Uma comitiva de vereadores de Poconé foi até Brasília em busca de mais atenção para o município diante de suas necessidades e consequente melhorias em várias áreas.

A comitiva é formada por membros da Mesa Diretora da Câmara dos Vereadores, o presidente Márcio Fernandes – Marcinho (MDB), a primeira secretária Jossielma Silva (PTB) e o vice presidente Fábio Oliveira (DEM).

O município pantaneiro atravessa mais uma fase de escassez de água para seu abastecimento, estando em verdadeira calamidade pública, os rios secaram e parte do abastecimento de água dos munícipes está sendo captado de cavas garimpeiras, por outro lado pelo segundo ano consecutivo o pantanal enfrentou um dura estiagem e fortes queimadas.

Das várias agendas realizadas pelos vereadores, uma delas foi até a  Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC) que é o órgão responsável por coordenar as ações de proteção e defesa civil em todo o território nacional. Sua atuação tem o objetivo de reduzir os riscos de desastres. Também compreende ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, e se dá de forma multissetorial e nos três níveis de governo federal, estadual e municipal – com ampla participação da comunidade.

Na reunião na sede da entidade em Brasília os vereadores de Poconé foram acompanhados da assessoria do Deputado Estadual (MT), Dr João José de Matos, de vereadores do município de Anastácio (MS), da Deputada Federal (MS) Bia Cavassa e o assessor Samuel (Samuca) do Deputado Federal (MT) Neri Geller.

Sendo recebidos pelo Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, o secretário esclareceu que “a ação organizada de forma integrada e global do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil proporciona um resultado multiplicador e potencializador mais eficiente e eficaz do que a simples soma das ações dos órgãos que o compõem. Todos os órgãos do SINPDEC têm atribuições mas a atuação do órgão municipal de proteção e defesa civil é extremamente importante, tendo em vista que os desastres ocorrem no município”, destacou.

Os vereadores de Poconé pretendem alinhar toda documentação necessária de Poconé, junto a Defesa Civil do Município, para encaminhar quanto antes a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, para necessidades atuais e projeções futuras.

“Esta é a visita de identificação de necessidades, voltaremos a Poconé para produzir todos os documentos necessários para buscar as melhorias que Poconé precisa”, defendeu o presidente Márcio Fernandes.

Já a vereadora Jossielma destacou, “a reunião foi esclarecedora, agora teremos subsídios para propor um caminho a ser seguido dentro das necessidades do pantanal e do poconeano e pantaneiro”, afirmou.

O vice presidente Fábio Oliveira destacou, “viemos questionar e saber quais os benefícios Poconé poderá receber do governo federal, assim como ocorreu com Chapada dos Guimarães. Agora é fazer o dever de casa e buscar parcerias junto ao governo federal”, finalizou o vereador.

Walney Rosa

Idealizador e Fundador em 21 de janeiro de 2011 da Academia Lítero-Cultural Pantaneira, que compõe escritores, poetas, músicos e defensores da cultura pantaneira (com sede em Poconé) Antes disso em...

Deixe um comentário

Deixe uma resposta