Polícia conclui inquérito sobre chacina que deixou três jovens e um adolescente mortos na Bahia, Zé Ramalho apresenta turnê de clássicos da carreira em Fortaleza; veja data

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.

1. Polícia conclui inquérito sobre chacina que deixou três jovens e um adolescente mortos na Bahia

Crime ocorreu em abril de 2024, em Barro Preto. Dois detentos foram indiciados por homicídio qualificado. Polícia Civil conclui inquérito sobre chacina em Barro Preto.
A Polícia Civil divulgou nesta segunda-feira (27) que concluiu o inquérito sobre a chacina de Barro Preto, que deixou três jovens e um adolescente mortos em 2024. Os dois suspeitos de ordenar o crime foram indiciados por homicídio qualificado devido a emboscada, tortura e meio cruel.
O crime aconteceu em 1º de abril do ano passado, na cidade de Barro Preto, no sul da Bahia. Na ocasião, os corpos das quatro vítimas foram encontrados em uma fazenda, com marcas de tortura e perfurações de armas de fogo. Elas foram identificadas como:
Samyr Emanuel dos Santos Nunes, de 19 anos;
Gustavo Silva Lima, de 17 anos;
John Lenon Ramos Santos, de 26 anos;
Jamylle Ramos Santos, de 24 anos.
Os dois indiciados pela chacina já estavam presos por outros crimes quando organizaram os homicídios. Eles foram identificados como Vitor Almeida da Silva, que cumpre pena no Conjunto Penal de Itabuna e será transferido para outra unidade prisional da Bahia; e João Ricardo Cardoso Mota, que está preso em São Paulo.
Segundo o coordenador da Polícia Civil de Itabuna, Evy Paternostro, Vitor deu a ordem e controlou a tortura e execução. Antes, ele pediu autorização a João Ricardo.
A suspeita é que as vítimas tinham ligações com uma facção rival, no entanto, elas não tinham passagens pela polícia.
Três jovens e um adolescente são mortos a tiros no sul da Bahia
Redes sociais
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻 Leia mais

2. Zé Ramalho apresenta turnê de clássicos da carreira em Fortaleza; veja data

Entre os seus clássicos presentes na turnê de Zé Ramalho, estão canções como “Chão de Giz”, “Sinônimo”, “Táxi Lunar” e “Beira-Mar”. Zé Ramalho faz em show em Fortaleza em agosto
Leo Aversa/Divulgação
O cantor paraibano Zé Ramalho, um dos maiores nomes da música brasileira, volta ao Ceará no dia 1º de agosto com um show composto por clássicos da sua carreira.
✅ Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp
A apresentação vai ocorrer no Centro de Eventos do Ceará. Os ingressos podem ser comprados a partir do dia 28 de janeiro no site Ingresse e estão a partir de R$ 150.
Zé Ramalho canta “Avôhai” no palco do Fantástico
Entre os seus clássicos presentes na turnê de Zé Ramalho, estão canções como “Chão de Giz”, “Sinônimo”, “Táxi Lunar” e “Beira-Mar”.
A última vez que o artista de 75 anos se apresentou em Fortaleza foi em 2022, com sua turnê “Show dos Sucessos”, que celebrava seus 45 anos de carreira.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará Leia mais

3. Governo dos EUA suspende repasse de recursos para Organização Internacional para Migrações, órgão da ONU

A OIM é uma das parceiras do governo brasileiro e das Forças Armadas na Operação Acolhida, que desde 2018 recebe venezuelanos que fogem do regime do ditador Nicolás Maduro pela fronteira de Roraima. Governo dos EUA suspende repasse de recursos para Organização Internacional para Migrações
Reprodução/TV Globo
O governo dos Estados Unidos suspendeu por três meses o repasse de recursos para a Organização Internacional para as Migrações. A OIM é um órgão das Nações Unidas, parceiro do Brasil na Operação Acolhida, que desde 2018 recebe venezuelanos que atravessam a fronteira em Roraima para fugir do regime de Nicolás Maduro.
O governo brasileiro declarou que vai deslocar agentes da Polícia Federal e da saúde para compensar de forma emergencial a falta das equipes da ONU.
A organização católica Cáritas suspendeu o atendimento os venezuelanos porque depende da ajuda dos Estados Unidos.
LEIA TAMBÉM
Agentes de Trump vão de porta em porta para prender imigrantes ilegais em Chicago; prisões passam de 2,3 mil
Algemas em deportados pelos EUA são ‘praxe’, mas só durante o voo, diz PF; uso após desembarque gerou tensão
Celac convoca reunião com urgência para discutir migração em meio a polêmicas com deportações nos EUA; Brasil já foi informado Leia mais

4. Agentes federais prendem, em um único dia, quase mil estrangeiros em situação irregular nos EUA

Trump foi eleito presidente tendo o combate à imigração ilegal como principal plataforma. Desde que ele assumiu, a Agência Federal de Imigração confirmou mais de 2,3 mil prisões. Governo dos EUA deflagra operação para prender imigrantes ilegais
O governo dos Estados Unidos deflagrou uma série de operações para prender imigrantes em situação irregular.
Donald Trump mandou para Chicago um escudeiro fiel. Emil Bove é procurador-geral adjunto em exercício. É homem de confiança do presidente desde que foi seu advogado de defesa nos processos criminais de fraude que Trump enfrentou em Manhattan. Ele está lá para garantir que uma série de agências federais trabalhem sob as ordens do Departamento de Justiça e que ninguém deixe de seguir o que foi anunciado pelo presidente e repetido em um comício no sábado (25) em Las Vegas:
“Nós suspendemos todas as entradas de imigrantes ilegais e começamos a enviar todos os invasores e violadores de volta para os lugares de onde vieram”, disse Trump.
Em Chicago, desde domingo (26), agentes federais de imigração estão levando algemados imigrantes que têm passagem pela polícia. O governador de Illinois, J.B. Pritzker, do Partido Democrata, de oposição a Trump, criticou as prisões e afirmou que nem todos os alvos das buscas são criminosos.
“A situação é perturbadora. Estão indo atrás de pessoas que respeitam a lei”, ele disse.
Agentes federais prendem, em um único dia, quase mil estrangeiros em situação irregular nos EUA
Jornal Nacional/ Reprodução
As operações também ocorrem em outras cidades. Só no domingo (26), as autoridades prenderam 956 pessoas em todo o país. Não está claro quando serão deportadas. Desde que Donald Trump assumiu, a Agência Federal de Imigração confirmou mais de 2,3 mil prisões.
Na noite de sábado (25) para domingo (26), em Denver, no Colorado, a polícia fez uma batida em uma festa. Era uma operação contra uma poderosa gangue venezuelana, que leva para os Estados Unidos drogas como o fentanil, e também faz tráfico de mulheres para a prostituição. Os agentes prenderam cerca de 50 pessoas. Donald Trump, em decreto no dia da posse, declarou o cartel venezuelano uma organização terrorista.
Tom Homan, que tem o cargo de czar da fronteira, disse que nessa primeira fase da operação o objetivo é deportar quem tenha passagem pela polícia. Depois, todos os que estiverem nos Estados Unidos sem documentos.
Agentes federais prendem, em um único dia, quase mil estrangeiros em situação irregular nos EUA
Jornal Nacional/ Reprodução
Trump foi eleito tendo o combate à imigração ilegal como principal plataforma. Dois terços dos americanos concordam em deportar imigrantes que entraram ilegalmente nos Estados Unidos e 38% apoiam o uso de força militar para encontrar e deter essas pessoas.
O Pentágono enviou 1,5 mil soldados para a fronteira. O novo secretário de Defesa, Pete Hegseth, disse nesta segunda-feira (27), no primeiro dia de trabalho, que vai mandar mais gente para conter o que chamou de invasão. Trump também liberou que agentes façam batidas em igrejas, escolas, locais de trabalho. Mas há resistência. Em uma igreja luterana em Portland, o pastor diz que uma lei injusta não é lei e que ali os agentes não entram.
LEIA TAMBÉM
Agentes de Trump vão de porta em porta para prender imigrantes ilegais em Chicago; prisões passam de 2,3 mil
Algemas em deportados pelos EUA são ‘praxe’, mas só durante o voo, diz PF; uso após desembarque gerou tensão
Celac convoca reunião com urgência para discutir migração em meio a polêmicas com deportações nos EUA; Brasil já foi informado Leia mais

5. Colômbia volta atrás depois de se recusar a receber colombianos deportados pelos EUA; entenda

Presidentes trocam ataques nas redes e anunciam sanções econômicas aos produtos importados de cada país. Nesta segunda (27), o governo Petro decidiu enviar duas aeronaves da Força Aérea colombiana para trazer os imigrantes ilegais. EUA e Colômbia chegam a acordo sobre imigração ilegal depois de ameaças de guerra comercial
Estados Unidos e Colômbia chegaram a um acordo sobre a deportação de imigrantes ilegais. No domingo (26), os líderes dos dois países ameaçaram travar uma guerra comercial.
Os presidentes Donald Trump e Gustavo Petro passaram o domingo (26) trocando ataques nas redes sociais. Eles chegaram a anunciar sanções econômicas aos produtos importados de cada país.
Estados Unidos e Colômbia chegaram a um acordo sobre a deportação de imigrantes ilegais
Reprodução/TV Globo
Até que, à noite, a Casa Branca afirmou em um comunicado que a Colômbia tinha concordado com todos os termos do presidente americano para deportação de colombianos irregulares nos Estados Unidos, incluindo que elas fossem feitas em aviões militares americanos.
Horas depois, o governo da Colômbia confirmou o fim do impasse. Informou que os dois países tinham trocado mensagens diplomáticas e que o chanceler, Luis Gilberto Murillo, viajará para Washington.
Na noite de sábado (25), dois aviões militares americanos chegaram a decolar de uma base, na Califórnia, com destino a Bogotá para levar colombianos que estavam ilegalmente nos Estados Unidos.
Aviões militares americanos fazem deportação de imigrantes ilegais
Reprodução/TV Globo
O governo da Colômbia tinha aprovado a viagem, mas na madrugada de domingo, o presidente Gustavo Petro declarou que os Estados Unidos não podiam tratar esses imigrantes como delinquentes e desautorizou o pouso.
Ele chegou a compartilhar um vídeo dos deportados brasileiros que foram filmados com algemas e correntes nos pés ao desembarcarem em Manaus. E afirmou que os cidadãos colombianos deveriam ser transportados em aviões civis.
Um site que faz o monitoramento aéreo mostra que uma das aeronaves militares com os colombianos já tinha cruzado o Golfo do México quando teve que retornar para os Estados Unidos.
Esses aviões geralmente são usados para transportar carga como tanques e helicópteros ou para repatriar cidadãos de locais de risco, como em 2021, durante a retirada das tropas americanas do Afeganistão.
“O órgão, que é o ICE, eles têm a frota deles de avião, que são mais ou menos 12 aviões. Mas eles também usam aviões comerciais para fazer algumas deportações. O uso dos aviões militares foi diferente porque logo no dia da posse do Trump ele ativou esse mandato, que basicamente diz: se estamos sofrendo uma invasão, precisamos lutar contra essa invasão. Então a parte militar foi ativada e aí os recursos podem ser usados para o uso desses aviões militares.”
Aviões militares americanos fazem deportação de imigrantes ilegais
Reprodução/TV Globo
O Pentágono disse que vai usar aviões do exército para deportar mais de cinco mil imigrantes que estão detidos no Texas e na Califórnia.
Gabrielle Oliveira, professora em imigração e educação na Universidade de Harvard, explica que deportações sempre aconteceram, mas ela destaca as diferenças usadas nas aeronaves nessas operações:
“Tanto no governo do Obama quanto no governo do Biden, a gente viu altíssimos números de deportação. O que chama a atenção é realmente querer usar a imagem do avião militar retirando essas pessoas para dar realmente essa ideia de que é uma invasão, que são grandes crimes e que isso é uma guerra”, destaca.
Trump respondeu à decisão de Petro de recusar os aviões e anunciou a implementação imediata de tarifas de 25% sobre todos os produtos importados da Colômbia. Declarou ainda que dobraria o valor da taxação em uma semana.
Gustavo Petro respondeu que aplicaria as mesmas tarifas aos produtos americanos. 27% do café importado pelos Estados Unidos vem da Colômbia, que também exporta flores, ouro. Em 2022, os colombianos venderam 18,5 bilhões de dólares em produtos para os Estados Unidos, que é o principal parceiro comercial da Colômbia.
Como os dois países resolveram o impasse, nenhum aplicou as tarifas anunciadas no domingo. Nesta segunda-feira (27) , o governo Petro decidiu enviar duas aeronaves da Força Aérea Colombiana para trazer os cidadãos em situação irregular.
imigrantes que estão detidos no Texas e na Califórnia.
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Celac convoca reunião com urgência para discutir migração em meio a polêmicas com deportações nos EUA; Brasil já foi informado
Agentes de Trump vão de porta em porta para prender imigrantes ilegais em Chicago; prisões passam de 2,3 mil Leia mais

Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.

Notícias relacionados

Como é o ‘Anel do pescador’, usado pelo papa Francisco e que foi destruído após ele morrer
Brasil

Como é o ‘Anel do pescador’, usado pelo papa Francisco e que foi destruído após ele morrer

Cada papa usa um anel feito sob medida com a imagem gravada de um homem pescando de um barco. Entenda...

abril 21, 2025 - Bendev Junior
Guia de porcelanatos: entenda as diferenças entre polido, acetinado e natural
Brasil

Guia de porcelanatos: entenda as diferenças entre polido, acetinado e natural

Aprenda a identificar o porcelanato ideal para combinar estilo e funcionalidade. Na hora de escolher o porcelanato ideal para seu...

abril 21, 2025 - Bendev Junior
O Assunto #1451: Papa Francisco – vida, legado e o futuro da Igreja
Brasil

O Assunto #1451: Papa Francisco – vida, legado e o futuro da Igreja

A trajetória do Santo Padre à frente do Vaticano se encerrou nesta segunda-feira (21). Ele morreu aos 88 anos, vítima...

abril 21, 2025 - Bendev Junior
Guia de porcelanatos: entenda as diferenças entre polido, acetinado e natural

Guia de porcelanatos: entenda as diferenças entre polido, acetinado e natural

Aprenda a identificar o porcelanato ideal para combinar estilo e funcionalidade. Na hora de escolher o porcelanato ideal para seu...

abril 21, 2025 - Bendev Junior
O Assunto #1451: Papa Francisco – vida, legado e o futuro da Igreja
Brasil

O Assunto #1451: Papa Francisco – vida, legado e o futuro da Igreja

A trajetória do Santo Padre à frente do Vaticano se encerrou nesta segunda-feira (21). Ele morreu aos 88 anos, vítima...

abril 21, 2025 - Bendev Junior
Estreia da série especial do JN para homenagear os brasileiros nos 60 anos da Globo é transferida para terça-feira (22)
Brasil

Estreia da série especial do JN para homenagear os brasileiros nos 60 anos da Globo é transferida para terça-feira (22)

Uma força-tarefa passou meses planejando como o Jornal Nacional iria agradecer aos milhões de brasileiros que prestigiam o Jornalismo da...

abril 21, 2025 - Bendev Junior