O Centro Político Administrativo, onde ficam as sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em Cuiabá, passa a ser fechado todos os finais de semana. A ação iniciou no ultimo final de semana (24 e 25) e proibiu a circulação de pessoas e veículos.

Conforme o governo estadual, a medida vale entre as 20h e as 6h, durante a semana, e nos finais de semana entre as 20h de sexta-feira e 6h de segunda-feira, desde o dia 20 de julho.

A previsão é que a medida, que faz parte do projeto Águia, gere economia aos cofres do estado de até R$ 5 milhões por ano com a redução de contratos de vigilância. O governo estadual, entidades, demais Poderes e órgãos autônomos circunvizinhos assinaram em junho o termo de cooperação técnica de segurança institucional do Centro Político Administrativo.

Outra ação do projeto Águia é o monitoramento eletrônico em tempo real de todas as ruas do Centro Político Administrativo. Quem anda ou trafega por este caminho já deve ter notado a presença de várias câmeras de segurança nas vias públicas.

A Seplag instalou 37 câmeras, sendo 26 de monitoramento e 11 analíticas, que coletam imagens que identificam placas veiculares. Essas imagens são monitoradas em tempo real durante 24h por dia pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública.

O sistema é de última geração e é interligado com o Ministério da Justiça e Departamento Estadual de Trânsito. Ele faz buscas automáticas na base de dados desses órgãos e caso tenha alguma ocorrência registrada com o veículo, ele é identificado automaticamente. A partir daí o operador do Ciosp entra em contato com a 4ª Companhia da Polícia do Palácio do Governo, que imediatamente faz a abordagem necessária.

Nos primeiros 30 dias de monitoramento eletrônico, as câmeras registraram 12 ocorrências, sendo cinco de roubo e furto de veículos e motos, que após a ativação do alarme de monitoramento e a abordagem realizada pelos policiais da 4ª Cia, foram conduzidas para a delegacia. Além desses casos, outros como colisões e abordagens de veículos em atitudes suspeitas também foram solucionados.

Walney Rosa

Idealizador e Fundador em 21 de janeiro de 2011 da Academia Lítero-Cultural Pantaneira, que compõe escritores, poetas, músicos e defensores da cultura pantaneira (com sede em Poconé) Antes disso em...

Deixe um comentário

Deixe uma resposta