A aprovação do novo Marco Regulatório das Ferrovias pelo Senado, em votação prevista para o dia 24, vai garantir autorização para a extensão dos trilhos da Ferronorte – Ferrovia Senador Vicente Vuolo –  para Cuiabá e depois Lucas do Rio Verde . A garantia foi dada nessa terça  (9), pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, durante reunião com os senadores Wellington Fagundes (PL) e Jayme Campos (DEM) e com o líder do Governo no Senado Fernando Bezerra (MDB-PE).

Segundo Jayme, entre o final de abril e o  início de maio,  autorização para extensão da Ferronorte será expedida  em evento em Cuiabá com a presença  de Tarcisio Freitas  e também do presidente da República Jair Bolsonaro.

“O sonho do povo cuiabano, do povo mato-grossense, do senador Vicente Vuolo, será uma realidade”, declarou o democrata.

Uma série de emendas será apresentada pelos dois senadores ao projeto original. Ao mesmo tempo o Ministério da Infraestrutura, segundo explicou  Tarcisio Freitas, irá determinar a avaliação dos estudos encaminhados pela concessionária à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).  A Ferronorte deverá ser a primeira ferrovia brasileira a ser construída pelo regime simplificado de autorização. “Sou entuasiasta da Ferronorte” – disse o ministro.

“Além do caráter histórico, a autorização para implantação da extensão da Ferronorte garante investimentos no Estado na ordem de R$ 8,5 bilhões pela concessionária Rumo, com a geração de milhares de empregos e avanços na nossa economia”   pontuou Wellington. https://www.youtube.com/embed/-4nC0-GReoQ De acordo com o projeto acordado pelos senadores com o Ministério da Infraestrutura, a Rumo irá expandir os trilhos de Rondonópolis, onde possui o maior terminal de cargas da América do Sul, em direção a Campo Verde, Cuiabá, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. A direção da empresa informou que já adquiriu inclusive áreas para a construção dos terminais de carga nesse novo trecho.

Compartilhe.

Jornalista, produtor cultural e escritor. Walney de Souza Rosa (Vavá Rosa) presta assessoria e escreve para sites de Mato Grosso e de todo o Brasil. Seus artigos literários e culturais já foram publicados em jornais da Europa, Canadá e Estados Unidos. Idealizador e Fundador em 21 de janeiro de 2011 da Academia Lítero-Cultural Pantaneira, que compõe escritores, poetas, músicos e defensores da cultura pantaneira (com sede em Poconé) Entre obras já publicadas: A fé e o fuzil (A história de Doninha do Caeté); Boca da Noite (Ficção policial); Ei amigo (A história do Lambadão de Poconé).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.