Poconé, cidade pantaneira distante 100 quilômetros ao sul de Cuiabá capital de Mato Grosso, é referência pelos dons artísticos e culturais de seus moradores. Além das danças tradicionais, como siriri, rasqueado e o lambadão, de cinco anos para cá várias adolescentes e jovens vêm praticando dança árabe. Essas jovens foram coreografadas pelo professor de dança e produtor Gabriel Gomes de Souza Silva (29).

O jovem professor, além de dançarino, tem-se dedicado a educação física, é personal trainer e um apaixonado pela dança árabe. Entre suas alunas, a de maior destaque é a bailarina Sophia Moraes Silva (13).

Em 2021, devido a pandemia, as competições de Dança Oriental Árabe, nacional e internacional foram realizadas por vídeos. Representando Poconé e o estado de Mato Grosso, na categoria de 13 anos, a pequena Sophia, participou de várias e teve excelente desempenho.

COMPETIÇÃO AZUL FEST

Somente na competição Azul Fest, Poconé conquistou três premiações, sendo 2º Lugar – Festival Mundial Azul Fest; 3º Lugar – Festival Azul Fest Brasil e Prêmio de Coreografia Destaque.

Azul Fest é uma competição de Dança e ritmo que nasceu há 8 anos e hoje é parte integrante do Azul World Championship, composto pelos Torneios de Oriente, com representantes  na Alemanha , Argélia,Argentina , Aruba, Bahrain, Belize, Bielo- Russia , Bolivia , Brasil, Bulgaria, Camarões , Chile , Colombia , Costa Rica , Cuba, Equador,Egito, El salvador, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Filipinas , França, Guatemala, Honduras , Hungria , India, Israel, Itália, Japão, Quênia, Malasia, Malta, Marrocos, Mexico, Nicaragua, Nigeria, Holanda, Panamá, Paraguai , Perú, Polonia, Portugal, Reino Unido, República Dominicana, Romênia, Russia, Tailândia , Tunisia , Ucrânia, Uruguai e EUA.

“Poconé hoje é reconhecido mundialmente dentro da classe artística de bailarinos, principalmente na categoria Oriental Árabe”, destacou Gabriel.

As conquistas empolgaram a família da bailarina, os amigos e principalmente os apoiadores do jovem produtor de dança, que há bastante tempo buscava essa ascensão.

RECONHECIMENTO EM POCONÉ:

Por iniciativa do Vereador Benedito Aurélio, a Câmara dos Vereadores de Poconé aprovou o Título Honorífico de Moção de Aplausos a Bailarina Sophia Moraes Silva e o Professor Gabriel Gomes de Souza Silva Gorbicz, pelos belíssimos desempenhos alcançados em 2021.

O pai da bailarina, senhor Janison Silva, manifestou em sua rede social: E com muita honra e felicidades que vejo esse reconhecimento da Câmara Municipal de Poconé em especial ao vereador Benedito Aurélio. Sei muito bem o peso de uma moção de aplausos pois já fui funcionário dessa casa e mais feliz ainda por minha filha recebê-la. Obrigado a todos os envolvidos e principalmente ao grande profissional o professor Gabriel”.

RECONHECIMENTO EM MATO GROSSO

Pela influencia e pedido dos vereadores de Poconé, entre eles o próprio vereador Benedito Aurélio, a Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso irá votar o Título Honorífico de Moção de Aplausos Estadual para a Bailarina Sophia e seu Mestre Gabriel Gomes. A iniciativa é do Deputado Paulo Araujo.

TÍTULOS CONQUISTADOS EM 2021

1º Lugar – Copa Campeones Farida Fahmy;

Revelação – Prêmio Jovens Talentos;

1º Lugar – Festival Winter;

2º Lugar – Festival Mundial Azul Fest;

3º Lugar – Festival Azul Fest Brasil;

Prêmio de Coreografia Destaque;

3º Lugar – Festival Hórus.

FESTIVAL NA ARGENTINA

Tendo em vista a classificação em 2º Lugar no Festival Mundial Azul Fest, a bailarina poconeana foi convidada para concorrer de forma presencial no “Bellydance Weekend Festival”, um Festival de Dança internacional que irá acontecer de 21 a 23 de Outubro de 2022, dentro do XIV Congresso Internacional de Danças Árabes em Buenos Aires na Argentina.

A participação da bailarina Sofhia depende de duas coisas, a primeira do consentimento da família e a segunda de patrocínio para comissão de até cinco pessoas irem ao festival. Se Sofhia disputar será a única brasileira na sua categoria a participar do Festival na Argentina.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.