Acompanhe o show de Ivete Sangalo no Festival de Verão Salvador 2025, Celac convoca reunião com urgência para discutir migração em meio a polêmicas com de deportações nos EUA; Brasil já foi informado

Bendev Junior
janeiro 26, 2025 - 17 horas atrás

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.

1. Acompanhe o show de Ivete Sangalo no Festival de Verão Salvador 2025

Evento acontece no Parque de Exposições de Salvador. Acompanhe o show de Ivete Sangalo no Festival de Verão Salvador 2025 Evento acontece no Parque de Exposições de Salvador. Começou no sábado (25) e segue até este domingo (26) o Festival de Verão Salvador.. Pitty e Melly abriram a edição com rock e música afrobaiana. Ana Castela teve Xamã como convidado. SPC recebeu Alcione e Bell Marques entoou clássicos dos 40 anos do axé. . Natiruts se despediu pela 2ª vez dos baianos no palco do evento. Alok apresentou um show de som e luzes, com drones compondo o espetáculo. Daniela Mercury e Timbalada encerraram a primeira noite.. Atrações de hoje: Luiz Caldas e Saulo, Ludmilla, Sambaiana e Diogo Nogueira, Pedro Sampaio. Parangolé abriu o dia, seguido por Jão e Mioto, BaianaSystem com Marcelo D2 e BNegão e Léo Santana. Leia mais

2. Celac convoca reunião com urgência para discutir migração em meio a polêmicas com de deportações nos EUA; Brasil já foi informado

Nos últimos dias, deportações do governo americano geraram polêmicas com Brasil e Colômbia, por exemplo. No caso brasileiro, governo proibiu cidadãos serem transportados algemados e informou que cobrará explicações. Encontro da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribe acontece na quinta-feira (30). A presidente de Honduras, Xiomara Castro, atual presidente da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribe (Celac), informou neste domingo (26) em uma rede social ter convocado para o próximo dia 30 de janeiro, com “urgência”, uma reunião do organismo multilateral para discutir temas como migração. O Brasil faz parte da Celac e já foi informado da convocação.
A convocação acontece em meio a polêmicas envolvendo a deportação de imigrantes ilegais pelos Estados Unidos.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
No caso do Brasil, por exemplo, o Ministério das Relações Exteriores já informou que cobrará explicações do governo Donald Trump sobre o fato de 88 brasileiros terem sido deportados algemados.
Na Colômbia, o país se recusou a receber voos fretados pelo governo americano com cidadãos deportados. Em resposta, Trump anunciou que vai impor tarifas de 25% a todos os produtos do país que chegam aos EUA. O presidente colombiano, Gustavo Petro, disse que também irá taxar em 25% os produtos importados dos norte-americanos.
Trump declarou que a decisão de Petro colocou em risco a segurança nacional dos Estados Unidos. “Essas medidas são apenas o começo”, escreveu Trump na Truth Social. “Não permitiremos que o governo colombiano viole suas obrigações legais em relação à aceitação e retorno dos criminosos que eles forçaram a entrar nos Estados Unidos!”
Além das tarifas, Trump disse que vai impor sanções a vistos de oficiais do governo colombiano, bem como seus aliados, apoiadores, membros de partidos e familiares. Todos os colombianos que entrarem nos EUA também, segundo Trump, passarão por inspeções mais rigorosas.
A TV Globo apurou que a convocação da reunião da Celac por Xiomara Castro atendeu a um pedido do presidente colombiano, Gustavo Petro, que participará do encontro presencialmente no próximo dia 30 em Tegucigalpa.
“Os Estados Unidos não podem tratar os migrantes colombianos como criminosos”, escreveu Petro, dizendo ainda que há 15.660 norte-americanos em situação irregular na Colômbia.
Segundo apurou a GloboNews, o Palácio do Planalto deve definir entre esta segunda (27) e a terça (28) se o presidente Lula irá participar e por meio de qual formato. Segundo a Secretaria de Comunicação Social, o presidente e o chanceler Mauro Vieira se reunirão nesta segunda, às 10h30.
Trump responde Gustavo Petro por recusar deportados
LEIA TAMBÉM:
Trump anuncia tarifas à Colômbia após país negar receber voos com imigrantes deportados
Colômbia deve enviar avião presidencial aos EUA para buscar imigrantes ilegais
Itamaraty cobrará EUA
O Ministério das Relações Exteriores publicou neste domingo (26) uma nota oficial na qual disse que cobrará informações do governo dos Estados Unidos em razão do tratamento “degradante” dado aos brasileiros deportados do país.
Segundo o Itamaraty, a medida violou o acordo assinado entre os dois países em 2018, o que é “inaceitável”.
“O uso indiscriminado de algemas e correntes viola os termos de acordo com os EUA, que prevê o tratamento digno, respeitoso e humano dos repatriados”, diz o comunicado.
“O governo brasileiro considera inaceitável que as condições acordadas com o governo norte-americano não sejam respeitadas. O Brasil concordou com a realização de voos de repatriação, a partir de 2018, para abreviar o tempo de permanência desses nacionais em centros de detenção norte-americanos, por imigração irregular e já sem possibilidade de recurso”, diz outro trecho da nota.
Avião da FAB leva para BH imigrantes brasileiros que EUA queriam que viajassem algemados
Avião da FAB
Segundo o Ministério da Justiça, quando tomou conhecimento de que as autoridades americanas queriam manter os cidadãos brasileiros algemados, informou o caso ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.
Ainda segundo o ministério, Lewandowski, então, informou a Lula o que estava acontecendo. O presidente, por sua vez, determinou que uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) fosse a Manaus (AM) e levasse os brasileiros a Confins (MG). Leia mais

3. Lore Improta dança ‘Energia de Gostosa’ em cima do palco em show de Ivete Sangalo no Festival de Verão

Música é a aposta de ‘Mainha’ para o carnaval deste ano. Público foi à delírio com a performance da dançarina, esposa de Léo Santana. Lore Improta dança coreografia de ‘Energia de Gostosa’ com Ivete Sangalo
A dançarina Lore Improta dançou a aposta de Ivete Sangalo para o carnaval deste ano, “Energia de Gostosa”, em cima do palco do Festival de Verão, na noite de domingo (26), no Parque de Exposições, em Salvador.
Com o vestido azul com apenas uma alça e a barriga transparente, a participação de Lore Improta foi uma surpresa feita aos fãs de Ivete.
Lore Improta dança ‘Energia de Gostosa’ em cima do palco em show de Ivete Sangalo no Festival de Verão
Joilson César/ Ag. Picnews
Antes do show, Lore Improta contou o Festival de Verão faz parte da vida dela. Disse ainda que queria ter ido ao evento no sábado (25), mas não conseguiu por causa de compromissos.
“O festival faz parte da minha vida, curto desde novinha. Ontem queria ter vindo, mas não deu porque estou corrida com o Baile da Aclamação, carnaval, Liz, enfim, a vida, né, minha gente. Mas hoje tem show de Ivete e do maridão, duas coisas que eu amo tanto, eu não podia ficar de fora! Então vim a trabalho e curtir um pouco também”.
Lore Improta dança ‘Energia de Gostosa’ em cima do palco em show de Ivete Sangalo no Festival de Verão
Joilson César/ Ag. Picnews
Contribuição do filho em ‘Energia de Gostosa’
Ao g1, o filho de Ivete Sangalo, Marcelo Sangalo, de 15 anos, contou que tem contribuído em algumas músicas da mãe. Ele deu como exemplo “Energia de Gostosa”, música que Lore Improta dançou no palco.
‘“Minha mãe sabe mais de música do que eu, obviamente, mas muito do que ela compõe hoje tem um toque meu. Dou uns toques para modernizar. Por exemplo: ‘Energia de Gostosa’, eu dei muitas dicas, tipo: ‘Mãe, bote isso ao invés disso’. Eu dou dicas de arranjos, de produção. Sempre tem dedo meu.”, disse Marcelinho, como é carinhosamente chamado pelos fãs da baiana.
Marcelo Sangalo Cady
Joilson Cesar/Ag.Picnews
Neste domingo, ainda se apresentarão no Festival de Verão 2025:
Luiz Caldas & Saulo (Palco Ponte)
Ludmilla (Palco Cais)
Sambaiana convida Diogo Nogueira (Palco Ponte)
Pedro Sampaio (Palco Ponte)
Veja mais notícias do estado em g1 Bahia.
Assista os vídeos do 2° dia do Festival de Verão 2025 Leia mais

4. Smart Sampa: 512 foragidos foram presos em São Paulo nos seis primeiros meses de monitoramento de reconhecimento facial
Sistema tem mais de 23 mil câmeras com a tecnologia e tem atuado também para identificar crimes em tempo real, como furtos, invasão de propriedade e uso de carros roubados. Especialistas apontam que projeto tem problemas de transparência quanto ao uso e armazenamento das imagens. São Paulo vigiada. Sistema de câmeras e com uso de inteligência artificial está ajudando no combate ao crime
Seis meses depois de inaugurar o sistema de reconhecimento facial, o ‘Smart Sampa’, projeto de segurança pública de São Paulo, já levou à prisão 512 criminosos foragidos da Justiça.
Os dados são da Prefeitura e apontam ainda que mais de 1.700 pessoas foram presas em flagrante. O ‘Smart Samp’ é operado a partir de uma sala no centro da cidade, onde trabalham 400 agentes da Guarda Civil Metropolitana, da Defesa Civil, da CET e da Secretaria de Subprefeituras, e atua utilizando um banco de dados integrado com a Secretaria Estadual de Segurança Pública.
Segundo os profissionais, o sistema, que usa mais de 23 mil câmeras instaladas em pontos de grande circulação pela cidade, tem também atuado para mostrar crimes em tempo real.
O Fantástico teve acesso a imagens de criminosos praticando furto, invasão de uma escola infantil e até utilizando veículos roubados.
A Prefeitura explica que, quando as câmeras captam algo suspeito ou alguém na lista de foragidos, a central recebe um alerta e repassa a informação à polícia, que aciona viaturas. E que o próximo passo é monitorar agressores de mulheres, se eles estiverem com tornozeleira eletrônica e houver medida protetiva.
O “Smart Sampa” custa cerca de R$ 10 milhões por mês. Para Alexandre Pacheco da Silva, professor da FGV, a medida é positiva, mas precisa de ajustes.
“Uma cidade com mais câmeras, câmeras utilizadas dentro de um protocolo muito bem estruturado, transparente e necessariamente monitorado, auditado, revisto por entidades da sociedade civil, eu diria que é uma política pública que pode obter resultados de segurança melhores. Mas o ‘Smart Sampa’ tem problemas sérios de transparência e ele não tem uma integração com entidades da sociedade civil, o que aumentaria o grau de confiança que o programa deveria, vamos dizer assim, suscitar. quem efetivamente está garantindo que há o descarte das imagens, ou que não há um compartilhamento indevido interno?”
A prefeitura argumenta que o projeto é acompanhado por um conselho, do qual a Controladoria Geral do Município faz parte.
“A gente tem um protocolo para garantir a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Para garantir privacidade, as imagens são automaticamente descartadas quando a pessoa não tem nenhuma referência no banco de dados. O cidadão de bem pode ficar tranquilo, mas aquele que vem para cometer crimes, que pretende se afugentar em São Paulo, precisa, sim, ficar preocupado”, disse Júnior Fagotti, secretário adjunto de segurança urbana da Prefeitura de São Paulo.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Leia mais

5. Entenda a polêmica do transporte de passageiros em motos via aplicativo em São Paulo
O Fantástico foi às ruas ouvir quem está usando o serviço, que motiva uma disputa judicial entre a prefeitura e as empresas de aplicativos. Viagens de moto por aplicativo geram debate entre empresas e prefeitura de São Paulo
Um debate intenso toma conta de ruas e tribunais da maior cidade do país. O transporte de passageiros em motos via aplicativo é uma alternativa para a mobilidade urbana ou pode aumentar o número de acidentes?
Uma cena que se repete pela cidade: uma blitz da Guarda Civil Metropolitana fiscaliza motociclistas e apreende as motos de quem transporta passageiros por aplicativo. O serviço de moto por aplicativo começou há 12 dias. A empresa 99 decidiu oferecer esse tipo de viagem baseada na lei de 2009 que regulamenta a atividade de mototaxistas; e na Política Nacional de Mobilidade Urbana, de 2012, que permite o transporte individual privado de passageiros via aplicativos e determina que compete aos municípios regulamentar e fiscalizar o serviço em seus territórios.
“A 99Moto funciona respaldada pela legislação federal. As prefeituras podem regulamentar o funcionamento específico com exigências, mas não pode proibir”, diz Bruno Rossini, diretor de Comunicação da 99.
Mas para a prefeitura, o serviço é ilegal. Desde 2023, um decreto municipal proíbe a atividade.
“Lá em 2023, quando as empresas de aplicativo queriam operar, nós constituímos um grupo de trabalho, onde participavam técnicos da saúde, da mobilidade, do trânsito, a empresa 99, a empresa Uber. Após todas as análises, os dados de acidentes e de óbitos, concluiu que não era possível autorizar esse tipo de transporte na cidade”, afirma Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, do MDB.
O argumento é segurança. De acordo com a Prefeitura de São Paulo, em 2024, 483 motociclistas morreram em acidentes na cidade, um aumento de 20% em relação a 2023.
“Só nesse comecinho do ano, 100 pessoas que sofreram acidente de moto já foram atendidas nos nossos serviços municipais de saúde. Esse custo também fica para a Prefeitura de São Paulo”, diz Ricardo Nunes.
E quando acontece um acidente?
“Todas as corridas realizadas ou intermediadas pela 99 são asseguradas. A gente assume a responsabilidade para o passageiro e para o motorista em todas as corridas”, afirma Bruno Rossini, diretor de Comunicação da 99.
No Rio de Janeiro, a Procuradoria Geral do município notificou a 99 e a Uber em 2023 para que não oferecessem o serviço, mas uma decisão judicial autorizou as empresas a operarem.
Em São Paulo, esta semana, a prefeitura apresentou notícia-crime contra 99 e Uber. As empresas serão investigadas por violação do decreto municipal que proíbe o serviço.
“Desobediência é um crime previsto na nossa legislação. A Polícia Civil instaurou o inquérito e vai ouvir os responsáveis diretores dessas empresas para poder fazer a sua apuração e a sua conclusão. E se concluir, evidentemente a questão do crime, punir os responsáveis”, diz Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo.
Repórter: Quem são as pessoas que mais utilizaram esse serviço aqui em São Paulo?
Bruno Rossini: São mulheres, 58% dos nossos passageiros nessa primeira semana de funcionamento foram mulheres e regiões periféricas. A maioria das nossas corridas começa ou termina a 100 m de uma estação de transporte público.
A 99 diz que, nos primeiros dez dias de operação, fez mais de 200 mil viagens. Na última quinta-feira (23), a Uber também lançou a modalidade.
Repórter: O senhor acredita que a grande adesão, principalmente na periferia, a esse serviço de transporte por moto pode ter um fundo de descontentamento das pessoas com o transporte público da cidade de São Paulo?
Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo: É um grupo pequeno, se você ver qual é o tamanho da cidade de São Paulo. Nós temos 1,3 milhão de motos. A gente não pode fazer algo que vá colocar a saúde e a vida das pessoas em risco.
Por enquanto, as empresas não oferecem o serviço no centro expandido de São Paulo. Elas argumentam que, assim, as viagens ficam concentradas nos bairros, o que reduz o risco de acidentes.
Repórter: A pressão da população pode fazer a prefeitura mudar de posição?
Ricardo Nunes: A gente precisa demonstrar para as pessoas que se existe a proibição, tem um motivo. E qual motivo? A gente vai ter um aumento assustador de acidentes e de óbitos se esse serviço continuar. O aplicativo só fica ali com lucro. O motociclista com todos os desgastes e o risco da sua vida, o passageiro com risco da sua vida e o custo todo para a prefeitura.

No capítulo mais recente dessa briga, o Fantástico apurou que, na última sexta-feira (24), alguns motoqueiros conseguiram – com apoio jurídico da 99 – liminares para voltar a trabalhar. A prefeitura promete recorrer e derrubar as liminares.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Leia mais

Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.

  1. Brasil

As opiniões e ideias expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente a posição do Mato Grosso Total.

Notícias relacionados

Criminosos são flagrados jogando drogas e celulares para pátio da penitenciária do AP  , Inscrições para o Mutirão Creche para Todos podem ser realizadas em Governador Valadares e Teófilo Otoni
Brasil

Criminosos são flagrados jogando drogas e celulares para pátio da penitenciária do AP  , Inscrições para o Mutirão Creche para Todos podem ser realizadas em Governador Valadares e Teófilo Otoni

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 27, 2025 - Bendev Junior
Criança de 2 anos reclama de dores e mãe descobre que filha foi estuprada no ES, Homem é internado com quadro de tetraplegia após mergulho na Praia do Pneu, em Araruama
Brasil

Criança de 2 anos reclama de dores e mãe descobre que filha foi estuprada no ES, Homem é internado com quadro de tetraplegia após mergulho na Praia do Pneu, em Araruama

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 27, 2025 - Bendev Junior
AO VIVO: Assista ao GR1, Assista ao Jornal do Almoço
Brasil

AO VIVO: Assista ao GR1, Assista ao Jornal do Almoço

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 27, 2025 - Bendev Junior
Idosa morre em acidente de carro em trecho da Rodovia dos Bandeirantes em Cordeirópolis, Jornalista  morto a tiros era conhecido em Potim por ações solidárias e ajuda a crianças carentes

Idosa morre em acidente de carro em trecho da Rodovia dos Bandeirantes em Cordeirópolis, Jornalista morto a tiros era conhecido em Potim por ações solidárias e ajuda a crianças carentes

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 27, 2025 - Bendev Junior
Obra de Chico Buarque guia atriz Kelzy Ecard em ‘Meu caro amigo’, monólogo musical sobre uma polarização familiar, Veja a lista de aprovados na UFDPar pelo Sisu 2025
Brasil

Obra de Chico Buarque guia atriz Kelzy Ecard em ‘Meu caro amigo’, monólogo musical sobre uma polarização familiar, Veja a lista de aprovados na UFDPar pelo Sisu 2025

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 27, 2025 - Bendev Junior
Desmame noturno: a técnica humanizada que prioriza o sono saudável do bebê
Brasil

Desmame noturno: a técnica humanizada que prioriza o sono saudável do bebê

O desmame noturno é um marco importante na vida das famílias e essencial para garantir um sono saudável tanto para...

janeiro 27, 2025 - Marcos Michalak