Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.
1. Assista ao Bahia Meio Dia
Assista ao Bahia Meio Dia Leia mais
2. Assista ao Bahia Meio Dia da TV Subaé
Assista ao Bahia Meio Dia da TV Subaé Leia mais
3. Ficco faz operação contra facção que tem tesoureiro e cobra ‘mensalidade’ dos membros em RO
Caso os valores não sejam pagos, eles são proibidor de comercializar os entorpecentes e podem até sofrer “retaliações”. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva contra a organização. Polícia Federal
PF/Divulgação
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Rondônia (Ficco) fez uma operação, nesta quarta-feira (22), para cumprir 33 mandados judiciais contra uma facção criminosa que atua em Rondônia. As investigações apontaram que o grupo possui uma estrutura organizada, com tesoureiro e cobrança de mensalidades para membros.
📲 Siga o canal do g1 RO no WhatsApp.
Segundo a PF, os faccionados precisam pagar taxas para fazer parte da organização criminosa e também para ter o direito à venda de drogas. Caso os valores não sejam pagos, eles são proibidor de comercializar os entorpecentes e podem até sofrer “retaliações”.
Seis pessoas foram identificadas como integrantes da facção em distritos de Porto Velho, capital de Rondônia. Outras 11 são apontadas como responsáveis pela venda de drogas e prática de outros crimes, como posse ilegal de arma de fogo e tentativas de homicídios.
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva nos distritos de Nova Mutum e União Bandeirantes, em Porto Velho, e na cidade de Guajará-Mirim (RO). Leia mais
4. Mãe de adolescente morto em acidente que matou mais três parentes diz que filho sonhava cursar educação física: ‘Amava futebol’
Victor Hugo Mendonça Souza cursaria o último ano do ensino médio em 2025. Uma criança de 6 anos sobreviveu ao acidente. Família de Jataí morre em acidente no Paraná
Victor Hugo Mendonça Souza, estudante de 16 anos que morreu em um acidente de trânsito junto com três familiares durante uma viagem a Santa Catarina, sonhava em cursar educação física, segundo a mãe dele, Cleoneide Mendonça. O adolescente havia viajado com a família para visitar o parque Beto Carrero World e conhecer as praias da região.
“Ele amava jogar videogame com os amigos, jogar futebol e estar com a família, além de também estar com os amigos que ele amava”, disse a mãe.
“Ele era torcedor do Flamengo. Até comprou uma camiseta do Flamengo na viagem e nem a tinha usado; encontrei na mala dele”, completou.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
O acidente ocorreu na PR-445, em Bela Vista do Paraíso, no norte do Paraná, quando a família voltava do destino.
As vítimas foram identificadas como:
Laiza Fabrini Mendonça Machado, 36 anos (sobrinha de Cleoneide);
Everaldo Luís Miranda, 57 anos (motorista e marido de Laiza);
Sirley Mendonça Cabral, 60 anos (mãe de Laiza, irmã de Cleoneide);
Victor Hugo Mendonça Souza, 16 anos (primo de Laiza, filho de Cleoneide);
Victor Hugo Mendonça Souza durante viagem a Santa Catarina
Arquivo Pessoal/Cleoneide Mendonça
De acordo com Cleoneide, o marido da sobrinha, que dirigia o carro, conseguiu ligar para uma parente após o acidente e informou que estava ferido. “Ficamos todos desesperados, sem saber o que estava acontecendo”, contou.
LEIA TAMBÉM
‘Era tudo para mim’: Mãe de adolescente que morreu em acidente com mais três parentes deixou filho viajar para que conhecesse parque do Beto Carrero
Enterro: Família de Goiás que morreu em acidente no Paraná é enterrada
Ligação: Motorista que morreu após acidente que matou mais três parentes ligou para contar sobre batida e disse que ia desmaiar, diz família
Victor Hugo cursaria o último ano do ensino médio em 2025. A mãe o descreveu como um adolescente carismático, alegre e muito ligado à família. Ele também era apaixonado por futebol e videogames.
“Será sempre lembrado como um filho meigo, carinhoso, amável, prestativo e muito feliz. Nunca esquecerei o seu eterno ‘eu te amo’, que ele dizia para mim, para a irmã e para toda a família”, declarou Cleoneide.
Acidente
Estrutura de um dos carros ficou retorcida.
Kathulin Tanan/RPC
O acidente aconteceu na manhã de sexta-feira (17). Os cinco ocupantes da família de Goiás — três adultos, um adolescente e uma criança que sobreviveu — estavam em um sedan. No outro veículo, que tombou, estava apenas o motorista, que morreu no local. As informações são da Polícia Civil do Paraná.
A batida foi frontal, conforme informado pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Civil. O acidente ocorreu em um trecho de pista simples.
O sobrevivente é filho de Laiza. Segundo um familiar, que conversou com a TV Anhanguera, o menino continua internado, mas apresenta estado de saúde estável.
Um vereador de Jataí, Guilherme Alves (MDB), postou uma nota de pesar nas redes sociais lamentando a morte dos conterrâneos. “Que Deus conforte os corações de todos que sofrem com essa perda irreparável e que as memórias de Everaldo, Sirley, Laiza e Victor Hugo sejam sempre lembradas com carinho e gratidão. Jataí está em luto. Estamos unidos em oração e apoio neste momento tão difícil”, disse o vereador.
Família que morreu em acidente no Paraná morava em Jataí, em Goiás
Reprodução / Redes Sociais
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás Leia mais
5. Motivado por vingança, detento é morto a tiros em Porto Grande, no Amapá
Informação foi repassada pela delegacia do município, que já identificou os autores. Vítima estava em liberdade desde dezembro de 2024. Delegacia de Polícia Civil, em Porto Grande, Amapá
Polícia Civil/Divulgação
Um homem foi morto a tiros na noite desta terça-feira (21), em Porto Grande, distante cerca de 102 quilômetros de Macapá. Segundo a Polícia Civil, o crime foi motivado por vingança.
A investigação informou que já identificou os autores do homicídio, mas até o fechamento desta matéria, ninguém havia sido preso.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do g1 AP no WhatsApp
De acordo com o delegado Aldarlon Santos, titular da delegacia da cidade, o homem era detento do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), mas estava respondendo em liberdade desde dezembro de 2024.
Ainda segundo o delegado, a suspeita da polícia é de que o homem morto pertencia a uma facção. Fato que teria ligação com o homicídio.
A Polícia Científica do Amapá (PCA) realizou a remoção do corpo. A Polícia Civil do Amapá investiga o caso.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: Leia mais
Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.