Movimentação de pessoas no centro da cidade no primeiro dia de flexibilização do uso de máscaras ao ar livre no Estado do Rio de Janeiro.

Várias cidades do Brasil já reeditaram suas restrições retirando o uso obrigatório das mascaras em determinados ambientes principalmente em local aberto.

O fim da obrigatoriedade de uso de máscaras ao ar livre no Distrito Federal foi antecipado para hoje, sexta-feira (4). Ontem o governador Ibaneis Rocha havia anunciado que a medida valeria a partir da próxima segunda-feira (7). O decreto que altera as regras sanitárias em vigor na capital federal foi publicado no Diário Oficial do DF. No artigo 2º do documento, consta que “este Decreto entra em vigor na data de sua publicação”.

O anúncio de Ibaneis Rocha foi feito pelas redes sociais. O mandatário afirmou que as medidas de flexibilização passariam a ser aplicadas a partir de segunda. Com isso, o equipamento de proteção é exigido apenas em ambientes fechados, no transporte público, em estabelecimentos comerciais e áreas de uso comum em condomínios, por exemplo.

O afrouxamento das medidas de contenção foi confirmado um dia depois da Quarta-feira de Cinzas – no governo havia o receio de aumento no número de casos de Covid após o Carnaval. Na publicação, Ibaneis argumentou que juntamente com a cúpula do GDF foi constatado que os índices da pandemia estavam em queda.

A Secretaria de Saúde temia pelo recrudescimento dos casos de Covid-19. Durante o Carnaval, as festas e eventos estavam proibidas, mas pelo menos 86 estabelecimentos foram interditados pela fiscalização em razão de eventos irregulares. Até instrumentos musicais foram apreendidos pelos agentes.

Nesta quinta, o boletim epidemiológico divulgado pela Saúde informava que 673 novos diagnósticos de Covid-19 foram contabilizados, assim como 20 mortes pela doença. A taxa de reprodução do coronavírus está em queda, chegando aos 0,65 nesta data, o que representa redução no ritmo de contágios. As UTIs Covid em hospitais públicos registram 66,39% de ocupação nesta sexta.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.