A Academia Lítero-Cultural Pantaneira estará realizando no dia 15/03/2023, às 19:00 h, no Salão Social do Sesc Poconé, o SARAU DA ACADEPAN: Música, Poesia e Diversidade Cultural.

A festa literária ocorre em homenagem às mulheres e ao Dia Nacional da Poesia, o evento estará abraçando o Lançamento do Livro “POEMAS PARA MATUTAR: Ancestralidade Africana em Poconé”, da Imortal Acadêmica Prof.ª ZITA ELINEY DA CONCEIÇÃO, escritora poconeana, poetisa pantaneira, Declamadora, Produtora Cultural, Professora aposentada, letróloga, revisora de textos e pesquisadora.

A autora tem outras obras escritas e uma já publicada, o Livro Poesia Pantaneira. Zita é também Membro Co-Fundadora da Academia Lítero-Cultural Pantaneira, ocupante da Cadeira nº 18.

No livro “Poemas para Matutar: Ancestralidade Africana em Poconé”, a autora Zita Eliney objetiva destacar a importante participação dos ancestrais africanos na formação do povo poconeano e suas contribuições na cultura da histórica Poconé, ou seja, na dança, na música, na culinária, na religiosidade, na língua, nas profissões, nos costumes, nos traços fenótipos, no sangue, no jeito de ser e de viver do povo poconeano e pantaneiro.

A ideia de escrever o livro surgiu a partir da sua participação na Exposição Cultural “As Brasileiras Etnias”, com o tema Ancestralidade Indígena e Africana, evento realizado pelo ilustre Poeta e Artista Plástico Airton Reis e a Prof.ª Maria Angélica Campos Schimidt, no mês de abril de 2022, em Chapada dos Guimarães-MT e no mês de maio em Cuiabá-MT, ocasião em que a poetisa pantaneira apresentou vários poemas enfocando a Ancestralidade Africana e, já totalmente envolvida pelo tema, decidiu completar a coletânea de poemas que resultou no livro “Poemas para Matutar’.

Seus poemas relatam sobre Poconé e seus ancestrais africanos; os ofícios do passado, que se tornaram profissões do presente; o valioso trabalho em pedra canga lavrada; famílias afrodescendentes; os resquícios da escravidão negra africana em Poconé e formas de resistência; e a africanidade na cor da pele, na língua e expressões da atualidade e nas tradições culturais.

CONVITE:

A Academia Lítero-Cultural Pantaneira (ACADEPAN) convida Vossa Senhoria e ilustríssima família para participar do SARAU DA ACADEPAN: Música, Poesia e Diversidade Cultural.

A festa literária ocorre em homenagem às mulheres e ao Dia Nacional da Poesia, o evento estará abraçando o Lançamento do Livro “POEMAS PARA MATUTAR: Ancestralidade Africana em Poconé”, da Imortal Acadêmica Prof.ª ZITA ELINEY DA CONCEIÇÃO.

SERVIÇO:

Evento: SARAU DA ACADEPAN: Música, Poesia e Diversidade Cultural. Lançamento do Livro “POEMAS PARA MATUTAR: Ancestralidade Africana em Poconé

Data: Quarta-feira, 15 de Março

Horário: 19h00min

Local: Salão Social do Sesc Poconé

Realização: ACADEPAN (Diretoria 2022/2023).

Parceria Sesc Poconé

Evento aberto ao público.

Compartilhe.

Jornalista, produtor cultural e escritor. Walney de Souza Rosa (Vavá Rosa) presta assessoria e escreve para sites de Mato Grosso e de todo o Brasil. Seus artigos literários e culturais já foram publicados em jornais da Europa, Canadá e Estados Unidos. Idealizador e Fundador em 21 de janeiro de 2011 da Academia Lítero-Cultural Pantaneira, que compõe escritores, poetas, músicos e defensores da cultura pantaneira (com sede em Poconé) Entre obras já publicadas: A fé e o fuzil (A história de Doninha do Caeté); Boca da Noite (Ficção policial); Ei amigo (A história do Lambadão de Poconé).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.