Área jurídica: Bold HRO mapeia desafios em gestão de pessoas

Nos últimos dois anos, o mercado de trabalho ganhou novas formas e perspectivas, alterando as estruturas organizacionais como um todo, de ponta a ponta. O mundo precisou se reinventar rapidamente e, como consequência, as transformações no mercado de trabalho impactaram as empresas em sua totalidade e o estilo de vida de trabalho de todos os profissionais.

Diante dessas inúmeras mudanças, o mercado jurídico vem buscando ativamente por transformação. Cada vez, é possível notar os escritórios se preocupando em ter uma gestão de pessoas profissionalizada e que traga reflexos positivos para seus ambientes.

“Crescer como negócio significa ter times completos, de alta performance e comprometidos com o todo. Para isso, precisamos olhar para o pilar de pessoas com muita responsabilidade e uma bela pitada de criatividade para inovar, mesmo dentro de ambientes tradicionais”, destaca Maria Eduarda Silveira, sócia-fundadora da Bold HRO.

Motivada pela atuação especializada na área jurídica, a Bold HRO, consultoria de recrutamento especializado e desenvolvimento organizacional, conduziu um estudo sobre Desafios de Novos Modelos de Trabalho na Área Jurídica. A pesquisa, realizada entre os meses de agosto e setembro de 2022, considerou a opinião de sócios e diretores dos mais conceituados escritórios jurídicos do Brasil. Entre os principais achados do mapeamento, destacam-se os seguintes:

A rotatividade entre os profissionais juniores está alta

De acordo com a pesquisa, aproximadamente 60% das vagas juniores têm apresentado uma movimentação acima da média. Em 2022, mais da metade dos respondentes (58%) afirmaram que tiveram um turnover entre 10% e 20%, enquanto pouco mais de 30% dos diretores e sócios dos escritórios revelaram que tiveram um turnover entre 30% e 50% e menos de 10% dos entrevistados informaram que o turnover foi acima de 60%.

O desafio de atração de talentos fica cada vez mais intenso

Para os escritórios jurídicos, contratar profissionais qualificados para os cargos disponíveis é, sem dúvida, o principal desafio relacionado à atração de talentos. Cerca de 60% dos respondentes afirmaram que encontrar profissionais com os requisitos necessários e na velocidade que o mercado pede tem sido bastante desafiador.

Modelo 100% presencial é uma barreira nas contratações

De acordo com o estudo, 30% dos respondentes estão com dificuldade em atrair profissionais que queiram trabalhar presencialmente, dado que evidencia a necessidade de uma política mais flexível para atrair e reter os talentos.

A flexibilidade também quebrou fronteiras regionais na área jurídica

Assim como tem acontecido em outras áreas, nos últimos anos, os escritórios jurídicos também passaram a contratar profissionais de outros estados brasileiros. Do total de respondentes, 45% afirmaram que pretendem continuar contratando pessoas de outros estados (modelo remoto).

Híbrido tem sido o modelo de trabalho prioritário

A pesquisa identificou que 97% dos respondentes afirmaram que o modelo de trabalho prioritário nos escritórios jurídicos tem sido o híbrido. Apenas 3% dos escritórios jurídicos têm trabalhado no formato 100% remoto. Porém, o setor administrativo permanece, em sua maioria (54%), no formato presencial.

Trabalhar à distância é algo novo para muitos advogados

Do total de entrevistados, 64% afirmaram que, antes da pandemia, nunca tinham vivido a experiência de trabalhar remotamente.

Falta de contato social é visto como o principal desafio do trabalho remoto

Quando questionados sobre os principais desafios do trabalho remoto, 77% dos entrevistados indicaram a falta de contato social. Na lista desses desafios também se destacaram a falta de engajamento dos colaboradores (citado por 41% dos respondentes); e a dificuldade de uma comunicação alinhada entre os times (36%).

A experiência de trabalhar remotamente tem sido positiva

Apesar dos desafios enfrentados no trabalho remoto, 87% dos entrevistados perceberam que há diversos aspectos positivos no modelo de trabalho remoto, incluindo o notável e considerável avanço tecnológico entre os anos de 2020 e 2022.

No quesito comunicação, as reuniões virtuais têm sido o principal canal

Do total de entrevistados, 87% afirmaram que nos escritórios em que atuam as reuniões virtuais são o principal canal de comunicação da equipe, juntamente com o e-mail, com a mesma representatividade. A lista de canais, por ordem de prioridade, se completa com WhatsApp, reuniões presenciais e ferramentas de intranet.

A maior parte dos sócios e diretores está satisfeita com o engajamento da equipe

Em relação ao engajamento dos times no formato híbrido, 61% dos entrevistados acreditam que o engajamento da equipe é excelente, com os times entrosados e respondendo bem ao modelo de trabalho. Já 32% dos respondentes acreditam que é preciso buscar alternativas mais produtivas, enquanto 6% dos sócios e diretores ouvidos consideram ruim o híbrido e afirmam que enfrentam diversos desafios em relação ao engajamento dos times.

Na visão de Maria Eduarda Silveira, o mercado de trabalho do futuro tem os seguintes pilares: crescimento – ambiente focado em novos aprendizados para crescer constantemente; efetividade – cultura de performance; colaboração – ambiente inclusivo e colaborativo; e sincronia – adaptação e agilidade ao se ajustar frente a mudanças. “No entanto, hoje estamos em meio a muitas adaptações. A forma de se pensar o negócio e as pessoas que fazem parte dessa jornada serão o ponto de partida para alcançar uma real diferenciação”, ressalta a executiva.

Notícias relacionados

O Assunto #1454: INSS – a fraude bilionária da ‘corrupção consignada’
Brasil

O Assunto #1454: INSS – a fraude bilionária da ‘corrupção consignada’

O caso revelado por uma operação da PF e da CGU é o início de um ‘escândalo’, afirma a jornalista...

abril 24, 2025 - Bendev Junior
Gloria Maria ganha série documental que celebra sua trajetória dentro e fora do jornalismo
Brasil

Gloria Maria ganha série documental que celebra sua trajetória dentro e fora do jornalismo

Série estreia neste domingo (27), logo após o ‘Fantástico’, e mostrará imagens e fatos desconhecidos sobre a apresentadora. Os diretores...

abril 24, 2025 - Bendev Junior
Corrupção e lavagem de dinheiro: entenda processo que levou STF a determinar prisão de Collor
Brasil

Corrupção e lavagem de dinheiro: entenda processo que levou STF a determinar prisão de Collor

Em decisão nesta quinta-feira (24/4), Alexandre de Moraes rejeitou o segundo recurso da defesa e determinou início imediato do cumprimento...

abril 24, 2025 - Bendev Junior
Mais de 90 mil pessoas já passaram pela Basílica de São Pedro; ACOMPANHE

Mais de 90 mil pessoas já passaram pela Basílica de São Pedro; ACOMPANHE

Vaticano divulgou imagem do túmulo em que o papa Francisco será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma,...

abril 24, 2025 - Bendev Junior
Polícia prende 61 pessoas suspeitas de envolvimento com facção criminosa no Pará
Brasil

Polícia prende 61 pessoas suspeitas de envolvimento com facção criminosa no Pará

Um dos crimes investigados é o aliciamento de indígenas e quilombolas para atacar plantações de empresários que se recusavam a...

abril 24, 2025 - Bendev Junior
Seduc convoca 418 aprovados em PSS para atuar no interior e em áreas indígenas do AM
Brasil

Seduc convoca 418 aprovados em PSS para atuar no interior e em áreas indígenas do AM

São 307 profissionais convocados para o interior do estado e 111 para áreas indígenas. Seduc convoca mais 418 candidatos aprovados...

abril 24, 2025 - Bendev Junior