Adolescentes acusam policiais militares de agressão durante abordagem na Bahia; um deles perdeu 50% da visão, Ex-marido acusado de mandar matar galerista Brent Sikkema no Rio é preso e indiciado nos EUA

Bendev Junior
fevereiro 11, 2025 - 1 mês atrás

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.

1. Adolescentes acusam policiais militares de agressão durante abordagem na Bahia; um deles perdeu 50% da visão

Situação aconteceu na cidade de Salinas da Margarida, no Recôncavo do estado. Agentes foram afastados das ruas durante investigação. PMs suspeitos de agredir dois jovens são afastados das ruas na Bahia
Familiares de dois adolescentes da cidade de Salinas da Margarida, no Recôncavo da Bahia, acusam policiais militares de terem agredido os garotos durante uma abordagem. Segundo a mãe de uma das vítimas, o garoto perdeu 50% da visão após o ataque.
O caso é apurado pelas Polícias Civil (PC) e Militar (PM). Durante a as investigações, os agentes envolvidos na ação ficarão afastados das ruas. Com isso, conforme divulgou a corporação, eles cumprirão apenas serviços administrativos.
Tudo aconteceu no dia 25 de janeiro deste ano, no distrito de Cairu. Um adolescente de 15 anos estava em uma festa com os pais no local e acabou se afastando com um amigo, de 16 anos.
Segundo a família do menino, os dois teriam saído do local para fumar maconha, mas acabaram flagrados pelos agentes da PM, que iniciaram as agressões.
Adolescentes acusam policiais militares de agressão durante abordagem na Bahia
Reprodução/TV Bahia
Depois, segundo a família, um capitão teria ameaçado os adolescentes e induzido que eles afirmassem que as marcas no corpo foram deixadas após se envolverem em uma briga.
Vale destacar que, em junho do ano passado, o Superior Tribunal Federal (STF) descriminalizou o porte de maconha para uso pessoal dentro do limite de até 40 gramas. Isso significa que o usuário não responde processo e nem é preso.
Por medo das ameaças, a família do garoto de 16 anos não registrou o caso na polícia. Os familiares do outro, no entanto, fizeram a denúncia. No Boletim de Ocorrência (BO) os pais informaram que o adolescente também teve o celular e o relógio quebrados pelos policiais.
A mãe do menino contou que está com medo que filho fique cego diante da gravidade da lesão e a família não tem como pagar por exames e a cirurgia no olho esquerdo.
LEIA MAIS:
Guarda municipal que atirou contra homem durante abordagem no Pelourinho é afastado
Policial Militar suspeito de agredir homem com socos e chutes em Salvador presta depoimento
‘Alvejou meu filho sem perguntar se ele era honesto’, diz mãe de adolescente morto durante ação policial em Salvador
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻 Leia mais

2. Ex-marido acusado de mandar matar galerista Brent Sikkema no Rio é preso e indiciado nos EUA
Daniel Sikkema foi acusado de ter contratado um matador de aluguel, o cubano Alejandro Triana Prevez, para cometer o crime na casa de Brent na Zona Sul da cidade. Ex-marido acusado de mandar matar galerista Brent Sikkema, no Rio, é preso nos EUA
A polícia americana prendeu nesta terça-feira (11) Daniel Sikkema, acusado de mandar matar o ex-marido dele, o galerista Brent Sikkema, em janeiro de 2024, no Rio de Janeiro. Daniel Sikkema foi acusado de ter contratado um matador de aluguel, o cubano Alejandro Triana Prevez, para cometer o crime na casa de Brent, no Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio.
A Justiça do Rio chegou a pedir que Daniel fosse deportado para responder pelo crime no Brasil. Pouco tempo depois, o caso começou a ser investigado pela polícia americana e pelo FBI. Se for condenado, Daniel pode enfrentar uma pena que varia da prisão perpétua à pena de morte.
O Jornal Nacional não consegui contato com a defesa de Daniel Sikkema. Leia mais

3. ‘O Brasil inteiro cuidou e hoje é dia do Brasil inteiro comemorar’, diz Gilberto Gil após Preta receber alta de hospital

Preta Gil foi submetida a uma cirurgia no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para retirada de tumores no dia 19 de dezembro de 2024. Preta Gil recebe alta
Reprodução/Instagram
O cantor Gilberto Gil comemorou nas redes sociais a alta hospitalar da filha Preta Gil nesta terça-feira (11). Preta ficou internada quase dois meses no Hospital Sírio-Libanês após ser submetida a uma cirurgia para retirada de tumores no dia 19 de dezembro.
“O Brasil inteiro cuidou e hoje é dia do Brasil inteiro comemorar. Saúde, Pretinha!”, escreveu nas redes sociais ao publicar um vídeo que mostra Preta agradecendo a equipe do hospital (veja abaixo).
Initial plugin text
Segundo boletim médico, a artista deverá continuar seu tratamento em esquema ambulatorial. Ela está sendo acompanhada pelas equipes médicas lideradas pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, Dra. Roberta Saretta, Dra. Fernanda Caparelli e Dr. Frederico Teixeira.
Amigo pessoal da cantora, o influenciador digital Gominho compartilhou nas redes sociais fotos ao lado de Preta com os emojis de uma casa e um coração, em referência ao fato de que ela poderá voltar ao lar.
Gominho ao lado de Preta Gil
Reprodução/Instagam
Procedimento na semana passada
No último dia 6, Preta Gil compartilhou nas redes sociais que passou por um novo procedimento cirúrgico para suturar os pontos que tinham aberto, mas tranquilizou os fãs afirmando que estava “tudo bem”
“Oi amores, vindo aqui dar um oi que eu não dei. Eu sei que vocês ficam preocupados, mas está tudo bem. Ontem eu fiz um procedimento cirúrgico para suturar os pontos que tinham aberto no bumbum, em uma das cirurgias, né? Hoje já estou bem, com dor, mas bem, medicada, maquiada e estou aqui”.
“Eu sobrevivi a FOMO até então, o que é FOMO, Preta? FOMO é um sentimento, Fear Of Missing Out. Quando você vê uma coisa acontecendo, você não está presente e você fica com medo de perder, de não estar pertencendo, de não estar vivendo aquilo e quando eu vejo alguém no Porto da Barra, meu Deus. Quando eu vejo alguém comendo na Preta, em Salvador, quando eu vejo alguém de biquíni em qualquer praia do Nordeste é uma FOMO assim gritante. Mas eu estou resistindo”, finalizou.
No dia 26 de janeiro, Preta contou nas redes sociais que o processo de reabilitação tem sido difícil. Segundo Preta, ela agora está com uma bolsa de colostomia definitiva.
Preta Gil relata que fez procedimento cirúrgico e tranquiliza fãs nesta quinta-feira (6)
Reprodução/Instagram
“Sei que tô sumidinha, mas precisei ficar afastada das redes para me concentrar totalmente na minha reabilitação. Eu não tinha ideia que essa cirurgia fosse ser tão difícil”, disse.
Preta Gil fala sobre internação
Reprodução/Instagram
Segundo a cantora, ela achou que o procedimento seria similar à cirurgia que ela fez no ano passado mas, dessa vez, o processo está sendo mais longo. Apesar disso, Preta disse que está bem, se alimentando e se exercitando.
O que é e para que serve a bolsa de colostomia usada por Preta Gil
“Só melhora. Mas é difícil. É um reaprender a fazer muitas coisas. Eu tô aprendendo a lidar com a bolsa de colostomia, dessa vez definitiva. Eu vou ficar para sempre com essa bolsinha e sou muito grata a ela por isso”.
“Talvez eu fique mais um tempo afastada porque o desafio aqui está sendo grande”, finalizou a cantora, que disse que à medida que estiver melhor, seguirá dando notícias aos fãs.
O que é e pra que serve a bolsa de colostomia
Cirurgia de 21 horas
Em 2023, Preta tratou um tumor no intestino e foi considerada curada. Contudo, em agosto de 2024, após realizar exames de monitoramento, a cantora anunciou que o câncer havia retornado, em diferentes partes do corpo:
Dois tumores nos linfonodos — estruturas que atuam na remoção de impurezas e na defesa do organismo;
Um nódulo no ureter — tubos que transportam a urina dos rins para a bexiga;
Metástase no peritônio — câncer espalhado pela membrana que protege os órgãos abdominais.
Então, por recomendação de sua equipe médica, Preta esteve nos Estados Unidos para se consultar com uma especialista nos tipos de tumor que ela tem, em busca de alternativas para o tratamento pós-cirúrgico. Ela foi submetida a uma cirurgia para retirada de tumores no dia 19 de dezembro. O procedimento durou 21 horas e Preta está no hospital desde então.
Initial plugin text Leia mais

4. Aumento na percepção de corrupção piora posição do Brasil em ranking da Transparência Internacional

É a pior posição do país desde que o ranking foi criado, há 12 anos. Na outra ponta, países como a Dinamarca, Finlândia e Singapura lideraram. Nota do Brasil no índice de percepção de corrupção piora
A posição do Brasil piorou em um relatório divulgado pela organização Transparência Internacional. Isto porque, entre os cidadãos ouvidos pela ONG, aumentou a sensação de que existe corrupção no país.
O Brasil está na posição 107 entre 180 países, com apenas 34 pontos de 100 possíveis. É a pior posição do Brasil desde que o ranking foi criado, há 12 anos. Nesse último levantamento, o Brasil perdeu dois pontos e caiu três posições em relação a 2023.
Países como a Dinamarca, Finlândia e Singapura lideraram o ranking. São países onde a percepção de corrupção – que é avaliada por acadêmicos, juristas, empresários e especialistas de cada país – é bem menor.
De acordo com a Transparência Internacional, entre os pontos negativos que pesaram no desempenho do país, está o “silêncio reiterado do presidente Lula sobre a pauta anticorrupção”. Segundo a organização internacional”dos 465 discursos registrados no portal da Presidência da República entre 2023 e 2024, Lula citou corrupção em apenas 15 ocasiões”.
O relatório aponta ainda “falta de transparência e condições de controle social adequadas no Novo PAC”, o Programa de Aceleração de Crescimento, como “informações sobre a execução física e financeira dos investimentos do programa, além dos critérios de seleção e de inclusão de projeto”.
A Transparência Internacional analisou a percepção de corrupção na gestão das estatais. Citou, como exemplo, a Petrobras. De acordo com o relatório, existe a “percepção de crescente ingerência política na Petrobras, reforçada por acordos e investimentos questionados pelo corpo técnico e por indicação para o Conselho de Administração em alegada violação à Lei das Estatais”.
O relatório também critica as “reiteradas negativas do governo a pedidos de acesso à informação sob justificativa questionável de conterem dados pessoais, incluindo casos envolvendo pessoas da alta cúpula do governo”. A organização ressalta que “no passado, o presidente Lula foi um crítico recorrente dos sigilos impostos pelo governo de Jair Bolsonaro a documentos oficiais”.
Outro ponto negativo apontado pelo relatório é a falta de transparência nas emendas parlamentares. O documento citou a persistência de corrupção em órgãos públicos, como no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – envolvendo políticos do Centrão e desvios de emendas parlamentares, o que teria prejudicado os projetos para amenizar os efeitos da seca na região do semiárido.
O relatório também cita os “arquivamentos e anulações em série, determinadas pelo STF, de casos de macrocorrupção decorrentes da anulação de provas produzidas pelo acordo de leniência do Grupo Odebrecht”, firmados no âmbito da Operação Lava Jato.
Ainda de acordo com o documento, “o ano de 2024 foi mais um a consolidar no Brasil a trajetória de captura do Estado, de cada vez mais difícil reversão. As evidências de que entramos no estágio avançado deste fenômeno já estão se tornando claras: a presença cada vez maior e explícita do crime organizado nas instituições de Estado”.
Aumento na percepção de corrupção piora posição do Brasil em ranking da Transparência Internacional
Jornal Nacional/ Reprodução
Para o diretor da Transparência Internacional, essa situação é grave e existe um risco à democracia :
“Esse nível de corrupção sistêmica é uma ameaça real e permanente à democracia no nosso país. Na verdade, o que hoje nós estamos vendo é o estágio avançado de captura do Estado, e um grande fenômeno que nos preocupa muito é a presença cada vez maior do crime organizado nas instituições de Estado. Isso é um fenômeno do aumento da corrupção, porque o crime organizado vai de mãos dadas com a corrupção”, diz Bruno Brandão, diretor-executivo da Transparência Internacional/ Brasil.
Em nota, a Controladoria-Geral da União afirmou que “os países que combatem corrupção podem ser penalizados no Índice de Percepção da Corrupção, uma vez que a exposição de casos e investigações impacta negativamente a percepção sobre o problema. O combate à corrupção não pode ser tratado como um fator negativo para a avaliação de um país”.
Ainda segundo a CGU, “o índice se baseia em pesquisas com grupos específicos, como empresários, e não representa a percepção geral da população. O Brasil ampliou sua transparência com melhorias no Portal da Transparência, avançou na rastreabilidade de emendas parlamentares e lançou o Plano de Integridade e Combate à Corrupção 2025-2027, com 260 ações estratégicas. Além disso, a CGU bateu recorde de operações contra a corrupção em 2024, totalizando 47 ações”.
A Petrobras declarou que tem um sistema de governança corporativa robusto, que todas as decisões são tomadas de forma técnica, prevenindo influência indevida e assegurando aprovação de projetos com previsão de retorno econômico.
As assessorias da Câmara dos Deputados e do Senado declararam que não se manifestam sobre pesquisas e estudos.
O Jornal Nacional não teve retorno do STF – Supremo Tribunal Federal nem do Departamento Nacional de Obras contra as Secas.
LEIA TAMBÉM
Brasil piora em ranking de corrupção da Transparência Internacional e tem pior nota da série histórica Leia mais

5. Casal morre em acidente com três carros em Aracoiaba, interior do CE
A dinâmica da batida ainda não foi esclarecida, mas a colisão aconteceu em área onde os veículos fazem conversão para passar de uma rodovia para a outra. Casal morre em acidente com três carros em Aracoiaba, interior do CE
Um casal morreu em um acidente de trânsito envolvendo três veículos na tarde desta terça-feira (11) no encontro entre as rodovias CE-060 com a CE-464, em uma região entre os municípios de Aracoiaba e Redenção.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
O acidente ocorreu em uma localidade conhecida como Cágado. A batida envolveu um veículo modelo Toyota Hilux, um Fiat Strada e um Fiat Palio. O casal que veio a óbito estava no Palio.
As vítimas, identificadas como Sandra Sousa, de 46 anos, e Joacir Filho, 51 anos, vivam na localidade de Antônio Diogo, região vizinha ao local do acidente.
A dinâmica da batida ainda não foi esclarecida, mas a colisão aconteceu em área onde os veículos fazem conversão para passar de uma rodovia para a outra. O casal morreu ainda no local.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública do Ceará (SSPDS) informou que o caso será investigado pela Polícia Civil por meio da Delegacia Regional de Canindé.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará Leia mais

Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.

  1. Brasil

As opiniões e ideias expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente a posição do Mato Grosso Total.

Notícias relacionados

Oscar Zinelli comanda “Expedição Digital: Caminhos de Praia Grande”, reality que promove turismo em Santa Catarina
Brasil

Oscar Zinelli comanda “Expedição Digital: Caminhos de Praia Grande”, reality que promove turismo em Santa Catarina

O diretor Oscar Zinelli está à frente do evento “Expedição Digital: Caminhos de Praia Grande”, um reality inovador que busca...

março 8, 2025 - Marcos Michalak
Lift Contour: A Técnica não cirúrgica para o Rejuvenescimento Facial com Resultados Imediatos

Lift Contour: A Técnica não cirúrgica para o Rejuvenescimento Facial com Resultados Imediatos

A Dra. Fernanda Baboni, explica como o Lift Contour tem revolucionado os procedimentos de rejuvenescimento, oferecendo um lifting sem cortes,...

março 6, 2025 - Marcos Michalak
CULTURA: Começa hoje em Poconé os espetáculos do Projeto de escola de circo – PANTANAL COM GRAÇA
Brasil

CULTURA: Começa hoje em Poconé os espetáculos do Projeto de escola de circo – PANTANAL COM GRAÇA

Pantanal com Graça é financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo de Mato Grosso pela Secretaria...

março 6, 2025 - Walney Rosa
CULTURA: Making Of do Festival Pantaneiro de Siriri de Poconé amplia visibilidade do projeto
Brasil

CULTURA: Making Of do Festival Pantaneiro de Siriri de Poconé amplia visibilidade do projeto

Ocorrido na semana passada, nas noites de quarta e quinta feira (26 e 27 de fevereiro) o Festival Pantaneiro de...

março 5, 2025 - Walney Rosa
Cultura: Festival de Música do Pantanal premia 12 vencedores
Brasil

Cultura: Festival de Música do Pantanal premia 12 vencedores

Financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo de Mato Grosso, o 1º FESMUP – Festival de...

fevereiro 26, 2025 - Walney Rosa
Lady Di: Elegância e Influência no Mercado de Luxo

Lady Di: Elegância e Influência no Mercado de Luxo

Referência no universo da moda e do mercado de luxo, Lady Di se destaca pelo trabalho ao lado de modelos,...

fevereiro 25, 2025 - Marcos Michalak