Na recente sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Poconé a Vereadora Jossielma Silva apresentou uma proposta em defesa do cidadão reiterando que o direito à saúde é parte de um conjunto de direitos chamados de direitos sociais, que têm como inspiração o valor da igualdade entre as pessoas. Para justificar o pedido Jossielma esclareceu: “Tendo em vista haverem muitos moradores de Poconé, que venham precisar dos serviços de uma casa de apoio na capital, estes poderão ter um serviço digno de qualidade. Sugerimos que seja feito orçamento por parte das Secretarias: de Saúde; Assistência Social, emprego e Renda; e Finanças para apreciar o impacto no orçamento. Salientamos investimento nesse porte se faz necessário tendo em vista as inúmeras famílias que precisam por vezes passar mais de dois dias, às vezes semanas ou até mesmo mês, em Cuiabá sendo que boa parte dessas pessoas não possuem familiares ou residências na capital”, defendeu Jossielma.

O pedido em forma de INDICAÇÃO foi encaminhado ao Prefeito Municipal de Poconé, Senhor Atail Marques do Amaral, Secretária Municipal de Saúde, Ilma Regina Figueiredo, Secretária Municipal de Ação Social, Emprego e Renda, Joelma Gomes da Silva, sendo solicitado que providenciem a implantação de uma CASA DE APOIO para atender a demanda dos poconeanos que precisam se hospedar para tratamentos de assistência social ou de saúde em Cuiabá, capital do estado. “Que o serviço prestado seja de hospedagem 24 horas, além disso, o estabelecimento deva possuir 03 alas, uma masculina, uma feminina e uma ala reservada para pessoas idosas e especiais, No caso das crianças as mesmas devem ficar acompanhada das mães. Se necessário for, que sejam realizadas parcerias com outros municípios, e ou parceria público privada com intuito de minimizar gastos para cumprir Indicação. Que seja estudada a possibilidade de fornecimento de refeições, café da manhã, almoço e jantar, além da disponibilidade de veículos para deslocamento dos pacientes até consultórios, hospitalares, laboratórios e translado a rodoviária ou aeroporto para atender pacientes em TFD (Tratamento Fora do Domicilio) com agendamento de consultas, exames e cirurgias em todas as especialidades, provenientes do município de Poconé”, pede a vereadora.

Jossielma esclareceu também: “Acentuamos que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação, segundo a Constituição Federal de 1988, artigo 196. A Casa de Apoio tornará o tratamento de saúde igualitário. Que esta proposta seja colocada na LDO, LOA e no próximo PPA”, finalizou a parlamentar.

Compartilhe.

Jornalista, produtor cultural e escritor. Walney de Souza Rosa (Vavá Rosa) presta assessoria e escreve para sites de Mato Grosso e de todo o Brasil. Seus artigos literários e culturais já foram publicados em jornais da Europa, Canadá e Estados Unidos. Idealizador e Fundador em 21 de janeiro de 2011 da Academia Lítero-Cultural Pantaneira, que compõe escritores, poetas, músicos e defensores da cultura pantaneira (com sede em Poconé) Entre obras já publicadas: A fé e o fuzil (A história de Doninha do Caeté); Boca da Noite (Ficção policial); Ei amigo (A história do Lambadão de Poconé).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.