Ícone do site MT Total

Câmara extingue mandato de Thiago Bally (PSDB) e convoca suplente para assumir cargo em São Sebastião, SP, Polícia prende suspeito de matar policial com dezenas de tiros em Fortaleza

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.

1. Câmara extingue mandato de Thiago Bally (PSDB) e convoca suplente para assumir cargo em São Sebastião, SP

Bally foi eleito em outubro do ano passado, com 1.173 votos, mas não tomou posse neste ano. Ele é suspeito de envolvimento em um assassinato ocorrido na cidade em abril de 2024. Professor Cardim (PSDB) deve assumir o cargo vago. Thiago Bally (PSDB), sétimo vereador mais votado nas eleições deste ano em São Sebastião.
Divulgação
A Câmara Municipal de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, extinguiu, na manhã desta sexta-feira (24), o mandato do vereador eleito, Thiago Bally (PSDB), após ele não tomar posse na cidade. O 1º suplente foi convocado a assumir o cargo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O ato extinguindo o mandato de Bally foi publicado pelo presidente da Câmara, Edgar Celestino (Podemos), um dia após o prazo final para que ele fosse empossado como vereador na nova legislatura.
Após a extinção, o próprio presidente publicou um segundo ato, também nesta sexta, convocando o vereador suplente Luiz Carlos de Mello Cardim, o “Professor Cardim”, também do PSDB.
Thiago Bally está com prisão preventiva decretada desde o dia 30 de outubro do ano passado. Ele é suspeito de ter envolvimento em um homicídio que aconteceu em abril de 2024 na cidade.
Na ocasião, a juíza Gláucia Fernandes Paiva apontou que ele “compareceu no local dos fatos minutos antes do crime, tendo sido demonstrado desentendimentos pretéritos com a vítima”.
O crime pelo qual Thiago Bally é investigado aconteceu na tarde do dia 6 de abril de 2024, em uma chácara localizada na Rodovia Doutor Manoel Hipólito do Rêgo, na altura do bairro Juquehy.
Nas eleições de 2024, Thiago Bally foi o sétimo vereador mais votado, com 1.173 votos. Professor Cardim, que deve substituí-lo, ficou como suplente após receber 821 votos.
O g1 acionou a defesa de Thiago Bally e aguarda retorno. A reportagem será atualizada assim que o advogado se manifestar.
Imagem de arquivo – Câmara de São Sebastião
Divulgação/Câmara de SSB
O crime
A vítima do assassinato ocorrido em abril do ano passado é Victor Alexandre de Lima, de 22 anos. Segundo o relatório final de investigação da Polícia Civil, no dia do crime, Victor recebeu uma ligação e foi até o local denominado ‘Sítio Velho’.
No local, segundo o relatório, a vítima encontrou com Maiquel Douglas Pires Ferreira e negociava uma venda, quando foi atingido por dois disparos. Em depoimento para a polícia, Maiquel confessou que atirou contra Victor, mas alegou que agiu em legítima defesa. Maiquel teve a prisão convertida em preventiva pela Justiça, durante o andamento das investigações.
No depoimento para a polícia, Thiago Bally disse que esteve no local do crime minutos antes, mas alegou que parou para ajudar um carro que estava com problemas mecânicos. Ele afirma que chamou ajuda para o rapaz do carro e foi embora, negando ter envolvimento no assassinato.
No entanto, de acordo com a denúncia do Ministério Público de São Paulo, Thiago mandou Maiquel matar Victor, pois havia recebido informações de que o jovem sequestraria a filha dele.
Na decisão, a juíza cita que “há presença de indícios suficientes nos autos a indicar a imprescindibilidade da prisão preventiva e a insuficiência das medidas cautelares diversas da prisão no caso em concreto”.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina Leia mais

2. Polícia prende suspeito de matar policial com dezenas de tiros em Fortaleza

Com essa captura, subiu para dois o número de presos pelo crime. Polícia prende mais um suspeito de matar policial em Fortaleza
A Polícia Civil prendeu na manhã desta sexta-feira (24), no Bairro Carlito Pamplona, um homem suspeito de envolvimento na morte de um policial militar, ocorrida no dia 15 deste mês, no Bairro Pirambu, em Fortaleza.
✅ Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Com essa captura, subiu para dois o número de presos pelo crime que vitimou o subtenente Francisco Ricardo Silveira Neto, de 51 anos, atingido com dezenas de tiros quando trafegava de moto na Rua Dom Quintino.
Francisco Cleiton Galdino da Silva, vulgo “Keke”, foi preso pela morte de um subtenente da PM.
Polícia Civil/ Divulgação
Francisco Cleiton Galdino da Silva, conhecido como “Keke”, de 22 anos, foi preso em cumprimento a um mandado de prisão temporária expedido pelo juízo plantonista da Comarca de Fortaleza, após investigações conduzidas pela 11ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa apontarem o envolvimento do indivíduo no homicídio do agente.
O homem já responde pelos crimes de tráfico de drogas, desobediência, desacato e direção perigosa.
Além do mandado de prisão, os investigadores cumpriram mandados de busca em endereços relacionados ao alvo.
Subtenente Francisco Ricardo Silveira Neto foi morto a tiros e facadas no Bairro Pirambu, em Fortaleza.
Arquivo pessoal
Polícia investiga morte de PM no Pirambu
Relembre o caso:
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: Leia mais

3. Polícia abre inquérito para investigar morte de bebê de 9 meses em MG; menino estava com hematomas no rosto

Segundo a Polícia Militar, o pai do bebê foi detido e encaminhado para o quartel da polícia para prestar esclarecimentos. Para a polícia, ele disse que a criança caiu da cadeirinha de alimentação. A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar a morte de um bebê de 9 meses que deu entrada na madrugada desta quinta-feira (24) no hospital de São José da Barra (MG). Segundo informações da Polícia Militar, menino estava com hematomas no rosto. O pai do bebê foi detido e encaminhado para o quartel da polícia para prestar esclarecimentos.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
O caso aconteceu no distrito São Bento, em Alpinópolis (MG). No entanto, a Polícia Militar foi acionada para comparecer ao hospital em São José da Barra, onde o bebê deu entrada por volta de 5h sem os sinais vitais. De acordo com a PM, os médicos constataram hematomas na região do rosto do menino.
Polícia abre inquérito para investigar morte de bebê de 9 meses em MG; menino estava com hematomas no rosto
Polícia Civil de Minas Gerais
Depois de comparecer ao hospital, a PM foi até a casa do pai do bebê, no distrito de São Bento. A polícia informou que não foram localizadas marcas de violência e de sangue na residência. Para a PM, o pai disse que o menino caiu da cadeirinha de alimentação na noite desta quinta-feira (23).
Devido à suspeita de maus-tratos, o homem foi detido e encaminhado para o quartel da polícia para prestar esclarecimentos. A perícia da Polícia Civil foi acionada.
A Polícia Civil informou que vai investigar o caso. A polícia também informou que, até o momento desta publicação, o pai da criança não havia sido apresentado na delegacia. Só após a apresentação, a polícia vai poder definir se a prisão será ratificada ou não.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas Leia mais

4. Referência na música caipira do interior de SP, Zé Martins morre aos 74 anos

Cantor fazia dupla com filho, Bene Martins. Zé Martins morreu na manhã desta sexta-feira (24). Causa da morte não foi divulgada. A esq., Zé Martins ao lado do filho Bene Martins. Eles faziam dulpa e eram referência na música caipira
Arquivo Pessoal/Bene Martins
O cantor Zé Martins morreu aos 74 anos Itapetininga (SP). A informação foi divulgada pelo filho, Bene Martins, em uma rede social, na manhã de sexta-feira (24).
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Zé Martins era referência para a música caipira no interior de São Paulo. O músico fazia dupla com o filho e era autodidata. Em entrevista ao g1, em agosto de 2024, Bene falou sobre a importância do pai em sua carreira musical.
“Ele aprendeu a tocar viola sozinho lá no sítio, no bairro do Tupy, ouvindo radinho de pilha. Já são mais de 50 anos desde sua primeira apresentação”, conta.
Trajetória musical
O músico começou sua carreira musical em uma roda de violeiros promovida por uma rádio na cidade e, desde então, participou de inúmeros festivais. Entre suas conquistas, destaca-se como o maior vencedor do antigo festival Teddy Vieira “Nhô Bentico”. Além disso, gravou três CDs, dois com seu parceiro anterior e um ao lado do filho.
“Falar do meu pai é muito emocionante para mim. Toda a simplicidade dele, a sabedoria, os conselhos… A música é o elo para nós, é uma das coisas que nos une. Não conseguimos ficar juntos sem falar de música, sem ouvir música.”
Na rede social, Bene Martins fez uma declaração ao pai. “Hoje eu perco meu pai, meu amigo, meu mestre, meu conselheiro, meu parceiro de cantoria, o motivo de muitas alegrias e vitórias na minha vida! Hoje eu perco o meu chão! Descanse em paz Pai, obrigado por tudo”, diz o post.
Amigos e outros familiares do Zé Martins também prestaram homenagem ao cantor.
Zé Martins será velado na Rua São Vicente de Paula, 155, Centro, a partir das 15h desta sexta-feira. O sepultamento será no sábado (25), no Cemitério São João Batista, às 09h. A causa da morte ainda não foi divulgada.
Bene Martins lamenta a morte do pai em um perfil de uma rede social
Arquivo Pessoal/Bene Martins
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM Leia mais

5. Pombo é suspeito de provocar explosão em rede no HU: cirurgias e consultas afetadas

Segundo o hospital, os atendimentos ambulatoriais estão acontecendo de forma parcial, as cirurgias eletivas foram suspensas, assim como os exames de imagem. Equipes trabalhando para restabelecer serviço de energia após explosão no Hospital Universitário.
Divulgação
Um pombo é suspeito de ter colidido com a rede de energia do Hospital Universitário de Campo Grande, causando uma explosão e provocando o rompimento de um cabo externo de fornecimento de eletricidade, o que deixou a unidade sem abastecimento e afetou o atendimento a população na manhã desta sexta-feira (24).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Segundo o hospital, os atendimentos ambulatoriais estão acontecendo de forma parcial, as cirurgias eletivas e os exames de imagem foram suspensos. Com a ajuda dos geradores, a maternidade funciona normalmente.
Uma equipe da concessionária de energia está no local fornecendo apoio externo.
Segundo a gerente de Atenção à Saúde do HU, Cláudia Land, não há previsão para o hospital voltar a operar normalmente.
“Nesse momento estamos dispensando os pacientes da radioterapia também, até ter um diagnóstico. Os pacientes mais graves estão sendo atendidos por geradores, como a unidade do acolhimento e todos os Centros de Terapia Intensiva (CTI). Os geradores são com diesel e podem ser reabastecidos.”, esclareceu a gerente.
Em nota encaminhada ao g1, o hospital informou que a equipe da empresa de eletricidade responsável pela manutenção do hospital está no local, trabalhando para identificar a causa do ocorrido e realizando o reparo necessário. No entanto, ainda não há previsão para o retorno da energia elétrica. Confira no fim da reportagem a nota na íntegra.
De acordo com a assessoria do hospital, a descarga elétrica atingiu várias seções do hospital, especialmente a área de imagem, danificando computadores e o único equipamento de raio-X.
Acidente
Além do incidente no hospital, o Corpo de Bombeiros reportou um acidente em frente à unidade, envolvendo um motociclista que caiu após se enroscar em um fio.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), o motociclista foi socorrido, encaminhado para uma unidade de saúde, onde segue clinicamente estável, tendo sofrido um trauma no joelho esquerdo.
Motociclista foi socorrido após acidente.
Felipe Ribeiro/TV Morena
Confira a nota do Hospital Universitário na íntegra:
“O Humap-UFMS, informa que, na manhã de hoje, por volta das 7h10, ocorreu um incidente envolvendo o transformador da unidade. O problema causou o rompimento de um cabo e danos a equipamentos, como computadores e tomadas.
Felizmente, não houve feridos. Os atendimentos estão sendo realizados de forma parcial, com destaque para as áreas críticas que estão sendo atendidas com a imediata ativação dos geradores. A maternidade está funcionando normalmente, e os pacientes internados continuam sendo atendidos sem intercorrências. No entanto, os atendimentos ambulatoriais estão acontecendo de forma limitada, e as cirurgias eletivas foram suspensas. Além disso, exames de imagem estão temporariamente suspensos.
A equipe da empresa de eletricidade responsável pela manutenção do hospital já está no local, trabalhando para identificar a causa do ocorrido e realizando o reparo necessário. No entanto, ainda não há previsão para o retorno da energia elétrica.
O hospital destaca que está em construção uma subestação, com previsão de conclusão para abril de 2025, justamente para prevenir esse tipo de situação e garantir maior segurança e eficiência no fornecimento de energia.
A instituição continua comprometida com o atendimento de qualidade e seguirá acompanhando a resolução do incidente”.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: Leia mais

Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.

Sair da versão mobile