Abertas as inscrições para o ‘Prêmio Escolas Sustentáveis’

julho 6, 2023 - 1 ano atrás

A Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), a Santillana e a Fundação Santillana se uniram para lançar o Prêmio Escolas Sustentáveis, com o objetivo de reconhecer projetos de cunho socioambiental que tenham sido criados e desenvolvidos por instituições de ensino de Brasil, México e Colômbia. As inscrições já estão abertas e vão até agosto de 2023.

Os projetos devem estar relacionados a temáticas da agenda ESG, sigla em inglês para meio ambiente, social e governança, em duas categorias: ensino fundamental e médio. Podem se inscrever escolas de ensino público e privado dos três países participantes.

Na primeira etapa (nacional), serão selecionados seis vencedores de cada país, sendo três referentes ao ensino fundamental e três de ensino médio. As escolas escolhidas em primeiro lugar em cada categoria, ensino fundamental e médio, serão classificadas para a competição internacional.

As escolas vencedoras irão receber, na primeira etapa, a quantia de R$ 15 mil reais em cada categoria, como forma de incentivo para a continuidade de suas práticas sustentáveis. Já na fase internacional, o valor será de R$ 25 mil. Serão aceitos projetos desenvolvidos até o dia 4 de junho de 2023.

Iniciativa cidadã

“O Prêmio Escolas Sustentáveis tem o objetivo de valorizar projetos sociais, ambientais e de governança que nascem no âmbito escolar e extrapolam os muros desses ambientes, podendo impactar positivamente as populações do entorno. É um prêmio que valoriza a iniciativa cidadã”, afirma o diretor global de Comunicação e Sustentabilidade da Santillana, Luciano Monteiro.

Os projetos deverão ser conduzidos por equipes de estudantes e de membros das comunidades do entorno das escolas de ensino. É preciso que os projetos inscritos promovam impactos nas escolas e nos seus entornos, mobilizando e conscientizando a população sobre a necessidade de mitigar riscos sociais e ambientais, tanto do ponto de vista individual como coletivo.

Para Francisco Cuadrado, presidente-executivo da Santillana, “o prêmio ​​é uma das ações chave dentro da estratégia de sustentabilidade da Santillana. Uma iniciativa com a qual pretendemos sensibilizar a comunidade educativa e, ao mesmo tempo, dar visibilidade às melhores práticas para que sirvam de inspiração ao resto das escolas da América Latina”.

Mariano Jabonero, secretário-geral da OEI, destacou o papel “protagonista” da educação em temas relevantes, como o acesso à água, o controle da poluição e do aquecimento global e a importância da reciclagem. “Promover o interesse e o conhecimento dos alunos pelo ecossistema que os cerca os torna responsáveis ​​por desenhar propostas que, a partir da teoria e da prática, possam gerar resultados positivos que mitiguem as consequências dos efeitos adversos das mudanças climáticas”, afirmou.

Por sua vez, Raphael Callou, diretor da OEI Brasil, ressalta: “Ao longo de sua história, a OEI tem promovido projetos que fortalecem a educação, a ciência e a cultura como ferramentas para o desenvolvimento humano, construindo um presente e um futuro melhor para todos. O Prêmio Escolas Sustentáveis se une a esse ideário ao reconhecer e incentivar nas escolas o desenvolvimento de uma visão e atitude sistêmicas, o que repercutirá positivamente em toda a comunidade”.

Para mais informações e realizações das inscrições, basta acessar o link: https://premioescolassustentaveis.com

OEI
A Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) é um organismo de cooperação multilateral entre países ibero-americanos de língua espanhola e portuguesa, com cerca especialistas e colaboradores espalhados por países da Ibero-América. Concebe a educação, a ciência e a cultura como ferramentas para o desenvolvimento humano e geradoras de oportunidades para construir um futuro melhor para todos. 

Trabalha diretamente com os governos dos seus 23 países-membros, respondendo às suas prioridades e fortalecendo as políticas públicas através de programas e projetos elaborados e implementados por profissionais altamente qualificados e comprometidos com a criação de valor para toda a sociedade. 

 

GRUPO SANTILLANA
A Santillana é uma empresa de conhecimento, inovação e tecnologia educacional, focada em educação básica na América Latina e com presença em 19 países. Como protagonista da transformação digital no setor, oferece soluções integrais e adaptadas à realidade de cada escola. Com extenso portfólio de marcas, incluindo desde a educação infantil até o ensino médio.

Leva todos os anos a milhões de estudantes, conteúdos, serviços e tecnologia produzidos por uma equipe dedicada exclusivamente ao desenvolvimento da educação, seja ela pública ou privada, baseado em conhecimento, pesquisa e inovação, respeitando as particularidades regionais.

A Santillana é comprometida com a agenda de sustentabilidade e tem o propósito de contribuir para uma sociedade inclusiva, diversa e equitativa por meio da educação de qualidade.

 

FUNDAÇÃO SANTILLANA
A Fundação Santillana acredita na educação como principal catalisador para um mundo mais justo e equitativo para todos. Tem o compromisso de contribuir para a superação das desigualdades educacionais com diversas iniciativas próprias.

Todas as educadoras e educadores desenvolvem o ensino e procuram disponibilizar seus livros, podcasts, lives e eventos gratuitos, a fim de fomentar o debate sobre a educação e por acreditar no seu poder transformador da sociedade. 

Para isso, atua com uma ampla rede de parceiros nacionais e internacionais, buscando trazer uma ampla oferta de propostas, boas práticas e discussões por uma escola mais sustentável, para o desenvolvimento da educação e pela redução das desigualdades.

 

Assessoria de imprensa Santillana
Danthi Comunicação Integrada

Ana Paula Fonseca (11) 98696-7212 ou [email protected]

Fábio Farias (11) 99689-1527 ou [email protected]

 

 

  1. Notícias Corporativas

As opiniões e ideias expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente a posição do Mato Grosso Total.

Notícias relacionados

CULTURA: Projeto teatral “Cadê a água daqui?” patrocinado pela Lei Paulo Gustavo, envolveu crianças e adolescentes em Poconé
Brasil

CULTURA: Projeto teatral “Cadê a água daqui?” patrocinado pela Lei Paulo Gustavo, envolveu crianças e adolescentes em Poconé

A professora e produtora cultural e artística Fabiana Silva da Costa Saad Vital, popular Fabí, realizou nos últimos 40 dias...

outubro 9, 2024 - Walney Rosa
CULTURA: Vídeo Clipe “Canções de Terreiro no Pantanal” é patrocinado pela Lei Paulo Gustavo

CULTURA: Vídeo Clipe “Canções de Terreiro no Pantanal” é patrocinado pela Lei Paulo Gustavo

Propor a paz entre as religiões, valorizar a fé e religiosidade negra afrodescendente, registrar de forma audiovisual dança e canção...

outubro 9, 2024 - Walney Rosa
ARAPUTANGA: Jovem prestes a ser executado é resgatado em operação que apreendeu cerca de 20 quilos de droga
Brasil

ARAPUTANGA: Jovem prestes a ser executado é resgatado em operação que apreendeu cerca de 20 quilos de droga

Uma vítima que seria torturada e executada por integrantes de uma facção criminosa, no município de Araputanga, foi resgatada pela...

outubro 9, 2024 - Walney Rosa
Dr Jonas Moraes, Prefeito eleito de Poconé se pronuncia
Brasil

Dr Jonas Moraes, Prefeito eleito de Poconé se pronuncia

VEJA VÍDEO DO PRONUNCIAMENTO DO PREFEITO ELEITO DE POCONÉ DR JONAS MORAES: O médico Dr Jonas Moraes (Podemos – 20)...

outubro 8, 2024 - Walney Rosa
“Esta vitória pertence ao povo da nossa cidade”, diz Neya de Fancionei após ser eleita 1ª Vereadora mais votada da história de Poconé com 693 votos
Brasil

“Esta vitória pertence ao povo da nossa cidade”, diz Neya de Fancionei após ser eleita 1ª Vereadora mais votada da história de Poconé com 693 votos

Pela primeira vez na história, Poconé elegeu uma mulher dando a ela o maior número de votos para um cargo...

outubro 8, 2024 - Walney Rosa
POCONÉ: Crianças do Colégio Méritos celebraram a chegada da Primavera
Brasil

POCONÉ: Crianças do Colégio Méritos celebraram a chegada da Primavera

Estamos vivento os primeiros 15 dias da estação primavera, que iniciou oficialmente dia 22 de setembro. Em Poconé, cidade pantaneira,...

outubro 7, 2024 - Walney Rosa