Glenfarne Energy Transition e Partners Group Joint Venture EnfraGen anunciam contrato para adquirir seis ativos operacionais renováveis no Panamá e na Costa Rica

EnfraGen, LLC (“EnfraGen”), uma desenvolvedora, proprietária e operadora de energia sustentável e renovável especializada e ativos de estabilidade de rede na América Latina de propriedade da Glenfarne Energy Transition, LLC (“Glenfarne”), líder mundial em transição energética que oferece soluções essenciais para reduzir a pegada de carbono do mundo, e a empresa líder em mercados privados internacionais Partners Group, em nome de seus clientes, anunciaram hoje que assinaram um contrato para adquirir seis ativos no Panamá e na Costa Rica com uma capacidade combinada de 188 megawatts (“MW”) de energia renovável da subsidiária do Grupo Argos (símbolo: GrupoArgos), Celsia S.A. (símbolo: CELSIA), uma empresa de eletricidade colombiana com foco em energias renováveis e eficiência energética.

Brendan Duval, Diretor Executivo e Fundador da EnfraGen e Glenfarne Energy Transition, LLC, comentou: “Esta aquisição continua expandindo o diversificado portfólio de energia renovável da EnfraGen e avança em nossa missão de acelerar a transição energética na América Latina e mais além. O investimento contínuo nestes mercados de alta qualidade e alto crescimento se alinha bem com os objetivos da EnfraGen.”

A transação inclui a aquisição do primeiro ativo eólico e costarriquenho da EnfraGen. As instalações de energia renovável na transação são:

  • Complexo Hidrelétrico Dos Mares (“DMA”): três usinas hidrelétricas a fio de água (“ROR”) a jusante no Panamá, totalizando 119,0 MW de capacidade instalada.

  • Prudencia e Divisa (“Usinas Solares”): duas usinas solares fotovoltaicas no Panamá totalizando 19,7 MW de capacidade instalada.

  • Parque Eólico Guanacaste (“PEG”): uma instalação eólica localizada na Costa Rica totalizando 49,5 MW de capacidade instalada.

Ed Diffendal, Diretor Geral e Codiretor de Infraestrutura Privada do Partners Group nas Américas, comentou: “A aquisição destes ativos de energia renovável deve impactar positivamente o desempenho financeiro da EnfraGen e diversificar geograficamente seu portfólio. A EnfraGen vem crescendo de modo sustentável, ajudando na transição energética mundial, o que reflete o compromisso do Partners Group em investir em plataformas de infraestrutura de última geração.”

“O Panamá sempre foi um mercado atraente para a expansão potencial da EnfraGen estrategicamente impulsionada por sua economia bem administrada com base no dólar dos EUA e nossos cinco anos de operações positivas e bem-sucedidas com nossos ativos hidrelétricos existentes no país”, disse Bryan Murphy, Presidente e Conselheiro Geral da EnfraGen. “O mercado de energia do Panamá é devidamente regulamentado, funciona com eficiência e adotou a transição energética, que são três itens importantes que consideramos ao desenvolver a EnfraGen.”

Após o fechamento da transação, os ativos operacionais e em construção da EnfraGen irão totalizar mais de 2,1 GW de capacidade no Chile, Panamá, Colômbia e Costa Rica, com escritórios corporativos localizados em Houston e Nova York, nos EUA. A EnfraGen mais recentemente adquiriu quatro ativos hidrelétricos a fio de água no sul do Chile, totalizando 13,6 MW.

Paul Hastings LLP, escritório de advocacia SIGMA no Panamá, e Dentons Múñoz na Costa Rica atuaram como consultorias jurídicas da EnfraGen.

Sobre a EnfraGen, LLC

A EnfraGen é uma desenvolvedora, proprietária e operadora de estabilidade de rede e negócios de infraestrutura de energia renovável com valor agregado em toda a América Latina. Os ativos de estabilidade de rede da EnfraGen fornecem capacidade flexível e energia a redes locais e regionais em suporteàprodução de energia intermitente de usinas de energia renovável. As usinas renováveis da EnfraGen são ativos solares fotovoltaicos e hidrelétricos distribuídos de menor escala que aproveitam pontos de acesso exclusivosàinfraestrutura elétrica ou estão localizados em locais geográficos otimizados. A missão da empresa é apoiar a transição para redes elétricas de emissão zero de carbono.

A EnfraGen é controlada em conjunto pela Glenfarne Energy Transition, LLC, e pelo administração de investimentos em mercados privados mundiais, Partners Group, em nome de seus clientes, possuindo ativos operacionais e em construção em suas subsidiárias, totalizando mais de 2,1 GW de capacidade instalada após a conclusão de sua mais recente aquisição. A empresa, incluindo suas afiliadas e subsidiárias, conta com uma equipe de cerca de 400 profissionais. A EnfraGen mantém escritórios e ativos no Chile, Panamá, Colômbia e EUA. Para mais informação, acesse www.EnfraGen.com.

Sobre a Glenfarne Energy Transition

A Glenfarne Energy Transition é uma subsidiária integral do Glenfarne Group, uma empresa privada de gestão e desenvolvimento de energia e infraestrutura com sede na cidade de Nova York e Houston, Texas, com escritórios em Dallas, Texas; Cidade do Panamá, Panamá; Santiago, Chile; Bogotá, Colômbia; Barcelona, ​​Espanha; e Seul, Coreia do Sul. A Glenfarne Energy Transition visa abordar a transição energética mundial “aqui e agora” mediante três negócios principais: Soluções Globais de GNL, Renováveis e Estabilidade de Rede. Os executivos, gerentes de ativos e operadores experientes da empresa desenvolvem, adquirem, gerenciam e operam ativos de infraestrutura de energia nas Américas do Norte e do Sul. Para mais informação, acesse www.GlenfarneEnergyTransition.com.

Sobre o Partners Group

O Partners Group é uma empresa líder mundial em mercados privados. Desde 1996, a empresa investiu mais de US$ 195 bilhões em capital privado, imóveis privados, dívida privada e infraestrutura privada em nome de seus clientes a nível mundial. O Partners Group busca gerar retornos superiores através da capitalização das tendências temáticas de crescimento e da transformação de negócios e ativos atraentes em líderes de mercado. A empresa é uma investidora comprometida e responsável, visando criar retornos sustentáveis com impacto positivo e duradouro para todas as suas partes interessadas. Com mais de US$ 135 bilhões em ativos sob gestão em 31 de dezembro de 2022, o Partners Group oferece uma gama inovadora de soluções personalizadas a clientes para investidores institucionais, fundos soberanos, escritórios familiares e pessoas físicas em todo o mundo. A empresa emprega mais de 1.800 profissionais diversos em 20 escritórios em todo o mundo, tendo sede regional em Baar-Zug, Suíça; Denver, EUA; e Singapura. Está cotada na SIX Swiss Exchange desde 2006 (símbolo: PGHN). Para mais informação, acesse www.partnersgroup.com ou siga-nos no LinkedIn ou Twitter.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Kris Cole

[email protected]

(310) 652-1411

Fonte: BUSINESS WIRE

Notícias relacionados

EPTV 2 Piracicaba ao vivo
Brasil

EPTV 2 Piracicaba ao vivo

Assista diariamente ao telejornal da EPTV pela internet. EPTV 2 Piracicaba ao vivo Assista diariamente ao telejornal da EPTV pela...

abril 29, 2025 - Bendev Junior
Messias Inaugura Complexo Poliesportivo de Alagoas e Transforma a Cidade
Brasil

Messias Inaugura Complexo Poliesportivo de Alagoas e Transforma a Cidade

Com uma estrutura moderna, Messias se torna referência em Alagoas, promovendo inclusão e desenvolvimento por meio do esporte O município...

abril 29, 2025 - Bendev Junior
Bombeiros encontram dois corpos na região metropolitana de Maceió
Brasil

Bombeiros encontram dois corpos na região metropolitana de Maceió

Uma das vítimas era um pescador. A outra não foi identificada. Dois corpos foram encontrados, nesta terça-feira (29), na região...

abril 29, 2025 - Bendev Junior
Justiça nega recurso e mantém condenação de dupla por morte de adolescente em Rio Branco
Brasil

Justiça nega recurso e mantém condenação de dupla por morte de adolescente em Rio Branco

Antônio Eules de Souza Gama e Patrick Lima Oliveira foram condenados pela morte do estudante Jorge Luis Sousa Lino, de...

abril 29, 2025 - Bendev Junior
Fundação demite médicas que trabalham em UPAs após sindicância que investigou irregularidades em Rio Preto

Fundação demite médicas que trabalham em UPAs após sindicância que investigou irregularidades em Rio Preto

Três médicas atuavam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Sindicato dos Médicos denuncia falta de defesa e perseguição política por...

abril 29, 2025 - Bendev Junior
Furto de água desvia volume equivalente a 200 carros-pipa e afeta abastecimento, no Agreste da Paraíba
Brasil

Furto de água desvia volume equivalente a 200 carros-pipa e afeta abastecimento, no Agreste da Paraíba

Água desviada era usada para irrigar plantações e abastecer criações de animais, segundo a Polícia Civil. Furto de água em...

abril 29, 2025 - Bendev Junior