Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.
1. Chuvas fortes em Guaratinguetá e Aparecida e causam estragos em ruas, unidade de saúde e estádio
Tanto Guaratinguetá quanto Aparecida estão entre as cidades do estado de São Paulo que registraram maior acumulado de chuva nas últimas 24 horas. Chuvas fortes causaram estragos em Aparecida e Guaratinguetá nesta quarta-feira (5). Em Aparecida, foram registraram quedas de pelo menos oito árvores. Em Guaratinguetá, uma unidade de saúde e o principal estádio da cidade ficaram danificados.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Segundo a Defesa Civil de São Paulo, tanto Aparecida quanto Guaratinguetá estão entre as cidades do estado que registraram maior acumulado de chuva nas últimas 24 horas.
Cidades de SP com maior acumulado de chuva nas últimas 24 horas:
1 – Aparecida: 59 milímetros
2 – Potim: 53 milímetros
6 – Guaratinguetá: 32 milímetros
7 – Lorena: 28 milímetros
11 – Ubatuba: 21 milímetros
17 – Cunha: 18 milímetros
18 – Roseira: 17 milímetros
Aparecida
A Prefeitura de Aparecida – cidade com maior acumulado de chuva nas últimas 24 horas em São Paulo – informou que os bairros mais atingidos pelo temporal foram Ponte Alta, São Roque e Itaguaçu.
Além da chuva forte, a cidade foi atingida por rajadas de ventos de mais de 90 quilômetros por hora, o que causou a queda de pelo menos oito árvores, que já foram retiradas pelas equipes da prefeitura.
Também foram registrados cinco pontos de alagamentos, principalmente nos bairros Jardim Paraíba e Ponte Alta. No bairro Ponte Alta, a água só abaixou totalmente durante a madrugada desta quinta-feira (6).
Ainda segunda a prefeitura, a Defesa Civil foi acionada para uma ocorrência em uma das entradas do condomínio habitacional do bairro Vila Mariana. No local, os agentes decidiram interditar estrutura, mas sem necessidade remoção dos moradores.
A prefeitura informou que vai acionar o Governo de São Paulo nesta quinta-feira (6) para fazer uma vistoria completa no condomínio.
A Defesa Civil também orientou os moradores de uma casa na rua José Crispim Filho, no bairro Aroeira, a deixarem o local após receberam fotos de infiltrações na parede do imóvel. Os agentes chegaram a ir até o local, mas os moradores já não estavam mais lá. Uma vistoria será realizada nesta quinta-feira (6).
Guaratinguetá
Guaratinguetá também foi atingida por uma tempestade acompanhada de ventos nesta quarta-feira (5), que causou alagamentos, quedas de árvores e de telhado.
De acordo com a Defesa Civil de São Paulo, os bairros mais afetados em Guaratinguetá foram Jardim Bela Vista, Beira Rio e Parque do Sol. Apesar dos alagamentos registrados nesses locais, a água não atingiu casas.
No bairro Pedregulho, uma árvore caiu com a força do vento e atingiu a estrutura do prédio da Assistência Médica Especializada (AME), causando danos que ainda vão ser avaliados, segundo a Defesa Civil.
Outra árvore caiu na avenida Gustavo Molica e chegou a interditar o trânsito. Uma equipe da prefeitura foi até o local e executou o corte e retirada da árvore, liberando o trânsito.
Ainda segundo a Defesa Civil de SP, os ventos também danificaram a estrutura e o telhado do estádio Municipal Dário Rodrigues Leite foi danificada, que fica na Praça da Bíblia, no bairro Nova Guará.
Não houve registro de pessoas feridas, desalojadas ou desabrigadas.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina Leia mais
2. Governo panamenho nega que EUA terão ‘passe livre’ pelo Canal do Panamá
A Autoridade do Canal do Panamá negou na quarta-feira alegação do Departamento de Estado dos EUA de que as embarcações do governo norte-americano poderiam atravessar o canal sem pagar taxas, provavelmente aumentando as tensões depois que o presidente Donald Trump ameaçou retomar o controle da travessia.
A autoridade do canal, uma agência autônoma supervisionada pelo governo panamenho, disse em um comunicado que não havia feito nenhuma alteração para cobrar taxas ou direitos para atravessar o canal, acrescentando que a declaração foi diretamente em resposta às alegações dos EUA.
O Departamento de Estado dos EUA afirmou no início do dia que o governo do Panamá havia concordado em não cobrar mais taxas de travessia para embarcações do governo dos EUA, em uma medida que economizaria milhões de dólares por ano para os EUA.
“Com total responsabilidade, a Autoridade do Canal do Panamá, como indicou, está disposta a estabelecer diálogo com autoridades relevantes dos EUA em relação ao trânsito de navios de guerra provenientes do referido país”, respondeu a autoridade do canal.
O Panamá se tornou um ponto focal do governo Trump, depois que o presidente acusou o país centro-americano de cobrar taxas excessivas para usar sua passagem comercial, uma das mais movimentadas do mundo.
“Se os princípios, tanto morais quanto legais, desse gesto magnânimo de doação não forem seguidos, exigiremos que o Canal do Panamá nos seja devolvido, na íntegra e sem questionamentos”, disse Trump no mês passado.
Trump também afirmou repetidamente que o Panamá cedeu o controle do canal à China, o que o Panamá e a China negam.
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, reuniu-se com o presidente panamenho José Raúl Mulino no início desta semana, como parte de uma viagem pela América Central, e Mulino prometeu se retirar da Iniciativa Cinturão e Rota da China.
Mulino também tem rejeitado a ameaça de Trump de que os EUA retomem o controle do canal.
(Reportagem de Jasper Ward, em Washington, e Elida Moreno, na Cidade do Panamá) Leia mais
3. Assista aos telejornais da TV Bahia
Assista aos telejornais da TV Bahia Leia mais
4. PRF apreende veículos furtados em cegonheira na Fernão Dias, em Pouso Alegre, MG
Veículos estavam com placas adulteradas. Motorista da cegonha, de 50 anos, foi detido e conduzido até a Delegacia da Polícia Civil em Pouso Alegre. A Polícia Rodoviária Federal apreendeu três veículos furtados em uma cegonheira na tarde desta quarta-feira (5) na Fernão Dias, em Pouso Alegre (MG).
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
PRF apreende veículos furtados em cegonheira na Fernão Dias, em Pouso Alegre, MG
Polícia Rodoviária Federal
Segundo a PRF, a apreensão aconteceu por volta de 16h, no km 871. Os policiais abordaram um caminhão-cegonha que transportava 11 veículos usados de Itaquaquecetuba (SP) para Betim (MG).
Durante a fiscalização, a PRF constatou que três dos carros estavam adulterados e com placas de outros veículos em situação regular. A PRF informou que a suspeita é de clonagem.
Ainda de acordo com a PRF, os carros originais foram identificados. São eles:
Ford Ka ano 2016, furtado em 30/01/2025, em Diadema/SP
VW Saveiro ano 2014, furtado em 30/09/2024, em Itaquaquecetuba/SP
Fiat Uno ano 1998, furtado em 07/12/2024, em São Paulo/SP
O motorista da cegonha, de 50 anos, foi detido e conduzido até a Delegacia da Polícia Civil em Pouso Alegre. Os três veículos foram apreendidos e colocados à disposição da perícia.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas Leia mais
5. Bom Dia Cidade – Ribeirão e Franca
Transmissão encerrada. Bom Dia Cidade – Ribeirão e Franca Transmissão encerrada. Leia mais
Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.