Instituto Ecofuturo, organização sem fins lucrativos fundada e mantida pela Suzano, foi premiado na 28ª edição do Prêmio Expressão de Ecologia com os projetos “Meu Ambiente”, na categoria Educação Ambiental, e “Parque das Neblinas”, em Conservação de Recursos Naturais. Nesta edição, 198 cases ambientais foram inscritos, dos quais 20 foram selecionados para receber o Troféu Onda Verde.

O Parque das Neblinas é uma reserva ambiental da Suzano, gerida pelo Instituto, que conserva 7 mil hectares de floresta em diferentes estágios de regeneração. A história de transformação do local começa muito antes da sua inauguração, em 2004: a área teve sua vegetação desmatada pela indústria siderúrgica, nas décadas de 1940 e 1950, para produção de carvão. Depois, no lugar da mata nativa, eucaliptos foram plantados para o mesmo fim.  Em duas décadas de atuação, o Instituto promoveu a transformação de uma antiga área degradada em uma das maiores reservas privadas de Mata Atlântica do País, além de ter tornado o local um grande “laboratório” para estratégias de regeneração e conservação ambiental, com programas de educação ambiental, pesquisa científica, manejo florestal, ecoturismo e envolvimento comunitário.

O Parque é hoje uma das Unidades de Conservação privadas no Brasil com o maior número de espécies registradas do bioma – são 1.265 espécies –, e protege também 530 nascentes, que dão origem ou contribuem para a formação dos principais rios da região, como o Itatinga. Por sua localização estratégica, desempenha, ainda, importante papel na contenção dos impactos relacionados ao crescimento urbano desordenado, provenientes do município de Mogi das Cruzes e da Grande São Paulo, evitando desmatamento e conversão do uso do solo.

Desde 2006, o Parque das Neblinas é reconhecido pelo Programa Homem e Biosfera da UNESCO, como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, e conta, em seu interior, com uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), com 518 hectares de vegetação mais preservada.

Já o Meu Ambiente é um programa de educação ambiental, desenvolvido desde 2010, que envolve educadores e alunos da rede pública municipal de ensino, e o poder público dos municípios de Bertioga, Mogi das Cruzes e Suzano, que estão na região do entorno da reserva. A iniciativa busca apresentar a natureza como um espaço educador, promover o contato com áreas naturais e estimular que professores incluam a natureza nos contextos de aprendizagem.

O Ecofuturo acredita que a reaproximação com a natureza é uma oportunidade para a formação de atores com consciência ecológica e responsabilidade ambiental e social. Considerando o potencial das escolas em transformar de forma positiva a realidade, identificou-se a relevância da formação de educadores para que se tornem multiplicadores dessa iniciativa.

O objetivo de ter a formação enquanto fator multiplicador é ampliar o número de crianças e adolescentes em contato com a natureza para que desenvolvam por si só o respeito e cuidado com as áreas naturais. Já participaram do programa cerca de 300 educadores da rede pública e mais 8 mil alunos foram diretamente envolvidos na iniciativa.

Criado e organizado, desde 1993, pela Editora Expressão, o Prêmio Expressão de Ecologia é a premiação ambiental mais longeva do Brasil. Com o objetivo de divulgar as principais ações de sustentabilidade, o prêmio já contou com mais de 3 mil inscritos em 28 edições e tem o reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente.

“O Parque das Neblinas e o Meu Ambiente são projetos que potencializam a reaproximação do ser humano com a natureza e estimulam as pessoas a refletirem sobre suas relações com o meio e a perceberem a importância do cuidado com todas as formas de vida. Estarmos entre tantos projetos finalistas importantes e recebermos este prêmio, tão renomado, reafirma que ações que estimulam as pessoas a estarem na natureza podem ser valorizadas por seu grande potencial de transformação” afirma Michele Martins, bióloga e analista de sustentabilidade do Instituto.

A cerimônia de premiação aconteceu na última sexta, 27 de maio, durante o Fórum de Gestão Sustentável 2022, no Costão do Santinho, em Florianópolis.

Organização sem fins lucrativos, fundada em 1999 e mantida pela Suzano, o Instituto Ecofuturo contribui para transformar a sociedade por meio da conservação ambiental e promoção do conhecimento. Entre as principais iniciativas está a gestão do Parque das Neblinas, onde são desenvolvidas atividades de educação ambiental, pesquisa científica, ecoturismo, manejo e restauração florestal, e participação comunitária. Mais informações sobre o Ecofuturo em ecofuturo.org.brfacebook.com/InstitutoEcofuturo, youtube.com/institutoecofuturo e instagram.com/ecofuturo.  

Reconhecido pelo Programa Homem e Biosfera da UNESCO como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o Parque das Neblinas é uma reserva ambiental da Suzano, gerida pelo Ecofuturo, com 7 mil hectares. No local, são desenvolvidas atividades de ecoturismo, pesquisa científica, educação ambiental, manejo e restauração florestal e participação comunitária. 

Planin – Assessoria de Imprensa da Suzano   

Angélica Consiglio, Beatriz Imenes e equipe – www.planin.com 

Contato: Eduarda Lopes, Thallyta Nunes e Maíra Telles

suzano@planin.com – Tel.: (11) 2138-8949