EPTV lança a 8ª Campanha de Combate ao Aedes aegypti; veja cenário da dengue no Sul de Minas, Ceará deve ter tempo chuvoso até quinta-feira; confira em quais regiões

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.

1. EPTV lança a 8ª Campanha de Combate ao Aedes aegypti; veja cenário da dengue no Sul de Minas

‘Dia D’ da campanha será no dia 22 de fevereiro, reunindo prefeituras parceiras da área de cobertura da emissora. A EPTV, afiliada TV Globo, lança nesta quarta-feira (29) a 8ª Campanha de Combate ao Aedes aegypti, reforçando a luta contra o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
A mobilização regional busca engajar as cidades da área de cobertura da emissora em ações simultâneas para conscientização e eliminação de criadouros.
No perfil oficial da EPTV Sul de Minas no Instagram, é possível “participar” da campanha e compartilhar nas redes sociais o sucesso em eliminar o mosquito transmissor da dengue, clicando na tela para colocar o Aedes aegypti na mira. Basta tirar um print, postar com uma dica e marcar o @jornaldaeptvsuldeminas.
Mosquito do Aedes aegypti, transmissor da dengue
Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas
As informações sobre a campanha estão disponíveis no site institucional e no grupo no WhatsApp, ferramentas que devem aproximar o leitor de todos os detalhes desta edição.
O destaque será o “Dia D”, marcado para 22 de fevereiro, quando municípios participantes promoverão mutirões para combater o mosquito. Voluntários da prefeitura estarão disponíveis para auxiliar nesse processo durante todo o período.
As prefeituras interessadas em aderir à iniciativa podem registrar as ações locais através do formulário online disponibilizado pela EPTV. Os resultados do mutirão serão publicados no site do projeto.
Cenário da dengue no Sul de Minas em 2025
Logo no primeiro mês deste ano, as quatro regionais de saúde do Sul de Minas já registraram 815 casos suspeitos – destes, 180 foram confirmados e um óbito está em investigação.
Após o Brasil registrar a maior epidemia de dengue da história em 2024, o sorotipo 3, que não circulava desde 2008, volta a preocupar especialistas.
As condições climáticas, com chuvas frequentes e altas temperaturas, agravam o problema, favorecendo a reprodução do mosquito Aedes aegypti.
Confira os dados regionais mais recentes divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG):
Regional de Saúde de Pouso Alegre: 169 casos prováveis e 37 confirmados;
Regional de Saúde de Alfenas: 145 casos prováveis, 30 confirmados e 1 óbito em investigação;
Regional de Saúde de Passos: 396 casos prováveis e 59 confirmados;
Regional de Saúde de Varginha: 105 casos prováveis e 54 confirmados.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas Leia mais

2. Ceará deve ter tempo chuvoso até quinta-feira; confira em quais regiões

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê continuidade das condições de instabilidade atmosférica no estado, favorecendo precipitações em todas as macrorregiões até quinta-feira (30). Quarta e quinta-feira com precipitações mais generalizadas no CE.
Thiago Gadêlha/SVM
A possibilidade de chuvas no Ceará aumentou e a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê precipitações em todas as macrorregiões do estado até quinta-feira (30).
✅ Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp
De acordo com o órgão, apesar do céu mais claro na terça (28), a quarta (29) e quinta (30) têm as seguintes previsões:
☔ Quarta-feira (29): a Funceme indica que áreas de instabilidades provenientes do leste do Nordeste e do oceano Atlântico deverão deslocar-se em direção ao Ceará, fazendo com que haja uma maior instabilidade no Litoral do Pecém, Litoral de Fortaleza, Jaguaribana e no Cariri. Assim, as chuvas esperadas para estas regiões poderão ser maiores.
☔ Quinta-feira (30): Por fim, para quinta, a tendência, neste momento é semelhante àquela apontada para quarta-feira, mas com precipitações isoladas de forma geral.
LEIA TAMBÉM:
Ceará deve ter volume de chuva em torno da média histórica entre fevereiro e abril
Fóssil de mastodonte de mais de 100 mil anos é furtado de museu no Ceará
Volume de chuva em torno da média histórica
Presidente da Funceme fala sobre o prognóstico das chuvas no Ceará de fevereiro a abril
O Ceará tem 45% de chances de ter chuvas dentro da média entre fevereiro e abril, segundo o prognóstico feito pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Os resultados apontam ainda 35% de probabilidade de chuvas para a categoria abaixo da normal e 20% de probabilidade para a categoria acima da normal ao longo do trimestre.
Conforme o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, o principal fator para esses indicativos é aquecimento Atlântico Tropical.
“Percebemos que tem um aquecimento aí na zona equatorial do Atlântico e também no Atlântico Norte. Isso levou como categoria mais provável para o Centro-Norte do estado a probabilidade normal ou acima da normalidade. A categoria abaixo da normalidade no Centro-Sul, porque já que o aquecimento é Equatorial e Centro-Norte Tropical. Isso que os modelos conseguiram capturar de termos de regiões do estado”, disse Eduardo Martins.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: Leia mais

3. PMs que salvaram bebê durante engasgo visitam menina e emocionam mãe: ‘Grata por tudo que fizeram pela minha pequena’

Soldado Fabiano Bianchi e cabo Marli Rocha salvaram a menina no dia 21 de janeiro, em Bariri (SP), e visitaram Nicole, de apenas três meses, no dia 24, quando entregaram presentes para a bebê. Nicole, de apenas três meses, foi salva por PMs em Bariri (SP)
Arquivo pessoal
Dois policiais militares que salvaram a vida de uma bebê de apenas três meses que estava engasgada com leite visitaram a pequena e a presentearam com lembranças da corporação. O encontro do soldado Fabiano Bianchi e da cabo Marli Rocha com Nicole aconteceu na sexta-feira (24), em Bariri (SP), três dias após os dois terem ajudado a garota.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
No dia do engasgo, Nicole foi levada por sua mãe, Viviane Medeiros, para a base policial. A mulher pedia ajuda, pois sua filha não estava conseguindo respirar e foi socorrida pelos PMs.
Em entrevista ao g1, Viviane relatou que, apesar do desespero, a agilidade do atendimento a tranquilizou. “Quando cheguei à base, me senti muito aliviada, porque sabia que eles são muito experiente e treinados”, explica.
Os PMs fizeram a manobra de Heimlich, que consiste em desobstruir as vias respiratórias durante um engasgo com um alimento ou objeto para permitir a retomada da respiração. Segundo o Ministério da Saúde, a manobra é diferente para bebês (veja abaixo como aplicar).
Manobra de Heimlich: como aplicar para salvar vida durante engasgo
“Em casos de desengasgo, cada segundo conta para salvar uma vida. Naquele momento, a mãe confiou a vida da filha em nossas mãos”, explica o soldado Fabiano, que, após estabilizar a condição da bebê, preparou uma viatura e acompanhou a família até a Santa Casa da região.
“Quando entregamos Nicole à equipe médica, a ficha caiu: nós fazemos parte da história dessa menina”, completa.
Viviane retornou para a base após a recuperação de Nicole e manteve contato com os profissionais, que decidiram fazer uma visita à família na sexta-feira.
Na ocasião, eles entregaram uma cesta que continha uma caneca da Polícia Militar com a data do salvamento de Nicole e um macacão da corporação com seu nome (veja a foto acima).
Mãe de Nicole, Viviane Medeiros, com os PMs, durante visita em Bariri (SP)
Arquivo pessoal
“Precisávamos vê-los, saber que estavam bem e, finalmente, conhecer Nicole. Foi muito gratificante ver a bebê recuperada e receber o reconhecimento da família”, acrescenta a cabo Marli Rocha.
“Sou grata por tudo que fizeram pela minha pequena, o carinho deles e o amor pelo próximo. Não tem como explicar, só gratidão”, afirma Viviane.
*Colaborou sob supervisão de Mariana Bonora
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região Leia mais

4. Ex-vereador morre após batida envolvendo duas caminhonetes em curva de estrada

Veículo capotou várias vezes na TO-080. Prefeitura de São Valério lamentou morte. Ex-vereador de São Valério morreu após colisão entre caminhonetes
Reprodução/Redes Sociais
Allessio Ricieri Mazutti, ex-vereador de São Valério, morreu após ter sua caminhonete atingida por outra em uma curva da rodovia TO-080. Com o impacto da batida o carro capotou várias vezes e ele foi arremessado para fora do veículo.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O acidente aconteceu quando Allessio, de 78 anos, tentava fazer uma conversão para entrar na estrada que leva para sua fazenda, na zona rural do município. O idoso ligou a seta sinalizando a ação, mas foi atingido por uma caminhonete que vinha na direção contrária.
A Prefeitura de São Valério publicou uma nota de pesar se solidarizando com a família dele e reconhecendo os serviços prestados ao município.”Sua contribuição para o desenvolvimento e bem-estar de nossa comunidade será sempre lembrada com respeito e gratidão”, afirma a nota.
Allessio Ricieri atuou como vereador em São Valério no período de 1993 a 1996.
LEIA TAMBÉM
Homem é preso suspeito de fingir ser coronel aposentado, aplicar golpes em mulheres e induzir vítima a vender a própria casa
Corpo de idoso é encontrado ao lado de motocicleta na TO-201
Homem que morreu no telhado ao tentar invadir casa do arcebispo de Palmas é identificado
O corpo do ex-vereador foi levado para o Núcleo de Medicina Legal de Gurupi na noite de terça-feira (29). Após os exames, será liberado aos familiares.
O acidente foi registrado na 12ª Central de Atendimento da Polícia Civil, em Gurupi.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins. Leia mais

5. Como último ato de amor, marido contrata violinista para tocar para mulher com câncer em hospital: ‘Jeito de ela me escutar’

Monise Garcia estava internada havia 40 dias, em São José do Rio Preto (SP), e morreu no domingo (26). Durante o tratamento, mulher fez pelo menos sete quimioterapias, que não foram suficientes para frear o avanço do tumor. Marido contrata violinista para tocar para mulher com câncer em Rio Preto
Como último ato de amor, um homem contratou um violinista para tocar para a esposa, que estava internada com câncer no cérebro e pulmão, em São José do Rio Preto (SP). Após ficar 40 dias hospitalizada, Monise Garcia, de 37 anos, morreu no domingo (26).
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Monise ao lado do marido, Abler, enquanto recebia tratamento no hospital em Rio Preto (SP)
Abler Fonseca da Costa/Arquivo pessoal
Ao g1, o empresário Abler Fonseca da Costa, de 43 anos, contou que sentiu que Monise estava no último dia e, por isso, decidiu fazer a homenagem a ela (assista ao vídeo acima).
O casal morava em Jales (SP) , mas precisou ir a Rio Preto para o tratamento contra a doença. Segundo ele, a mulher gostava de música.
“Tocamos três hinos enquanto ela estava sedada. Quando acabou a última música, ela abriu o olho, olhou para mim, saiu uma lágrima e deu o último suspiro. Como ela gosta de música, achei que seria um jeito de ela me escutar”, reflete o marido.
Monise Garcia ficou internada em Rio Preto (SP) após diagnóstico de câncer, em estado paliativo
Abler Fonseca da Costa/Arquivo pessoal
Luta contra a doença
Conforme o empresário, Monise começou a sentir uma forte dor de cabeça em março de 2024. Após uma ressonância, os médicos constataram que a mulher estava com um tumor no cérebro, do tamanho de um limão.
Na ocasião, Monise foi submetida a uma cirurgia para retirada do tumor, de forma urgente. O câncer foi retirado, mas, após exames, os médicos identificaram que o tumor na cabeça era proveniente de outro órgão do corpo.
Monise Garcia, de 37 anos, morreu com câncer no cérebro e pulmão em Rio Preto (SP)
Abler Fonseca da Costa/Arquivo pessoal
Após investigações, Monise soube que o câncer começou no pulmão e estava em metástase. De acordo com o marido, o paciente tinha histórico da doença na família, sendo que a mãe, irmão e tios também foram diagnosticados.
Entretanto, por ser ativa fisicamente e não sentir outros sintomas, a mulher não desconfiava de que pudesse estar doente. Durante o tratamento, Monise fez pelo menos sete quimioterapias, que não foram suficientes para frear o avanço do tumor.
Monise Garcia estava com câncer no cérebro e no pulmão e foi internada em Rio Preto (SP)
Abler Fonseca da Costa/Arquivo pessoal
Com os lados direitos do pulmão e do cérebro tomados pelo câncer (veja a foto acima, na qual a mancha branca é o câncer), Monise entrou em tratamento paliativo. Apesar de preparada, segundo Abler, a mulher mantinha o otimismo e acreditava que sairia do hospital andando.
“Ela estava sofrendo de dor, estava preparada para o que viria, mas acreditava que sairia dali andando. Eu não queria que ela sofresse tanto, então aceito como uma vitória para ela, porque ela tomava muito medicamento e não tirava a dor”, pontua o marido.
Abler e Monise tiveram dois filhos, um menino de sete anos e uma menina de 12
Abler Fonseca da Costa/Arquivo pessoal
Abler e Monise tiveram dois filhos: um menino de sete anos e uma menina de 12. De acordo com ele, a maior preocupação da mulher eram as crianças, que souberam do falecimento da mãe pela avó paterna.
“A família é grande e bem amorosa, ela sabia que estava deixando os filhos em boas mãos. Sempre falava que amava que lembrassem dela sempre sorrindo, não do jeito que ela estava ficando”, finaliza Abler.
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM Leia mais

Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.

Notícias relacionados

1ª Turma do STF começa a julgar mais 6 no caso da trama golpista
Brasil

1ª Turma do STF começa a julgar mais 6 no caso da trama golpista

1ª Turma do STF começa a julgar mais 6 no caso da trama golpista A 1ª Turma do STF começa...

abril 22, 2025 - Bendev Junior
Sistema anticheias em Porto Alegre: um ano após enchente, o que mudou?

Sistema anticheias em Porto Alegre: um ano após enchente, o que mudou?

Veja o que feito nas casas de bomba, diques, comportas e sistema de drenagem para evitar uma tragédia como a...

abril 22, 2025 - Bendev Junior
Incêndio atinge sala da Maternidade Leide Morais em Natal
Brasil

Incêndio atinge sala da Maternidade Leide Morais em Natal

Incidente foi causado por pane elétrica em um dos aparelhos de ar-condicionado do local, segundo a Secretaria Municipal de Saúde....

abril 22, 2025 - Bendev Junior
Bragança Paulista entrega nova Unidade de Saúde no bairro da Penha
Brasil

Bragança Paulista entrega nova Unidade de Saúde no bairro da Penha

30ª UBS da cidade amplia rede de Atenção Básica e deve beneficiar 4 mil moradores A Prefeitura de Bragança Paulista...

abril 22, 2025 - Bendev Junior
VÍDEOS: Bom Dia Cidade Sul de Minas de terça-feira, 22 de abril de 2025
Brasil

VÍDEOS: Bom Dia Cidade Sul de Minas de terça-feira, 22 de abril de 2025

Leia mais Fonte: G1

abril 22, 2025 - Bendev Junior
VÍDEO: Ônibus pega fogo em estação do BRT no interior da BA
Brasil

VÍDEO: Ônibus pega fogo em estação do BRT no interior da BA

Incêndio aconteceu na manhã desta terça-feira (22), na Avenida João Durval Carneiro, em Feira de Santana. Ônibus pega fogo em...

abril 22, 2025 - Bendev Junior