Os costumes japoneses permeiam muitas áreas do cotidiano brasileiro e há intensa cooperação entre os países, que vai além de áreas conhecidas como a gastronomia, o esporte e a cultura. Nesse cenário, a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) elaborou o documentário “KOBAN – uma filosofia de prevenção”. A produção inédita apresenta os bastidores e resultados do conceito japonês de polícia comunitária, existente há mais de 100 anos, e que começou a ser implantada há 20 anos no Estado de São Paulo.  

O vídeo está disponível no canal de Youtube https://bit.ly/3tjl6yf. De acordo com o diretor do documentário, Jun Sakuma, a produção mostra a concepção do projeto da Secretaria de Segurança Pública em um momento em que a Polícia Militar do Estado de São Paulo passava por uma crise de imagem. O documentário conta também a trajetória da instituição através dos anos – incluindo suas particularidades e desafios – em parceria com a JICA, e traz dados atuais sobre o desempenho do projeto. A produção ainda revela o esforço para uma mudança estrutural, real e significativa na instituição policial e não apenas uma remodelagem da sua imagem pública. A filosofia Koban tem foco na colaboração entre a comunidade e a polícia, e visa uma segurança preventiva.  

A JICA é uma agência governamental independente que coordena Assistência Oficial ao Desenvolvimento em nome do governo do Japão e está presente em mais de 150 países. Recentemente foi solicitado a indicação dos projetos mais relevantes da entidade em todo o mundo e, dentre os 10 selecionados, o projeto KOBAN no Brasil também foi selecionado. “A escolha é motivo de comemoração para nós, pois a atuação dessa parceria segue gerando bons frutos. O modelo está sendo exportado para diversos países da América Central, que estão sendo treinados pela equipe do Brasil pela proximidade geográfica e cultural, contando com apoio da JICA”, detalha o coordenador de projetos da JICA Brasil, Nobuyuki Kimura. Com sede em São Paulo, a entidade está no país há 62 anos e atualmente tem Masayuki Eguchi como Representante Chefe no Brasil.  

Ficha técnica:
Documentário: KOBAN – uma filosofia de prevenção
Duração: 25 minutos
Produção: Ikeen Publicidade e Comunicação
Cliente: Agência de Cooperação Internacional do Japão – JICA
Produtor executivo: Henry Yuzo Arimura
Pesquisa: Ikeen Publicidade e Comunicação
Direção e roteiro: Jun Sakuma
Produtora: Bravo Cinematográfica
Áudio/locução: Flávio B. Santos
Aprovação cliente: Masayuki Eguchi e Nobuyuki Kimura