Ícone do site MT Total

AO VIVO: Assista ao BDAC com Melícia Moura, Daíra arrisca repertório autoral poliglota em álbum produzido por Zeca Baleiro

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.

1. AO VIVO: Assista ao BDAC com Melícia Moura

Participe pelo telefone (68) 99211-2930. AO VIVO: Assista ao BDAC com Melícia Moura Participe pelo telefone (68) 99211-2930. G1 transmite diariamente os telejornais Bom Dia Acre, às 7h30, JAC 1, às 11h, e o JAC – 2ª edição a partir de 19h30. Leia mais

2. Daíra arrisca repertório autoral poliglota em álbum produzido por Zeca Baleiro

Após três discos de intérprete, artista se apresenta como compositora e dá voz ao próprio cancioneiro no álbum ‘Nada de se matar ou morrer de amor’ Capa do álbum ‘Nada de se matar ou morrer de amor’, de Daíra
Karina Burigo / Divulgação
♫ OPINIÃO SOBRE DISCO
Título: Nada de se matar ou morrer de amor
Artista: Daíra
Cotação: ★ ★ ★
♪ Quarto álbum de Daíra, o primeiro desde Samsara (2021), Nada de se matar ou morrer de amor chega ao mundo digital em 30 de janeiro como ponto de mutação na discografia da artista fluminense, nascida Daíra Sabóia em Niterói (RJ), em julho de 1989.
A metamorfose reside no repertório. Neste disco gravado com produção musical de Zeca Baleiro, com quem a cantora já tinha se conectado há dois anos no single De longe toda serra é azul (2023), Daíra se apresenta como compositora em 11 faixas autorais.
É uma guinada radical da artista após três álbuns em que se mostrou somente como intérprete de músicas alheias, incluindo songbook com o cancioneiro angustiado de Belchior (1946 – 2017), Amar e mudar as coisas (2017), lançado quatro meses após a morte do compositor.
A safra autoral de Daíra não chega a impressionar, mas tampouco desagrada ou dilui o interesse pelo álbum editado pelo selo fonográfico de Baleiro, Saravá Discos.
Um dos trunfos é a canção que abre o álbum Nada de se matar ou morrer de amor. Manhã de inverno (Carluiz Saboia e Daíra) tem a temperatura amena de uma delicada canção folk e, nesse universo de líricas, a artista se afina com Baleiro, inclusive por também tocar violão, instrumento condutor do gênero.
Se a cantora e agora compositora exercita o desapego afetivo na música-título Nada de se matar ou morrer de amor, com paradoxal melancolia acentuada pelo sopro quase etéreo do trombone de Allan Abbadia, Garfo e sopa soa mais quente por ter o tempero da intensidade no arranjo de piano, baixo e pandeiro.
Garfo e sopa é uma das quatro parcerias de Daíra com o produtor Zeca Baleiro incluídas no repertório. Outra é Pra sentar num bar (2024), canção gravada com o refinado toque rural do acordeom de Adriano Magoo e já apresentada como single em agosto do ano passado.
Com arranjo e violões de Alexandre Fontanetti, Corazón de piedra é canção em espanhol que reforça o tom folk do disco em gravação que harmoniza o canto de Daíra com as vozes dos parceiros Lola Parda e Lucas Fidelis. Nesta música, também assinada por Augusto Feres, Daíra soa como cantante latinoamericana.
Já Guitar hero (Too much too little) – parceria de Daíra com Zeca Baleiro e Lucas Fidelis – tem letra em inglês e arranjo metalinguístico com sonoridade minimalista calcada no toque da guitarra de Rovilson Pascoal, ás do instrumento. Também em inglês é Little gypsi, canção composta por Daíra com João Mantuano e gravada com Zé Ibarra em arranjo que evidencia os violões tocados por Guto Marcondes.
Faixa já lançada em novembro como segundo single do álbum, Como Frida Khalo não me calo (Daíra e Diana Manacá, 2024) eleva a voz da artista em letra que soa como libelo pela liberdade de fala feminina. Na letra, Daíra cita nomes como Elis Regina (1945 – 1982), Elza Soares (1930 – 2022), Linn da Quebrada, Madonna, Maria Bethânia e Rita Lee (1947 – 2023). Outras ilustres mulheres, como Fernanda Montenegro e Gal Costa (1945 – 2022), são mencionadas na parte recitada da gravação em que Daíra parece tentar evocar Rita em Todas as mulheres do mundo (1993).
Na mesma linha feminista, Deus é mulher – música batizada com o nome do álbum lançado por Elza Soares em 2018 – imprime no disco a energia do rap em gravação que reúne as vozes de Daíra e Andréa Bak, atriz e rapper, parceira da artista no tema.
Em Parece paz, a artista espoca flash esperançoso do conturbado mundo da era digital na letra mais inusitada do disco (“Tá tudo muito doido / Muito diferente / Se todo mundo escutasse / Como é ser gente / Eu não daria um tempo / Pra minha cabeça / As notícias do mundo / Enchem a minha mesa / Mas se olhar de novo / Ali tem algo um pouco / Que parece com a paz”).
Mais uma parceria de Daíra com Zeca Baleiro, Quem vem de lá arremata o álbum Nada de se matar ou morrer de amor em gravação que, após introdução de tom vocal sacro, revolve raízes da ancestralidade e da árvore genealógica de Daíra ao cair na cadência afro-brasileira do samba.
Em essência, o disco é bom, mas deixa sensação de que Daíra ainda precisa ajustar o foco do cancioneiro autoral para delinear a própria identidade como compositora. Leia mais

3. Cipamb apreende carga de madeira transportada sem documentação na PA-370 em Santarém

Apreensão aconteceu durante abordagem realizada pela guarnição de ronda preventiva. Carga de madeira apreendida pela Cipamb durante fiscalização na PA-379 em Santarém
Polícia Militar / Divulgação
Uma carga de madeira da espécie angelim, já beneficiada, foi apreendida durante fiscalização realizada pela 1ª Companhia de Policiamento Ambiental (1ª Cipamb), na PA-370 (Rodovia Santarém-Curuá-Una) na quarta-feira (22). A madeira era transportada em uma caminhão que saiu do município de Uruará, região sudoeste do Pará, e não tinha a documentação exigida pela legislação ambiental.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
A abordagem ao caminhão foi realizada pela guarnição de ronda preventiva no bairro Maicá. A carga é de aproximadamente 5m³. Devido à falta de documentação legal da madeira, o condutor do veículo foi conduzido juntamente com a carga para a 16ª Seccional Urbana de Santarém para apresentação pelo crime ambiental contra a flora.
Inicialmente, a guarnição da Cipamb levou a madeira para a sede do Ibama em Santarém, porém a carga não foi recebida no local devido o órgão estar com o pátio lotado e sem sistema. Depois acionou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) para receber a madeira, mas pelo fato dos agentes estarem em outra missão, o caminhão e a madeira apreendida tiveram que ser levados para a 16ª Seccional.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região Leia mais

4. Criminosos e PM trocam tiros em Resende
Confronto aconteceu no bairro Lava-pés. Ninguém ficou ferido e nenhum suspeito foi preso. Criminosos e policiais militares trocaram tiros na noite de quarta-feira (22) em Resende (RJ). O confronto aconteceu na localidade conhecida como “Cepinha”, no bairro Lava-pés.
✅Clique aqui e entre no canal do g1 no WhatsApp
Denúncias de que suspeitos estavam armados levaram os agentes ao endereço. Segundo a PM, ao chegar no local, os policiais foram alvos de disparos efetuados por criminosos que estavam escondidos em uma área de mata.
Eles se abrigaram em um local seguro e revidaram os disparos. Ninguém ficou ferido. Os criminosos conseguiram fugir.
O caso foi registrado na delegacia de Resende, que está responsável pela investigação. Até a publicação desta reportagem, ninguém havia sido preso.
Siga a TV Rio Sul no Instagram
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul Leia mais

5. IPTU 2025: veja como ficam os reajustes nas cidades do Alto Tietê

Nas cidades da região, os reajustes deverão seguir apenas a correção da inflação. Prefeituras oferecem descontos para o pagamento à vista do imposto. Contribuintes de Mogi das Cruzes, assim como em outras cidades, terão desconto de 5% no pagamento à vista do IPTU
Ney Sarmento/ PMMC
Com o início do ano, algumas prefeituras do Alto Tietê já começam a cobrar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), enquanto outras ainda se preparam para dar início à cobrança. Nas cidades da região, os reajustes deverão seguir apenas a correção da inflação.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
O g1 questionou as prefeituras das dez cidades da região, mas Salesópolis e Santa Isabel não responderam até a última atualização da matéria.
Veja como será a cobrança nos outros municípios:
Arujá
Com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado de 12 meses, o IPTU em Arujá terá uma correção da inflação de 4,87%, segundo a Prefeitura. Para quem vai pagar parcelado, a primeira parcela vence no dia 10 de fevereiro.
Na cidade, os carnês já começaram a ser enviados e a parcela única pôde ser paga até o dia 15 de janeiro, com desconto de 5%.
Biritiba Mirim
A Prefeitura de Biritiba-Mirim informou que o reajuste no IPTU este ano será de 4,73%. Os carnês serão enviados a partir de fevereiro, ainda sem data definida. Para o pagamento à vista, o desconto é de 10% e o vencimento da cota única e da primeira parcela será no dia 10 de março.
Ferraz de Vasconcelos
De acordo com a administração municipal de Ferraz de Vasconcelos, o IPTU 2025 sofrerá apenas o aumento inflacionário de 4,42%. O carnê será diluído em 10 parcelas com o primeiro vencimento para 20 de março, tendo o pagamento da parcela única, com desconto de 10%, para o mesmo dia.
A estimativa é de distribuir aproximadamente 40 a 41 mil carnês de IPTU. A Prefeitura não informou quando terá início a distribuição.
Guararema
Em Guararema, a correção do IPTU para 2025 deverá ficar aproximadamente em 4,8%, conforme inflação apurada para o período, segundo informou a Prefeitura. Serão emitidos aproximadamente 13,3 mil carnês. A data do envio dos carnês será divulgada em breve.
Itaquaquecetuba
O índice de reajuste em Itaquaquecetuba, segundo a Prefeitura, será de 4,76%. A primeira parcela e a parcela única, está com desconto de 10%, têm o vencimento marcado para o dia 15 de março. A administração municipal não informou a data de envio dos carnês.
Mogi das Cruzes
A Prefeitura de Mogi das Cruzes afirma que tomou como base o menor índice inflacionário apurado no período, de 3,45%, para definir o reajuste para o IPTU de 2025. Os carnês têm vencimento a partir de março e o pagamento pode ser feito em até 10 vezes.
Quem optar por quitar o imposto à vista terá desconto de 5%. O contribuinte começará a receber os carnês em fevereiro. As datas específicas de vencimento são informadas nas folhas dos carnês e variam de acordo com o CEP da propriedade.
Poá
Em Poá, segundo a Prefeitura, não haverá reajuste do IPTU em 2025. A previsão é de que os carnês comecem a ser entregues em fevereiro. Os vencimentos da primeira parcela e da cota única serão no dia 20 de março. O pagamento à vista tem desconto de 5% no valor do imposto.
Suzano
A administração municipal não informou de quanto será o reajuste e disse apenas que será aplicada apenas a correção exigida por lei, com base no IPCA. A Prefeitura disse que “a definição da porcentagem ocorrerá em breve”.
O vencimento acontece no dia 15 de março, tanto da cota única, como da primeira parcela, e a previsão é de que a entrega dos cerca de 140 mil carnês físicos comece em fevereiro.
A expectativa é de que o pagamento em cota única, até o vencimento, tenha 5% de desconto.
Assista a mais notícias do Alto Tietê Leia mais

Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.

Sair da versão mobile