Aconteceu na noite de quarta-feira (15-02-23) em Poconé a Sessão Solene para Posse de novos membros da ACADEPAN (Academia Lítero-Cultural Pantaneira).

O evento ocorreu no prédio da Câmara Municipal dos Vereadores e contou com a presença dos Imortais, seus novos membros, familiares e autoridades. Entre os presentes esteve os vereadores: Sérgio Maracanã e o presidente do Poder Legislativo Itamar Lourenço, representando o poder executivo esteve a Secretária de Cultura Mariana Pereira.

Presidida pelo presidente em exercício Imortal Luís Antônio de Oliveira Cunha, o evento foi ciceroneado pelo Imortal Filósofo, Professor Mestre João Clarindo da Silva.

A Academia Lítero-Cultural Pantaneira (ACADEPAN) é uma associação formada por escritores intelectuais, filósofos, artistas plásticos, cantores, mestres da cultura popular, músicos, produtores culturais, cineastas, dançarinos, entre outros. Cidadãos dos municípios pantaneiros de Mato Grosso, sendo: Poconé, Cáceres, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço; havendo ainda a participação de Cuiabá e Várzea Grande.

Na solenidade a entidade ampliou seu quadro de membros. Tomaram posse como “Imortais”, dois representantes de Poconé e um de Cáceres.

O senhor Fernando Fernandes de Bessa tomou ASSENTO na ACADEPAN ocupando a Cadeira 22 (VACANTE da saudosa e Ilustre Artista Plástica, Produtora Cultural Maria Francisca da Silva) representando o município de Poconé.

O senhor Carlos Ângelo da Cruz tomou ASSENTO na ACADEPAN ocupando a Cadeira 35, espaço nunca ocupado anteriormente, representando o município de Poconé.

O senhor Luiz Antônio Machado Tolotti tomou ASSENTO na ACADEPAN ocupando a Cadeira 36, espaço nunca ocupado anteriormente representando o município de Cáceres.

Demais Imortais presentes no evento:

Vice Presidente: Imortal Natalice Soares da Silva

Secretária: Imortal Josenira Cássia de Souza Rosa Fernandes;

Tesoureiro: Imortal Walney de Souza Rosa.

Ilustre Escritora e Poetisa Zeila Cecília da Conceição e Silva

Ilustre Professora Cantora Maria Rosa Rondon Monge dos Santos

Ilustre Cavaleiro de São Benedito Evaristo Flumêncio da Silva

Ilustre Escritora, Professora e Poetiza Zita Eliney da Conceição

Ilustre Músico, Instrumentista e Poeta Orivaldo Ramos Costa

Ilustre Cururueiro Benedito Pinto de Moraes

Ilustre Escritor e Historiador Francisco Idelfonso Campos

PROXIMA POSSE:

Com agenda prevista para o mês de maio a Academia dará posse a Senhora Jucylma Maria Silva Trentin dando-a ASSENTO na ACADEPAN para ocupar a Cadeira 09; VACANTE do Saudoso e Ilustre Artista Plástico, Mestre da Gastronomia Regional, Membro da Irmandade do Divino Espírito Santo, Élson Luiz Figueiredo.

PROXIMO EVENTO:

A próxima solenidade pública e festiva será numa quarta-feira, 15 de março, a partir das 19 horas, no Sesc Poconé, evento denominado “SARAU DA ACADEPAN: MÚSICA, POESIA E DIVERSIDADE CULTURAL”, seguido de lançamento da obra literária “POEMAS PARA MATUTAR: Ancestralidade Africana em Poconé”, da autora Ilustre Escritora, Professora e Poetiza Zita Eliney da Conceição.

Compartilhe.

Jornalista, produtor cultural e escritor. Walney de Souza Rosa (Vavá Rosa) presta assessoria e escreve para sites de Mato Grosso e de todo o Brasil. Seus artigos literários e culturais já foram publicados em jornais da Europa, Canadá e Estados Unidos. Idealizador e Fundador em 21 de janeiro de 2011 da Academia Lítero-Cultural Pantaneira, que compõe escritores, poetas, músicos e defensores da cultura pantaneira (com sede em Poconé) Entre obras já publicadas: A fé e o fuzil (A história de Doninha do Caeté); Boca da Noite (Ficção policial); Ei amigo (A história do Lambadão de Poconé).

Deixe uma resposta