Warning: Attempt to read property "display_name" on bool in /home/matogrossototal.com/public_html/wp-content/plugins/wordpress-seo/src/generators/schema/article.php on line 52

Nos dias 12, 13 e 14 de deste mês, a Trupe de Truões, grupo de teatro de Uberlândia-MG, estreará um espetáculo de rua. MBAÉ’TATÁ será levado a três organizações não governamentais – ONGs de Uberlândia, de forma gratuita, com abertura para toda a comunidade.

As primeiras apresentações serão no dia 12, às 10 e 14 horas, na ONG Serviço para o Bem Estar Humano; no dia 13, na ONG Creches Comunitárias Associadas de Uberlândia – CCAU, unidade bairro Canaã, às 10 e 13 horas e, no dia 14, a Trupe finaliza essa primeira temporada na ONG Portal dos Sonhos – Missão Esperança no bairro Jardim Brasília, às 13h30.

 

O espetáculo

MBAÉ’TATÁ foi criado com o incentivo da PMIC e da Lei Estadual de Minas Gerais, com o patrocínio do Instituto Algar. Pensado para o espaço da rua, o novo trabalho da Trupe explora novas técnicas misturando atuação com máscara, pernas de pau, além de investir na musicalidade em cena. “Os personagens tocam e cantam durante as cenas, uma forma de envolver o público”, comenta a coordenadora de comunicação da Trupe de Truões, Amanda Barbosa.

O espetáculo conta a história da cobra grande, cobra de fogo, fogo que anda, conhecida também como boitatá. “A famosa lenda conhecida em todo o Brasil tem nomes diversos, variando de região para região. Nesse espetáculo vamos contar um pouco mais sobre esse mito brasileiro”, adianta Amanda Barbosa.

Os Truões trazem para a cena causos e histórias dos espíritos guardiões da floresta e dos conversadores e benzedeiros que, cada um à sua maneira, tentam explicar o fenômeno do fogo-fátuo.

A Trupe de Truões

Fundado em 2002, a Trupe de Truões é um grupo de teatro profissional da cidade de Uberlândia (MG). Desde 2010 é Ponto de Cultura, através da Lei Cultura Viva, e a partir de 2015 representa o CBTIJ (Centro Brasileiro Teatro para a Infância e Juventude), como núcleo regional, em Minas Gerais.

A Trupe acredita no Teatro para todos, na excelência artística, na potência do teatro em grupo, na inovação no teatro infantojuvenil e no respeito ao ofício das artes.

Acredita ainda na democratização do acesso à arte e à cultura, por isso o teatro para todos se insere enquanto norteador das ações da Trupe de Truões.

 

Serviço

O quê: estreia do espetáculo MBAÉ’TATÁ

Programação:

12/12 – Segunda-feira – 10h00 e 14h00

ONG Serviço para o Bem Estar Humano – Av. Tolêdo, 415 – São Jorge;

13/12 – Terça-feira – 10h00 e 13h00

ONG CCAU – R. Lídia, 1316 – Jardim Canaã;

14/12 – Quarta-feira – 13h30

ONG Portal dos Sonhos – Missão Esperança – Av. Rural, 710 – Jardim Brasília;

 

Ficha Técnica

Criação/atuação: Cássio Machado, Ricardo Augusto e Ronan Vaz

Dramaturgia: Cleusa Bernardes, Cássio Machado, Ricardo Augusto e Ronan Vaz

Cenário: Ronan Vaz

Figurino e maquiagem: Ronan Vaz

Máscaras: Lu Antunes

Preparação vocal: Daniela Borela

Preparação de elenco/oficina de perna de pau: Aline Correa

Preparação musical/oficina de percussão: Manoel Moura

Trilha sonora: Danilo Aguiar

Composição/gravação de trilha musical: Naldo Luiz

Iluminação: Ronan Vaz e Tamara dos Anjos

Design gráfico: Estúdio Farândola

Produção teatral: Estrupícios Produções Artísticas

Produção executiva: Lara Pires

Operação de som: Amanda Barbosa

Assistente técnico/eletricista: Antônio Dutra

Contrarregras: Laís Batista, Maeu Rocha e Sara Bernardes

Realização: Trupe de Truões

Coordenação geral: Lais Batista

Coordenação de comunicação: Amanda Barbosa

Assistente de comunicação: Giovana Araújo

Assistente financeiro e de produção: Lívia Moura

Divulgação e redes sociais: Alanna Fernandes

Patrocínio: Instituto Algar

Incentivo: PMIC Programa Municipal de Incentivo à Cultura – Prefeitura de Uberlândia e Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais

 

 

 

 

Compartilhe.

Comments are closed.