Brasileira que desapareceu na África do Sul após pedir ajuda em live no Instagram é encontrada, Retrospectiva 2024: reveja reportagens do Nosso Campo deste domingo, 26 de janeiro

Bendev Junior
janeiro 26, 2025 - 21 horas atrás

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.

1. Brasileira que desapareceu na África do Sul após pedir ajuda em live no Instagram é encontrada

Caroline Amanda está na África do Sul para um intercâmbio
Reprodução/Instagram
A brasileira Caroline Amanda, que desapareceu na África do Sul após pedir ajuda em uma live no Instagram, foi encontrada neste domingo (26). Ela está no país para um intercâmbio desde o início de janeiro.
Esta reportagem está em atualização. Leia mais

2. Retrospectiva 2024: reveja reportagens do Nosso Campo deste domingo, 26 de janeiro

Durante o mês de janeiro, o Nosso Campo faz uma pausa para reexibir algumas reportagens produzidas em 2024. Retrospectiva 2024: reveja reportagens do Nosso Campo deste domingo, 26 de janeiro
Reprodução/TV TEM
Durante o mês de janeiro, o Nosso Campo faz uma pausa para reexibir algumas das reportagens produzidas em 2024.
Neste domingo (26), o programa mostra como são feitas as carroças e charretes, um veículo antigo e que continua sendo importante para muitos moradores das áreas rurais do interior do Brasil.
Ainda mostra que criadores de alevinos estão investindo na criação de lambaris para iscas de pescas, na região Noroeste Paulista, onde 140 milhões de exemplares saem da região.
Você também verá que produtores de hortaliças destacam a importância do manejo manual de plantação e revelam diferentes maneiras de preservar a qualidade das hortaliças.
Para encerrar, Antonio Nóbrega mostra como preparar um saboroso frango assado com gostinho de tangerina.
Confira as reportagens abaixo:
Charretes e carroças resistem e ainda fazem sucesso
Produtores investem em lambaris para o mercado de iscas
Qualidade das mudas é fundamental no cultivo de hortaliças
Receita Nosso Campo: aprenda a fazer um frango assado que carrega o gostinho da tangerina
VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Confira as últimas notícias do Nosso Campo Leia mais

3. Broa doce: Jornal do Campo ensina como fazer pãozinho que combina a rusticidade do fubá com o aroma suave e adocicado da erva-doce

A receita desta vez é ensinada no Sabores do Campo por uma verdadeira ‘influenciadora da roça’. Sabores do Campo ensina como fazer broa doce
Reprodução/TV Anhanguera
O Jornal do Campo deste domingo (24) traz uma receita simples, mas muito saborosa, de broa doce, ensinada no Sabores do Campo por uma verdadeira “influenciadora da roça”, Célia Morais, que já conta com mais de 370 mil seguidores em suas redes sociais.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
A palavra “broa” vem do latim, da palavra “broda”, que significa “mingau” ou “papas”. Originalmente, a palavra era associada a preparações feitas com cereais. Com o tempo, a palavra evoluiu nas línguas românicas e passou a ser usada para definir pães pequenos, como a broa que conhecemos hoje.
LEIA TAMBÉM:
Doce de ambrosia: Jornal do Campo ensina como fazer sobremesa cremosa
Biscoito amanteigado: Jornal do Campo ensina como fazer bolacha com baunilha
Doce de manga: Jornal do Campo ensina como fazer receita com a fruta verde
Aprenda abaixo o passo a passo da receita
Ingredientes:
3 copos de fubá
1 copo de óleo
1 copo de açúcar
1 copo de polvilho
1 colher de chá de erva-doce
1 pitada de sal
1 colher de sopa de fermento para bolo
5 ovos
4 copos de leite
Modo de preparo:
Em uma panela, adicione o leite, óleo, açúcar e sal. Em outra vasilha, coloque o fubá e o polvilho doce.
Após isso, coloque a panela no fogo. Nesse momento, Célia diz que, para quem tem um fogão a lenha, o sabor fica ainda melhor.
Com a panela no fogo, misture o polvilho e o fubá. É importante mexer bastante para dissolver tudo e deixar a massa bem homogênea.
Os ingredientes precisam continuar sendo mexidos no fogo até ganhar uma boa consistência. Quando soltar da panela, significa que está bem cozido.
Depois, é só espalhar a massa e deixar esfriar por uns 10 minutos. Após isso, é hora de adicionar os ovos à massa.
Para finalizar, adicione o fermento para bolo e a erva-doce para dar um toque. Depois, é só bater tudo, com batedeira ou na mão mesmo.
Após alguns minutos, a massa atinge o ponto e fica parecida com a massa do pão de queijo. Após isso, é hora de enrolar tudo. Para isso, Célia coloca em uma tigela e, adicionando uma colher de sopa com a massa, é só balançar a vasilha até formar as bolinhas.
Após isso, é só colocar em uma forma untada com manteiga e fubá e levar ao forno pré-aquecido a 180 °C por cerca de 20 minutos. Depois, é só aproveitar o doce do campo.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás Leia mais

4. Cerca de duas mulheres foram vítimas de feminicídio por mês na Paraíba em 2024

No total, 25 feminicídios foram registrados no ano de 2024 na Paraíba, de acordo com dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Cerca de duas mulheres foram vítimas de feminicídio por mês na Paraíba em 2024
Editoria de Arte/G1
Em 2024, 25 mulheres foram assassinadas na Paraíba, simplesmente, por serem mulheres. De acordo com os dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, cerca de duas mulheres foram vítimas de feminicídio por mês no estado.
O acompanhamento do g1 é feito mês a mês com base em dados da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds) solicitados via Lei de Acesso à Informação. No entanto, até este domingo (26), os dados não haviam sido liberados pela pasta. Os números do Ministério da Justiça e Segurança Pública, no entanto, são informados pelos próprios Estados.
Mulheres na Paraíba são cada vez mais ameaçadas, perseguidas, violentadas e mortas
Em dez anos, 289 feminicídios foram contabilizados. De 2015 – ano da sanção da lei que incluiu o feminicídio no rol dos crimes hediondos – a 2025, os anos mais violentos foram 2019 e 2020, com 36 e 35 feminicídios no ano, respectivamente.
Nesse mesmo período, apenas duas vezes os números foram menores que em 2024: em 2015, quando 18 anos casos foram registrados, e 2016, que somou 24 feminicídios.
Em março de 2015, a Lei nº 13.104 foi sancionada incluindo o feminicídio no rol dos crimes hediondos. Em 2024, uma nova legislação, a Lei 14.994, tornou o feminicídio um crime autônomo e estabeleceu outras medidas para prevenir e coibir a violência contra a mulher. Conforme a lei, o feminicídio é o assassinato de mulheres por razões da condição do sexo feminino.
Considera-se que há razões de condição de sexo feminino quando o crime envolve violência doméstica e familiar e/ou menosprezo ou discriminação à condição de mulher. A pena para os condenados pelo crime de feminicídio pode chegar 40 anos de prisão, maior do que a incidente sobre o de homicídio qualificado (12 a 30 anos de reclusão).
Apesar do número do ano passado ainda ser alto, em relação a 2023, houve uma queda de 26,47% no número de casos, quando 34 feminicídios foram contabilizados no estado.
Avaliando mês a mês, o período do ano mais violento para mulheres foram os meses de fevereiro e setembro, com 4 e 5 feminicídios, respectivamente. Houve apenas um mês (agosto) em que nenhum feminicídio foi registrado.
Os crimes aconteceram nas cidades de João Pessoa (4), Campina Grande (2), Marizópolis (2), Patos (2), Aparecida (1), Bonito de Santa Fé (1), Cabedelo (1), Fagundes (1), Itaporanga (1), Malta (1), Massaranduba (1), Montadas (1), Monteiro (1), Nova Floresta (1), Paulista (1), Santa Rita (1), São José de Piranhas (1), São Vicente do Seridó (1) e Sousa (1).
Conforme o levantamento do Núcleo de Dados da Rede Paraíba de Comunicação, a maioria dos crimes foi cometido por homens que mantinham ou mantiveram algum tipo de relacionamento com a vítima. Além disso, a maioria das mulheres foi assassinada por disparos de arma de fogo.
Além dos feminicídios, 41 mulheres foram vítimas de homicídios dolosos.
Adolescente de 15 anos foi vítima de feminicídio em Monteiro
Em julho, um caso de feminicídio foi registrado na Paraíba. A vítima, Maria Vitória dos Santos, tinha apenas 15 anos. Ela foi morta a tiros no final da tarde de um domingo, dia 14 de julho, em Monteiro, município do Cariri paraibano. Gilson Cruz, único suspeito do crime, foi preso ainda em flagrante na tarde do dia seguinte, em Brejo da Madre de Deus, Pernambuco.
O suspeito mantinha um relacionamento com Maria Vitória. Eles estariam bebendo dentro da casa de Gilson quando uma discussão foi iniciada. Foi nesse momento que o homem teria feito os disparos que matou a adolescente.
A adolescente contou em mensagem de áudio que o suspeito, Gilson Cruz, era violento e já tinha ameaçado ela com uma arma de fogo. “Ele já tentou fazer muita coisa comigo, né? Tipo, já jogou a pistola na minha cara, estourou a minha cabeça, aí tive que dar ponto na UPA, um monte de coisa. Só que eu nunca tive coragem de denunciar ele. Assim, né, coragem de fazer mal a ele e para os meus pais, entende?”, afirmou a adolescente no áudio.
Ano de 2012 foi o mais violento para mulheres da Paraíba na última década
Como denunciar
Denúncias de estupros, tentativas de feminicídios, feminicídios e outros tipos de violência contra a mulher podem ser feitas por meio de três telefones:
197 (Disque Denúncia da Polícia Civil)
180 (Central de Atendimento à Mulher)
190 (Disque Denúncia da Polícia Militar – em casos de emergência)
Além disso, na Paraíba o aplicativo SOS Mulher PB está disponível para celulares com sistemas operacionais Android e iOS e tem diversos recursos, como a denúncia via telefone pelo 180, por formulário e e-mail.
As informações são enviadas diretamente para o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, que fica encarregado de providenciar as investigações.
Vídeos mais assistidos da Paraíba Leia mais

5. Saiba como preparar uma deliciosa receita de mousse de bacuri

O Clube Rural deste domingo (26) ensinou o passo a passo desse prato, que utiliza uma fruta conhecida pelo sabor marcante e por uma série de benefícios para a saúde. Aprenda a preparar um delicioso mousse de bacuri
TV Clube
O Clube Rural deste domingo (25) ensinou como fazer mousse de bacuri, um prato que utiliza a fruta conhecida pelo sabor marcante e uma série de benefícios para a saúde. A receita foi ensinada pelo produtor de eventos e culinarista Edvaldo Sousa.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Ingredientes
10 bacuris;
1 caixa de leite condensado;
1 caixa de creme de leite;
6 colheres de sopa de leite em pó;
600 ml de água.
Modo de preparo
Despeje água, polpa de bacuri, leite condensado, creme de leite e leite em pó na jarra do liquidificador. Misture tudo em velocidade média até deixar homogêneo.
Coloque em um refratário e leve ao freezer por 40 minutos. Quando o mousse estiver pronto, você pode servi-lo na própria casca do bacuri!
Aprenda a preparar um delicioso mousse de bacuri
TV Clube
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube Leia mais

Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.

  1. Brasil

As opiniões e ideias expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente a posição do Mato Grosso Total.

Notícias relacionados

Acompanhe o show de Ludmilla no Festival de Verão Salvador, INSS inicia pagamento de benefícios de janeiro nesta segunda; veja calendário
Brasil

Acompanhe o show de Ludmilla no Festival de Verão Salvador, INSS inicia pagamento de benefícios de janeiro nesta segunda; veja calendário

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 26, 2025 - Bendev Junior
Em instantes, acompanhe o show de Ludmilla no Festival de Verão Salvador, ‘Conclave’: filme indicado ao Oscar narra bastidores da escolha de um novo papa
Brasil

Em instantes, acompanhe o show de Ludmilla no Festival de Verão Salvador, ‘Conclave’: filme indicado ao Oscar narra bastidores da escolha de um novo papa

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 26, 2025 - Bendev Junior
Golpe do brechó: centenas de clientes alegam que não receberam por bolsas, sapatos e roupas de grife que entregaram, Nunes lamenta morte de idoso após enxurrada invadir casa na região do Beco do Batman e diz que área ‘é quase um vale’

Golpe do brechó: centenas de clientes alegam que não receberam por bolsas, sapatos e roupas de grife que entregaram, Nunes lamenta morte de idoso após enxurrada invadir casa na região do Beco do Batman e diz que área ‘é quase um vale’

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 26, 2025 - Bendev Junior
Acompanhe o show de Ivete Sangalo no Festival de Verão Salvador 2025, Celac convoca reunião com urgência para discutir migração em meio a polêmicas com de deportações nos EUA; Brasil já foi informado
Brasil

Acompanhe o show de Ivete Sangalo no Festival de Verão Salvador 2025, Celac convoca reunião com urgência para discutir migração em meio a polêmicas com de deportações nos EUA; Brasil já foi informado

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 26, 2025 - Bendev Junior
Vídeos mostram torcedores do São Paulo se preparando para briga com rivais do Corinthians; ao menos um ficou ferido, VÍDEO: veja momento em que homem pula da ponte estaiada e some no Rio Piracicaba
Brasil

Vídeos mostram torcedores do São Paulo se preparando para briga com rivais do Corinthians; ao menos um ficou ferido, VÍDEO: veja momento em que homem pula da ponte estaiada e some no Rio Piracicaba

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 26, 2025 - Bendev Junior
Acompanhe show de Léo Santana no Festival de Verão 2025, Brasileiros deportados algemados: Pacheco cobra respeito à ‘dignidade; base de Lula fala em soberania,  oposição em ‘cortina de fumaça’
Brasil

Acompanhe show de Léo Santana no Festival de Verão 2025, Brasileiros deportados algemados: Pacheco cobra respeito à ‘dignidade; base de Lula fala em soberania, oposição em ‘cortina de fumaça’

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 26, 2025 - Bendev Junior