Na recente sessão ordinária da Câmara Municipal dos Vereadores de Poconé, a Vereadora Fátima de Aquino – Fafá (PSB) apresentou mais uma de suas propostas que teve aprovação por unanimidade do plenário.
Na ocasião, em forma de Indicação, a vereadora solicitou ao Prefeito Tatá Amaral, e Secretária de Saúde Ilma Regina Figueiredo Arruda; providências através Vigilância Sanitária, para “instituir o controle de natalidade de cães e gatos mediante o emprego de esterilização cirúrgica na cidade de Poconé”.
Segundo a vereadora “a superpopulação canina e felina pela rua da cidade é uma realidade constante nos dias atuais. O número de animais abandonados é alto além de crescente a cada ano. Estes animais abandonados além de indefesos e famintos perambulam pelas ruas principalmente pelos bairros periféricos sem qualquer tipo de assistências, sendo muitas vezes vítimas de crueldade e atos desumanos, descumprindo assim as exigências do bem-estar animal, que pela legislação vigente é de direito de todo e qualquer animal”, menciona o documento.
Na proposta encaminhada a prefeitura de Poconé, a parlamentar esclarece ainda que a população de animais abandonados constitui um grande problema de saúde pública, a falta de controle do crescimento da população e o manejo impróprio de cães e gatos, podem determinar uma série de problemas como agressões a população humana, poluição ambiental e principalmente a transmissão de zoonoses.
Para a Vereadora Fafá, a proposta tem como objetivo especifico: reduzir a quantidade de animais abandonados em vias públicas, estabelecer um programa de castração dos animais do município de Poconé, realizar ações de caráter educativo que promovam os cuidados com estes animais sensibilizando a comunidade para que contribuía no controle dessa população, promover o bem estar animal, e controlar zoonoses e diminuir a ocorrência de acidentes envolvendo animais na rua.