Meio de pagamento por aproximação com celulares cresce

outubro 25, 2023 - 1 ano atrás

O pagamento por aproximação usando smartphones está cada vez mais popular no Brasil. É o que revela uma pesquisa realizada em abril deste ano em uma parceria do site Mobile Time com a empresa de pesquisas de mercado Opinion Box. O levantamento “Panorama sobre pagamentos móveis e comércio móvel no Brasil” constatou que 10% dos brasileiros deixam a carteira em casa porque fazem compras apenas utilizando o smartphone.

Além disso, segundo a pesquisa, entre as pessoas que possuem smartphone no Brasil, 26% preferem fazer pagamentos utilizando o aparelho. Se considerada apenas a parcela da população com idade entre 16 e 29 anos, o percentual aumenta para 36%. Em março de 2023, 46% dos brasileiros com smartphone afirmaram já ter experimentado realizar pagamentos por aproximação com o aparelho. O percentual é cerca de 270% maior que o registrado em agosto de 2019 (17%).

A pesquisa comprova que a tecnologia que permite o pagamento via celular, chamada de NFC (near field communication, ou, em tradução livre para o português, comunicação por campo de proximidade), veio mesmo para ficar. Por meio dela, basta que o cliente aproxime seu celular desbloqueado da máquina de cartão do estabelecimento comercial para pagar um produto. Normalmente, há um símbolo com quatro ondas na horizontal para informar que esse modo de pagamento é aceito.

Segundo Renata Faria, Diretora Executiva T.I. da empresa de bilhetagem eletrônica Riocard Mais, milhões de pessoas usam a tecnologia NFC diariamente para se conectarem às coisas e ao mundo ao seu redor, sendo esta a maneira rápida e segura (a informação é encriptada) de pagar coisas, andar no transporte público, destrancar uma porta, ligar o carro, etc. 

Faria acredita que o uso cada vez maior dessa tecnologia em smartphones e outros dispositivos de uso pessoal provocará seu amadurecimento e sua diversificação no Brasil. “A tecnologia é a referência mundial em comunicações, além de propiciar o aumento da eficiência nos processos e a redução do erro humano. Um outro aspecto de bastante relevância é que seus parâmetros são universais, pode ser usado em qualquer indústria, dispositivo e qualquer país.”

NFC no transporte público

Atualmente, a NFC pode ser encontrada na maioria dos smartphones, smartbands e smartwatches e em cartões contactless de crédito e de débito. Por meio dela, é possível até mesmo pagar passagens de ônibus e metrô de algumas cidades do país.

Renata Faria explica que o NFC é compatível com centenas de milhões de cartões e leitoras usados no transporte em todo mundo, o que significa que tudo o que se precisa fazer é aproximar. “É o chamado conceito ‘frictionless’; (sem fricção) que cria experiências livres de barreiras e é considerada uma das dez maiores tendências globais para consumidores.”

O transporte público do estado do Rio de Janeiro, cuja bilhetagem eletrônica é gerida pela Riocard Mais e apresenta mais de 1 bilhão de transações apenas em 2023, já disponibiliza a seus usuários um cartão digital e um aplicativo que permite o pagamento via wearables (tecnologias vestíveis). “A Riocard Mais utiliza a tecnologia na sua carteira digital em celulares com NFC habilitado onde o cartão virtual é utilizado para pagamento da viagem e no modo leitora, que permite ler o saldo e recarregar os créditos dos cartões físicos”, afirma Faria.

Esse tipo de iniciativa vai ao encontro das previsões de um relatório publicado no ano passado pela Juniper Research. De acordo com ele, em 2027, o mercado de pagamentos sem contato movimentará US$ 11 trilhões, um crescimento de 130% em relação aos números registrados em 2022 (US$ 4,7 trilhões). 

Ainda segundo o relatório, o crescimento desse mercado será mais acelerado devido aos avanços na implantação de soluções de bilheteria com NFC nas redes de transporte público em todo o mundo, visando à sua maior eficiência.

Para saber mais, basta acessar https://www.cartaoriocard.com.br/rcc/institucional

  1. Notícias Corporativas

As opiniões e ideias expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente a posição do Mato Grosso Total.

Notícias relacionados

COMODORO: O Brasil noticia caso do professor que teria abusado sexualmente de 10 crianças em escolinha de futebol
Brasil

COMODORO: O Brasil noticia caso do professor que teria abusado sexualmente de 10 crianças em escolinha de futebol

A Delegacia da Polícia Civil de Comodoro concluiu o inquérito que apurou abusos sexuais cometidos pelo professor de uma escola...

novembro 1, 2024 - Walney Rosa
TANGARÁ DA SERRA: Turismo indígena para o mundo

TANGARÁ DA SERRA: Turismo indígena para o mundo

Os projetos de etnoturismo Menanehaliti e Balatiponé, apoiados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), estão representando Mato Grosso...

novembro 1, 2024 - Walney Rosa
CONFRESA: Prisão de membro de organização criminosa responsável por diversos roubos, furtos e receptação
Brasil

CONFRESA: Prisão de membro de organização criminosa responsável por diversos roubos, furtos e receptação

Um homem identificado como receptador de produtos subtraídos por uma organização criminosa envolvida em diversos furtos em Confresa foi preso...

novembro 1, 2024 - Walney Rosa
SINÓP: Doze pessoas são vítimas de sequestro e cárcere privado
Brasil

SINÓP: Doze pessoas são vítimas de sequestro e cárcere privado

Em uma ação rápida, policiais militares do 11º Batalhão resgataram doze homens vítimas de sequestro e cárcere privado em uma...

outubro 31, 2024 - Walney Rosa
CUIABÁ: Vergonha para educação – Diretor de escola é preso suspeito de pedofilia
Brasil

CUIABÁ: Vergonha para educação – Diretor de escola é preso suspeito de pedofilia

Diretor de uma escola de Cuiabá, que não teve seu nome divulgado, é um dos presos da Operação Lobo Mau...

outubro 31, 2024 - Walney Rosa
CANARANA: Homem agrede esposa com golpes de facão
Brasil

CANARANA: Homem agrede esposa com golpes de facão

Violência domestica: barbaria. Um homem de 39 anos foi preso pela Polícia Militar por lesão corporal motivada por violência doméstica,...

outubro 31, 2024 - Walney Rosa