Ícone do site MT Total

Cerquilho terá mutirão de limpeza nos bairros em fevereiro; confira o cronograma, Duas crianças ficam feridas durante troca de tiro entre facções criminosas no interior do Amazonas

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.

1. Cerquilho terá mutirão de limpeza nos bairros em fevereiro; confira o cronograma

Moradores devem deixar os itens a serem descartados na frente de casa, de forma organizada, para que possam ser recolhidos pelas equipes. Confira as orientações abaixo. Prefeitura promove “Cerquilho limpa 2025” a partir desta segunda-feira (3)
Reprodução/Redes sociais
A prefeitura de Cerquilho (SP) divulgou um cronograma para a campanha “Cerquilho Limpa 2025”, que começa nesta segunda-feira (3). Durante o mês de fevereiro, as equipes vão recolher móveis de madeira, colchões e alguns tipos de resíduos de jardinagem pelos bairros da cidade. Confira o cronograma abaixo.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
De acordo com a orientação da prefeitura, os moradores precisam deixar os itens a serem descartados na frente de casa, de forma organizada, um dia antes da semana em que seu bairro será atendido.
Ainda conforme a Administração Municipal, a campanha vai retirar móveis de madeira como armários, guarda-roupas, sofás, colchões, entre outros. A roçagem de gramas e limpeza de jardins serão retirados apenas se estiverem ensacados, e não na calçada.
O Executivo orientou que o descarte de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, pneus, lâmpadas, celulares, baterias, resíduos de obras em geral deve ser feito gratuitamente no Ecoponto Municipal, que fica na Avenida Brasil, número 579, na Vila São José.
O Ecoponto funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 15h às 19h, e aos sábados, das 8h às 12h (exceto feriados). É necessário levar RG e CPF para fazer o descarte.
O recolhimento de resíduos de podas de área particular só será feito se a Secretaria do Meio Ambiente tiver autorizado a realização do serviço. As podas e cortes de árvores em calçadas são responsabilidade da Prefeitura, e deve ser solicitado ao departamento.
Além disso, as pessoas que estiverem com problema de limpeza de lotes em suas ruas podem protocolar uma denúncia no Setor de Fiscalização da Prefeitura Municipal. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3284-1603.
Cronograma de limpeza:
Setor 1: Dinapoli I, II e III (Portal Dinapoli); São Francisco I, II e III; FIESP; Nova Cerquilho e Jardim Aliança até a Rua São José;
Setor 2: Jardim Aliança; Cidade Jardim; Águas Claras; CDHU; Residencial Sebastiani; Vila Pedroso; Domingos Grecchi; Taquaral; Distrito Industrial e Capoava;
Setor 3: Residenciais: Bellucci, Cattai, Módena, Corrocher, Real Parque e Flamboyant; Recanto do Sol; Recanto das Rosas; Jardim Itália; Portal do Pilares; Jardim Esplanada e Centro;
Setor 4: Residencial: São Luiz, Paradiso, Doriguello, Green Valley, Parque das Árvores, Parque Alvorada, Vale do Sol, Galo de Ouro, Recanto da Colina, Colina I e II, Vitória; Vila São José; Nossa Senhora de Lourdes; CECAP e Centro (da linha do trem sentido Galo de Ouro).
Veja quais são as datas que a equipe estará em cada setor:
1ª semana de fevereiro– Setor 1: 03 a 07 de fevereiro;
2ª semana de fevereiro – Setor 2: 10 a 14 de fevereiro;
3ª semana de fevereiroRO – Setor 3: 17 a 21 de fevereiro;
4ª semana de fevereiro – Setor 4: 24 a 28 de fevereiro.
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM Leia mais

2. Duas crianças ficam feridas durante troca de tiro entre facções criminosas no interior do Amazonas

Caso ocorreu neste sábado (1) no município de Iranduba, segundo a Polícia Civil as duas crianças brincavam em uma praça da cidade quando foram atingidas. Delegacia Iranduba, DIP, 31º
Reprodução/Rede Amazônica
Duas crianças, de 8 e 10 anos de idade, foram feridas por estilhaços de bala durante uma troca de tiros envolvendo membros de facções criminosas no município de Iranduba, interior do Amazonas, na tarde deste sábado (1). Segundo a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), o estado de saúde das vítimas é estável.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
De acordo com o diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), Paulo Mavignier, o confronto aconteceu em um bairro residencial do município, onde os criminosos disputam o controle de pontos de vendas de drogas. Na ocasião, as duas crianças foram feridas enquanto brincavam em uma praça da cidade.
As duas vítimas foram socorridas e encaminhadas para uma unidade hospitalar do município, e segundo a PC-AM o quadro de saúde das crianças é considerado estável.
Por meio das redes sociais, Paulo Mavignier, informou que forças policiais foramenviadas para reforçar a segurança da cidade e realizar buscas pelos autores dos disparos que atingiram os menores. A autoridade policial ainda destacou que o crime terá uma resposta.
“A criminalidade fez um ato covarde, onde eles acabaram acertando duas crianças, Um recado para os criminosos: Isso não vai ficar assim, não vai ficar de graça, nós vamos caçá-los até encontra-los” relatou o diretor.
O g1 questionou a Secretaria de Segurança Pública (SSP) para saber se os criminosos já foram identificados e presos. E quais medidas serão adotadas no município para garantir a segurança dos moradores, mas até o fechamento desta reportagem não obtivemos resposta.
VIOLÊNCIA: Estudo aponta dez ‘Rios de Cocaína’ usados por facções criminosas no Amazonas
Operação da Polícia Civil prende envolvidos em esquema de lavagem de dinheiro para facção Leia mais

3. Suspeitos de esconder envolvidos na morte de cabo da PM em RO são presos no AM

Crime aconteceu no dia 12 de janeiro no residencial Orgulho do Madeira, em Porto Velho. No local, os policiais encontraram a arma que foi roubada do cabo da PM e que pertence ao acervo da Polícia Militar. Suspeitos de abrigar envolvidos na morte de PM são presos e armas apreendidas
Divulgação/PF
Dois suspeitos de abrigar os envolvidos na morte do cabo da Polícia Militar, Fábio Martins, foram presos na sexta-feira (31), no Amazonas. O crime aconteceu no dia 12 de janeiro no residencial Orgulho do Madeira, em Porto Velho.
📲 Siga o canal do g1 RO no WhatsApp.
De acordo com a Polícia Federal, após receber informações sobre o local do esconderijo dos foragidos, a Gerência de Aviação do Estado (GAVE) foi acionada para realizar o voo até a região da Vila Mapinguari, no Amazonas.
Ao chegar no local, os policiais encontraram a arma que foi roubada do cabo da PM e que pertence ao acervo da Polícia Militar. Além dela, duas espingardas, um carregador de munição, diversas munições, drogas e rádios transmissores também foram encontrados.
Os suspeitos foram presos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil responsável pela investigação.
Morte de cabo da PM
Fábio Martins
Reprodução Polícia Militar
O cabo da Polícia Militar, Fábio Martins, foi morto com seis tiros na cabeça na noite de domingo (12), no residencial Orgulho do Madeira, em Porto Velho. O agente morava em um dos apartamentos e estava de folga no dia, segundo a PM. O suspeito de envolvimento no crime foi preso.
Na noite do ocorrido, Fábio estava acompanhado da esposa em casa. De acordo com o depoimento dela, duas mulheres bateram à porta chamando pelo policial. Ele as atendeu e, em seguida, desceu as escadas do residencial acompanhado das duas mulheres.
Pouco tempo depois, a esposa escutou os disparos vindos do térreo e, ao verificar o que havia acontecido, viu o esposo caído no chão, ensanguentado. De acordo com a PM, testemunhas relataram ter visto dois homens saindo correndo do local e entrando em um carro no momento do ocorrido.
De acordo com o Secretário de Segurança do Estado, Felipe Bernardo, um dos suspeitos de envolvimento no assassinato que estaria dirigindo o carro, foi preso momentos após o ocorrido.
A perícia constatou no local que a vítima foi atingida com seis disparos na cabeça, na região da nuca. O corpo foi analisado e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML).
A PM informou que Fábio Martins era natural da Bahia e ingressou na Polícia Militar em 2010, passando pela Companhia de Operações Policiais (COE), pela Companhia de Guarda e pelo Batalhão de Trânsito (BPTran). Por último, estava atuando no Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).
Em nota, o órgão lamentou a morte do agente e se solidarizou com os familiares e amigos do cabo, que dedicou sua vida à proteção e à segurança da sociedade.
VEJA MAIS:
Violência em Porto Velho: Policial é morto, totem explodido e onda de ataques registrada Leia mais

4. Bispa Keila Ferreira, líder da Assembleia de Deus no Brás, morre aos 52 anos

A renomada líder religiosa era casada com o bispo Samuel Ferreira e deixa dois filhos e dois netos. A causa da morte não foi divulgada. Bispa Keila Ferreira, líder da Assembleia de Deus no Brás
Reprodução/Redes sociais
A bispa Keila Ferreira, líder da Assembleia de Deus no Brás, no Centro de São Paulo, morreu aos 52 anos neste sábado (1°). A causa da morte não foi divulgada.
Renomada líder evangélica conhecida nacionalmente, Keila presidia a Confederação de Irmãs Beneficentes Evangélicas Nacional (CIBEN), o Congresso Feminino de Oração e Ação do Estado de São Paulo (CORAFESP) e o Instituto de Desenvolvimento Educacional e Assistência Social (IDEAS).
A bispa era casada com o bispo Samuel Ferreira, tinha dois filhos — o pastor Manoel Ferreira Neto e a evangelista Marinna Ferreira — e dois netos.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
O presidente Lula (PT) lamentou a morte da líder religiosa e publicou uma nota de pesar neste domingo (2).
“Importante liderança das mulheres, a bispa Keila era uma referência de fé inabalável e amor genuíno ao próximo. Sua vida foi marcada pelo compromisso incansável em servir, inspirando muitos com seu exemplo e ensinamentos”, escreveu o presidente.
Integrantes da bancada evangélica também lamentaram a morte da bispa.
“De coração apertado venho aqui me despedir da amada @bispakeilaferreira, que nos deixou hoje. Que Deus conforte a família neste momento de dor e saudade. Recebam o meu abraço apertado”, disse a senadora Damares Alves em uma rede social.
O senador Magno Malta descreveu Keila como “uma mulher de fé, amor e dedicação, cujo ministério impactou milhares de vidas”.
“Uno-me em oração ao Bispo Samuel, seus filhos e toda a família, pedindo que o Espírito Santo traga conforto nesse momento de dor. Que a certeza da ressurreição em Cristo seja o alento para todos nós”, afirmou o parlamentar. Leia mais

5. VÍDEO: Homem armado invade madeireira em Bacabal e tenta roubar proprietária da loja
O crime, ocorrido nessa sexta-feira (31), foi registrado por câmeras de segurança do local. Até o momento, o criminoso ainda não foi identificado e ninguém relacionado à tentativa de assalto foi preso. Homem armado invade madeireira em Bacabal e tenta roubar proprietária da loja
Uma loja de madeira na cidade de Bacabal, a 249 km de São Luís, foi invadida por um homem armado, que tentou assaltar o estabelecimento nessa sexta-feira (31), no final do expediente. O crime foi registrado por câmeras de segurança do local (veja vídeo acima).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Nas imagens, é possível ver o homem, que carrega uma arma, se aproximando da proprietária da loja, que realizava o pagamento dos funcionários na hora, e apontando a arma para ela. O criminoso exige que a mulher lhe entregue a bolsa, mas ela sai correndo, gritando, para fora.
No momento da fuga, o homem vai atrás da mulher, ainda com a arma apontada para as costas dela. Um dos funcionários tenta agarrar o assaltante, que acabou escapando. De acordo com testemunhas, ele fugiu na garupa de uma motocicleta, que o esperava nas proximidades.
A suspeita é de que a arma usada para tentar efetuar o assalto seja falsa. O criminoso ainda não foi identificado e ninguém relacionado à tentativa de assalto foi preso. O g1 tentou contato com a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão sobre o caso, mas não teve retorno até o fechamento desta matéria. Leia mais

Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.

Sair da versão mobile