A Prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, comemorou o sucesso do 39º Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres – FIPE.

Segundo ela, a coordenação geral ainda não fechou os números desta edição, encerrada no último domingo, 17, mas o que se sabe, é que o FIPE, com seu novo formato e diversidade de atrações foi um sucesso.

Para a prefeita Eliene, o FIPE se consolidou mais uma vez como o maior evento do Turismo de Mato Grosso, e único focado na divulgação da pesca esportiva no Pantanal.

Liberato afirmou que o resultado positivo está associado ao trabalho sério de uma equipe eficiente de colaboradores da prefeitura, parceiros, patrocinadores e   principalmente do povo de Cáceres, que mais  uma vez, foi o grande protagonista. “ O cacerense é acolhedor, recebe bem os turistas,  tem orgulho do FIPE, um dos seus grandes patrimônios. Também quero destacar o empenho do Secretário Cláudio Henrique Donatoni e da Coordenadora  Alessandra Castilho, a quem felicito em nome de todos servidores da prefeitura pela dedicação ao evento”, reconheceu a prefeita Eliene.

Ela mensurou que os dois principais objetivos do evento foram cumpridos. O primeiro, promover a pesca esportiva e despertar a consciência da preservação ambiental, através do pesque e solte. O segundo, proporcionar um incremento na economia do município,  movimentando  e fazendo circular dinheiro de forma significativa durante o festival.

Eliene informou que o FIPE atingiu a meta de gerar empregos diretos e indiretos na cidade  e injetou  mais de  cinco milhões na economia da cidade, valores muito superiores ao investido no evento. “Foi nítido e notório o movimento em diversos setores da cidade, principalmente em hotéis, bares, restaurantes e atividades ligadas a pesca nos dias do festival. “É a consolidação do turismo de eventos, hoje o FIPE oportuniza negócios e traz divisas ao município, investimos para trazer retorno ao município”, comemorou a prefeita de Cáceres.  

Para ela a premiação foi atrativa em todas as modalidades de pesca, infanto-juvenil, canoa e motorizada, que juntas receberam aproximadamente R$ 450 mil de em prêmios.

Outra novidade foi o sorteio de  duas motos Bis 110 Cc para todos inscritos nas provas embarcadas. “Uma foi sorteada para os inscritos da pesca de canoa e a outra para os participante da motorizada”, divulgou Liberato Dias.

A Equipe Alambrado , foi a grande felizarda dos inscritos na prova de pesca de canoa a remo  e a equipe  Família Telles levou a moto da categoria embarcada motorizada.

Eliene também celebrou o sucesso dos jogos de praia que deram um colorido especial nas areias do Daveron, atraindo atletas de outros estados e municípios. “Os jogos de praia foram um sucesso a parte,  tivemos equipes de Rondônia e de Cuiabá presentes na competição. As modalidades de praia continuam sendo um dos pontos fortes do FIPE, por isso também premiamos os campeões e vices com troféus, medalhas e dinheiro”, anunciou a prefeita.

Sobre a grade de shows, a administradora avaliou que foi muito positiva, onde todos os espetáculos levaram milhares de pessoas à Arena FIPE. “Luan Santana, Anderson Freire, Padre Alessandro, Breno Reis e Marco Viola, Zé Felipe e Titãs movimentaram o público que lotou as noites da boa música”, avaliou Eliene Liberato.

Concluindo a prefeita apresentou a marca do 40º FIPE, que será realizado no mês de maio de 2023, resgatando a história e a memória destas quatro décadas de grandes realizações. “A 40ª Edição precisa ser celebrada, desde os fundadores Aderbal Michelis, Adelino Pirangueiro e Faquine, o prefeito do primeiro torneio Ivo Scaff e pessoas que contribuíram para o crescimento do festival de pesca e tantas memórias e histórias construídas em quatro décadas de FIPE, aguardem” finalizou Eliene

O FIPE em números nas provas de pesca

2000  Crianças na prova infanto-juvenil (06 a 12 anos)

67 Caiaques competiram nesta modalidade

106  Equipes participantes na Prova de Canoa

242  Equipes inscritas na Prova Motorizada

Jogos de Praia

Beach Tennis   (55 duplas)

Hand Beach (10 equipes)

Futevôlei (32 equipes)

Futebol de Areia (27 equipes)

Vôlei de Praia (20 equipes)

Walney Rosa

Jornalista, produtor cultural e escritor. Walney de Souza Rosa (Vavá Rosa) presta assessoria e escreve para sites de Mato Grosso e de todo o Brasil. Seus artigos literários e culturais já foram publicados...

Deixe um comentário

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.