Os apaixonados por vinhos, especialmente os tintos,  já podem levantar as taças com mais um dia no calendário para brindar: 17 de Abril, o Dia do Malbec. A uva mais consumida no Brasil, que tem sua origem na França é atualmente conhecida pela produção na Argentina, lugar que concentra as viniculturas mais importantes de Malbec. 

Em comemoração a data, a Grand Cru preparou uma live que celebra o vinho e suas particularidades. No dia 14 de abril, quinta-feira, às 19h, os sommeliers Vinicius Santiago e Rafaela Reis explicarão sobre a uva: vão discursar sobre as influências que criaram os diversos terroirs de Malbec em Mendoza, abordando também sobre o solo, clima, estilos de vinho e o enoturismo da localidade.

A especialista adianta um pouco sobre as características da uva que muda muito de acordo com a região e produtor: “O Malbec argentino é um vinho de cor intensa com tonalidade que varia de violácea à rubi. Os aromas que podem prevalecer são de frutas escuras, como ameixa e amora, por exemplo, e os florais como violeta também podem aparecer. No paladar, os taninos são bem presentes com acidez média, persistência longa, mas com as características frutadas presentes”.

Os pratos que harmonizam muito bem com o Malbec são, claro, a carne na brasa que é tradição da culinária argentina, com cortes como contrafilé ou ancho. A linguiça de chorizo também é uma harmonização excelente. Já os queijos devem ser escolhidos os que têm sabor mais intenso, a exemplo do parmesão.

Para a experiência ser completa e sensorial, a Grand Cru estará focando em rótulos para serem  abordados na live: Felino Malbec, Zuccardi série A Malbec e Pulenta Finca La Zulema Malbec. Três vinhedos próximos uns dos outros, com estilos que refletem seus terroirs e a visão das casas. Rafaela Reis, sommelier da Grand Cru complementa: “Podemos destacar a excelência que essas três vinícolas elaboram seus vinhos, uma explorando mais o terroir, outra  tecnologia e até mesmo o uso de carvalho”. Para saber os detalhes completos sobre esses três diferentes terroirs, a dica é acompanhar a live do dia 14. 

Serviço – Live Malbec:

Data: 14/04 (quarta-feira)

Horário: 19h 

Local: Instagram @grandcruvinhos