Health Analytics atua na melhoria da saúde de colaboradores

agosto 1, 2022 - 2 anos atrás

Prevenir é melhor do que remediar. O ditado popular presente em rodas de conversas agora está reforçando um tema muito debatido entre os executivos de RH e Gestão de Pessoas: colaboradores saudáveis têm produtividade maior. 

Os gestores de RH diariamente precisam lidar com cinco gerações: Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964), Geração X (1965-1980), Geração Y ou Millennials (1981-1996) e Geração Z (1997-2010). Não é tarefa fácil, pois cada uma dessas gerações tem algumas características específicas e maneiras de pensar, agir, aprender e se comportar nos diferentes ambientes profissionais. 

A forma de lidar com os benefícios também está mudando. Hoje, não basta apenas oferecer recursos, é preciso medir como estão sendo utilizados e seus impactos no ambiente de trabalho. Pesquisa DataFolha sobre uso de medicamentos, por exemplo, endossa essa tese: 87% da população brasileira compra os produtos do seu próprio bolso e 63,5% dos pacientes entre 40 e 59 anos têm alguma doença crônica, mas não seguem o tratamento. Logo, alguma consequência impacta o mundo corporativo:

  • Aumento de turnover por baixa lealdade;
  • Baixa produtividade, engajamento e performance;
  • Aumento de custos com afastamentos por doenças, absenteísmos e horas improdutivas causadas por problemas de saúde (presenteísmo);
  • Custo de oportunidade (perda de receita, interrupção de projetos e outras oportunidades perdidas por conta da ausência por saúde).

“O Health Analytics usa o conceito de inteligência de dados. Tem como base o comportamento de consumo de medicamentos dos colaboradores e gera estatísticas que ajudam os gestores na detecção de possíveis problemas de saúde e na tomada de decisão para solucioná-los. Isso é possível por meio de um painel de dados com análises que mostram a presença de doenças crônicas, epidemias e outros indicadores na companhia”, diz Bruno Souza de Oliveira, Co-Founder & COO/CTO da Medipreço, startup que apostou na tecnologia e faz uso de dados e atendimento humanizado para melhorar a qualidade de vida de colaboradores em organizações.

Grandes empresas já adotaram o Health Analytics

Danone, Creditas, Leroy Merlin e Hypera Farma foram algumas das marcas que adotaram os benefícios do Health Analytics.

No caso da Danone, a companhia está disposta a mudar a relação de seus colaboradores com a própria saúde. Fundada em 1919 e presente em 120 países, a empresa do segmento alimentício lançou no início de 2020, antes mesmo da pandemia da covid-19, um programa inovador para refundar protocolos de autocuidado e a própria noção que o time tinha sobre  bem-estar. 

“Identificamos aspectos que estavam ultrapassados quando víamos a relação entre direito e dever na saúde. Na Constituição, a saúde é um direito da população e um dever do Estado. Entendemos que isso passa pela relação entre empregado e empregador — as pessoas acham que têm o direito de receber saúde, e o empregador precisa prover isso. O colaborador entende que o plano é dele, e ele usa do jeito que quer, e isso não traz benefícios para o colaborador ou para a empresa. A Danone trabalha muito a autogestão da saúde — fazer o funcionário entender que é responsável pelo seu próprio bem-estar. A missão é empoderar o danoner no cuidado com sua saúde, tendo a Danone como parceira”, explica José Maciel Filho, Gerente de Saúde Corporativa da multinacional.

A atenção com a saúde do danoner, termo usado pela empresa para se referir a seus colaboradores, foi dividida em quatro níveis. No primeiro estágio, a companhia colocou as ações voltadas a evitar que as pessoas adoeçam; no segundo, as iniciativas que cuidam de quem apresenta um quadro de doenças. O terceiro patamar refere-se aos quadros crônicos, e o ciclo termina com um trabalho de assistência social na quarta etapa. A Danone criou então um cabedal de ferramentas para prestar suporte a cada fase, com aplicativos para suporte a exercícios físicos, meditação e mapeamento da saúde mental.

“Foi uma reformulação de mindset, e uma mudança assim pode acontecer de duas formas. Você pode trabalhar o mindset e depois trazer ferramentas, e tínhamos a intenção inicial de seguir dessa forma, mas por causa da pandemia e da necessidade que houve nos dois anos precisamos mudar o formato. Colocamos in place as ferramentas e reformulamos o time de saúde como um todo”, conta Maciel Filho. 

 

Custo médico-hospitalar é quatro vezes maior do que a inflação

Estudo da International Stress Management (ISMA) considerou a força de trabalho brasileira como a segunda mais estressada do mundo, sendo que 72% dos trabalhadores no Brasil sofrem de estresse e 32% de síndrome de burnout. Em dez anos, o número de funcionários que buscaram auxílio psicológico aumentou 250% segundo dados da consultoria Optum.

Quando esse quadro e outros, também crônicos que afetam a saúde e o bem-estar dos colaboradores, são associados ao momento econômico, o cenário fica ainda mais grave. O fato pode ser constatado por um estudo da Mercer March Benefícios: no Brasil, entre 2012 e 2019, o custo médico-hospitalar subiu impressionantes 149%. O crescimento é 4 vezes maior do que a inflação.

De fato, os gestores de RH estão preocupados com o aumento de turnover por baixa lealdade; baixa produtividade, engajamento e performance; planos de saúde cada vez mais caros e aumento de custos com afastamentos por doenças, absenteísmos e horas improdutivas causadas por problemas de saúde (presenteísmo). O conceito de Health Analytics veio para contribuir em tomadas de decisões que melhorem o ambiente de trabalho e, principalmente, a saúde dos colaboradores.

Mais informações: Medipreço 

  1. Notícias Corporativas

As opiniões e ideias expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente a posição do Mato Grosso Total.

Notícias relacionados

ARENÁPOLIS: Mulher é presa em flagrante por suspeita de tentativa de homicídio contra marido
Brasil

ARENÁPOLIS: Mulher é presa em flagrante por suspeita de tentativa de homicídio contra marido

Uma mulher de 25 anos foi presa em flagrante neste sábado (14.09) suspeita por tentativa de homicídio e ameaça contra...

setembro 16, 2024 - Walney Rosa
TANGARÁ: Mulher é espancada e arrastada pelos cabelos pelo marido
Brasil

TANGARÁ: Mulher é espancada e arrastada pelos cabelos pelo marido

Policiais militares do 19º Batalhão prenderam, na madrugada deste domingo (15.09), um homem por agredir a esposa, no bairro Jardim...

setembro 16, 2024 - Walney Rosa
MAIS IMPOSTO: A nova tributação sobre setor de infraestrutura será debatida na quarta
Brasil

MAIS IMPOSTO: A nova tributação sobre setor de infraestrutura será debatida na quarta

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) vai promover audiência pública, na quarta-feira (18), às 14h, sobre os impactos da regulamentação da...

setembro 16, 2024 - Walney Rosa
PANTANAL: Apesar da estiagem, especialistas afirmam que animais estão bem

PANTANAL: Apesar da estiagem, especialistas afirmam que animais estão bem

Apesar da estiagem severa que atinge o Pantanal mato-grossense desde o final de 2023, os animais da região da Transpantaneira...

setembro 16, 2024 - Walney Rosa
DIAMANTINO: Idoso mantido refém por quadrilha especializada em roubo de carga
Brasil

DIAMANTINO: Idoso mantido refém por quadrilha especializada em roubo de carga

No último fim de semana um um idoso, de 64 anos passou por momentos de terror sendo vítima de sequestro...

setembro 16, 2024 - Walney Rosa
CULTURA: Projeto TAPIOCA, Delícia da Culinária Indígena, fez sucesso em suas apresentações
Brasil

CULTURA: Projeto TAPIOCA, Delícia da Culinária Indígena, fez sucesso em suas apresentações

A produtora Cultural, e mestre da culinária popular, Ivaneide Medeiros da Silva, realizou em Poconé o Projeto:  TAPIOCA – Delícia...

setembro 13, 2024 - Walney Rosa