POCONÉ: Buracos de mineração são usados para abastecer a cidade

Poconé, município pantaneiro do estado de Mato Grosso, distante 100 quilômetros ao sul de Cuiabá, está passando por problemas de abastecimento de água desde 2019, o problema se intensificou em 2020 e este ano (2021)  todos estão envolvidos para amenizar a crise hídrica.

É fato que todo Brasil está passando pela pior seca nos últimos 91 anos. Com a previsão de volta de La Niña, que causa a falta de chuva no Centro-Sul do país durante a primavera, a tendência é que a situação deva piorar nos próximos meses.

Para amenizar a situação em Poconé o Vereador Luis Eduardo (Dudu Carrapato) do PSDB, provocou uma reunião na tarde desta segunda-feira (13) na sede da CooperPoconé, contando com diretoria da empresa Águas de Poconé e mineradores.

Com a possibilidade de escassez da água nos próximos 30 dias, nos atuais pontos de captação, o vereador conseguiu que um empresário da mineração concedesse uma das cavas garimpeiras para que fosse capturada água para o abastecimento da cidade.

“Á água captada é analisada e tratada para chegar ao consumidor com excelente qualidade”, afirmam os técnicos da concessionária de água.

A CooperPoconé acordou que não fará cobrança formal da captação de água, no entanto o valor que seria pago pela captura será revertido em trabalhos sociais que serão investidos em um projeto no Parque Berí Poconé.

O valor a ser pago chegará a R$ 30 mil reais por mês (Mil reais dia), tendo capacidade de abastecimento de seis meses a um ano.

“Todas as fontes de água onde abastecemos é pago um valor justo pela captação”, afirma o responsável pela Águas de Poconé.

“No entanto nunca que um de nossos cooperados iria cobrar para fornecer água para abastecimento da cidade, porém o recurso ofertado será todo revertido em trabalhos sociais que serão oferecidos para comunidade no Parque Temático Berí Poconé”, afirmou o presidente da CooperPoconé André Molina.

“Fico satisfeito em contribuir com a solução paliativa do problema, se de um lado nossos munícipes continuaram com água em suas torneiras, de outro lado os mineradores ofertarão atendimento social no Parque Temático, isso me deixa satisfeito por ter articulado esse encontro”, finalizou o vereador Dudu.

Walney Rosa

Idealizador e Fundador em 21 de janeiro de 2011 da Academia Lítero-Cultural Pantaneira, que compõe escritores, poetas, músicos e defensores da cultura pantaneira (com sede em Poconé) Antes disso em...