Warning: Attempt to read property "display_name" on bool in /home/matogrossototal.com/public_html/wp-content/plugins/wordpress-seo/src/generators/schema/article.php on line 52

O livro “Novíssima Dependência”, do autor Lucas Crivelenti e Castro – publicado pela Editora Dialética – foi finalista da 64ª edição do Prêmio Jabuti ao se classificar em 5º lugar na categoria Ciências Sociais. Essa conquista aconteceu em dezembro de 2022 e a nomeação dos vencedores ocorreu no dia 24 do mesmo mês, no Theatro Municipal de São Paulo.

O Prêmio Jabuti, mais tradicional prêmio literário do país, valoriza escritores, e destaca a qualidade do trabalho de todos os profissionais envolvidos na criação e produção de um livro. Há anos, o evento ministrado pela Câmara Brasileira de Letras (CBL) amplia os feitos da indústria editorial e o alcance da cultura literária nacional.

“Ser reconhecido por um prêmio desse nível é gratificante demais. O prêmio é o reconhecimento do trabalho, do que a gente vive enquanto sociedade e isso precisa ser debatido e ampliado. É uma alegria muito grande para mim”, expressa Lucas Crivelenti e Castro, autor do livro. 

O Prof. Dr. Vitor Medrado editor-chefe da Editora Dialética, esteve na celebração do Prêmio Jabuti 2022 para prestigiar o autor Lucas Crivelenti e Castro e destacou a importância da indicação do livro “Novíssima Dependência” para todos os envolvidos na obra. 

“O feito de estar entre as cinco publicações mais importantes em uma área muito relevante da ciência, que são as Ciências Sociais, é algo grandioso”, pontua o editor-chefe  Prof. Dr. Vitor Medrado.

O livro “Novíssima Dependência” entre os escolhidos no Prêmio Jabuti 2022

O livro “Novíssima Dependência” é uma obra acadêmica derivada da pesquisa de Mestrado de Lucas Crivelenti e Castro. Trata-se de uma análise que investiga a estrutura da inserção subordinada do capitalismo brasileiro no contexto histórico da financeirização.

O autor teve como base para a pesquisa a Teoria da Dependência Brasileira, onde apresenta, no contexto do capitalismo financeirizado, como o Brasil se insere na globalização e no mercado internacional de forma subalterna e submissa às movimentações financeiras pelo mundo e como essa posição afeta o país. 

Lucas Crivelenti e Castro reforça a relevância da obra para ampliar o público sobre o debate que propõe o livro e pontua a importância de um trabalho editorial rápido, dinâmico e com total suporte para o sucesso de um livro.

A publicação de teses e dissertações como livro em diferentes formatos é relevante não somente para alavancar a carreira dos autores acadêmicos, mas também para democratizar a informação.

“Ficamos muito satisfeitos em ter conseguido ao mesmo tempo democratizar o mercado editorial científico, tornando possível que mais autores possam publicar suas pesquisas de alto nível”, enfatiza o editor-chefe da Editora Dialética,  Prof. Dr. Vitor Medrado.

Além do livro “Novíssima Dependência” que foi destaque no Jabuti, a editora também foi premiada pelo Latino Books Awards 2021, na categoria “Não ficção em língua portuguesa” com o livro “Ensino em Pandemia”, de Philip Ferreira.

Escritores publicam as pesquisas e estudos acadêmicos como maneira de popularizar assuntos relevantes que na maioria das vezes terminam esquecidos nas bibliotecas das universidades. Para eles, a publicação de livros representa a democratização do conhecimento e maior valorização do tema de pesquisa. 

Sobre o livro

Título: Novíssima Dependência

Subtítulo: a subordinação brasileira ao imperialismo no contexto do capitalismo financeirizado

Ano: 2021

Autor: Lucas Crivelenti e Castro

Selo: Dialética

ISBN:  9786525214092

Nº de Páginas: 236

Contatos da assessoria de imprensa

Assessoria: Gabriela Pereira

Tel./WhatsApp: (11) 94364-5566

E-mail: [email protected]

Compartilhe.

Comments are closed.