Ícone do site MT Total

Campinas confirma mais dois casos de febre maculosa em 2024 e total chega a seis, Após quase três meses de interdição, Hospital Metropolitano de Sarandi retoma atendimentos na próxima segunda-feira (24)

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.

1. Campinas confirma mais dois casos de febre maculosa em 2024 e total chega a seis

Pacientes são dois homens, de 24 e 48 anos, que foram curados. No mesmo ano, metrópole registrou um óbito pela doença. Carrapato-estrela pode carregar a bactéria que causa a febre-maculosa
Vinícius Rodrigues de Souza
A Prefeitura de Campinas (SP) confirmou, nesta quarta-feira (22), mais dois casos de febre maculosa registrados em 2024. Os pacientes são dois homens, de 24 e 48 anos, que ficaram doentes em agosto e outubro, mas foram curados.
📲 Receba as notícias da sua região no WhatsApp
Em nota, a administração municipal reforçou “que as duas áreas [onde os pacientes foram infectados] estão sinalizadas sobre o risco de febre maculosa brasileira por serem sujeitas à presença do carrapato-estrela que pode estar infectado”.
Veja, abaixo, detalhes sobre os pacientes:
Homem, 48 anos, residente na área de abrangência do CS Barão Geraldo. O local provável de infecção é o Bosque das Palmeiras – Fazenda Pau D’Alho. O início dos sintomas foi em 27 de agosto.
Homem, 24 anos, residente na área de abrangência do CS Figueira. O local provável de infecção é o Parque Taquaral. O início dos sintomas foi em 16 de outubro.
Dos seis casos registrados no último ano, um evoluiu para morte. A vítima era um homem, de 24 anos, que frequentou a lagoa do Parque Botânico Amador Aguiar, no Swiss Park. Veja, abaixo, como se proteger da doença transmitida pelo carrapato-estrela.
Ainda de acordo com a administração municipal, não há registros da doença em 2025.
🤔 Quais são os sintomas?
Conforme o Ministério da Saúde, os principais sintomas da doença são:
febre;
dor de cabeça intensa;
náuseas e vômitos;
diarreia e dor abdominal;
dor muscular constante;
inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés;
gangrena nos dedos e orelhas;
paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões, causando parada respiratória.
❌ Como evitar a doença?
O carrapato-estrela é encontrado naturalmente em gramados e matas, em especial nas áreas próximas a rios, lagos e lagoas. Se estiver contaminado, pode transmitir a bactéria que causa a febre maculosa;
Evite caminhar, sentar e deitar na grama e nos locais com acúmulo de folhas secas caídas. Os carrapatos se concentram em áreas de sombra;
Evite se aproximar de rios, lagos, lagoas e dos animais presentes no local;
Faça piquenique, comemoração, ensaio fotográfico e atividade física nas áreas pavimentadas;
Use roupas claras, observe o corpo e as roupas. Se algum carrapato chegar até você será mais fácil enxergar;
Use repelente com eficiência comprovada contra carrapatos. Passe na pele exposta, sapato e roupa;
Encontrou um carrapato aderido na pele? Retire com cuidado, sem esmagar, de preferência usando uma pinça e lave o local com água e sabão;
Em casa, tome banho quente e use bucha vegetal fazendo movimento circular. Se tiver algum carrapato na pele, a bucha ajuda a retirar;
Ao visitar áreas verdes e parques, respeite as orientações das placas de informação;
O carrapato de cachorro não é da mesma espécie do carrapato-estrela. Porém, se o seu pet frequenta área de risco, ele pode ser infestado pelo carrapato-estrela e levá-lo para casa.
Febre maculosa: entenda o que é e quais os sintomas da doença
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas Leia mais

2. Após quase três meses de interdição, Hospital Metropolitano de Sarandi retoma atendimentos na próxima segunda-feira (24)

Anúncio foi feito pelo secretário estadual de saúde, Beto Preto, durante visita técnica ao local nesta quarta-feira (22). Retomada será gradativa, começando com os atendimentos ambulatoriais e de imagem. Hospital Metropolitano de Sarandi retoma as atividades após quase três meses de interdiçã
Após ficar quase três meses interditado, o Hospital Metropolitano de Sarandi, no norte do Paraná, vai retomar os atendimentos ambulatoriais e de imagem a partir da próxima segunda-feira (27).
O anúncio foi feito pelo secretário estadual de saúde, Beto Preto, durante uma visita técnica ao local nesta quarta-feira (22). Assista ao vídeo acima.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
O hospital foi interditado de forma cautelar pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) no dia 31 de outubro de 2024, devido ao risco de infecção hospitalar. Dois dias antes, a Justiça também havia determinado um interventor para assumir a gestão do local, por ‘indícios de má gestão de verba pública’.
Na época, todas as atividades tinham sido 100% suspensas e os pacientes foram transferidos. Agora, conforme o secretário, a reabertura do hospital será de forma gradativa.
“Até o final do mês de janeiro e início de fevereiro, a expectativa é que nós tenhamos dez leitos de UTI reabertos e quarenta leitos de enfermaria. Para o final do mês de fevereiro, a previsão é de mais quinze leitos de enfermaria e dez de UTI. No mês de março, nós queremos o centro cirúrgico novamente aberto”, informou o secretário.
Hoje o hospital conta com aproximadamente 500 funcionários e serão retomados cerca de 600 atendimentos por dia.
De acordo com o interventor, Rogério Kuntz, após a intervenção, o governo estadual tem repassado cerca de R$ 3 milhões por mês ao hospital. Ele ainda disse que os salários atrasados dos funcionários já foram pagos e que questões sanitárias que envolviam o risco de infecção foram resolvidas.
O Hospital Metropolitano atende mais de 115 municípios do norte e noroeste do Paraná e, desde que foi interditado, outros hospitais da região e do estado precisaram absorver parte dos atendimentos.
Hospital Metropolitano de Sarandi, no norte do Paraná
Alex Magosso
LEIA TAMBÉM:
‘Não sentia nada’: Jovem sente dor na nuca e perde todos os movimentos do pescoço para baixo
No Paraná: Mãe e filha são executadas a tiros dentro de casa
Acidente: Batida entre dois caminhões carregados provoca bloqueio e congestionamento na BR-376, no Paraná
Retomada atrasou
Conforme diretora da 15ª Regional de Saúde de Maringá, Elisabete Kobayashi, a retomada do hospital era para ter ocorrido em dezembro de 2024.
Contudo, ela explicou que uma semana antes da retomada, foi descoberto um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado três anos antes com o Corpo de Bombeiros, que não havia sido cumprido.
Para regularizar a situação foi necessário pagar uma multa e, agora, está sendo elaborado um novo TAC.
“Quando assumimos o hospital, começamos as nossas ações visando a retomada para a reabertura. Logicamente, foi priorizado a questão dos colaboradores do hospital. Posteriormente, foi sanar todos os apontamentos realizados pela Vigilância Sanitária e pelo Corpo de Bombeiros e isso demandou vários dias. A gente queria ter aberto o hospital cerca de treze dias atrás, às vésperas do Natal, mas infelizmente não foi possível”, declarou Kuntz.
Interdição
A decisão de interditar o Hospital Metropolitano de Sarandi foi da juíza Ketbi Astir José, da Vara de Fazenda Pública de Sarandi, que atendeu a um pedido feito pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) em uma ação civil pública.
Conforme a denúncia, o hospital não estava aplicando os recursos públicos de forma adequada.
A investigação do MP apontou irregularidades relacionadas ao convênio firmado entre o hospital e a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa).
O órgão afirmou que recebeu reclamações de falha na prestação dos serviços médicos, como cirurgias não realizadas, procedimentos cancelados por não pagamento dos profissionais contratados e falta de material cirúrgico e medicação.
Com a decisão, a diretoria anterior foi afastada e a coordenação da instituição foi feita pelo Governo do Estado até a nomeação do interventor, Rogério Kuntz.
Dificuldades financeiras
Em fevereiro de 2024, o Hospital Metropolitano anunciou que estava passando por dificuldades financeiras. Em decorrência disso, 16 pacientes foram transferidos para instituições hospitalares da região.
Na época, o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde em Maringá e Região (STESSMAR) informou que a dívida de salários atrasados dos servidores chegava a R$ 2 milhões.
Em junho, uma vistoria da 15.ª Regional de Saúde apontou diversos pontos críticos do hospital. Entre eles, estava a drástica redução de pacientes em decorrência da péssima gestão.
Funcionários do hospital chegaram a aprovar um indicativo de greve por conta da falta de pagamento dos salários.
Ainda, o MP afirmou que o hospital acumulava inúmeras dívidas e que os credores entraram na justiça para receber os valores devidos.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Veja mais notícias em g1 Norte e Noroeste. Leia mais

3. Pesquisadores identificam presença de mais 27 espécies de pássaros no Parque Estadual do Mirador

Com isso, subiu de 252 para 279 espécies de pássaros registradas em 2024 no parque, que é a maior unidade de conservação de proteção integral do Maranhão. Pesquisadores identificam presença de mais 27 espécies de pássaros no Parque Estadual do Mirador
Leonardo Soares
Pesquisadores conseguiram identificar a presença de mais 27 espécies de pássaros no Parque Estadual do Mirador, que é a maior unidade de conservação de proteção integral do Maranhão.
Com isso, subiu de 252 para 279 espécies registradas em 2024 na unidade de conservação. Entre os novos registros está a águia-cinzenta (Urubitinga coronata) e arapaçu-do-nordeste (Xiphocolaptes falcirostris), espécies ameaçadas de extinção em nível nacional, na categoria “em perigo”. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (22), pelo Programa COPAÍBAS.
Pesquisadores identificam presença de mais 27 espécies de pássaros no Parque Estadual do Mirador
Leonardo Soares
O levantamento foi feito pelos pesquisadores Carlos Martinez Ruiz, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA-São Luís) e Leonardo Victor Soares Pinheiro (Fauna-MA), em março e outubro de 2024. O estudo contou com o apoio do Programa COPAÍBAS, que é gerido pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e visa reduzir o desmatamento e promover a conservação de florestas e áreas de vegetação nativa.
“Essas novas informações adquiridas, somadas com o número de espécies ameaçadas registradas, serão fundamentais para nortear tomadas de decisões voltadas à conservação do parque”, afirma o pesquisador Soares.
Leia também:
Polícia identifica lixão clandestino para descarte de animais dentro do Parque Estadual do Mirador, no MA
Equipes da Força Nacional começam a atuar no combate aos incêndios no Parque Estadual do Mirador, no MA
Moradores denunciam presença de veneno nos rios e riachos em Mirador
Este ano, duas novas expedições estão previstas com apoio do Programa COPAÍBAS.
“O monitoramento da avifauna é uma atividade que funciona como um indicador do grau de conservação do Parque. Por meio desse conhecimento é possível melhorar o planejamento e a execução de pesquisas e de atividades de manejo ambiental da unidade, com foco na conservação da biodiversidade”, explica Francisco Carvalho, gestor da Unidade de Conservação.
Parque do Mirador
Criado em junho de 1980, o Parque do Mirador, localizada no município maranhense de Mirador, é a maior unidade de conservação de proteção integral do estado, com 500 mil hectares. Possui áreas com grande biodiversidade do Cerrado, com uma fauna rica em espécies endêmicas ameaçadas de extinção, como, por exemplo, a presença de sete espécies de felinos, dentre onças e gatos-do-mato.
Destacam-se também papagaios, periquitos, seriemas, veados, serpentes e tatus. O parque é importante ainda para a provisão de recursos hídricos, especialmente, os Chapadões do Alto Itapecuru. É uma relevante área de recarga hídrica, assegurando oferta de água para uma fração significante da população maranhense, inclusive para a capital São Luís.
Programa COPAÍBAS 
O Programa COPAÍBAS — Comunidades Tradicionais, Povos Indígenas e Áreas Protegidas nos biomas Amazônia e Cerrado — é gerido pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) com financiado pela Iniciativa Internacional da Noruega para Clima e Florestas – NICFI, por meio do Ministério das Relações Exteriores da Noruega e apoia 26 unidades de conservação, oferecendo as ferramentas necessárias para que possam executar suas atividades, tais como aquisição de materiais e equipamentos; sinalização; relação com as comunidades do interior e entorno das UCs; fortalecimento dos conselhos; proteção dos territórios; e implementação de protocolos de manejo integrado do fogo. 
O objetivo do Programa é contribuir para a redução do desmatamento por meio do apoio a estratégias que promovam a conservação de florestas e áreas de vegetação nativa da Amazônia e do Cerrado, resultando também em melhores condições de vida para populações tradicionais e povos indígenas. Leia mais

4. Musk ameaça retaliar senadores que não votarem a favor de indicados de Trump ao governo, diz revista

Cabe ao Senado aprovar mais de 50 indicados por Trump para chefiar áreas-chave, como Defesa e Saúde. Musk ameaça usar poder econômico para barrar reeleição de senadores, segundo a ‘Time’. Gesto de Musk gera polêmica durante fala do bilionário em evento da posse de Trump
O bilionário Elon Musk ameaçou retaliar senadores que não apoiarem os indicados de Donald Trump para compor o secretariado do novo governo. As informações foram reveladas pela revista “Time” na segunda-feira (20).
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Mais de 50 nomes indicados por Trump para o próximo governo precisam ser aprovados pelo Senado. A maior parte das indicações corresponde a secretários, que ocupam cargos equivalentes ao de ministros de Estado no Brasil.
Até agora, apenas Marco Rubio foi confirmado pelo Senado como secretário de Estado. Os demais indicados ainda estão passando por sabatinas ou aguardam a votação na Casa.
Segundo a revista “Time”, Musk prometeu usar um Super Comitê de Ação Política, também chamado de “Super PAC” nos Estados Unidos, para financiar outros candidatos e barrar a reeleição dos senadores que votarem contra os nomes indicados por Trump.
Pouco mais de um terço do Senado dos EUA será renovado nas eleições de 2026. A maioria dos cargos em disputa está atualmente nas mãos de republicanos.
“Essa é a realidade que todos esses viverão nos próximos anos”, disse uma fonte próxima a Trump, segundo a “Time”. “Todos acabam entrando na linha no final das contas.”
Atualmente, o Partido Republicano, de Trump, ocupa 53 das 100 cadeiras do Senado, o que pode facilitar a aprovação das indicações. No entanto, alguns nomes propostos pelo presidente enfrentam resistências internas. É o caso de Pete Hegseth, indicado para a Defesa.
Hegseth foi alvo de uma série de acusações nos últimos meses. Na mais recente, revelada na terça-feira (21), uma ex-cunhada dele afirmou a senadores que o indicado por Trump abusou de sua segunda ex-esposa.
Autoridades de segurança também acreditam que ele não seja qualificado para comandar o Pentágono. Hegseth é um veterano de guerra e ganhou fama nos Estados Unidos por ser apresentador de TV.
Diante das ameaças de Musk, segundo a “Time”, uma senadora republicana que havia se mostrado cética em relação à indicação de Hegseth resolveu apoiá-lo publicamente.
Elon Musk é o chefe do Departamento de Eficiência Governamental no governo Trump. O bilionário, dono da Tesla e SpaceX, terá o desafio de analisar os gastos do governo e promover cortes no orçamento.
Musk é visto como uma peça importante na vitória de Trump nas eleições de 2024. Segundo a Associated Press, o empresário investiu cerca de US$ 200 milhões na campanha do republicano.
Especialistas e críticos apontam o risco de conflito de interesses na relação de Musk com o governo. Isso porque o empresário terá acesso a dados de agências federais ao mesmo tempo em que suas empresas prestam serviços para o governo.
Gesto de Musk gera polêmica durante fala do bilionário em evento da posse de Trump
Mike Segar/Reuters
VÍDEOS: mais assistidos do g1 Leia mais

5. Após Cordeirópolis, prefeito de Limeira também cancela apoio a eventos de Carnaval

Justificativa de Murilo Félix (Podemos) é a dívida atual da administração municipal. Murilo Félix durante live em rede social
Reprodução/ Facebook
O prefeito de Limeira (SP), Murilo Félix (Podemos), anunciou o cancelamento do apoio da prefeitura a eventos de Carnaval na cidade em 2025. A justificativa do novo chefe do Executivo é a atual dívida da administração municipal.
📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
“A Prefeitura não vai gastar nada com o Carnaval. Então, já conversei com algumas pessoas nas minhas redes sociais que já me perguntaram isso. Não há como fazer uma festa de Carnaval com a prefeitura devendo meio bilhão de reais, em dívidas de curto, médio e longo prazo. Então, não tem como eu gastar recursos em eventos neste momento, sendo que a minha maior preocupação hoje é conseguir honrar com os servidores municipais”, explicou Murilo.
O prefeito destacou que o governo municipal enfrenta problemas com pagamentos e para adequação da sua estrutura de cargos.
“Estou com uma dificuldade na prefeitura de conseguir honrar o que foi determinado pela Justiça em relação aos cargos que estão inconstitucionais, quero fazer a reforma administrativa o quanto antes. Mas há uma cobrança que eu tenho dos funcionários públicos, que são eles que fazem essa máquina pública rodar. Então eu tomei essa decisão de priorizar o que é essencial”, acrescentou.
Em maio do ano passado, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) julgou inconstitucional a criação de 588 cargos na administração municipal.
ARQUIVO: Carnaval 2023 no Parque Cidade, em Limeira
Adilson Silveira/Prefeitura de Limeira
“Tem serviços essenciais, como é o caso da saúde, da educação, a segurança pública. Eu sei que os guardas municipais merecem respeito, então, eu preciso honrar o mais rápido possível, colocar a prefeitura em ordem para que a gente possa entregar a dignidade que eles merecem”.
Murilo afirmou que o secretário de Cultura, Silvio Brito, já foi informado que a prefeitura não vai aplicar recursos nas festas de Carnaval.
“Se, provavelmente, alguém quiser fazer um evento, ajudar para que aconteça o evento, não será a nossa parte do investimento para o Carnaval. A prefeitura está cancelando qualquer festa de Carnaval que tenha que usar recursos da prefeitura para que isso aconteça”, reforçou.
Cordeirópolis também anunciou cancelamento
Na segunda-feira (20), a Prefeitura de Cordeirópolis (SP) também anunciou cancelamento do apoio a eventos de Carnaval na cidade em 2025. O motivo para decisão, segundo informou a Secretaria de Finanças e Orçamento da cidade, é o déficit de R$ 29 milhões em dívidas.
Bairros de Cordeirópolis ficam sem água após problema em reservatório nesta segunda-feira
Prefeitura de Cordeirópolis
Entre os débitos estão restos a pagar a fornecedores e prestadores de serviços, que não receberam até o final de 2024, nos setores de coleta de lixo, telefonia, obras, energia, merenda, entre outros. A gestão afirmou que dívidas estão em negociação e há valores parcelados.
A prefeita Cristina Saad (União Brasil) se reuniu com presidentes das escolas de samba para apresentar a situação financeira da cidade nesta segunda-feira.
“Encontramos a prefeitura em uma situação desafiadora e o caos financeiro impede a realização do evento neste ano. Contudo, é nosso compromisso fazer a reorganização financeira para que Cordeirópolis tenha Carnaval em 2026, valorizando nossas tradições”, destacou.
A assessoria da imprensa da gestão anterior informou que foram deixados cerca de R$ 24 milhões de restos a pagar por conta dos altos investimentos feitos ano passado com término da obra da represa e do hospital, além de dezenas de outras obras.
“Isso representa 7% do orçamento deste ano. Mesmo assim foram deixados R$ 20,3 milhões em caixa, especialmente de recursos de convênios. Também houve um recadastramento dos imóveis que fez com que a receita do IPTU aumentasse consideravelmente nesse ano”, acrescentou.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba Leia mais

Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.

Sair da versão mobile