Warning: Attempt to read property "display_name" on bool in /home/matogrossototal.com/public_html/wp-content/plugins/wordpress-seo/src/generators/schema/article.php on line 52

Os ritos de passagem dentro da escola marcam e consagram mudanças significativas dos alunos. Três colégios de São Paulo utilizam os ritos e que as quais atividades ajudam a marcar a transição dos alunos.

Os alunos do Ensino Fundamental I (1°ao 5°) do Colégio Mary Ward, localizado no bairro do Tatuapé, realizam a cerimônia de transição para o 6° ano do Ensino Fundamental com uma aula experimental que envolve atividades que têm como objetivo minimizar as expectativas e as inseguranças dos alunos.

De acordo com a escola, é muito importante no processo de transição do 5° para o 6° ano, pois promove uma reflexão para os pais e alunos sobre as mudanças, desafios e vivências que virão pela frente. “Não poderíamos deixar que nossos estudantes passassem por esse momento de forma insegura e ansiosa. Devemos demonstrar-lhes o quão estão preparados e capacitados para essa fase de mudanças”, destaca a orientadora educacional do Colégio Mary Ward, Nice Martini.

Durante dois dias professores apresentam e demonstram um pouco de cada disciplina. “As atividades são realizadas em grupo ou individualmente e exploram ambientes rotineiramente utilizados nos anos finais, como laboratório de idiomas, laboratório de ciências naturais, além de jogos e atividades pedagógicas. Além da escrita de uma carta para o próprio estudante que será aberta no próximo ano letivo durante uma atividade de Orientação Educacional”, explica a orientadora educacional.

O Colégio Franciscano Pio XII, instituição do bairro do Morumbi em São Paulo, organiza uma série de atividades para a Educação Infantil para que o processo de transição para o 1º ano seja significativo e tranquilo para os pequenos e envolve vivências, viagens, reuniões, formatura, entre outros. Já para as turmas das 3ªs séries do Médio, a programação de rituais tem objetivo de dar uma pausa na tensão dos vestibulares. De acordo com Paula Neves Fava Bon, orientadora educacional da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental I. “O objetivo é tirar o receio e o medo da mudança para o novo, acolhendo e encantando, para que eles sintam vontade de encarar o desafio. Todo novo traz uma angústia que é natural e que deve ser acolhida e escutada. Vivenciar abranda esse receio, além de o suporte socioemocional nessas transições ser de grande relevância”.

Com a ajuda das professoras, os alunos são convidados para que façam perguntas e que tirem suas dúvidas sobre como é a próxima série, e ouvem um pouco sobre as principais atividades que acontecem ao longo do ano, como “Cadeira do Conhecimento” e sobre recreio, parques e lanche. As crianças vivenciarão uma atividade de inglês no iPad chamada Kahoot, um game para treinar o idioma com mais agilidade. São jogos que trabalham a linguagem e a matemática, como o clássico “forca”, e jogo da memória de elementos da horta com desenho e escrita”.

Já para os estudantes das 3ªs séries do Ensino Médio são reservadas para atividades para encerramento do ciclo, como por exemplo, jogos, café da manhã de pijama com professores, desfile com fantasias de personagens infantis para os alunos da Educação Infantil, além da Valsa com os pais. 

Já as crianças do Jardim II do Colégio Humboldt, de Interlagos que ingressam no Ensino Fundamental I têm um encontro marcado para simbolizar esta passagem. Pais e filhos confeccionam em conjunto, o “Cone de Açúcar”, que tem como finalidade simbólica adoçar a vida escolar do aluno. “Tradicionalmente, os cones são repletos de guloseimas e materiais que possam ser úteis na escola, mas solicitamos às famílias que esse conteúdo não seja divulgado para o filho até a data da entrega, para que a criança tenha esse momento de abrir o cone e se surpreenda”, diz Camila Nardi, orientadora e coordenadora interina da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Humboldt.

As crianças da Educação Infantil participam de um momento especial de preparação para o Natal, chamado advento.  No último dia, 29 os alunos do 1º ano com os do 12º ano (equivalente ao 3º ano do Ensino Médio), realizaram em conjunto a pintura em um muro da escola sobre a história da reunificação da Alemanha, celebrada em 03 de outubro, data referente à queda do Muro de Berlim e sobre os valores de cooperação, fraternidade, respeito, igualdade e liberdade, que rodeiam esses dois acontecimentos. No dia 13 de dezembro, estudantes do 5º ano fizeram uma apresentação musical, intitulada Planeta Água, que marcou o encerramento de ciclo e passagem para o 6º ano.

Talita Marcilia, coordenadora do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, explica que a estrutura do Rito de Passagem para o 9º ano gira em tornos das produções dos estudantes, com Ted Talks pensados para discutir aspirações para o futuro, que servem como fio condutor de trabalho ao longo do ano, em que as professoras vão questionando o que eles gostam de fazer e quais são suas paixões, associando isso com as escolhas que eles têm de fazer, como nas matérias eletivas do Ensino Médio e para carreira e profissão. “Os alunos se organizam para as apresentações no formato Ted Talk, apresentam para a sala de aula e se engajam em escolher a que melhor representa suas aspirações como grupo, para o dia da cerimônia do Rito de Passagem”, diz Talita. 

Compartilhe.

Comments are closed.