As novidades das catracas de acesso inteligente vêm chamando a atenção de grandes empresas e eventos em larga escala por oferecer segurança
A tecnologia tem se instalado em todos os cantos de nossas vidas, tornando as tarefas mais simples, ainda mais convenientes, e aquelas atividades chatas, fáceis de serem realizadas. Nesse simples contexto, é possível ver que as catracas de acesso inteligente surgem como um exemplo notável de como a inovação tecnológica está presente até nos mínimos detalhes.
Essas catracas, que são frequentemente disponibilizadas por meio de serviços de locação de catracas, incorporam em empresas, eventos e outros locais, tecnologias avançadas de segurança, que variam desde o simples reconhecimento facial até a leitura sem contato. E isso foi um dos fatores que tornaram esses dispositivos tão buscados em território nacional.
Conhecendo as novidades que surgiram nas catracas de acesso inteligente
Para entendê-las, em primeiro lugar, é preciso se aprofundar no que são as catracas de acesso inteligente. Basicamente, são sistemas de controle de acesso que utilizam a boa e velha tecnologia para autorizar ou negar a entrada de pessoas em um determinado espaço. Essas novas catracas vão além de um simples fator de segurança, afinal, são capazes de realizar uma variedade de funções, a serem apresentadas no decorrer deste artigo.
Reconhecimento facial
Como o próprio nome sugere, o reconhecimento facial é uma tecnologia biométrica que identifica indivíduos com base em características únicas dos seus rostos, como padrões de íris, nariz, boca e outras particularidades distintivas. A incorporação dessa tecnologia em catracas de acesso oferece diversas vantagens, já que é difícil um indivíduo conseguir burlar esse sistema de segurança.
Esse reconhecimento facial é altamente preciso, tornando complicado a falsificação ou fraude. Isso traz um nível de segurança significativamente superior em comparação com métodos tradicionais, como cartões de acesso ou as antigas senhas, ainda encontradas na grande maioria das empresas brasileiras. Ainda, o reconhecimento facial é rápido e eficiente, permitindo que as pessoas acessem um espaço com agilidade, além de deixar aquele ar do ambiente ser “ultrassecreto”, não é mesmo?
Brincadeiras à parte, essa tecnologia oferece muitas outras vantagens. Aliás, uma delas é não ter nenhum contato com o dispositivo. Isso mesmo, os usuários não precisam tocar em nada ou fazer esforços significativos para se autenticar.
Basta olhar para a câmera que, em questão de segundos, a catraca libera a passagem do usuário. Em primeira instância isso não parece ser muito útil, mas quando esse dispositivo é inserido em ambientes de grande circulação, como aeroportos, estações de metrô e eventos com multidões, a sua eficiência vem à tona, trazendo também uma segurança a mais contra o Coronavírus.
Leitura sem contato
Além do reconhecimento facial, tecnologia explorada até este momento do artigo, outra inovação notável nas catracas de acesso inteligente é a leitura sem contato. Essa tecnologia permite que as pessoas acessem um espaço simplesmente aproximando um cartão de acesso ou dispositivo de leitura, sem a necessidade de tocar em superfícies físicas.
Isso se tornou particularmente relevante no contexto pós-pandemia, em que a higiene e o distanciamento social ainda são fatores importantes. A leitura sem contato é eficaz e conveniente. Os cartões de acesso podem ser incorporados em dispositivos como smartphones, pulseiras ou crachás, proporcionando aos usuários uma maneira simples e segura de entrar em edifícios ou áreas restritas.
Acesso via QR Code
Além dessas duas inovações, que são as mais importantes, há no mercado o acesso via QR Code. Essa solução, amplamente validada para pagamentos via Pix, também se tornou útil para os serviços de catracas de acesso inteligente, proporcionando um controle de acesso mais seguro e prático.
Ao invés do usuário andar pelos cantos com um cartão de acesso, basta ele ter em seu smartphone o QR Code que, unido com a solução touchless, liberará o seu acesso, em questão de segundos, a áreas restritas da empresa e manterá o controle de entrada e saída funcionando corretamente.