Ana Maria Braga é atendida em hospital após ser picada por escorpião no interior de SP, Mulher morre atropelada por carro em São Carlos

Bendev Junior
fevereiro 2, 2025 - 4 horas atrás

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.

1. Ana Maria Braga é atendida em hospital após ser picada por escorpião no interior de SP

Apresentadora foi atendida no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (SP), no final da noite deste sábado (1°). Ana Maria estava em sua fazenda na cidade de Bofete (SP). Ana Maria Braga procura atendimento médico após ser picada por escorpião no interior de SP
Instagram/Reprodução
A apresentadora Ana Maria Braga recebeu atendimento no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu (HCFMB) após pisar em um escorpião em sua fazenda, em Bofete (SP), na noite deste sábado (1º).
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Segundo o HCFMB, a apresentadora foi atendida pela equipe de infectologia e seu estado de saúde foi considerado estável. Após receber a assistência adequada, ela teve alta.
Em nota ao g1, a assessoria de Ana Maria informou que ela procurou atendimento médico imediatamente após o incidente e que já está bem e em casa.
Fazenda no interior de SP
Ainda na tarde do sábado (1°), por meio das redes sociais, a apresentadora fez um tour para seu público de sua fazenda, localizada no município de Bofete, com nome “Fazenda Paraíso”.
“Ah, como eu amo essa fazenda. Tem lugares que a gente se sente bem, né? Aqui eu até respiro diferente”, pulicou.
Initial plugin text
Também na Cuesta Paulista mora a filha da apresentadora, Mariana Maffeis. Ela reside em um bairro rural de Botucatu (SP). As visitas à filha são constantes e sempre compartilhadas nas redes sociais.
Ana Maria Braga esteve em Botucatu neste fim de ano
Instagram/Reprodução
Alerta para escorpiões
Com o aumento das temperaturas e umidade nesta época do ano, a presença de escorpiões em todo o estado tende a aumentar.
Em entrevista ao g1, o agente endêmico José Antônio Nobre Sant’anna , explicou medidas simples podem ajudar a reduzir a presença desses animais em casa.
“É importante instalar telas em ralos, vedar portas e janelas, evitar vegetação densa e organizar materiais de construção que possam servir de abrigo”, orienta.
Diferença entre cores do animal sem e com exposição de luz UV
Leonardo Carvalho
Mais recomendações para evitar acidentes:
Use calçados e luvas em atividades de jardinagem e limpeza;
Inspecione roupas, calçados e roupas de cama antes de usar;
Mantenha a grama aparada e evite plantas próximas às paredes;
Limpe regularmente móveis, cortinas e cantos de paredes;
Elimine entulhos e restos de construção.
Em caso de picadas:
Lave o local da picada com água e sabão;
Evite práticas inadequadas, como garrotear, furar ou aplicar substâncias caseiras no local;
Se possível, capture ou fotografe o animal para auxiliar na identificação e tratamento;
Procure imediatamente uma unidade de saúde.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
VÍDEOS: assista às reportagens da região Leia mais

2. Mulher morre atropelada por carro em São Carlos

Acidente aconteceu na noite de sábado (1). Vítima de 53 anos não teve identidade divulgada. Acidente foi registardo no Plantão policial de São Carlos no sábado (1)
A Cidade ON/São Carlos
Uma mulher de 53 anos morreu atropelada por um carro na noite de sábado (1) no bairro Santa Angelina, em São Carlos (SP). A identidade da vítima não foi informada.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a motorista do veículo não viu a vítima atravessar a rua e não teve tempo de frear o carro para evitar o acidente.
A condutora acionou a Polícia Militar e permaneceu até a chegada da equipe e do Serviço de Atendimeneto Móvel de Urgência (Samu), porém a vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
O caso foi registrado como homicídio culposo na Delegacia de São Carlos. A Polícia Civil investiga o acidente.
REVEJA VÍDEOS DA EPTV CENTRAL:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara Leia mais

3. Inscrições para processo seletivo da Unifap com 1.575 vagas iniciam nesta segunda (3); saiba como fazer

Vagas são destinadas para Macapá e Santana e encerram dia 22 de fevereiro. Inscrições para processo seletivo da Unifap iniciam nesta segunda-feira (3).
Rafael Aleixo/g1
Iniciam nesta segunda-feira (3), as inscrições para o processo seletivo 2025, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), com 1575 vagas destinadas para Macapá e Santana. Pode participar do certame quem prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023 ou 2024.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Estão sendo destinadas vagas para 35 cursos e de acordo com o edital, 75% são reservadas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e 25% são destinadas a ampla concorrência.
VEJA EDITAL
INSCRIÇÕES AQUI
O edital também contempla candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e com deficiência. Será atribuído um bônus de 20% sobre o resultado obtido na nota do candidato que concluiu o ensino médio em escolas no Amapá ou em regiões do Pará, como Mesorregião do Marajó ou no município de Almeirim.
Vagas reservadas para o sistema de cotas, 60% são destinadas para estudantes de escola pública com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário-mínimo per capita e 40% aos egressos de escola pública com renda familiar bruta superior a um salário-mínimo per capita.
Vagas para Macapá
Administração – 50 vagas
Arquitetura e Urbanismo – 50 vagas
Artes Visuais – 50 vagas
Ciência da Computação – 50 vagas
Ciências Ambientais – 50 vagas
Ciências Biológicas – Licenciatura – 25 vagas
Ciências Biológicas – Bacharelado – 25 vagas
Ciências Sociais – 40 vagas
Direito – 50 vagas
Educação Física – 50 vagas
Enfermagem – 50 vagas
Engenharia Civil – 50 vagas
Engenharia Elétrica – 50 vagas
Farmácia – 50 vagas
Fisioterapia – 50 vagas
Física – 50 vagas
Geografia – Licenciatura – 30 vagas
Geografia – Bacharelado – 30 vagas
História – 80 vagas
Jornalismo – 50 vagas
Letras – Libras – Português – 15 vagas
Letras – Português – Francês – 30 vagas
Letras – Português – Inglês – 30 vagas
Matemática – 50 vagas
Medicina – 60 vagas
Pedagogia – 50 vagas
Psicologia – 30 vagas
Química – 50 vagas
Relações Internacionais – 50 vagas
Sociologia – 30 vagas
Teatro – 50 vagas
Tecnologia em Secretariado – 50 vagas
Vagas para Santana
Filosofa – 50 vagas
Letras – Português – 50 vagas
Pedagogia – 50 vagas
No dia 10 de março será divulgado o resultado provisório do edital e o definitivo no dia 14 de março.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: Leia mais

4. Moda de segunda mão: brechós são fontes de renda e proteção ao meio ambiente

Conceito de moda circular une preocupação socioambiental e o uso mais duradouro das roupas. Alto Tietê tem, pelo menos, 237 MEIs no comércio varejista de produtos usados. Beatriz Faria de Oliveira Alves, de 22 anos, fundou o próprio brechó em janeiro de 2020
Beatriz Faria de Oliveira Alves/Arquivo pessoal
Abrir o guarda-roupas e ter a sensação que não tem nada para vestir. Quem nunca passou por isso?
Mas a peça pendurada no cabide que talvez não seja mais do seu interesse pode vestir outra pessoa, render um “dinheirinho” e de quebra ajudar o meio ambiente.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
É justamente isso que o conceito de moda circular prega: preocupação socioambiental e o uso mais duradouro das roupas. Ao invés de descartar as roupas e calçados depois do uso, a ideia é que eles voltem ao mercado.
E os brechós têm um papel importante na moda circular. Esses comércios são verdadeiros “garimpos” de itens que podem ampliar o closet sem pesar no bolso.
Um levantamento feito pelo Sebrae-SP, com base nos dados do Portal do Empreendedor, aponta que o Alto Tietê tem, pelo menos, 237 microempreendedores individuais (MEIs) no comércio varejista de produtos usados.
O levantamento leva em consideração todo o ano de 2024 e os primeiros dias deste ano. Ou seja, de 1º de janeiro de 2024 ao dia 4 de janeiro deste ano, 237 pessoas estavam registradas no Portal do Empreendedor, na categoria de comércio de artigos usados.
A analista de negócios do Sebrae-SP, Priscila Tanihara, avalia que o comércio de moda circular tem ganhado destaque nos últimos anos, impulsionado por vários fatores. Um deles é o cuidado com o meio ambiente, afinal comprar em brechó é uma forma de reduzir o desperdício e prolongar a vida útil das roupas.
O aumento de MEIs na categoria de comércio de artigos usados cresceu 41,9% se comparado a 2019, período antes da pandemia da Covid-19, em que o número estava em 167.
“Com a pandemia, houve uma mudança na forma de consumir, com foco no comércio local. Esse período também marcou o aumento da busca pelo empreendedorismo, seja pela realocação no mercado de trabalho ou por renda extra. Muitas pessoas passaram a desapegar de itens, especialmente pela internet, e, por isso, muitos empreendedores viram nos brechós um nicho promissor”, explica Priscila.
Ela completa que também houve uma procura por um consumo mais consciente e sustentável, tendência impulsionada principalmente pela geração Z, formada por jovens que aderem com mais naturalidade à moda circular, demonstrando um desejo por autenticidade.
Consciência e sustentabilidade
A buscava por uma renda extra fez Beatriz Faria de Oliveira Alves, de 22 anos, dar vida ao próprio brechó, em janeiro de 2020. Atualmente, a página do empreendimento nas redes sociais acumula mais de 12 mil seguidores.
“Eu queria ganhar uma grana extra antes da faculdade, fiz um ano de medicina veterinária e, depois, decidi mudar para marketing por conta do crescimento do brechó”, afirma.
Entretanto, o consumo sustentável não começou somente no momento de vender as peças. A empreendedora conta que a mãe dela foi a maior influência para o conhecimento da moda circular.
“Minha mãe me levava em bazares de igrejas, comprava peças usadas das amigas dela… Então sempre consumi, nunca tive problema em usar roupa de segunda mão. Inclusive, hoje em casa priorizamos comprar tudo de brechó – até mesmo para o meu sobrinho que ainda é criança”, diz.
LEIA TAMBÉM:
Moda Circular: aumenta a compra de roupas de ‘segunda mão’
‘Segunda mão’: registro de MEIs no comércio de produtos usados cresce 41,9% em 2025
Beatriz Faria de Oliveira Alves/Arquivo pessoal
E não para por aí. Beatriz carrega consigo histórias de clientes que mudaram o olhar para a moda “second-hand”: uma cliente já contou que doou as roupas que não queria mais e transformou todo o guarda-roupa só com peças de brechó; outra que tinha um certo “preconceito” com a compra de usados, decidiu dar uma chance e passou a comprar somente em brechós; teve uma outra que apresentou o brechó para a mãe e a irmã e, hoje, elas são clientes fiéis e sempre presenteiam umas as outras.
A empreendedora explica que comprar em brechó ajuda no meio ambiente, mas ressalta que é preciso que quem estiver comprando entenda o propósito final do brechó: que é o consumo consciente e sustentável. “No meu brechó eu sempre prezo em lembrar o objetivo de que a rotatividade de peças é o que importa. Se a pessoa está comprando uma peça, ela precisa tirar alguma do guarda-roupa também”, afirma.
“O que acaba ‘atrapalhando’ o entendimento das pessoas sobre moda sustentável é o próprio mercado, já que as pessoas, mesmo que de forma inconsciente, são instruídas a comprar o tempo todo e em excesso”, completa.
Dos retalhos de tecido aos desfibrados
Outra alternativa sustentável que também envolve moda e sustentabilidade acontece em Suzano. Em 2004, o diretor administrativo Carlos Roberto Novelini Junior fundou, junto com o irmão, uma empresa que transforma retalhos de tecidos em desfibrados.
“Os retalhos de peças prontas, como uniformes de trabalho ou roupas com pequenos defeitos, são coletados direto nas confecções por caminhões”, diz.
Por mês, a empresa recicla cerca de 2,5 mil toneladas de retalhos. Entre os principais consumidores estão: as indústrias automotiva e moveleira, empresas de enchimentos de almofadas, travesseiros e camas, além de indústrias de fios de algodão.
Novelini destaca que os impactos ambientais causadas pela indústria de vestuário é, principalmente, a ocupação física dos resíduos em aterros sanitários, que, quando descartados de forma errada podem contaminar o solo e a água, levando anos ou décadas para serem absorvidos pela natureza, além de colaborar para escassez dos recursos naturais não renováveis.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê Leia mais

5. Quem é dupla sertaneja envolvida em acidente entre carro e van que matou uma pessoa em rodovia do Paraná

Seis pessoas ficaram feridas. Acidente aconteceu na PR-486, em Assis Chateaubriand, no oeste do estado. Dupla sertaneja Vitor e Alexandre
Redes sociais
A dupla sertaneja Vitor e Alexandre se envolveu em um acidente de trânsito em Assis Chateaubriand, no oeste do Paraná, na madrugada de sábado (1º). Eles estavam em uma van que foi atingida de frente por um carro na PR-486.
Nas redes sociais, os cantores, que são naturais de Cascavel, no oeste, e de Apucarana, no norte do estado, informaram que voltavam de um show quando sofreram o acidente. Ao todo, cinco pessoas estavam no veículo.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a van seguia sentido Brasilândia do Sul e foi atingida pelo carro que trafegava no sentido oposto.
O motorista do carro morreu no local. O passageiro do veículo teve ferimentos graves e foi encaminhado ao hospital.
Inicialmente, a polícia informou que três pessoas ficaram feridas, mas a RPC apurou que, ao todo, seis tiveram ferimentos.
Carro bateu de frente com van na PR-486, em Assis Chateuabriand, no Paraná
Carlos Corujinha
Leia também:
Vídeo: mulher furtou mercado 3 vezes antes de ser flagrada com R$ 10 mil em itens
Ajuda: Caminhoneiro começa a infartar e é salvo por policiais
As vítimas foram encaminhadas ao Hospital Moacir Micheletto.
Ainda no sábado, a dupla postou nas redes sociais que estavam bem. Devido ao acidente, a agenda de shows foi cancelada.
“Nós e nossa equipe sofremos um acidente chegando em Assis. Felizmente nós estamos todos bem, na medida do possível. Por conta disso, nossos compromissos dos dias 01/02 e 02/02 serão cancelados”, escreveram.
Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre o estado de saúde do passageiro do carro.
As causas do acidente serão investigadas, de acordo com a polícia.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Veja mais notícias em g1 Oeste e Sudoeste. Leia mais

Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.

  1. Brasil

As opiniões e ideias expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente a posição do Mato Grosso Total.

Notícias relacionados

Pedreiro de 33 anos morre afogado na Represa do Broa em Itirapina, VÍDEO: sagui é filmado ‘passeando’ em trem da Linha 9-Esmeralda em SP
Brasil

Pedreiro de 33 anos morre afogado na Represa do Broa em Itirapina, VÍDEO: sagui é filmado ‘passeando’ em trem da Linha 9-Esmeralda em SP

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

fevereiro 2, 2025 - Bendev Junior
Acidente entre dois carros deixa cinco feridos na BR-393, em Barra do Piraí, Fake news sobre PIX, Bolsa Família e vacinas são as mais desmentidas pelo governo Lula
Brasil

Acidente entre dois carros deixa cinco feridos na BR-393, em Barra do Piraí, Fake news sobre PIX, Bolsa Família e vacinas são as mais desmentidas pelo governo Lula

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

fevereiro 2, 2025 - Bendev Junior
Duas apostas de Goiânia ganham juntas R$ 1,7 milhão na Lotofácil, ‘Os interesses de Sergipe são os meus interesses’, diz Laércio Oliveira, após ser eleito para compor a Mesa do Senado
Brasil

Duas apostas de Goiânia ganham juntas R$ 1,7 milhão na Lotofácil, ‘Os interesses de Sergipe são os meus interesses’, diz Laércio Oliveira, após ser eleito para compor a Mesa do Senado

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

fevereiro 2, 2025 - Bendev Junior
Ana Maria Braga é atendida em hospital após ser picada por escorpião no interior de SP, Mulher morre atropelada por carro em São Carlos
Brasil

Ana Maria Braga é atendida em hospital após ser picada por escorpião no interior de SP, Mulher morre atropelada por carro em São Carlos

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

fevereiro 2, 2025 - Bendev Junior
Motorista e passageiro morrem em acidente envolvendo van e caminhão carregado com margarina em Orlândia, SP, Por que Iemanjá, orixá de origem africana, virou ‘mulher branca’ no Brasil
Brasil

Motorista e passageiro morrem em acidente envolvendo van e caminhão carregado com margarina em Orlândia, SP, Por que Iemanjá, orixá de origem africana, virou ‘mulher branca’ no Brasil

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

fevereiro 2, 2025 - Bendev Junior
Cerquilho terá mutirão de limpeza nos bairros em fevereiro; confira o cronograma, Duas crianças ficam feridas durante troca de tiro entre facções criminosas no interior do Amazonas
Brasil

Cerquilho terá mutirão de limpeza nos bairros em fevereiro; confira o cronograma, Duas crianças ficam feridas durante troca de tiro entre facções criminosas no interior do Amazonas

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

fevereiro 2, 2025 - Bendev Junior