Monte Mor isenta moradores afetados por enchentes de pagamento do IPTU; veja como pedir benefício, Sabor de Casa: aprenda a preparar polpetone

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.

1. Monte Mor isenta moradores afetados por enchentes de pagamento do IPTU; veja como pedir benefício

Medida contempla dez regiões. Interessados devem ir até a prefeitura com RG, CPF, número de inscrição do imóvel e registros que mostram a situação real após alagamentos. Moradores de Monte Mor usam barco para andar em ruas alagadas
Reprodução/EPTV
A Prefeitura de Monte Mor (SP) informou que vai isentar a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025 para moradores que vivem em regiões atingidas por enchentes.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Veja quais regiões a medida contempla:
Vila Farid Calil;
Jardim Santa Cândida;
Centro;
Condomínio Francisco Potim;
Centro – Rodoviária;
Jardim São José;
Jardim Progresso;
Jardim Capuavinha;
Chácaras Pindorama;
Chácaras Planalto I e II.
Como fazer?
Os proprietários que quiserem solicitar a isenção devem ir até a prefeitura e apresentar CPF, RG, número de inscrição do imóvel – que pode ser encontrado no carnê do IPTU – e registros que mostrem a real situação do imóvel após o alagamento.
O prazo para fazer o requerimento é de no máximo 60 dias. Caso o proprietário já tenha pago o IPTU, não será possível fazer a devolução da quantia e não haverá restituição de parcelas já quitadas, informou a administração.
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas Leia mais

2. Sabor de Casa: aprenda a preparar polpetone

Prato é uma receita clássica da culinária italiana trazida pelos imigrantes no final do século XIX. Sabor de Casa: aprenda a preparar polpetone
Eulampio Vianna Neto
Receita clássica da culinária italiana, o polpetone é destaque do Sabor de Casa, quadro do EPTV 1 que vai ao ar nesta quarta-feira (29). Veja os ingredientes e como prepará-lo abaixo 🍝.
O polpetone é basicamente uma grande almôndega recheada servida com molho de tomate.
O nome deriva de “polpetta”, que significa almôndega em italiano. A diferença é que o polpetone é maior e geralmente recheado, enquanto a polpetta é menor e pode ser servida sem recheio.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
A receita foi trazida para o Brasil pelos imigrantes italianos no final do século XIX e foi adaptada aos ingredientes locais, tornando-se parte da gastronomia brasileira.
Na Itália, a receita varia bastante de região para região e no Brasil, o polpetone ganhou destaque em restaurantes italianos e até em cantinas paulistas, sendo muitas vezes associado à tradição de comida caseira.
Polpetone 🍝
✍🏻 Ingredientes
700 gramas de carne moída
2 pães francês amanhecidos
2 ovos
3 dentes de alho socados em pilão
80 ml de elite
sal e pimenta a gosto
600 gramas de molho de tomate em pedaços
300 gramas de mussarela ralada
3 colheres de requeijão
folhas de manjericão a gosto
1 colher de chá de orégano
Como fazer?
Em uma tigela, coloque o pão amanhecido e misture com o leite para amaciar.
Em outra tigela maior coloque a carne moída, o ovo, a cebola, o cheiro verde, o alho, o pão amanhecido ensopado no leite, tempere com pimenta do reino e sal, tudo a gosto.
Misture tudo muito bem até homogeneizar.
Para o recheio é só misturar o queijo ralado com requeijão, folhas de manjericão e orégano.
Divida a mistura em 4 porções e modele os discos de carne, coloque o recheio de queijo no meio e feche formando um grande disco.
Aqueça o óleo em uma frigideira e frite os polpetones até que fiquem dourados e crocantes, reserve.
Em uma travessa coloque o molho e, por cima, o polpetone. Cubra com mais molho e queijo mussarela.
Leve ao forno por uns 40 minutos.
Dica: Sirva os polpetones com uma porção de macarrão ou purê de batatas.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas Leia mais

3. DeepSeek: como os ‘heróis da IA’ da China venceram obstáculos dos EUA e surpreenderam o Vale do Silício

Como uma empresa pouco conhecida — cujo fundador está sendo aclamado nas redes sociais chinesas como um “herói da IA” — conseguiu tanto sucesso? Lançamento do DeepSeek mudou o jogo para indústria da IA da China
Getty Images via BBC
Quando o ChatGPT mudou o mundo da inteligência artificial (IA), uma pergunta inevitável surgiu: o que isso significou para a China, a maior rival tecnológica dos Estados Unidos?
Dois anos depois, um novo modelo de IA da China inverteu essa questão: os EUA podem impedir a inovação chinesa?
Por um tempo, Pequim pareceu estar perdida diante do ChatGPT, que não está disponível na China.
Usuários pouco impressionados zombaram de Ernie, o chatbot do mecanismo de busca Baidu, muito difundido no país.
Depois, vieram versões das empresas de tecnologia Tencent e ByteDance, que foram descartadas como cópias inferiores do ChatGPT.
Washington estava confiante de que estava à frente. O governo Biden até aumentou as restrições proibindo a exportação de chips e tecnologia avançados para a China, para evitar compartilhar a tecnologia.
É por isso que o lançamento do DeepSeek surpreendeu o Vale do Silício e o mundo.
A empresa diz que seu modelo poderoso é muito mais barato do que os bilhões que as empresas dos EUA gastaram em IA.
Mas como uma empresa pouco conhecida — cujo fundador está sendo aclamado nas redes sociais chinesas como um “herói da IA” — conseguiu esse feito?
➡️DeepSeek: veja perguntas e respostas sobre a IA chinesa
Por que a IA chinesa DeepSeek é apontada como ameaça ao protagonismo dos EUA?
O desafio
Quando os EUA proibiram os principais fabricantes de microchips do mundo, como a Nvidia, de vender tecnologia avançada para a China, foi certamente um golpe para o desenvolvimento de tecnologia no país.
Esses chips são essenciais para construir modelos de IA poderosos que podem executar uma série de tarefas humanas, desde responder a consultas básicas até resolver problemas matemáticos complexos.
O fundador da DeepSeek, Liang Wenfeng, descreveu a proibição de chips como seu “principal desafio” em entrevistas com a mídia local.
Muito antes da proibição, a DeepSeek comprou um estoque de chips Nvidia A100 — as estimativas variam de 10 mil a 50 mil — de acordo com a publicação MIT Technology Review.
Os principais modelos de IA no ocidente usam cerca de 16 mil chips especializados. Mas a DeepSeek diz que treinou seu modelo de IA usando 2 mil desses chips e milhares de chips de qualidade inferior — o que torna seu produto mais barato.
Alguns, incluindo o bilionário Elon Musk, questionaram essa afirmação, argumentando que a empresa não pode revelar quantos chips avançados ela realmente usou, dadas as restrições.
Mas especialistas dizem que a proibição de Washington trouxe desafios e oportunidades para a indústria chinesa de IA.
Ela “forçou empresas chinesas como a DeepSeek a inovar” para que pudessem fazer mais com menos, diz Marina Zhang, professora associada da Universidade de Tecnologia de Sidney, na Austrália.
“Embora essas restrições tenham sido desafios, elas também estimularam a criatividade e a resiliência, alinhando-se com os objetivos políticos mais amplos da China de alcançar a independência tecnológica”, diz Zhang.
A segunda maior economia do mundo investiu pesadamente em tecnologias — das baterias que alimentam veículos elétricos e painéis solares à IA.
Transformar a China em uma superpotência tecnológica tem sido a ambição do presidente Xi Jinping há muito tempo. Então o governo também decidiu enfrentar as restrições de Washington.
O lançamento do novo modelo da DeepSeek em 20 de janeiro, quando Donald Trump tomou posse como presidente dos EUA, foi deliberado, de acordo com Gregory Allen, especialista em IA do Centro Internacional para Estudos Estratégicos.
“O momento e a maneira como a notícia está sendo transmitida é para implicar que protecionismo não funciona e que os EUA não é líder global em IA”, diz o Allen, ex-diretor de estratégia e política do Centro Conjunto de Inteligência Artificial do Departamento de Defesa dos EUA.
Nos últimos anos, o governo chinês tem nutrido talentos em IA, oferecendo bolsas de estudo e subsídios para pesquisa, e encorajando parcerias entre universidades e indústria.
O National Engineering Laboratory for Deep Learning e outras iniciativas apoiadas pelo estado ajudaram a treinar milhares de especialistas em IA, de acordo com Zhang.
E a China tinha muitos engenheiros brilhantes para recrutar.
O sucesso do DeepSeek vem em meio ao maior feriado chinês, o Ano Novo Lunar
Getty Images via BBC
O talento
Tomemos como exemplo a equipe da DeepSeek — a mídia chinesa diz que ela é composta por menos de 140 pessoas, a maioria das quais são o que a internet orgulhosamente declarou como “talentos locais” de universidades chinesas de elite.
Observadores ocidentais não notaram o surgimento de “uma nova geração de empreendedores que priorizam a pesquisa de base e o avanço tecnológico de longo prazo em vez de lucros rápidos”, diz Zhang.
As principais universidades da China estão criando um “grupo de talentos de IA em rápido crescimento”, onde até mesmo os chefes geralmente têm menos de 35 anos.
“Tendo crescido durante a rápida ascensão tecnológica da China, eles são profundamente motivados por um impulso de autoconfiança na inovação”, acrescenta ela.
O fundador da DeepSeek, Liang Wenfeng, é um exemplo disso. Ele tem 40 anos e estudou IA na prestigiosa Universidade de Zhejiang.
A mídia chinesa o descreve como um “idealista técnico” — ele insiste em manter a DeepSeek como uma plataforma de código aberto.
Na verdade, os especialistas também acreditam que uma cultura de código aberto próspera permitiu que novas startups unissem esforços e avançassem mais rápido.
Ao contrário das maiores empresas de tecnologia chinesas, a DeepSeek priorizou a pesquisa, o que permitiu mais experimentação, de acordo com especialistas e pessoas que trabalharam na empresa.
“Os 50 melhores talentos neste campo podem não estar na China, mas podemos formar pessoas aqui”, disse Liang em uma entrevista com o site de tecnologia 36Kr.
Mas os especialistas questionam até onde a DeepSeek pode ir.
Zhang diz que “novas restrições dos EUA podem limitar o acesso a dados de usuários americanos, potencialmente impactando como modelos chineses como o DeepSeek podem atingir o resto do mundo.”
E outros dizem que os EUA ainda têm uma grande vantagem, como “sua enorme quantidade de recursos de computação”, diz Allen. Também não está claro como o DeepSeek continuará usando chips avançados para continuar melhorando o modelo.
Mas, por enquanto, o DeepSeek está aproveitando o momento, dado que a maioria das pessoas na China nunca tinha ouvido falar do aplicativo até o último fim de semana.
‘Heróis da IA’
Sua fama repentina fez com que Liang se tornasse um sucesso nas redes sociais da China, onde ele está sendo aplaudido como um dos “três heróis da IA” da província de Guangdong, no sul, que faz fronteira com Hong Kong.
Os outros dois são Zhilin Yang, um especialista da Universidade de Tsinghua, e Kaiming He, que leciona no MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos EUA.
O DeepSeek encantou a internet chinesa antes do Ano Novo Lunar, o maior feriado do país. É uma boa notícia para uma economia sitiada e uma indústria de tecnologia que está se preparando para mais taxas e a possível venda da operação do TikTok nos EUA.
“O DeepSeek nos mostra que você só resistirá ao teste do tempo se for bom de verdade”, diz um comentário do Weibo muito curtido.
A reação na China é uma “mistura de choque e excitação, particularmente dentro da comunidade de código aberto”, descreve Wei Sun, analista principal de IA da Counterpoint Research. Leia mais

4. Tenente acusada de morte e tortura em treinamento dos bombeiros é promovida a capitã e deve receber retroativo de 8 anos em MT

Tenente teve a condenação prescrita em 2022. Um ano depois, um decreto declarou a extinção de punibilidade da tenente. Izadora Ledur era instrutora de curso dos bombeiros em Cuiabá
Câmara Municipal de Barra do Garças/Reprodução
A tenente do Corpo de Bombeiros Izadora Ledur de Souza Dechamps foi promovida ao posto de capitã, pelo governo de Mato Grosso. A promoção foi feita por meio de decreto assinado pelo governador Mauro Mendes (União) e pelo Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, coronel Nerci Denardi, e consta do Diário Oficial do estado (DOE) na sexta-feira (17).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Conforme o texto do decreto, a tenente foi promovida pelo critério de Antiguidade, e colocada na escala hierárquica da instituição como se tivesse sido promovida na época correta. Além deste, o montante financeiro retroativo deverá ser pago, ou seja, o pagamento é corrigido e realizado após um período em que deveria ter ocorrido.
Em dezembro de 2016, a Comissão de Promoção de Oficiais (CPO) excluiu a tenente do Quadro de Acesso para promoção ao posto de Capitão por ter considerado grave as notícias veiculadas na mídia. Na época, ela foi acusada por tortura contra dois aluno durante treinamentos aquáticos dos bombeiros.
Em 2023, um decreto publicado pelo governo de Mato Grosso acolheu as recomendações da Procuradoria-Geral do Estado e declarou a extinção de punibilidade da tenente. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado, e assinada pelo governador Mauro Mendes.
LEIA MAIS:
Tenente acusada de matar jovem em treinamento dos bombeiros vira ré por tortura contra outro aluno em MT
Decreto extingue punibilidade de tenente pela morte de aluno em treinamento em MT
Juiz determina prescrição e arquiva processo contra tenente Ledur pela morte de aluno em treinamento
Entenda o caso
Rodrigo Claro morreu em novembro de 2016
Antônio Claro/Arquivo pessoal
Em 2016, um estudante do curso de formação de soldados do Corpo de Bombeiros foi internado após passar mal em uma aula na Lagoa Trevisan, em Cuiabá. Rodrigo Claro ficou em coma na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) de um hospital particular da capital e morreu cinco dias depois. O jovem fazia aula de instrução de salvamento quando passou mal.
Em setembro de 2021, Ledur foi condenada a cumprir um ano de prisão, em regime aberto, pelo crime de maus-tratos contra o aluno Rodrigo.
À época, o juiz Marcos Faleiros, da 11ª Vara Criminal Especializada da Justiça Militar, desqualificou o crime de tortura para maus-tratos. Ele foi seguido pela maioria do Conselho Militar, exceto pelo tenente-coronel Abel, do Corpo de Bombeiros, que entendeu que a tenente Ledur praticou o crime de tortura.
Pesou na decisão do magistrado Faleiros o laudo do Instituto Médico Legal (IML), que apontou um Acidente Vascular Cerebral (AVC) sem causa definida como a causa da morte de Rodrigo. Ledur também não perdeu o cargo ou a farda.
Já em 2022, a tenente foi denunciada pelo Ministério Público Estadual por tortura contra outro aluno que participou do mesmo treinamento que Rodrigo naquele ano.
Maurício Júnior dos Santos foi convocado para o 15º Curso de Formação de Soldado do Corpo de Bombeiros, em julho de 2015. No início de 2016, deu-se início às aulas da disciplina de salvamento aquático, a qual tinha como instrutora responsável a tenente Ledur. Leia mais

5. VÍDEO: ativista viraliza ao criar ‘mão adaptada’ com cabo de vassoura para fazer carinho e ganhar confiança de pitbull resgatado de maus-tratos

Registro foi feito em Paranavaí, norte do Paraná. Vovozão, como foi apelidado, passa por reabilitação até ser colocado para adoção. Protetora cria ‘mão adaptada’ para fazer carinho em pitbull idoso resgatado de maus-tratos
Ana Barreiro, ativista dos direitos de animais em Paranavaí, norte do Paraná, encontrou uma forma criativa de dar carinho a um pitbull idoso, resgatado de maus-tratos, que não aceitava a aproximação de humanos.
Com uma luva presa na ponta de um cabo de vassoura, ela improvisou uma espécie de mão para, de longe, conseguir tocar a cabeça do animal. O truque para conquistar a confiança do Vovozão, como é chamado, viralizou nas redes sociais, somando mais de 22 milhões de visualizações. Assista acima.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Ana contou que Vovozão foi encontrado abandonado, com sinais de violência. O animal também apresentava reflexos agressivos.
Com a mão improvisada, ela também conseguiu dar comida para ele sem correr perigo. No vídeo, os dois estavam separados por uma grade.
“Eu consegui pensar nesta luvinha aqui. Porque, se ele morder, não vai machucar e é uma coisa macia, é uma coisa que vai simular uma mão real. E ele deixou. A princípio, ele resmungou bastante, mordeu a luva, mas ele foi se rendendo ao carinhos, mesmo sendo um carinho artificial”, contou.
Vovozão aos poucos se acalmou e até fechou os olhos ao receber o afago na cabeça.
Para fazer carinho no Vovozão, Ana usou uma luva amarrada a um cabo de vassoura.
Ana Barreiro
Ana destacou que curar um animal vítima de abandono e maus-tratos vai além de tratar só as feridas físicas. “É necessário também cuidar das feridas da alma”.
O veterinário Ricardo Ribas explicou que o comportamento agressivo de animais resgatados de maus-tratos é normal, funcionando como um mecanismo de defesa.
“Esse paciente passa ao convívio dentro desse novo lar, com outros cães, outros gatos. Então, eles precisam de um tempo para poderem se reabilitar nesse ambiente. E tudo é feito com muito amor, muito carinho e paciência, principalmente, para poder conseguir conquistar esse novo coraçãozinho.”
Leia também:
Investigação: Prefeitura denuncia ‘desaparecimento’ de R$ 298 mil de conta bancária, culpa hacker e caso passa a ser investigado pela polícia
Tragédia: Técnica de enfermagem morre a caminho do trabalho após carro dela ser arrastado por carreta
Veja pontos da denúncia: Madrasta usou brinquedos e banquinho para induzir enteada a se afogar em máquina de lavar, diz MP
Estratégia rendeu amizade
Cuidados com os pets vítimas de maus-tratos
O vídeo foi publicado por Ana no dia 18 de janeiro.
Atualmente, Vovozão aceita a presença de Ana e também recebe carinho sem a necessidade da “mão improvisada”.
O cão está em tratamento na Sociedade Protetora dos Animais de Paranavaí (SPAP). Quando estiver 100% recuperado, será colocado para adoção para encontrar uma nova família.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Veja mais notícias em g1 Norte e Noroeste. Leia mais

Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.

Notícias relacionados

AC tem maior porcentagem de moradores em áreas com pontos de ônibus na região Norte, diz IBGE
Brasil

AC tem maior porcentagem de moradores em áreas com pontos de ônibus na região Norte, diz IBGE

Apesar de estar pouco abaixo da média nacional, estado aparece com melhor índice na região e lidera com folga. Acima...

abril 22, 2025 - Bendev Junior
Pedagogos da região de rios participam de formação sobre o sistema Educa+ em Santarém
Brasil

Pedagogos da região de rios participam de formação sobre o sistema Educa+ em Santarém

Capacitação busca fortalecer o uso prático do sistema Educa+ entre pedagogos das regiões de rios, promovendo maior autonomia e eficiência...

abril 22, 2025 - Bendev Junior
Mulher é assassinada em Livramento, na PB, e Polícia Civil suspeita que morte foi por engano
Brasil

Mulher é assassinada em Livramento, na PB, e Polícia Civil suspeita que morte foi por engano

Maria do Socorro morreu baleada em Livramento, na Paraíba TV Paraíba/Reprodução Uma mulher foi assassinada a tiros e um homem...

abril 22, 2025 - Bendev Junior
IFPA inscreve para cursos técnicos de Aquicultura e Guia de Turismo para o campus Santarém

IFPA inscreve para cursos técnicos de Aquicultura e Guia de Turismo para o campus Santarém

As aulas serão na modalidade de ensino presencial, no turno noturno, para ingresso ainda no 1° semestre do ano letivo...

abril 22, 2025 - Bendev Junior
VÍDEOS: Bom Dia Goiás desta terça-feira, 22 de abril de 2025
Brasil

VÍDEOS: Bom Dia Goiás desta terça-feira, 22 de abril de 2025

Assista a todas as reportagens do telejornal. Assista a todas as reportagens do telejornal. Leia mais Fonte: G1

abril 22, 2025 - Bendev Junior
Lago de Furnas atinge o menor índice do período nos últimos quatro anos e preocupa quem vive do turismo e da pesca
Brasil

Lago de Furnas atinge o menor índice do período nos últimos quatro anos e preocupa quem vive do turismo e da pesca

Reservatório está com 68% da sua capacidade, cinco pontos percentuais a menos do que no ano passado. Nível do Lago...

abril 22, 2025 - Bendev Junior