Condutor bate moto contra muro ao tentar fugir de ‘blitz’ em Santarém, Secretária de Saúde faz alerta e dá orientações para prevenir acidentes com escorpiões

Bendev Junior
janeiro 19, 2025 - 3 horas atrás

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.

1. Condutor bate moto contra muro ao tentar fugir de ‘blitz’ em Santarém

O caso aconteceu no sábado (18) no bairro Santarenzinho. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência socorreu o motociclista e a companheira, que também ficou ferida. Acidente aconteceu no bairro Santarenzinho no sábado (18)
Redes Sociais
Duas pessoas ficaram feridas após se envolverem em um acidente inusitado no bairro Santarenzinho em Santarém, no oeste do Pará. O caso aconteceu no sábado (18) no cruzamento das ruas Joana D’Arc e Olavo Bilac.
✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
De acordo com informações da polícia, uma blitz estava acontecendo no local. Ao verificar a barreira dos órgãos de segurança, o motociclista tentou fugir da abordagem.
Ainda de acordo com a polícia, o motociclista acabou perdendo o controle do veículo e bateu em um muro, provocando ferimentos tanto nele quanto em sua companheira que estava na garupa da moto.
O Serviço de Atendimento Móvel (Samu) esteve no local do acidente para fazer os atendimentos às vítimas. O condutor da motocicleta foi levado ao Pronto Socorro com suspeita de fraturas.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e região Leia mais

2. Secretária de Saúde faz alerta e dá orientações para prevenir acidentes com escorpiões

Dados da Superintendência de Vigilância em Saúde da Sesau mostram que, em 2024, foram registrados 1.359 casos de picadas de escorpião em Campo Grande. Escorpião amarelo.
Divulgação
Com o aumento das temperaturas e o período chuvoso, aliados às férias, principalmente escolares, os acidentes com escorpiões tornam-se mais frequentes nesta época do ano. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), deu orientações importantes que podem salvar vidas em casos de eventuais acidentes com esses animais.
Dados da Superintendência de Vigilância em Saúde da Sesau mostram que, em 2024, foram registrados 1.359 casos de picadas de escorpião sem ocorrência de óbitos em Campo Grande, com as regiões do Anhanduizinho e Lagoa sendo as mais afetadas no município.
“Nosso foco é orientar a população sobre a importância da limpeza do ambiente e do monitoramento constante. Somente com a colaboração de todos podemos reduzir os riscos de acidentes”, destaca a superintendente de Vigilância em Saúde, Veruska Lado.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) informa que no ano passado, o período de maior demanda ocorreu entre janeiro e abril, com 847 solicitações para desinsetização e orientações sobre a presença de escorpiões.
“A principal orientação é manter os ambientes limpos e organizados, eliminando possíveis esconderijos. Pequenas atitudes, como vedar ralos e frestas, são essenciais para prevenir a entrada dos escorpiões nas residências”, reforça a gerente do CCZ, a médica veterinária Claudia Macedo.
Nos casos de acidentes, o médico Bruno Casal orienta sobre os cuidados imediatos.
“O ideal é lavar o local da picada com água e sabão, evitar aplicar qualquer tipo de substância e procurar atendimento médico o mais rápido possível. Assim, deve-se observar os sinais como inchaço, vermelhidão, dor, aumento de calor no local da picada e procurar atendimento em uma unidade de saúde”, explica.
A Sesau destaca que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os Centros Regionais de Saúde (CRSs) estão preparados para atender casos leves a moderados, com acompanhamento clínico e uso de analgésicos. Já nos casos graves, os pacientes são encaminhados a um hospital de referência para aplicação do soro antiescorpiônico.
A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, ressalta que o monitoramento desses animais envolve ações integradas em diferentes áreas da Sesau.
“O combate aos acidentes com escorpiões é um trabalho transversal, que abrange diversas superintendências da Secretaria de Saúde. Além da assistência médica, as equipes atuam na orientação da população e no controle ambiental, priorizando a saúde e a segurança dos munícipes”.
Recomendações para evitar acidentes:
1ª orientação: O que fazer em caso de picada
O médico Bruno Casal orienta:
Lave o local da picada com água e sabão.
Procure uma unidade de saúde imediatamente.
Se possível, capture o escorpião com segurança ou fotografe-o para facilitar a identificação.
2ª orientação: Ligar para o 192 do SAMU
A médica Renata Veloso, coordenadora em exercício do SAMU Regional Campo Grande, explica que as orientações são feitas com base no quadro clínico do paciente.
“Se necessário, enviamos uma viatura. Porém, a maioria dos casos são quadros leves e o indicado é buscar atendimento em uma unidade de saúde 24 horas mais próxima, seguindo cuidados gerais com a limpeza do local.”
3ª orientação: Medidas preventivas indicadas pelo CCZ
Vedação de ralos e frestas: Utilize grelhas com telas em ralos e mantenha portas e janelas bem vedadas.
Limpeza do ambiente: Evite acúmulo de entulhos, restos de construção, folhas secas e lixo, que podem servir de abrigo para escorpiões.
Cuidados dentro de casa: Verifique roupas, calçados e toalhas antes de usá-los. Afaste camas e berços das paredes e evite que lençóis toquem o chão.
4ª orientação: Orientações da Vigilância em Saúde
Mantenha os quintais limpos e gramas aparadas;
Evite entulhos que favoreçam a proliferação de escorpiões;
casos em crianças menores de 7 anos e idosos exigem mais atenção devido ao risco de complicações;
Não aplique substâncias, faça torniquetes ou realize sucção.
5ª orientação: Serviço de desinsetização e orientações do CCZ
O CCZ realiza vistorias em locais com infestação e oferece canais de contato para a população:
Telefones: (67) 2020-1796, (67) 2020-1802 ou (67) 3313-5000.
WhatsApp: (67) 2020-1796.
E-mail: [email protected] para agendamentos.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: Leia mais

3. ‘Belchior entre os Camponeses’: quando o artista decidiu viver no interior de uma pequena cidade do norte do RS

A passagem do cantor pela região foi registrada em um minidocumentário produzido pelo jornalista Marcos Antonio Corbari. Durante 60 dias, Belchior e a esposa Edna viveram em uma comunidade do norte gaúcho.
Arquivo da Cooperativa Camponesa de Seberi (Cooperbio) / Divulgação
Em um inverno de 2013, o cantor e compositor Belchior, um dos maiores ícones da música brasileira, vivia um momento de busca por anonimato e paz, longe da fama que o consagrara nas décadas anteriores. Com sua esposa, Edna Prometheu, Belchior encontrou refúgio em Seberi, cidade do norte gaúcho com quase 11 mil habitantes, onde viveu por cerca de 60 dias entre camponeses do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Essa fase pouco conhecida de sua vida foi registrada no minidocumentário “Belchior entre os camponeses”, produzido pelo jornalista Marcos Antonio Corbari. O filme revive os momentos desse período tão especial de convivência entre o cantor e a comunidade local.
O artista, cuja música sempre transbordou poesia e reflexão sobre a condição humana, encontrou em Seberi o acolhimento que tanto buscava, ao lado de Edna.
LEIA TAMBÉM
Quem é o pai de santo do RS que criou espaço de acolhimento para mulheres que sofrem violência
Bom de garfo e puro carisma: menino de três anos viraliza nas redes sociais por paladar peculiar
VÍDEO: Gata faz sucesso nas redes sociais com passeios em praia do RS: ‘virou ponto turístico’, diz tutor
A decisão de se refugiar na cidade surgiu em meio a uma situação delicada em Porto Alegre, onde o casal estava vivendo em uma ocupação urbana. A mídia estava em busca do cantor, o que o deixou ainda mais distante da tranquilidade que procurava.
Foi então que Roberta Coimbra, uma das militantes da Cooperativa Camponesa de Seberi (Cooperbio), sugeriu o abrigo na cooperativa, que foi prontamente aceito pelo Movimento dos Pequenos Agricultores.
A cooperativa, ligada ao MPA, foi o local onde Belchior e Edna encontraram anonimato e paz. Com o acolhimento caloroso das famílias, o casal experimentou dias tranquilos e imersos na rotina simples do campo. Ali, entre conversas e trabalhos coletivos, Belchior foi reconhecido não como o artista aclamado, mas como o ser humano que procurava se reconectar com o mundo de forma genuína e sem os holofotes da fama.
Cantor e compositor Belchior nasceu no Ceará, em 1946
Reprodução/TV Globo
O documentário
O minidocumentário de Marcos Antonio Corbari, com pouco mais de 30 minutos de duração, traz à tona relatos emocionantes de cinco pessoas que conviveram de perto com Belchior durante esses 60 dias. Marcelo Leal, Marcos Joni Oliveira, Débora Varoli, Joel da Silva e Lizane Brixner compartilham suas lembranças de um período que foi muito mais do que uma experiência com um famoso cantor, mas uma convivência rica em afeto, humanidade e aprendizado mútuo.
Os depoimentos ressaltam a convivência tranquila de Belchior com as famílias camponesas, que o acolheram com carinho, sem pressa de explorar sua imagem pública.
“A saudade não é do artista, é do tio Antônio”, afirma Débora Varoli, uma das camponesas que viveu com Belchior.
Para ela, o convívio com o cantor foi marcado por momentos de descontração, brincadeiras com as crianças, pinturas e conversas animadas. Esse lado mais íntimo e afetuoso de Belchior é o ponto central do documentário, que também inclui as únicas fotografias tirada pelo cantor durante esse período, quando ele esteve entre os jovens militantes camponeses à beira de uma cachoeira.
Relembre a partida do cantor cearense Belchior
O projeto “Belchior entre os camponeses” foi realizado com o apoio do edital local da Lei Paulo Gustavo, uma iniciativa do governo federal que visa promover a cultura em municípios de pequeno porte. Corbari destacou a importância dessa legislação para a viabilização do documentário, já que sem ela seria difícil conseguir o financiamento necessário para realizar um projeto desse porte em uma cidade pequena como Seberi.
Além disso, o documentário traz a arte que Belchior e Edna produziram no período, incluindo o projeto Alimergia, uma iniciativa que uniu arte e questões sociais. A canção “Amanheceu”, de Pedro Munhoz, também ganha destaque, com sua interpretação em homenagem ao cantor, que marcou tantos momentos da vida de seus admiradores.
Segundo Corbari, o objetivo do minidocumentário, além de registrar uma parte pouco conhecida da vida de Belchior, é educacional e cultural, e busca preservar a memória afetiva de quem viveu esses dias de convivência com o artista. Ele afirma que o projeto não busca fins lucrativos, sendo uma ferramenta de compartilhamento de memórias e histórias, algo que fortalece a cultura local e valoriza a história do Brasil.
Conforme o produtor do documentário, o encontro entre Belchior e os camponeses de Seberi foi, acima de tudo, uma experiência humana profunda, onde o cantor encontrou o que muitos buscam em suas vidas: paz, acolhimento e a chance de viver longe dos holofotes, mas sempre mantendo a sua arte viva.
Eu vejo que nesses 60 dias entre as pessoas simples o Belchior e a Edna encontraram o que eles estavam procurando. Eles tiveram paz, tiveram carinho, tiveram abrigo, tiveram contato com a natureza e encontraram pessoas que estavam muito mais interessadas em acolher o tio Antônio e a tia Edna do que tirar proveito do artista Belchior, concluiu Corbari.
O documentário está disponível gratuitamente.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS Leia mais

4. Adolescente pega carro da mãe e provoca acidente em Rio Preto

De acordo com o boletim de ocorrência, ele apresentava sinais de embriaguez e não tinha Carteira de Habilitação. Caso foi registrado na Central de Flagrantes, em São José do Rio Preto (SP)
Heloísa Casonato/g1 – Arquivo
Um adolescente de 17 anos, que apresentava sinais de embriaguez, pegou o carro da mãe e provocou um acidente em São José do Rio Preto (SP), na noite de sábado (18).
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
De acordo com o boletim de ocorrência, ele desrespeitou o sinal de pare, atropelou um motociclista que trafegava pela Avenida Silvio Dela Roveri e tentou fugir do local, sem prestar socorro.
Durante a fuga, perdeu o controle do veículo e bateu contra uma árvore. Ao ser questionado pelos policiais, apresentou sinais de embriaguez e confessou que tinha ingerido bebida alcoólica antes de assumir a direção. Disse, ainda, que fugiu com medo de sofrer algum tipo de retaliação por parte dos moradores que estavam no local.
O veículo foi recolhido e liberado para a responsável. O menor foi submetido ao exame de sangue e liberado.
O motociclista foi socorrido e encaminhado a um hospital particular. O estado de saúde dele não foi divulgado.
O caso foi registrado na Central de Flagrantes como lesão culposa na direção do veículo e embriaguez ao voltante.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM Leia mais

5. Criminosos chegam de bicicleta e matam homem a tiros em Governador Valadares

Uma outra pessoa que passava pelo local foi atingida na mão e foi socorrida para o Hospital Municipal. Criminosos chegam de bicicleta e matam homem a tiros em Governador Valadares
Roberto Higino
Um homem, de 51 anos, foi morto a tiros, nesse sábado, na Avenida Juiz de Fora, no bairro Santa Helena, em Governador Valadares.
De acordo com a Polícia Militar, criminosos chegaram de bicicleta e surpreenderam Marcos Aurélio Silva de Almeida, que tentou correr, mas foi alcançado pelos bandido.
“A principio ele é conhecido do meio policial, tem passagens e é egresso do sistema prisional, saiu do sistema prisional recentemente”, afirmou o Tenente Ferreira, da Polícia Militar.
Um outro homem, de 55 anos, que passava pelo local, foi atingido na mão. Ele foi socorrido e levado para o Hospital Municipal e não corre risco de morte.
Até o momento ninguém foi preso. A Polícia Civil vai investigar o caso.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
VÍDEOS: veja tudo sobre o Leste e Nordeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Vales de Minas Gerais. Leia mais

Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.

  1. Brasil

As opiniões e ideias expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente a posição do Mato Grosso Total.

Notícias relacionados

Passageira é presa ao ser flagrada dentro de ônibus com 70 kg de maconha , Morre Maricenne Costa, cantora de ‘voz colorida’ que lançou Chico Buarque em disco e que embeveceu João Gilberto
Brasil

Passageira é presa ao ser flagrada dentro de ônibus com 70 kg de maconha , Morre Maricenne Costa, cantora de ‘voz colorida’ que lançou Chico Buarque em disco e que embeveceu João Gilberto

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 19, 2025 - Bendev Junior
Após atingir marca de U$ 21 milhões, soja lidera exportações no Acre em 2024, Pai mata o próprio filho com tiro após confundi-lo com animal silvestre durante caçada, diz polícia
Brasil

Após atingir marca de U$ 21 milhões, soja lidera exportações no Acre em 2024, Pai mata o próprio filho com tiro após confundi-lo com animal silvestre durante caçada, diz polícia

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 19, 2025 - Bendev Junior
Novo grupo de reféns deve ser libertado no sábado (25), Homem é morto com tiros na cabeça no Jardim Copacabana, em Divinópolis
Brasil

Novo grupo de reféns deve ser libertado no sábado (25), Homem é morto com tiros na cabeça no Jardim Copacabana, em Divinópolis

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 19, 2025 - Bendev Junior
Condutor bate moto contra muro ao tentar fugir de ‘blitz’ em Santarém, Secretária de Saúde faz alerta e dá orientações para prevenir acidentes com escorpiões
Brasil

Condutor bate moto contra muro ao tentar fugir de ‘blitz’ em Santarém, Secretária de Saúde faz alerta e dá orientações para prevenir acidentes com escorpiões

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 19, 2025 - Bendev Junior
Comboio com três reféns libertadas pelo Hamas chega a Israel; acompanhe ao vivo, Carro capota na Rodovia Raposo Tavares e deixa vítima em estado grave, em Rancharia
Brasil

Comboio com três reféns libertadas pelo Hamas chega a Israel; acompanhe ao vivo, Carro capota na Rodovia Raposo Tavares e deixa vítima em estado grave, em Rancharia

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 19, 2025 - Bendev Junior
Relatório semanal de balneabilidade das praias de SC é adiado após chuva causar estragos e morte, VÍDEOS: Jornal do Acre 2ª edição deste sábado, 18 de janeiro de 2025
Brasil

Relatório semanal de balneabilidade das praias de SC é adiado após chuva causar estragos e morte, VÍDEOS: Jornal do Acre 2ª edição deste sábado, 18 de janeiro de 2025

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 19, 2025 - Bendev Junior