South Summit, um dos maiores eventos de inovação do mundo, chega ao Brasil, pela primeira vez, em maio de 2022. Focado em fomentar negócios dentro do ecossistema e promover conexões entre startups, grandes empresas e fundos de investimentos mundiais, o evento será realizado em Porto Alegre (RS) nos dias 4, 5 e 6 de maio. O encontro reunirá mais de 300 palestrantes internacionais, que compartilharão toda sua expertise em torno do ecossistema de inovação em 6 etapas. 

De agrotecnologia à sustentabilidade, o evento tem em sua essência estimular o ecossistema de inovação da América Latina por meio de uma conexão ativa e colaborativa com corporações internacionais. A escolha da cidade-sede não foi por acaso. Com mais de 1.000 startups e 15 parques tecnológicos com referência continental, o Rio Grande do Sul é um dos líderes na transição para a economia digital na América do Sul.  “Porto Alegre concentra um ecossistema de inovação articulado e vibrante, com um pólo de talento e de universidades, com grande potencial”, explica Thiago Ribeiro, Diretor Geral da edição brasileira do South Summit. 

“O South Summit surgiu para ser o hub de discussões que vai moldar o futuro, por meio do empreendedorismo e da inovação, gerando oportunidades reais de negócios”, afirma Ribeiro. “O Brasil possui hoje um ecossistema de inovação e tecnologia reconhecido, bem estruturado e em plena expansão. Nosso objetivo é tornar o evento referência por aqui e colocar o Brasil no mapa mundial, fomentando também o desenvolvimento da América Latina”, completa. 

Por sua vez, María Benjumea, fundadora e CEO da South Summit, garante: “Depois de várias edições na América Latina, é uma honra poder trazer pela primeira vez South Summit ao Brasil, um local de referência em inovação e crescimento constante. Vemos uma grande oportunidade para fortalecer e acelerar o ecossistema de inovação e negócios do Rio Grande do Sul graças ao nosso modelo consolidado nos 10 anos de história do South Summit Madrid, onde vimos a geração de negócios se multiplicar entre as corporações investidoras participantes e as startups. Em suas edições, reuniu mais de 8 mil empreendedores, sendo 7 mil corporativos e 1,6 mil  investidores com uma carteira de investimentos de 135.000 milhões de dólares.”

O evento é realizado desde 2012 em Madrid, na Espanha, e é reconhecido como uma plataforma global para inovação e conexões entre os principais participantes do ecossistema de negócios. Sozinho, já movimentou cerca de USD 8.2 bilhões em investimentos. Sua última edição reuniu mais de 20 mil participantes, destacando-se como o principal encontro de conexão entre startups, empresas e fundos de investimentos mundiais na Europa.

SUSTENTABILIDADE

De olho no futuro, o South Summit incentiva o desenvolvimento da economia verde. O evento acredita que os empresários podem desempenhar um papel crucial ligado a mudanças climáticas. 

Pensando em inspirar a próxima geração de empresas e startups em busca da transição para uma economia global sustentável, o evento se uniu ao SME Climate Hub Pledge, coletivo reconhecido pela campanha Race to Zero, das Nações Unidas. O movimento visa reduzir todas as emissões de gases de efeito estufa até 2030, vinte anos antes dos prazos estabelecidos pelo Acordo de Paris.

INGRESSOS À VENDA

Os ingressos para o South Summit Brazil já estão à venda. As informações completas estão disponíveis no site do evento – ingressos.