A partir de hoje, empresas espanholas de todos os portes podem fazer pagamentos internacionais instantâneos, em reais, para destinatários no Brasil. O serviço, lançado pelo Santander e chamado One Trade, é oferecido de forma inédita na Europa e estará disponível para clientes de outros mercados nos próximos meses.

Em 2021, quase 5 mil empresas espanholas enviaram mais de € 4 bilhões ao Brasil (sem considerar fluxos de investimentos), volume 14% maior que no ano anterior, segundo o Ministério da Indústria, Comércio e Turismo espanhol. A nova solução permitirá pagamentos internacionais para todos os bancos brasileiros locais e digitais – até mesmo aqueles que não operam transferências internacionais.

Atualmente, o processo de transferência de moeda para o Brasil é complexo e pouco transparente, podendo exigir alguns dias para a conclusão da transação. A plataforma One Trade permitirá a realização das transferências internacionais em minutos e enviará a confirmação ao pagador, possibilitando ao remetente o cumprimento das exigências de documentação cambial e eliminando intermediários. Além disso, não há necessidade de o destinatário ser contatado ou fechar e assinar qualquer contrato de câmbio local, pois os recursos são automaticamente creditados em uma conta local, em reais.

“Enviar dinheiro para o exterior sem problemas é fundamental para nossas PMEs e clientes corporativos, e os pagamentos instantâneos para o Brasil são um grande passo à frente”, diz António Simões, CEO do Santander Espanha e Diretor Regional da Europa. “Estamos orgulhosos de ser o primeiro banco na Europa a oferecer este serviço, que em breve estará disponível em outros mercados europeus do Santander, e continuaremos trabalhando duro para oferecer as melhores soluções no futuro.”

“Na PagoNxt, estamos construindo as melhores soluções em várias áreas para ajudar as pessoas a resolver todas as suas necessidades de pagamentos diários. Conseguimos oferecer pagamentos instantâneos para o Brasil graças a uma combinação de ótima tecnologia, amplamente construída internamente, e por ter uma das melhores e mais inovadoras equipes de pagamentos do mundo”, afirma Javier San Félix, CEO da PagoNxt.

A plataforma também possibilitará, em um estágio posterior, que os clientes gerenciem suas posições cambiais, contas bancárias em diferentes países e acessem opções de financiamento de comércio e cadeia de suprimentos existentes e novas, por meio de canais digitais e integrados em uma única experiência. A solução utiliza a infraestrutura do novo Payments Hub, da PagoNxt, que permite o uso de serviços de pagamento em diferentes geografias por meio de uma simples conexão de API.