Quem disse que falar sobre economia não é coisa de criança? Com apenas 11 anos, Maria Luiza Lira, mais conhecida como Malu, é a prova de que o tema pode ser abordado em todas as idades. A pequena é autora de “Finanças para crianças: Além da Mesada”, livro que traz desde dicas sobre como economizar dinheiro a assuntos que até mesmo alguns adultos não assimilam, como Taxa Selic, Produto Interno Bruto (PIB), Fundos Imobiliários.

De acordo com Malu, o livro é ideal para crianças que queiram ganhar dinheiro e aprender a lidar com ele desde cedo. “Este livro veio do sonho de ajudar a transformar a vida de muitos pequenos, para que hoje e no futuro eles possam realizar seus próprios sonhos. Ele foi feito com uma linguagem totalmente direcionada para as crianças, descomplicando o que complicaram”, enfatiza.

A amazonense comenta que escolheu falar sobre finanças porque é um assunto que gosta bastante e considera muito importante, embora seja pouco falado na infância. Segundo ela, a maioria das crianças não entende nada sobre dinheiro e nem sabe que poderia aprender sobre o tema desde cedo. “Percebi que a educação financeira do Brasil é muito limitada e decidi que iria ajudar a melhorar isso. Foi assim que comecei a falar sobre o tema nas minhas redes sociais para ajudar outras crianças a lidarem com o próprio dinheiro”, assevera.

Pensando no Futuro

Moradora do município do Apuí, Malu – que já incentiva seu irmão de seis anos e sua irmã de apenas três com educação financeira – detalha que seu interesse por economia surgiu com influência dos pais, Vânia Lira e Assis Bentes, que são empresários na área de consultoria na captação e prestação de contas na área pública.

“Eles sempre me incluíram pra discutir sobre o orçamento familiar, de forma bem clara e transparente. Foi assim que eu comecei a compreender a importância do dinheiro para ter mais qualidade de vida”, pontua.

Desde então, ela começou a se preparar para o futuro, focando em formas de ganhar seu próprio dinheiro. “Comecei a usar mais a internet, assistir vídeos e ler livros sobre isso. Aí, quando nos mudamos para Manaus, surgiu a oportunidade de fazer um curso de influencer digital”, destaca.

Foi assim que surgiu o perfil @malu.financas, que conta com conteúdos descomplicados sobre finanças e agora serve de suporte para a etapa escritora de Malu. “Eu sabia que podia fazer bem mais e comecei a me planejar para escrever meu livro, que contará com dez capítulos, desenhos, gráficos, tarefas e tudo para ajudar as crianças a entenderem sobre finanças”.

Produzida de forma independente, a obra está disponível
https://malufinancas.com.br/ e no perfil do Instagram @malu.financas, onde a escritora mirim compartilha seus conhecimentos.