Brigadistas tem trabalhado para combater o fogo que se alastra pelo Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense, localizado na região de Poconé, a 104 km de Cuiabá. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), o incêndio começou no dia 22 de outubro e não há relatos de feridos.

Dados divulgados pelo Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (Lasa) apontam que cerca de 14.825 hectares de vegetação do parque foram queimados.

O instituto ainda informou que o fogo teve origem após 3 descargas elétricas. De acordo com eles, é algo recorrente nesse período do ano.

Atualmente o combate está ocorrendo às margens do Rio Cuiabá, em uma região fora do parque, onde o ICMBIO está prestando apoio aos ribeirinhos. Ao todo, 10 brigadistas estão atuando na operação.

Os focos de incêndio dentro do Parque possuem mais barreiras naturais, onde o fogo pode ser interrompido naturalmente, no entanto, mesmo assim, seguem em monitoramento pela equipe.

Além disso, 10 brigadistas da Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) devem chegar nessa sexta-feira (3) ao local para ajudar no combate.

Incêndio extinto

A equipe do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (CBM-MT) que o incêndio que atingiu o Parque Encontro das Águas, no Pantanal, entre Poconé e Barão de Melgaço, por mais de 20 dias, foi extinto nessa terça-feira (31).

Segundo os bombeiros, ao todo, 40 militares atuaram na região e contaram com apoio de três aeronaves do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, e de duas aeronaves do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer), sendo um helicóptero.

Compartilhe.

Jornalista, produtor cultural e escritor. Walney de Souza Rosa (Vavá Rosa) presta assessoria e escreve para sites de Mato Grosso e de todo o Brasil. Seus artigos literários e culturais já foram publicados em jornais da Europa, Canadá e Estados Unidos. Idealizador e Fundador em 21 de janeiro de 2011 da Academia Lítero-Cultural Pantaneira, que compõe escritores, poetas, músicos e defensores da cultura pantaneira (com sede em Poconé) Entre obras já publicadas: A fé e o fuzil (A história de Doninha do Caeté); Boca da Noite (Ficção policial); Ei amigo (A história do Lambadão de Poconé).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.