Avião com imigrantes ilegais brasileiros deportados pelos EUA chega a Fortaleza, Trump diz que vai revogar autorização de Biden para acesso à informação confidencial dos EUA

Bendev Junior
fevereiro 7, 2025 - 1 mês atrás

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.

1. Avião com imigrantes ilegais brasileiros deportados pelos EUA chega a Fortaleza

A capital cearense tem o aeroporto mais próximo dos Estados Unidos em território brasileiro. Com isso, os deportados passam menos tempo algemados enquanto voam para o Brasil. Avião com imigrantes ilegais brasileiros deportados pelos EUA chega a Fortaleza
Chegou nesta sexta-feira (7), a Fortaleza, o segundo avião com imigrantes ilegais brasileiros deportados pelos Estados Unidos já sob a administração de Donald Trump.
O avião fretado pelos Estados Unidos saiu na madrugada desta sexta-feira (7) de Alexandria, na Luisiana. Depois de uma escala em Porto Rico, chegou em Fortaleza às 16h10. Um avião da FAB passou o dia estacionado no aeroporto de Fortaleza para levar os brasileiros até o Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, já que a maioria deles é de Minas Gerais.
A escolha do governo brasileiro de Fortaleza como primeiro ponto de parada dos deportados é estratégica. A capital cearense tem o aeroporto mais próximo dos Estados Unidos em território brasileiro. Com isso, os deportados passam menos tempo algemados enquanto voam para o Brasil.
A secretária de Direitos Humanos do Ceará disse que o grupo não se alimentou na viagem:
“Porque eles estavam acorrentados, eles estavam com algemas. Mas quando eles desceram do avião, já vieram totalmente livres. E aqui, o governo do estado, oportunizou que assim que eles descessem, sem algemas, sem corrente nos pés, eles recebessem um alimento, recebessem a água, recebessem o kit de higiene, um tratamento humanizado”, diz Socorro França, secretária de Direitos Humanos do Ceará.
O uso de algemas é um procedimento padrão do governo americano neste tipo de voo – as exceções são mulheres, crianças e homens com a família. Depois do pouso, policiais federais entraram no avião e retiraram as algemas. Na área restrita do aeroporto, os repatriados passaram pela imigração e receberam apoio de uma comitiva do Ministério dos Direitos Humanos, Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará, Anvisa e Defensoria Pública.
Avião com imigrantes ilegais brasileiros deportados dos EUA chega a Fortaleza
Jornal Nacional/ Reprodução
“O objetivo é prestar os serviços do âmbito federal como, por exemplo, dar informações sobre assistência social, previdência social, alguns documentos, como regularizar documentos, alguns casos voltados à regularização do CPF, e nos casos de documentos de identidade, encaminhamento aos órgãos estaduais de registro civil”, diz Leonardo Magalhães, defensor-geral da União.
Dos 111 passageiros desta sexta-feira (7), a maioria seguiu para Minas Gerais por volta das 19h.
Desde 2020, os Estados Unidos deportaram mais de 7 mil brasileiros que estavam ilegalmente no país.
LEIA MAIS:
Deportação dos EUA: Lula diz que problema ‘não é do Trump’ e que novo voo com brasileiros deve chegar nesta sexta
Brasil quer que deportações atendam a requisitos mínimos de dignidade e descarta voo da FAB, diz ministro das Relações Exteriores Leia mais

2. Trump diz que vai revogar autorização de Biden para acesso à informação confidencial dos EUA

Ex-presidentes recebem relatórios diários de inteligência após deixar o cargo. Biden tomou medida semelhante contra Trump em 2021, após os ataques ao Capitólio. Trump diz que ‘herdou caos econômico’ de governo Biden
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (7) que revogará a autorização de Joe Biden que permite aos ex-presidentes receberem informação confidencial mesmo depois de terem deixado o cargo. Biden deixou o cargo no dia 20 de janeiro.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
“Não há necessidade de que Joe Biden continue tendo acesso à informação classificada”, escreveu Trump em sua plataforma, Truth Social.
“Revogaremos de imediato as autorizações de segurança de Joe Biden e vamos interromper seus relatórios de inteligência diários”, afirmou, antes de acrescentar em letras maiúsculas “JOE, VOCÊ ESTÁ DESPEDIDO”.
Trump afirma que tomou tal decisão porque o democrata de 82 anos retirou sua autorização quando ganhou as eleições de 2020.
Naquele momento, Biden citou o “comportamento errático” de Trump, tanto antes quanto depois da invasão de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio dos Estados Unidos por manifestantes que tentavam impedir que o Congresso certificasse a vitória do democrata.
Nesta sexta-feira, Trump disse que “não se pode confiar” em Biden para receber informação de inteligência porque o relatório de um promotor especial sobre documentos classificados encontrados na casa do democrata concluiu que ele tem “memória ruim”.
Trump também foi processado por má gestão de documentos classificados, mas o Departamento de Justiça arquivou o caso depois que o republicano venceu as eleições de 2024.
LEIA TAMBÉM
Trump diz que vai demitir alguns agentes do FBI que investigaram ataques de 6 de janeiro
Político de extrema direita de Portugal a favor de castração química para pedófilos é acusado de pagar por sexo a adolescente de 15 anos
Fisiculturista e influenciador sul-coreano morre aos 38 anos; seguidores lamentam
Trump e Biden
Saul LOEB, Elijah Nouvelage / AFP
VÍDEOS: mais assistidos do g1 Leia mais

3. Vídeo mostra roubo de caminhão e fuga de suspeitos que atiraram contra policiais em Manaus

Durante a fuga, os suspeitos abandonaram o veículo em uma rua, onde dois carros estacionados foram atingidos e o muro de uma residência danificado. Policiais ficam feridos em tiroteio; criminosos roubam caminhão e fogem a pé em Manaus
Câmeras de segurança registraram o momento exato em que dois homens roubaram um caminhão de carga após a troca de tiros com os policiais no bairro Zumbi, Zona Leste de Manaus, na manhã desta terça-feira (6). A viatura policial passou pelo local sem perceber a ação criminosa, mas logo iniciou a perseguição ao perceber o roubo. Assista ao vídeo acima.
A Polícia Civil havia ido até a residência de Clefferson Silva, de 40 anos, para cumprir três mandados de prisão por roubo, quando foi recebida a tiros. Dois policiais foram atingidos de raspão e por estilhaços de vidro.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Durante a fuga, os suspeitos abandonaram o veículo na Rua Tapajós, onde dois carros estacionados foram atingidos e o muro de uma residência danificado.
Testemunhas relataram que, durante a fuga, a dupla ainda atropelou duas pessoas e tentou roubar uma motocicleta, mas o dono da moto conseguiu escapar, jogando a chave. A dupla ainda disparou contra o motociclista antes de fugir a pé.
A Polícia Civil realizou perícia no local e no caminhão, e segue as buscas pelos suspeitos. O caso está sendo investigado.
Clefferson Silva e Silva, de 40 anos, reagiu a tentativa de prisão e atirou contra os policiais em Manaus.
Foto/Reprodução
Munições deflagradas durante a perseguição policial.
Divulgação Leia mais

4. Avião com brasileiros deportados dos EUA pousa em Belo Horizonte

Os deportados partiram de Alexandria, no estado da Louisiana, com destino a Fortaleza e depois seguiram para Belo Horizonte. A capital cearense é uma das cidades brasileiras mais próximas dos Estados Unidos, e foi escolhida para evitar que os deportados sobrevoem território brasileiro algemados. O segundo voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos neste novo mandato de Donald Trump pousou na capital mineira por volta das 21h40 desta sexta-feira (7) no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Região Metropolitana.
Desta vez, os passageiros desembarcaram sem as algemas já em Fortaleza. (saiba mais abaixo) O voo com destino a Belo Horizonte saiu da capital cearense pouco antes das 19h.
Ao todo, 111 deportados deixaram os EUA nesta sexta com rumo ao Brasil. Destes, 88 seguiram de Fortaleza a caminho de Belo Horizonte, em um voo fretado da Força Aérea Brasileira (FAB).
Os brasileiros que chegaram no voo agradeceram a recepção que tiveram por parte do governo brasileiro, eles contaram que foram bem tratados e recebidos com kit’s de higiene e lanches.
Na tarde desta sexta, a Fecomércio, responsável pelo Sistema S, divulgou que oferecerá transporte, alimentação e hospedagem aos deportados na unidade do Sesc Venda Nova, na capital mineira, por dez dias. Os interessados também vão receber capacitação profissional.
Caminhão do Servas chegou agora com Kits de higiene e lanche para os deportados
Ernane Fiuza/TV Globo
Retirada das algemas
Segundo a Secretária de Direitos Humanos do Ceará, Socorro França, os passageiros viajaram com algemas nas mãos e nos pés, sendo retiradas no momento em que pousaram no Brasil.
No primeiro voo desta era Trump, no último dia 25, os deportados desembarcaram algemados durante uma conexão em Manaus.
Por isso, o governo brasileiro decidiu que este novo grupo pousaria em Fortaleza, uma das cidades brasileiras mais próximas dos EUA.
A motivação é reduzir o tempo em que os deportados passariam algemados no voo, medida adotada como praxe pelo governo americano. (entenda mais abaixo)
A secretaria também informou que os brasileiros deportados não tiveram acesso a alimentação e chegaram a passar 12 horas sem comer.
O avião que pousou em Fortaleza partiu de Alexandria, no estado norte-americano de Louisiana, com uma escala técnica em Porto Rico. Depois, seguiu direto para a capital cearense.
Veja perguntas e respostas sobre o impasse envolvendo a deportação de brasileiros algemados pelos EUA
Voo com 111 brasileiros deportados chega a Fortaleza
Impasse das algemas
Este é o segundo avião enviado pelos EUA com imigrantes deportados desde o início do novo governo de Donald Trump. Nos últimos dias do governo de Joe Biden, em 10 de janeiro, um outro avião com 100 imigrantes deportados já havia pousado no Brasil.
O primeiro voo da nova era Trump, no último dia 24, chegou ao Brasil em meio a polêmicas sobre as condições as quais o grupo foi submetido ao longo do trajeto.
Ao longo da viagem, houve um desentendimento com a tripulação devido ao calor, e os 88 deportados abriram uma porta de emergência e desembarcaram por uma ponte inflável ainda algemados.
Segundo a Polícia Federal, o uso de algemas em imigrantes é uma praxe em voos fretados dos EUA para repatriação, mas elas são retiradas ao pousar no Brasil, pois os deportados não são prisioneiros.
Ainda de acordo com essas fontes, a praxe é retirar as algemas dos migrantes quando o avião fretado pousa no Brasil. Entretanto, isso não aconteceu no voo que chegou ao país no dia 24: os brasileiros foram mantidos algemados durante o desembarque em Manaus.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, ordenou a retirada das correntes e solicitou que os deportados fossem levados a Belo Horizonte em um voo da FAB. Itamaraty diz que cobrará EUA por tratamento ‘degradante’.
Avião da Força Aérea Brasileira que transportou brasileiros deportados dos Estados Unidos de Fortaleza (CE) para Belo Horizonte (MG).
Thiago Gadelha/Sistema Verdes Mares
Assista aos vídeos mais vistos do g1 MG Leia mais

5. ‘Dor que está dentro de mim todos os dias’: psicóloga narra impacto da violência doméstica após 17 anos de relacionamento abusivo

“Hoje sou grata por estar viva”, conta Luciana, que recentemente denunciou caso ao Disque 180; volume de chamadas em todo o Estado de SP cresceu 29% em um ano. Denúncias de violência contra a mulher no Ligue 180 aumentam em 2024
“É uma dor que está dentro de mim todos os dias. Tive que resignificar essa dor. Ao invés de chorar de tristeza, como eu fazia antes, hoje eu sinto uma gratidão por estar viva.” A afirmação é da psicóloga Luciana Graciela Santos Ramalho, que viveu por 17 anos um relacionamento abusivo, mas conseguiu escapar do ciclo de violência.
O ponto final foi quando o ex-marido atirou quatro vezes contra ela. Atualmente, Luciana dá palestras e incentiva outras mulheres a denunciar.
Um dos canais para informar sobre casos de violência é o Disque 180. E a demanda pelo serviço tem aumentado. Foram 142.889 ligações ao Disque 180 em 2024 em todo o Estado de São Paulo, alta de 29% comparado às 110.651 recebidas em 2023.
Recentemente, a própria Luciana usou o 180 para denunciar um caso de violência que presenciou.
“Eu estava fazendo caminhada junto com meu namorado e escutei gritos. Gritos masculinos, demonstravam um poder, e gritos femininos, chorando ‘para pelo amor de deus’. No dia seguinte, fazendo caminhada no mesmo local, escutei gritos da mesma forma. Foi aí que eu liguei no 180”, conta.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Campinas
De acordo com a advogada Jaqueline Gachet, embora tenha um aumento nos números, é comum ainda a dificuldade da mulher em reconhecer a situação de violência, e a demora para fazer a denúncia.
Ela explica que isso acontece por conta do medo da vítima, dependência financeira e/ou emocional, entre outros.
“Nem sempre há coragem para denunciar, por conta de vergonha, da situação em que vive. Dezenas de fatores”, completa.
Uma outra mulher, que não quis se identificar, levou 20 anos para perceber que vivia uma situação de violência dentro de casa.
“Na verdade eu só identifiquei que já sofria violência doméstica nas outras modalidades, psicológica, moral, quando eu sofri a violência física”, explica.
Ela conta que recebia xingamentos no início, e se separou depois que o ex-marido deu um golpe de mata-leão na mulher.
“Nós tínhamos acabado de chegar em casa de uma festa e, sem motivo nenhum, sem nenhuma razão, ele me deu um tapa, brigou. Eu fui me desvencilhar e vieram os golpes”, conta.
Disque 180 registrou aumento de 29% nas ligações com denúncias de violência à mulher no Estado de SP em 2024
Reprodução/EPTV
Aumento de denúncias
O número de ligações e denúncias recebidas através do Disque 180 aumentou no ano passado em relação a 2023, no Estado de São Paulo, segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
Em 2024 foram mais de 142.889 ligações, número que representa alta de 29% comparado às 110.651 recebidas em 2023.
O total de denúncias também cresceu. Em 2024 foram mais de 31.227 denúncias recebidas, 19,9% a mais que as 26.026 em 2023.
Perfil das agressões
A maior parte das denúncias são feitas pela própria vítima. As agressões aconteceram, na maior parte das vezes, na casa da vítima, depois na casa da vítima e do suspeito, e por último na casa do suspeito. As violações mais comuns foram violência física, seguida da patrimonial e sexual.
“Eu percebo que, nos últimos tempos, tem aumentado muito a procura pra tratar de violência patrimonial, e acredito que seja porque as mulheres passaram a entender o que é”, aponta a advogada Jaqueline Gachet.
Já em relação à frequência das agressões, a maioria das denúncias se referem à violência diária, e a maior parte tinha começado a mais de um ano. Confira os números abaixo:
Quem denunciou:
19.046 denúncias feitas pela própria vítima
12.155 feitas por terceiros
26 pelo próprio agressor
Local da violência:
12.174 casos ocorreram na residência da vítima
10.608 aconteceram na casa da vítima e do suspeito
1.697 na casa do suspeito
Tipos de violência:
18.845 denúncias de violência física
4.267 de violência patrimonial
2.329 de violência sexual
Frequência das violência:
14.672 aconteciam diariamente
5.452 ocorriam ocasionalmente
Início das violações:
7.660 começaram há mais de um ano
4.763 tiveram início há um mês
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas Leia mais

Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.

  1. Brasil

As opiniões e ideias expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente a posição do Mato Grosso Total.

Notícias relacionados

Oscar Zinelli comanda “Expedição Digital: Caminhos de Praia Grande”, reality que promove turismo em Santa Catarina
Brasil

Oscar Zinelli comanda “Expedição Digital: Caminhos de Praia Grande”, reality que promove turismo em Santa Catarina

O diretor Oscar Zinelli está à frente do evento “Expedição Digital: Caminhos de Praia Grande”, um reality inovador que busca...

março 8, 2025 - Marcos Michalak
Lift Contour: A Técnica não cirúrgica para o Rejuvenescimento Facial com Resultados Imediatos

Lift Contour: A Técnica não cirúrgica para o Rejuvenescimento Facial com Resultados Imediatos

A Dra. Fernanda Baboni, explica como o Lift Contour tem revolucionado os procedimentos de rejuvenescimento, oferecendo um lifting sem cortes,...

março 6, 2025 - Marcos Michalak
CULTURA: Começa hoje em Poconé os espetáculos do Projeto de escola de circo – PANTANAL COM GRAÇA
Brasil

CULTURA: Começa hoje em Poconé os espetáculos do Projeto de escola de circo – PANTANAL COM GRAÇA

Pantanal com Graça é financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo de Mato Grosso pela Secretaria...

março 6, 2025 - Walney Rosa
CULTURA: Making Of do Festival Pantaneiro de Siriri de Poconé amplia visibilidade do projeto
Brasil

CULTURA: Making Of do Festival Pantaneiro de Siriri de Poconé amplia visibilidade do projeto

Ocorrido na semana passada, nas noites de quarta e quinta feira (26 e 27 de fevereiro) o Festival Pantaneiro de...

março 5, 2025 - Walney Rosa
Cultura: Festival de Música do Pantanal premia 12 vencedores
Brasil

Cultura: Festival de Música do Pantanal premia 12 vencedores

Financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo de Mato Grosso, o 1º FESMUP – Festival de...

fevereiro 26, 2025 - Walney Rosa
Lady Di: Elegância e Influência no Mercado de Luxo

Lady Di: Elegância e Influência no Mercado de Luxo

Referência no universo da moda e do mercado de luxo, Lady Di se destaca pelo trabalho ao lado de modelos,...

fevereiro 25, 2025 - Marcos Michalak