Poconé é uma cidade turística na região do pantanal em Mato Grosso. Um período que o turismo religioso é muito procurado são nos meses de maio e junho.

Entre as festas que mais são visitadas em Poconé está a devoção ao Divino Espírito Santo.

Na mais recente sessão na Câmara dos Vereadores foi aprovado por unanimidade uma Moção de Aplausos de autoria das Vereadoras: Ageane Barros e Jocilma Amaral (ambas do UB) e Vereadora Jossielma Silva (PTB).

A Moção é oferecida a Irmandade do Divino Espírito Santo, estendido aos festeiros de 2023: Imperador Sérgio de França Filho; Imperatriz Thayla Maria Silva Trentin; Capitão do Mastro Benedito Alonso de Arruda, pela realização da Festa no respectivo ano.

Na justificativa as parlamentares argumentaram que: “A festa do Divino Espírito Santo de Poconé foi realizada com maestria e devoção, replicando na sociedade a religiosidade de um povo associado à fé, devoção e cultura de nossa gente, com recheadas programações religiosas e culturais”, mencionaram.

O Padre Deusdédit Monge de Almeida da Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus, descreve sobre a Festa de Divino Espírito Santo: “È um patrimônio religioso que precisa ser preservado as futuras gerações a festa do Senhor Divino é um culto a adoração da 3ª pessoa da Santíssima Trindade que é o próprio Deus, o senhor Divino. È um grande momento da propagação cristã, com todas as simbologias cultuadas ao Senhor Divino”.

Para Ageane, Jocilma e Jossielma: “Importante esta Casa Legislativa conceder a Moção de Aplausos para homenagear, prestigiar e parabenizar os festeiros e todos aqueles que contribuem para o sucesso da tradicional Festa do Divino Espírito Santo em Poconé”, afirmaram as vereadoras.

Compartilhe.

Jornalista, produtor cultural e escritor. Walney de Souza Rosa (Vavá Rosa) presta assessoria e escreve para sites de Mato Grosso e de todo o Brasil. Seus artigos literários e culturais já foram publicados em jornais da Europa, Canadá e Estados Unidos. Idealizador e Fundador em 21 de janeiro de 2011 da Academia Lítero-Cultural Pantaneira, que compõe escritores, poetas, músicos e defensores da cultura pantaneira (com sede em Poconé) Entre obras já publicadas: A fé e o fuzil (A história de Doninha do Caeté); Boca da Noite (Ficção policial); Ei amigo (A história do Lambadão de Poconé).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.