A Câmara Municipal de Poconé, aprovou por unanimidade um REQUERIMENTO de iniciativa do vereador Luís Eduardo (DUDU) em defesa das famílias da agricultura familiar.
O Vereador requereu explicações junto as seguintes autoridades: Renaldo Loffi, Diretor Presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, (Empaer); Supervisor Regional da Empaer em Poconé, Daniel Dalri; a Coordenadora de Políticas Públicas da Empaer, Ieda Lopes de Souza Santos.
O pedido é para que a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) esclareça no prazo regimental a Casa de Leis, se houve atuação do escritório de Poconé para auxiliar famílias da agricultura familiar, para se cadastrarem e receberem recursos do Programa Fomento às Atividades Produtivas Rurais no valor de R$ 2.400, cada família.
Na justificativa o vereador esclareceu; “Tendo em vista que em torno de 544 famílias de agricultores familiares de 26 municípios do Estado de Mato Grosso receberam recursos do Programa Fomento às Atividades Produtivas Rurais no valor de R$ 2.400; esta casa de leis questiona se famílias poconeanas foram inclusas no programa. E se não foram que seja esclarecido o motivo”, diz o documento.
“Pressupondo que o recurso é destinado às famílias de baixa renda pertencentes às comunidades tradicionais, assentados, quilombolas, povos indígenas, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores e os Técnicos da Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, (Empaer) são os responsáveis pela identificação, mobilização, elaboração de projetos, assistência aos agricultores com orientações quanto à aplicação do recurso”, esclareceu Dudu.
O Programa Fomento às Atividades Produtivas Rurais tem como gestores: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social Família e Combate à Fome, Seaf e Empaer, que é a responsável pela execução do Programa nos municípios.