A AUDIÊNCIA PÚBLICA:
Proponente: Vereador Luís Eduardo (DUDU).
Assunto: Prevenção e ações de combate a possíveis incêndios no pantanal. Construção de poços artesianos na extensão da Transpantaneira, etc.
Interesse: Público (Pantaneiros, criadores, pecuaristas, fazendeiros, proprietários de pousadas e classe organizada interessada).
Data: Terça-feira (11 de Abril).
Horário: 19 horas.
Local: Plenário da Câmara dos Vereadores de Poconé
Endereço: Praça Central – Frei Joaquim Tebar; Centro de Poconé.
Convidados: Senador Wellington Fagundes, SINFRA-MT, SEMA-MT, METAMAT, ANM-MT, Energisa, Prefeitura Municipal de Poconé, Câmara Municipal de Poconé, Corpo de Bombeiros de Poconé, Sindicato Rural, classe dos empresário e fazendeiros na extensão da Transpantaneira, Conselho Municipal de Meio Ambiente, etc.
PREVENÇÃO AS QUEIMADAS NO PANTANAL:
Recentemente foi aprovada por unanimidade mais uma proposta do Vereador Dudu, ao qual foi encaminhada em forma de INDICAÇÃO para autoridades que foram convidadas a participar da AUDIÊNCIA PÚBLICA que irá tratar sobre a construção de poços artesianos e lagoas artificiais na extensão da Transpantaneira.
Segundo o parlamentar, o assunto debatido será “uma forma de esclarecer sobre o início e andamento das obras, as parcerias necessárias, utilização das benfeitorias, responsabilidades da execução, entre outros assuntos a serem pontuados pelas pessoas presentes”.
O site MTTotal perguntou ao Vereador Dudu sobre os assuntos que serão cobrados além da pauta estabelecida para a Audiência.
“1- A audiência vai tratar sobre ações de prevenção, e além da construção dos poços na extensão da Transpantaneira, devemos mencionar que as cinco principais estradas identificadas pelo Comissão de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros e Sindicato Rural, consideradas fundamentais para o acesso durante os combates aos incêndios no pantanal no ano de 2021, não foram limpas e estão sem manutenção devida.
2- É preciso também que a SEMA seda novamente maquinários apreendidos (em perfeitas condições) ou envie outros maquinários pra Poconé pra realizar os trabalhos necessários. Aqui conseguimos operadores e combustível.
3- A Energisa deve providenciar a limpeza das redes de energia elétrica, tendo em vista que se romper um cabo de energia, o cabo ao chão provoca incêndio.
4- Celeridade para a construção da pista de aeroporto na região de Porto Jofre.
5- Deliberação da SEMA para liberar o fazendeiro fazer a limpeza do pantanal.
6- Permissão para execução da lei do Pantanal, sancionada em agosto de 2022.”, esclareceu Dudu.
A secretaria legislativa já encaminhou os convites para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Poconé, ao Senador Wellington Antônio Fagundes, a SINFRA-MT, Secretaria de Estado e Infraestrutura, a SEMA-MT, Secretaria de Estado e Meio Ambiente, a Companhia Mato-grossense de Mineração – METAMAT, Prefeitura Municipal de Poconé, a Agência Nacional de Mineração (ANM-MT), a Energisa – Diretoria Executiva – Presidente Gabriel Alves Pereira Junior, aos cuidados da senhora Danielly Pacheco Souza, responsável pelo Relacionamento com Clientes e Poder Público, ao Corpo de Bombeiros de Poconé, ao Sindicato Rural, a classe dos empresário e fazendeiros na extensão da Transpantaneira, ao Conselho Municipal de Meio Ambiente.
REUNIÃO SOBRE CENTRO MÚLTIPLO USO:
No mesmo dia e local, as 18 horas o vereador Dudu irá conduzir uma Reunião Temática com apresentação do projeto do Centro Múltiplo Uso da entrada da cidade; tendo como assunto os esclarecimentos sobre a finalidade do empreendimento.
Foram convidados: a classe cultural, incluindo Associação Folclórica, CDL, as Irmandades de Festa de Santo, a ACADEPAN, os empresários de hotéis e restaurantes da cidade e do pantanal, trade turístico, Conselho Municipal de Turismo e Conselho Municipal de Cultura.