Curso gratuito prepara profissionais para área de semicondutores; entenda como funciona e saiba se inscrever, Cadela Ákila já ajudou a GCM a apreender quase 17 mil porções de drogas em Itapetininga

Bendev Junior
fevereiro 10, 2025 - 1 mês atrás

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.

1. Curso gratuito prepara profissionais para área de semicondutores; entenda como funciona e saiba se inscrever

Programa CI Digital oferece bolsa de estudos e tem 350 vagas disponíveis. No Sul de Minas, as atividades vão acontecer no Inatel e na UNIFEI. Aos interessados em tecnologia, o Programa CI Digital está com inscrições abertas até o dia 18 de fevereiro. A iniciativa oferece formação gratuita e bolsas de estudo para quem deseja se especializar no mercado de semicondutores.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
O programa oferece um total de 350 vagas, distribuídas entre as instituições participantes. No Sul de Minas, as aulas acontecerão no Inatel, em Santa Rita do Sapucaí, e na UNIFEI, em Itajubá.
A formação é voltada para quem está terminando ou já concluiu a graduação em áreas como Engenharia, Ciência da Computação e Tecnologia da Informação.
Setor de semicondutores cresce e curso gratuito oferece formação especializada
Inatel
No entanto, não basta só ter um diploma. Segundo Francisco Martins Portelinha Junior, gerente de PD&I em Hardware e Software Embarcado do Inatel, é preciso estar disposto a aprender sobre um setor altamente especializado.
“O setor de semicondutores está em crescimento e tem grande potencial. Para atuar, é essencial gostar de tecnologia”, disse em entrevista ao g1.
Chips, conectividade e um setor que só cresce
Se a palavra “semicondutor” te assusta, calma. Basicamente, se trata dos chips que fazem tudo funcionar – desde o seu celular até os carros elétricos mais modernos.
Com o avanço da Internet das Coisas (IoT) e a conectividade entre dispositivos, a demanda por esses componentes só aumenta. “O setor está aquecido e o Brasil precisa de mais profissionais qualificados”, comenta Portelinha.
O Programa CI Digital foi criado justamente para suprir essa demanda e, consequentemente, deve ajudar a posicionar o país como um polo estratégico na área.
Oportunidade na tecnologia: programa capacita profissionais para área de chips
Régis Melo
Como funciona o curso?
A iniciativa é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Chip Tech Brasil, em parceria com a Softex. A formação tem duração de 18 meses e está dividida em três fases de seis meses cada.
As fases incluem introdução à microeletrônica, linguagens de descrição de hardware, síntese lógica, verificação de circuitos integrados e microarquitetura RISC-V.
👩‍💻 O primeiro módulo foca no nivelamento dos participantes, garantindo que todos tenham a base necessária para avançar nos conteúdos mais técnicos.
💻 A partir do segundo módulo, começa a capacitação especializada.
📱 Na última etapa, os participantes realizarão imersões práticas em empresas do setor.
As aulas presenciais serão realizadas em polos espalhados pelo Brasil. Na primeira fase, os cursos acontecem no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e do Instituto Hardware BR (HBR). Na segunda fase, entram na rota a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus (CEPEDI).
Cada polo tem 45 vagas por fase e os alunos aprovados recebem uma bolsa mensal para ajudar nos custos. Mas se o estudante desistir do curso, precisa devolver o valor da bolsa.
Além de ser um curso totalmente gratuito e com incentivo financeiro, o CI Digital acontece à noite, permitindo que quem já está no mercado possa participar. “É uma oportunidade única para quem quer se especializar sem precisar largar o emprego”, reforça Portelinha.
✍️ As inscrições vão até 18 de fevereiro e podem ser feitas pelo site cidigital.softex.br.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas Leia mais

2. Cadela Ákila já ajudou a GCM a apreender quase 17 mil porções de drogas em Itapetininga

Cadela atua há cinco anos no canil da Guarda Civil Municipal, onde passa por treinamentos, adestramentos, palestras e um descanso após o auxilio nas operações. Cadela do canil da GCM de Itapetininga (SP) é considerada a melhor da equipe
Prefeitura de Itapetininga/Divulgação
Ákila é uma cadela farejadora de seis anos de idade que faz parte do canil da Guarda Civil Municipal (GCM) de Itapetininga (SP). Em cinco anos, ela já auxiliou na apreensão de quase 17 mil porções de drogas no município.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Ákila atua juntamente às equipes da Guarda Municipal de Itapetininga, e rouba a cena nas fotos das apreensões de drogas. Ela aparece ao lado dos objetos apreendidos e aparenta estar sempre muito contente e orgulhosa do resultado de seu serviço.
A prefeitura informou que o canil da GCM conta com o auxílio de quatro cães farejadores treinados, mas Ákila é a mais experiente dos cães, chamada de 01 pela guarnição.
Assim como todo agente de segurança, ela possui uma rotina de trabalho e cuidados. No dia a dia, tem o período de descanso obrigatório, alimentação balanceada, e passa por treinamentos e adestramentos com os outros cães.
Além de servir na função de segurança do município, Ákila participa de demonstrações em escolas e outras organizações.
A prefeitura explicou que os treinamentos, para ela, não passam de uma brincadeira. Para melhorar o condicionamento, ela encontra, por meio de seu faro, os brinquedos escondidos contendo drogas dentro. Após localizados, ela é recompensada com petiscos.
De acordo com a Prefeitura de Itapetininga, a cadela passa regularmente por atendimento veterinário e a carteira de vacinação está em dia. Afinal, é preciso estar “em forma” para conseguir dar conta de tanto trabalho.
📈 Resultados
Segundo os dados compartilhados pela prefeitura, de 2020 a 2025, a cadela auxiliou na localização e apreensão de 177 tijolos de maconha, quatro armas de fogo, quase 2.800 porções de maconha, mais de 10 mil porções de cocaína e 3.453 porções de crack.
Ao todo, são quase 17 mil porções de drogas apreendidas somente com Ákila. A cadela, que tem seis anos de idade, está sob tutela de um adestrador que compõe a equipe da GCM. A aposentadoria de Ákila está prevista para quando ela alcançar os oito anos.
Ákila auxiliou na apreensão de quase 17 mil porções de drogas em Itapetininga (SP)
Prefeitura de Itapetininga/Divulgação
🐕‍🦺 Estrutura do canil
De acordo com o Executivo, a sede oficial do canil foi inaugurada no dia 25 de outubro de 2022. A base conta com uma estrutura de treino e adestramento dos cães, que são da raça belga malinois. Também tem um espaço amplo para atividades externas e baias para a acomodação dos animais.
A prefeitura também reforçou que a equipe é constantemente acionada por outras forças de segurança para apoio a operações, inclusive de outros municípios. Forças como Polícia Rodoviária, Polícia Militar, Polícia Civil e GCMs requisitam a presença do canil em operações.
Canil da GCM de Itapetininga foi inaugurada em 2022
Prefeitura de Itapetininga/Divulgação
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM Leia mais

3. Bom Dia Cidade – Ribeirão e Franca

Siga as notícias desta segunda-feira, 10 de fevereiro. Bom Dia Cidade – Ribeirão e Franca Siga as notícias desta segunda-feira, 10 de fevereiro. Leia mais

4. Prefeitura abre inscrições para processo seletivo de estagiários do ensino superior em Adamantina

Há oportunidades para estudantes de 30 cursos. Oportunidades são para estudantes do ensino superior de Adamantina (SP)
Arquivo/g1
A Prefeitura de Adamantina (SP), por meio da Secretaria de Administração, está com inscrições abertas para processo seletivo destinado à contratação de estagiários do ensino superior.
A contratação será feita por meio do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee).
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Os interessados devem efetivar a participação por meio do site de 12 de fevereiro até às 12h do dia 24 do mesmo mês.
As vagas são para os estudantes matriculados nos seguintes cursos:
Administração de Empresas;
Agronomia;
Biomedicina;
Ciência da Computação;
Ciências Biológicas;
Ciências Contábeis;
Ciências Econômicas;
Direito;
Educação Física;
Enfermagem Engenharia Ambiental;
Engenharia Civil;,
Engenharia De Alimentos;
Engenharia da Computação;
Engenharia de Produção;
Farmácia;
Fisioterapia;
Geografia;
Gestão Comercial;
Matemática;
História;
Nutrição;
Pedagogia;
Publicidade E Propaganda;
Tecnologia em Agronegócio;
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
Sistemas De Informação;
Tecnologia Em Gestão Pública;
Ciência De Dados; e
Logística.
A carga horária de estágio será de 30 horas semanais, não excedendo seis horas diárias.
A bolsa auxílio é no valor de R$ 975 e mais o auxílio transporte de R$ 5 por dia de estágio.
A prova será composta de 10 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas cada uma, sendo apenas uma correta, baseadas nos conteúdos programáticos de Português e Conhecimentos Gerais.
O gabarito provisório e o caderno de questões (espelho de prova) ficarão disponíveis no dia 25 de fevereiro de 2025.
Serão admitidos recursos quanto ao gabarito da prova objetiva, que deverão ser encaminhados eletronicamente no dia de 26 de fevereiro de 2025 para o endereço eletrônico [email protected].
A publicação da lista de classificação definitiva será feita em 19 de março de 2025.
O processo seletivo terá validade de 12 meses a partir da publicação da classificação definitiva, podendo a critério da Prefeitura de Adamantina ser prorrogado por até igual período.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região. Leia mais

5. Rodovias do Sul de Minas têm ao menos quatro pontos de interdição parcial ou total; veja trechos e desvios

Alterações no tráfego afetam rotas para SP e RJ. Motoristas que transitam pela região devem ficar atentos às mudanças e buscar desvios para evitar transtornos. Desde o fim do ano passado, diversas rodovias do Sul de Minas passam por interdições e alterações no tráfego de veículos. Algumas das rotas afetadas ligam o estado mineiro a São Paulo e Rio de Janeiro. Motoristas que transitam pela região devem ficar atentos às mudanças e buscar desvios para evitar transtornos.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Confira a situação dos trechos:
BR-459 – Delfim Moreira e Wenceslau Braz
BR-459 é interditada após desmoronamento da rodovia entre Wenceslau Braz e Delfim Moreira, MG
José Afonso Vieira
Interditada desde 27 de dezembro de 2024, a rodovia sofreu um desmoronamento no km 198, no bairro Ponte de Zinco, em Delfim Moreira. A queda da pista bloqueou completamente os dois sentidos da via. Ainda não há informações sobre a liberação.
Rotas alternativas:
Veículos leves: MG-350 até a AMG-1915, que dá acesso à BR-459 no km 212. A MG-350 possui restrição para veículos acima de 15 toneladas.
Veículos pesados: MG-173 e MG-295, que fazem conexão com a BR-116.
BR-459 – Itajubá
Erosão danifica BR-459, em Itajubá, e trânsito opera em meia pista
Polícia Militar Rodoviária
Desde 9 de fevereiro de 2025, uma erosão compromete a pista no km 172, na saída de Itajubá, sentido Delfim Moreira – Wenceslau Braz. O trânsito está operando em meia pista com sinalização realizada. Uma avaliação estrutural ainda será feita por engenheiros. Ainda não há informações sobre liberação da via.
MGC-383 – Itajubá e Maria da Fé
Erosão no km 368 da MGC-383, entre Itajubá e Maria da Fé (MG), foi identificada em 27 de dezembro de 2024
Polícia Militar Rodoviária
O km 368 da MGC-383 está parcialmente interditado desde 27 de dezembro de 2024 devido a um abatimento de pista de aproximadamente 100 metros. A Defesa Civil e a Polícia Militar Rodoviária acompanham a situação, que afeta a sustentação da rodovia. Ainda não há informações sobre liberação da via.
BR-354 – Itamonte
BR-354, em Itamonte (MG), é interditada após queda de barreiras pelas chuvas
Polícia Rodoviária Federal
A rodovia BR-354 foi totalmente interditada no km 768, em Itamonte, após queda de barreiras na noite de 27 de dezembro de 2024. Máquinas foram enviadas para a remoção dos detritos, mas não há informações sobre a liberação completa da via.
Rota alternativa:
Motoristas que seguem pela MG-158 em direção ao Rio de Janeiro devem desviar no km 745, passando por Itanhandu, Passa Quatro e Cruzeiro até acessar a Via Dutra. Veículos com PBT acima de 33 toneladas enfrentam restrições na rodovia SP-052.
MG-295 – Consolação e Cambuí
Trecho da MG-295 é liberado após remoção de barreira em Córrego do Bom Jesus, MG
Defesa Civil
Após quatro dias de interdição devido à queda de uma barreira, o trânsito no km 91 da MG-295 foi liberado ao meio-dia deste domingo (9). O bloqueio ocorreu na Serra do Caçador após um deslizamento de terra na madrugada de 5 de fevereiro. Com a liberação, o tráfego voltou ao normal.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas Leia mais

Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.

  1. Brasil

As opiniões e ideias expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente a posição do Mato Grosso Total.

Notícias relacionados

Oscar Zinelli comanda “Expedição Digital: Caminhos de Praia Grande”, reality que promove turismo em Santa Catarina
Brasil

Oscar Zinelli comanda “Expedição Digital: Caminhos de Praia Grande”, reality que promove turismo em Santa Catarina

O diretor Oscar Zinelli está à frente do evento “Expedição Digital: Caminhos de Praia Grande”, um reality inovador que busca...

março 8, 2025 - Marcos Michalak
Lift Contour: A Técnica não cirúrgica para o Rejuvenescimento Facial com Resultados Imediatos

Lift Contour: A Técnica não cirúrgica para o Rejuvenescimento Facial com Resultados Imediatos

A Dra. Fernanda Baboni, explica como o Lift Contour tem revolucionado os procedimentos de rejuvenescimento, oferecendo um lifting sem cortes,...

março 6, 2025 - Marcos Michalak
CULTURA: Começa hoje em Poconé os espetáculos do Projeto de escola de circo – PANTANAL COM GRAÇA
Brasil

CULTURA: Começa hoje em Poconé os espetáculos do Projeto de escola de circo – PANTANAL COM GRAÇA

Pantanal com Graça é financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo de Mato Grosso pela Secretaria...

março 6, 2025 - Walney Rosa
CULTURA: Making Of do Festival Pantaneiro de Siriri de Poconé amplia visibilidade do projeto
Brasil

CULTURA: Making Of do Festival Pantaneiro de Siriri de Poconé amplia visibilidade do projeto

Ocorrido na semana passada, nas noites de quarta e quinta feira (26 e 27 de fevereiro) o Festival Pantaneiro de...

março 5, 2025 - Walney Rosa
Cultura: Festival de Música do Pantanal premia 12 vencedores
Brasil

Cultura: Festival de Música do Pantanal premia 12 vencedores

Financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo de Mato Grosso, o 1º FESMUP – Festival de...

fevereiro 26, 2025 - Walney Rosa
Lady Di: Elegância e Influência no Mercado de Luxo
Celebridades

Lady Di: Elegância e Influência no Mercado de Luxo

Referência no universo da moda e do mercado de luxo, Lady Di se destaca pelo trabalho ao lado de modelos,...

fevereiro 25, 2025 - Marcos Michalak