Peaks’, morre aos 78 anos

David Lynch
Frederick M. Brown / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
David Lynch, diretor lendário de filmes como “Veludo azul” (1987) e “Cidade dos sonhos” (2002), morreu aos 78 anos. Leia mais

2. Pesquisa da Unicamp e Embrapa usa drones e inteligência artificial para melhorar produção agrícola

Estudo espera identificar plantas mais resistentes e desenvolver sementes adaptadas ao calor para melhorar produção do alimento em cenário de aquecimento global. Pesquisa da Unicamp e Embrapa usa drones e inteligência artificial para melhorar produção
Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) utiliza drones e inteligência artificial para acelerar o melhoramento genético de plantações de milho.
O estudo pretende identificar plantas mais resistentes e desenvolver sementes mais adaptadas ao calor com objetivo de melhorar a produção do alimento em um cenário de aquecimento global.
Os primeiros resultados dessa pesquisa foram publicados numa revista científica internacional no começo de janeiro de 2024. O trabalho também pode ser usado no futuro para o desenvolvimento de outros tipos de cultura.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Pesquisa da Unicamp e Embrapa usa drones e inteligência artificial para melhorar produção agrícola
Reprodução EPTV
Seca e baixa produtividade
O Nelson e a família plantam soja em 150 hectares de terra durante o verão, a chamada safra das águas. Na safra da seca, durante o inverno, a produção maior é de milho e se concentra em 90 hectares da propriedade. Mas o céu pouco generoso em chuvas nos últimos invernos tem sido um problema.
“Mês de março, quando a gente planta, é o final das águas. Geralmente falta bastante água e diminui a produtividade. E cada ano tem sido mais grave. Além de tudo tem o calor que também judia bastante. E falta de água, a planta não vive”, diz o produtor rural Nelson Abacherly .
A produção de milho durante safrinha de inverno vem ganhando espaço nas lavouras do centro-sul do país nos últimos anos. Como a planta precisa de bastante água e a estação tem a seca como uma das características, o cultivo é desafiador.
Situação que se torna mais complexa no cenário de mudanças e fenômenos extremos do clima. A forma mais comum para o produtor rural saber se a plantação de milho está aguentando bem ou sofrendo demais com a seca é a observação a olho nu.
Pesquisa da Unicamp e Embrapa usa drones e inteligência artificial para melhorar produção agrícola
Reprodução EPTV
Desenvolvimento e eficiência
A pesquisa científica e o desenvolvimento de novas tecnologias contribuem para agilizar e melhorar a eficiência do cultivo com pouca água disponível. O estudo desenvolvido com auxílio de drones consegue identificar plantas de milho resistentes à seca.
A coordenadora do trabalho explicou que a partir da identificação dos indivíduos mais resistentes em uma plantação, é possível estudá-los e facilitar o melhoramento genético das plantas e as condições para produtores de milho no futuro.
“Usando os drones, a gente consegue coletar imagens ao longo do ciclo. A gente também não sabe quando a seca vai acontecer, então a gente consegue ter essa avaliação dinâmica ao longo do tempo”, explica a pesquisadora e coordenadora da pesquisa Juliana Yassitepe.
Pesquisa da Unicamp e Embrapa usa drones e inteligência artificial para melhorar produção agrícola
Reprodução EPTV
Testes práticos
Os primeiros testes práticos da pesquisa começaram durante a época de maior estiagem, quase dois anos atrás. Foi durante a safrinha de 2023 que a lavoura experimental de milho da Unicamp foi sobrevoada pelos drones pela primeira vez. Saíram as primeiras fotos e, também, os primeiros caminhos para o andamento da pesquisa.
Os drones equipados com câmeras de infravermelho tiraram mil fotos durante os experimentos e as imagens de alta resolução são analisadas por um computador.
A partir das fotografias, pesquisadores de diferentes áreas criaram índices para avaliar a saúde das plantas durante a seca. Assim, o cultivo pode ficar mais fácil, barato e com mais chances de prosperar no calor.
“Existem softwares que conseguem detectar padrões de bandas diferentes e gerar um número, cada planta tem um número diferente do outro e esse número está associado ao estresse hídrico”, fala a pesquisadora.
A pesquisa que usa imagens aéreas para selecionar plantas resistentes à seca é resultado de uma parceria da Unicamp e da Embrapa. O projeto tem financiamento de longo prazo pela Fapesp, a fundação que apoia a pesquisa no estado.
“Os modelos de predição que a gente desenvolveu permite saber o comportamento dessas 21 variedades que a gente testou em uma outra condição ambiental. Então a gente consegue simular o desempenho dessa variedade sem ter que fazer o experimento”, conta Yassitepe.
A expectativa é que os resultados possam chegar ao mercado do agronegócio comercial ao longo da próxima década.
“Se tiver variedades melhores, mais resistentes a seca na safrinha, vai aumentar a produtividade e consequentemente vai aumentar o lucro. Então a tecnologia se vier para ajudar a gente, é excelente”, conclui o produtor rural.
Pesquisa da Unicamp e Embrapa usa drones e inteligência artificial para melhorar produção agrícola
Reprodução EPTV
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas Leia mais

3. Prefeito eleito em São José da Varginha tem recurso negado pelo TSE e segue sem poder assumir o cargo

Netinho (PP) tem condenação por tráfico de drogas, por isso é considerado inelegível, e concorreu as eleições de 2024 com o registro indeferido. O caso foi avaliado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que manteve o indeferimento, entretanto, a defesa apresentou novo recurso. José Alves de Carvalho Neto, mais conhecido como Netinho
Reprodução/Instagram
O prefeito eleito em São José da Varginha, Netinho (PP), teve um recurso negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e segue sem poder assumir o cargo. A informação foi confirmada ao g1 na quarta-feira (15), pela Justiça Eleitoral. Apesar disso, a defesa apresentou novo recurso que deve ser avaliado em fevereiro.
José Alves de Carvalho Neto foi eleito em 2024 com 1.565 votos, mas estava com o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), porque em 2017 foi condenado por tráfico de drogas, ficando inelegível por oito anos.
🔔Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG
O TRE-MG informou ao g1 que o registro de candidatura de Netinho foi analisado tanto na primeira instância (202ª ZE) quanto na 2ª (TRE-MG), e se manteve como indeferido. Por isso, o político recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral.
O relator do processo no TSE, o ministro Antônio Carlos Ferreira, negou o recurso, por entender que a inelegibilidade de Netinho é incontestável e que a decisão do TRE-MG está em consonância com a jurisprudência do TSE. O g1 não conseguiu contato com a defesa de Netinho.
Vereador assumiu a Prefeitura
Por decisão do TRE-MG, o presidente da Câmara Municipal, vereador Sirley Leite (PP), foi quem assumiu interinamente o comando da Prefeitura, até que haja uma decisão definitiva sobre o processo de registro de candidatura de Netinho. Caso o indeferimento da candidatura seja confirmado, a cidade passará por novas eleições.
📲 Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas Leia mais

4. Motorista tenta agredir guardas com facão após ser avisado que carro seria guinchado no ES

Caso aconteceu em Colatina, na Região Noroeste. Segundo a Guarda, o carro foi removido devido às irregularidades na documentação do veículo. Homem tenta agredir guarda com facão em Colatina, Noroeste do Espírito Santo
Um homem foi preso por tentar agredir guardas municipais com um facão ao tentar impedir que o carro fosse guinchado em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo na quarta-feira (15). Segundo a Guarda Municipal, o motorista tentou atacar os agentes após ser informado de que seu veículo seria removido por estar com o licenciamento vencido.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Ainda segundo a Guarda, a equipe havia sido acionada para atender a ocorrência de um carro quebrado no centro da cidade. Durante a verificação, os agentes constataram a irregularidade na documentação do veículo e orientaram o condutor sobre a necessidade de regularização. Foi nesse momento que o motorista, armado com um facão, ameaçou os profissionais.
Para conter o homem, os guardas usaram uma arma de choque do tipo taser. O motorista foi imobilizado, encaminhado ao Hospital Silvio Ávidos para atendimento médico e, em seguida, levado à delegacia. O facão foi apreendido e apresentado com ele na Polícia Civil.
Homem é preso após atacar guardas para impedir que carro fosse guinchado em Colatina, no Espírito Santo
Reprodução/TV Gazeta
Por outro lado, familiares do motorista afirmaram estar indignados com a abordagem, alegando que o homem teria sido vítima de agressões por parte dos guardas. Segundo a cunhada do suspeito, ele estaria machucado e a família pretende realizar um exame de corpo de delito para apurar os fatos.
Apesar do tumulto, nenhum dos agentes se feriu durante a ação.
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo Leia mais

5. Quase um mês após deslizamento de talude, SP-304 segue interditada para obras de revitalização; veja fotos

Até esta quinta-feira (16), já havia sido retirada mais de 5 mil toneladas de terra, pedras e restos de árvores.
Trabalhos seguem após deslizamento de talude em temporal no dia 21 de dezembro de 2024. SP-304 segue interditada após deslizamento de terra em Santa Maria da Serra (SP)
Adriano Baracho/TV TEM
O trecho de serra da Rodovia Geraldo de Barros (SP-304), entre Santa Maria da Serra e Torrinha (SP), segue interditado desde o deslizamento de um talude que destruiu parte da via durante uma chuva torrencial no dia 21 de dezembro.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Quase um mês após o incidente, as obras de recuperação avançam por cerca de dois quilômetros da via. Imagens feitas pela TV TEM mostram um antes e depois da situação da rodovia, que durante o temporal se transformou em um verdadeiro rio.
Veja como estão as obras de revitalização da SP-304 após deslizamento de talude
Initial plugin text
De acordo com a concessionária Eixo SP, responsável pela administração da rodovia, aproximadamente 100 trabalhadores estão mobilizados no local, utilizando máquinas pesadas como escavadeiras e caminhões basculantes para remover os detritos.
Até esta quinta-feira (16), já havia sido retirada mais de 5 mil toneladas de terra, pedras e restos de árvores.
O diretor de engenharia da concessionária, Robinson Ávila, explicou que as equipes estão concentradas em dois pontos críticos onde houve ruptura da pista.
“É um trabalho complexo, o estrago foi bastante extenso. Estamos empenhando todos os esforços e pedimos paciência para que utilizem as rotas alternativas. Nossa previsão é liberar a pista parcialmente com segurança até o dia 15 de fevereiro, com todo o trabalho de engenharia necessário para retomar o tráfego” explica Robson.
Helicóptero Águia da PM registra trecho interditado da SP-304 após deslizamento de talude
Reprodução
Relembre o caso
O trecho foi interditado no dia 21 de dezembro após um temporal que deixou quatro carros e seis pessoas ilhados entre os quilômetros 233 e 242.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, uma passageira registrou o momento em que a água da enxurrada cobre o capô do carro e jorra pelas saídas de ar do veículo. Veja o vídeo abaixo.
Já em um registro feito pelo Helicóptero Águia da Polícia Militar é possível ver, de cima, a extensão da área atingida. No momento do deslizamento foram registrados 170 milímetros de chuva no trecho de serra.
Helicóptero Águia da PM mostra estragos em trecho interditado da SP-304 após deslizamento
Rotas alternativas
Para motoristas que precisam acessar Torrinha, a recomendação é utilizar a Rodovia Deputado Amauri Barroso de Souza (SP-304) e a Rodovia Doutor Américo Piva (SP-197), com entrada pela Rodovia Engenheiro Paulo Nilo Romano (SP-225).
Deslizamento de talude interdita trecho da SP-304
Divulgação / Eixo SP
Já o acesso a Santa Maria da Serra pode ser feito pela SP-191 (Rio Claro – São Pedro) seguindo pela SP-304 ou pela SP-191 (São Manuel – Santa Maria da Serra).
Histórico de interdições
Este não é o primeiro incidente no trecho de serra da SP-304. Em fevereiro de 2023, outro deslizamento de terra interditou a rodovia entre os quilômetros 234 e 245 por dois dias, após uma forte chuva.
Já entre janeiro e fevereiro de 2022, a rodovia ficou interditada por um mês para a implosão de uma rocha com risco de desmoronamento.
A operação envolveu a remoção de 9 mil toneladas de material rochoso para garantir a segurança dos motoristas.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
VÍDEOS: assista às reportagens da região Leia mais

Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.

  1. Brasil

As opiniões e ideias expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente a posição do Mato Grosso Total.

Notícias relacionados

SpaceX tenta novo lançamento da Starship, nave mais poderosa do mundo, Sergipe não tem mais lixões em atividade
Brasil

SpaceX tenta novo lançamento da Starship, nave mais poderosa do mundo, Sergipe não tem mais lixões em atividade

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 16, 2025 - Bendev Junior
Acusada de matar marido em casa é condenada a seis anos de prisão em Sertãozinho, SP, Ruas alagadas, moradores desabrigados: veja impacto das chuvas no interior da Bahia
Brasil

Acusada de matar marido em casa é condenada a seis anos de prisão em Sertãozinho, SP, Ruas alagadas, moradores desabrigados: veja impacto das chuvas no interior da Bahia

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 16, 2025 - Bendev Junior
Região Metropolitana de São Luís enfrenta tarde de temporal; Inmet prevê mais chuvas intensas nesta sexta em todo o MA, Atriz, diretora e professora de Votorantim, Elvira Lima morre aos 94 anos
Brasil

Região Metropolitana de São Luís enfrenta tarde de temporal; Inmet prevê mais chuvas intensas nesta sexta em todo o MA, Atriz, diretora e professora de Votorantim, Elvira Lima morre aos 94 anos

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 16, 2025 - Bendev Junior
David Lynch, diretor lendário de ‘Cidade dos sonhos’ e ‘Twin Peaks’, morre aos 78 anos, Pesquisa da Unicamp e Embrapa usa drones e inteligência artificial para melhorar produção agrícola
Brasil

David Lynch, diretor lendário de ‘Cidade dos sonhos’ e ‘Twin Peaks’, morre aos 78 anos, Pesquisa da Unicamp e Embrapa usa drones e inteligência artificial para melhorar produção agrícola

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 16, 2025 - Bendev Junior
Acidente mata motociclista na SP-344 em São João da Boa Vista, Enredo e Samba: Tuiuti canta Xica Manicongo, escravizada e 1ª mulher trans documentada do Brasil
Brasil

Acidente mata motociclista na SP-344 em São João da Boa Vista, Enredo e Samba: Tuiuti canta Xica Manicongo, escravizada e 1ª mulher trans documentada do Brasil

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 16, 2025 - Bendev Junior
VÍDEOS: RJ1 de quinta, 16 de janeiro de 2025, Associação recebe doações de rede de farmácia e promove campanha de vacinação gratuita contra gripe em Sorocaba; veja como ser vacinado
Brasil

VÍDEOS: RJ1 de quinta, 16 de janeiro de 2025, Associação recebe doações de rede de farmácia e promove campanha de vacinação gratuita contra gripe em Sorocaba; veja como ser vacinado

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 16, 2025 - Bendev Junior