Homem que estava de ‘saidinha’ é resgatado ao pular e cair em galeria pluvial enquanto fugia da polícia em Sorocaba; vídeo, Campinas registra, em média, um acidente com ônibus a cada 35 horas em 2024

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.

1. Homem que estava de ‘saidinha’ é resgatado ao pular e cair em galeria pluvial enquanto fugia da polícia em Sorocaba; vídeo
Segundo o Corpo de Bombeiros, suspeito caiu de uma altura de oito metros. Ele teve o tornozelo quebrado e foi encaminhado ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). Homem é resgatado ao cair em galeria pluvial durante perseguição policial
Um homem que estava de “saidinha” foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros após pular e cair em uma galeria pluvial no bairro Campolim, zona sul de Sorocaba (SP), no início da tarde desta segunda-feira (27).
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Conforme a corporação, o homem estava fugindo de policiais quando pulou na galeria e caiu de uma altura de oito metros. Os bombeiros precisaram ser acionados para resgatá-lo.
O momento do resgate foi gravado pelos agentes. Nas imagens, é possível ver que os bombeiros trouxeram o homem de volta à rua por um içamento de vantagem mecânica. Assista acima.
Devido à queda, o suspeito sofreu uma fratura no tornozelo. Ele foi levado ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) acompanhado de policiais militares.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM Leia mais

2. Campinas registra, em média, um acidente com ônibus a cada 35 horas em 2024

Emdec contabilizou 229 ocorrências de janeiro a novembro do ano passado, sendo seis fatais. Para especialista, direção defensiva pode contribuir para diminuição nos casos. A cidade de Campinas (SP) registrou, em média, um acidente envolvendo ônibus a cada 35 horas em 2024, segundo levantamento feito pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
De acordo com a Emdec, foram registrados 229 acidentes com coletivos na metrópole entre janeiro e novembro de 2024, sendo seis fatais. Já em 2023, o total chegou a 212, incluindo cinco ocorrências com morte.
➡️ Considerando os ônibus intermunicipais, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) registrou 52 acidentes em 2024 e 51 em 2023. As linhas mais envolvidas em acidentes no ano passado foram:
674 (Vinhedo-Campinas): quatro acidentes
600 (Indaiatuba-Campinas), 654, 659 e 662 (Sumaré-Campinas) e 697 (Hortolândia-Campinas): três acidentes
Acidente entre dois ônibus em Campinas (SP)
Reprodução/EPTV
Relatos
Juliana Garcia, gerente administrativa, se envolveu em um acidente com um ônibus na esquina da Avenida Bueno de Miranda com a Rua Maximiliano de Camargo. Ela conta que teve o carro atingido por um ônibus enquanto aguardava em um sinalização de parada.
“Fiquei um pouco frustrada com a posição do motorista, porque ele não quis descer, não quis se identificar, não me prestou nenhum auxílio no momento, simplesmente falou que já tinha batido e não tinha o que se resolver, e que eu procurasse os meus direitos”, afirma.
No dia 13 de janeiro, um acidente envolvendo dois ônibus do transporte público de Campinas deixou oito feridos na noite na região central. A maioria dos ferimentos eram escoriações no rosto e membros.
O acidente foi na Avenida Moraes Salles, próximo à esquina com a Rua Doutor Quirino. O ônibus 192-Vila Diva bateu na traseira do articulado do BRT 20, que faz a linha Campo Grande e estava parado no ponto.
LEIA TAMBÉM:
Homem é atropelado por ônibus na Avenida Francisco Glicério, em Campinas
Passageira que teve braço decepado em janela de ônibus viraliza mostrando rotina 4 anos após acidente: ‘Dar valor à vida’
Joaquim Olímpio, especialista em trânsito
Reprodução/EPTV
Direção defensiva
Para Joaquim Olímpio, especialista em trânsito, a prática da direção defensiva por parte dos motoristas pode contribuir para a diminuição dos acidentes. Isso significa ensinar os condutores que eles devem contribuir para que o trânsito seja seguro.
“Ele tem que entender que ele incorpora responsabilidades a mais do que os outros condutores e que o veículo dele, particularmente, é letal, tem uma letalidade muito maior do que um veículo menor e isso a gente vê nos índices de acidentalidade”, pontua.
O que diz a Emdec?
“Os sinistros não fatais são dados da Central de Monitoramento de Operações da Emdec, que coleta cerca de 30% do total de acidentes registrados no município (atendidos pelos Agentes da Mobilidade Urbana). Já os sinistros fatais compõem o banco consolidado da Emdec, que cruza informações das delegacias da Polícia Civil, Instituto Médico Legal e Secretaria Municipal de Saúde.
Vale lembrar que os motoristas do transporte público coletivo recebem treinamentos periódicos sobre direção segura e preventiva, coordenados pelas empresas operadoras. E a Emdec complementa essas formações, com capacitações ligadas ao aspecto comportamental em prol da segurança no trânsito. Entre outros temas, os treinamentos abordam direção defensiva, ética e cidadania e apresenta os índices de acidentalidade envolvendo ônibus em Campinas.
Uma dessas capacitações, com atividades interativas, foi iniciada durante a Semana da Mobilidade Urbana. Denominado “Motorista em ação: boas práticas no transporte coletivo”, o treinamento promove um atendimento mais empático, adequado aos diferentes perfis de usuários do transporte público coletivo. No total, cerca de 1,6 mil motoristas de concessionárias e cooperativas do transporte público serão capacitados até dezembro de 2025. Ministrado por profissionais de educação para mobilidade, recursos humanos e mobilidade urbana da Emdec, o treinamento busca fortalecer competências comportamentais e aborda a empatia, tendo como foco a excelência no atendimento aos usuários”.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas Leia mais

3. Helicóptero cai na zona rural entre Cruzília e Carrancas, confirma Corpo de Bombeiros
Segundo as primeiras informações, a aeronave teria caído durante a tarde, a princípio com três pessoas a bordo. Um helicóptero caiu na tarde desta segunda-feira (27) em uma fazenda, na zona rural, entre Cruzília e Carrancas (MG). A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Segundo as primeiras informações, a aeronave teria caído durante a tarde, a princípio com três pessoas a bordo. Ainda não há informações oficiais sobre as vítimas.
Segundo o Corpo de Bombeiros, equipes seguiam para o local.
* Esta reportagem está em atualização. Mais detalhes em instantes.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas Leia mais

4. Sassom abre chamamento público para habilitação de profissionais e serviços de saúde em Presidente Prudente

Atendimento é destinado aos trabalhadores integrantes do funcionalismo municipal. Sassom atende trabalhadores do funcionalismo municipal em Presidente Prudente (SP)
Arquivo/Sassom
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) publicou nesta segunda-feira (27), no Diário Oficial Eletrônico (DOE), um edital de chamamento público para a habilitação de serviços de saúde aos usuários do Sassom, em Presidente Prudente (SP).
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
O credenciamento está disponível para médicos de qualquer especialidade, fonoaudiólogo, nutricionista, fisioterapeuta (pessoa jurídica), laboratórios de análises clínicas, de análises patológicas e citopatológicas, de imagem e diagnósticos e diagnose em cardiologia, além de clínicas e hospitais.
Conforme o edital, os interessados poderão requerer o credenciamento entre 27 de janeiro e 31 de outubro de 2025.
Somente será admitido o credenciamento de profissional ou estabelecimento que preste atendimento na cidade de Presidente Prudente. Ao requerer o cadastro, o interessado já será considerado ciente de todos os termos do ato convocatório.
Os serviços serão pagos com base nas resoluções do Conselho Deliberativo do Sassom. Se houver a eventual publicação de novas resoluções relativas aos valores dos serviços, os pagamentos obedecerão às novas disposições.
A divulgação dos novos credenciados será feita no site oficial do Sassom.
O Sassom é o Serviço de Assistência à Saúde dos Municipiários e presta atendimento aos trabalhadores que integram o funcionalismo público municipal e seus dependentes em Presidente Prudente.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região. Leia mais

5. Dono de empresas suspeitas de ligação com o PCC e que tinham contratos com prefeituras e Câmaras de todo o país é preso na Bahia

Vagner Borges Dias, conhecido como Latrell, foi preso em Jacuípe, no litoral da Bahia, enquanto saía da praia. Empresas tinham contrato com prefeituras e câmaras de todo o país, incluindo Sorocaba e Itatiba (SP). Investigação do Gaeco aponta que empresa ligada ao PCC enviou propina para Sorocaba
O empresário Vagner Borges Dias foi preso nesta segunda-feira (27) em Jacuípe, litoral da Bahia. Conhecido como Latrell Brito, ele é dono de empresas suspeitas de ligação com o Primeiro Comando da Capital (PCC) e que tinham contratos com prefeituras e câmaras de todo o país, inclusive com Sorocaba e Itatiba (SP).
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Segundo apurado pela TV TEM, Latrell foi preso em flagrante por uso de documento falso. Ele era o principal alvo da Operação Munditia. Segundo a Promotoria de Justiça de Guarulhos, ele vivia na Bahia e foi detido pelo Grupo de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) da Bahia com apoio da Polícia Militar enquanto saía da praia.
Ainda de acordo com a Promotoria de Justiça de Guarulhos, Latrell vivia na Bahia com outro nome: Moises Mota Sena, e tinha uma microempresa aberta com o nome falso.
O empresário estava foragido desde abril de 2024, quando uma operação apreendeu documentos e mostrou que o grupo conseguiu contratos em algumas cidades pagando propinas a agentes políticos. Foram cumpridos 42 mandados de busca e apreensão. Entre os documentos estavam planilhas de pagamento da empresa “Safe” e notas fiscais. Nelas, aparecem a prefeitura de Sorocaba e a Câmara de vereadores de Sorocaba.
Com a prefeitura, o primeiro contrato foi firmado em setembro de 2018. O último, que valeria até abril de 2024, foi suspenso quando a empresa abandonou o serviço. Com a câmara de vereadores, a relação começou em 2020. Confira o posicionamento deles aqui.
A operação que apreendeu os documentos mostrou ainda que o grupo conseguiu contratos em algumas cidades pagando propinas a agentes políticos. O caso segue em investigação.
Relação com o interior de SP
Uma denúncia do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) aponta que o grupo ligado à facção Primeiro Comando da Capital (PCC) entregou dinheiro na Prefeitura de Sorocaba (SP) em 2022. O ex-secretário de Administração da Prefeitura de Sorocaba (SP) José Marcos Gomes Júnior, que atuou na gestão da prefeita Jaqueline Coutinho (PRD), é citado nas investigações
A organização criminosa foi alvo de uma operação do MP-SP no dia 16 de abril, onde três vereadores de diferentes cidades paulistas e mais 10 pessoas foram presos. O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Guarulhos (SP) aponta que o PCC se infiltrou em empresas e órgãos públicos.
LEIA TAMBÉM:
Câmara e Prefeitura de Sorocaba já firmaram contratos com empresas envolvidas em grupo ligado ao PCC suspeito de fraudar licitações
Funcionários de empresa investigada por ligação com PCC alegam atraso nos salários
Em um dos diálogos, a pessoa responsável por receber dinheiro do grupo em Sorocaba é identificada como Junior. O número de telefone também é divulgado. Com base nele, a reportagem apurou que o contato pertence ao ex-secretário José Marcos.
A citação é de 24 de setembro de 2020. No dia seguinte, ele foi exonerado do cargo e, conforme alegado à época, ele saiu para atuar na campanha de Jaqueline Coutinho. Junior participava do governo desde maio de 2019.
Sorocaba é citada sete vezes na denúncia apresentada pelo Ministério Público de Guarulhos à Justiça. O documento tem 265 páginas e detalha o caminho percorrido pelo dinheiro pago pela empresa “Safe” às prefeituras e câmaras de diversas cidades.
Envelope mostra valores, fruto de fraudes em licitação, que deveriam ser entregues em Sorocaba (SP)
Reprodução
Itinerário da corrupção
Durante as investigações, o Gaeco apreendeu 22 celulares e 22 notebooks dos suspeitos. Durante análise, foi possível identificar conversas entre os líderes da empresa “Safe” e o motorista responsável pelo o que os promotores chamaram de “itinerário da corrupção” – onde Sorocaba aparece em dois momentos.
No dia 24 de setembro de 2020, o motorista envia o roteiro que pretende fazer. Nele estão: Cubatão, Guarujá e Sorocaba. Ele pergunta se pode ser desta forma. Vagner Borges Dias, conhecido como Latrel, dono das empresas investigadas por relação com o PCC, responde reorganizando as entregas. Ele diz que o motorista deve passar por Guarujá, Cubatão e entregar para uma pessoa que ele se refere como “Júnior” em Sorocaba.
Na mensagem, Vagner chega a enviar o contato do “Júnior”, que teria recebido o dinheiro na época. E o motorista diz que seguirá a ordem.
Em outra mensagem, no dia 3 de junho de 2022, um funcionário enviou um áudio em que pede para Vagner confirmar a destinação de cada envelope, pois, estaria com dúvida, já que uma pessoa em que ele chama de “menina” teria colocado a identificação em algarismos romanos.
Ele envia as fotos dos envelopes com o dinheiro. Depois, aparece outra imagem, já com os nomes das cidades que receberiam as entregas: Santa Isabel, Caieiras e Sorocaba. Vagner confirma a informação.
O ex-secretário José Marcos Gomes Júnior negou conhecer o empresário que teria ligações com o PCC. Ele afirmou ainda que nunca esteve com Vagner ou qualquer outro emissário dele.
José disse ainda que está tranquilo e que não teve interferência em nenhum contrato relacionado ao empresário. Sobre seu telefone constar na troca de mensagens de Latrell Brito, ele afirmou que na época sua função era pública e seu telefone não era difícil de conseguir.
A ex-prefeita Jaqueline Coutinho, que não é citada na investigação, afirmou que desconhece esse fato. “Até porque se soubesse eu própria teria tomado as providências cabíveis se houvesse a mera suspeita de ilícito administrativo e/ou penal.”
Ela acrescentou. “Tem de ser cabalmente apurado para se esclarecer esse fato. Reitero que jamais tive qualquer tipo de contato com alguém dessa empresa ou o investigado. E entendo que é imprescindível que os fatos sejam esclarecidos.”
No dia 29 de abril, o MP afirmou que contratos que envolvem Sorocaba já estavam sob análise e seriam compartilhados em trabalho conjunto ao Gaeco da cidade para o prosseguimento das investigações.
Contabilidade
Investigação do Gaeco aponta que empresa ligada ao PCC enviou propina para Sorocaba
Sorocaba, inclusive, conforme a investigação, aparece na contabilidade das empresas investigadas e que teriam ligação com a organização criminosa. Em 2021, em um dos controles de movimentações financeiras do grupo, Sorocaba é relacionada com notas pendentes, revelou a investigação.
O documento, retirado de um dos aparelhos apreendidos, traz a menção da cidade com outras oito, na condições de “aguardando liberação”. A investigação cita “pulverização criminosa” de contratos em vários municípios, com o intuito de obter vantagens ilícitas.
Em um dos casos, há imagens de um envelope direcionado à cidade. O grupo usa código em algarismo romano, sendo que Sorocaba aparece como XX, mas uma letra entre parênteses. Posteriormente, o envelope de cor cinza é renomeado para “SORO”.
Duas empresas contratadas
Em Sorocaba, duas empresas investigadas por envolvimento em um grupo criminoso ligado ao PCC suspeitas de fraudarem licitações já firmaram contratos com a Câmara e a Prefeitura. Somados, os valores chegam a R$ 26,6 milhões, movimentados entre 2018 e 2024.
Conforme apurado pelo g1 e TV TEM, o primeiro contrato foi assinado com a Câmara de Sorocaba, na gestão do presidente Fernando Dini (Progressista). O valor inicial era de R$ 620 mil.
O mesmo contrato foi prorrogado por quatro vezes, nos anos de 2021, 2022 e 2023, durante a gestão de Claudio Sorocaba (PSD). Com isso, o valor total do contrato foi para R$ 1.446.600,00. Esse contrato é com a empresa Safe Java Comercial e Serviços, uma das investigadas na operação.
Os funcionários desta empresa, inclusive, afirmaram que entrarão na Justiça, pois alegam atraso nos salários e benefícios trabalhistas.
Já a empresa Vagner Dias Borges, também citada na investigação, teve contrato maior. Inicialmente, um dos contratos seria de quase R$ 6,2 milhões e foi assinado em 15 de setembro de 2022, pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos).
Entretanto, em maio de 2023, oito meses após a assinatura do primeiro documento, houve aditivo ao contrato de pouco mais de 10% do valor original, aumentando o total para mais de R$ 6,8 milhões.
Há ainda um contrato de R$ 8 milhões entre a empresa Vagner Dias Borges e a Prefeitura de Sorocaba que começou em setembro de 2018. O contrato teve várias modificações, de aumento e redução de valores.
Houve ainda um contrato emergencial durante a pandemia, no governo de Jaqueline Coutinho (PRD), na época do PSL, para serviços de limpeza do hospital de campanha, no valor de R$ 199 mil.
No total, segundo o Portal da Transparência da Prefeitura de Sorocaba, a empresa já recebeu dos cofres públicos municipais quase R$ 25 milhões.
Denúncia do MP aponta que Prefeitura de Sorocaba recebeu dinheiro de grupo ligado ao PCC
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM Leia mais

Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.

Notícias relacionados

Como é o ‘Anel do pescador’, usado pelo papa Francisco e que foi destruído após ele morrer
Brasil

Como é o ‘Anel do pescador’, usado pelo papa Francisco e que foi destruído após ele morrer

Cada papa usa um anel feito sob medida com a imagem gravada de um homem pescando de um barco. Entenda...

abril 21, 2025 - Bendev Junior
Guia de porcelanatos: entenda as diferenças entre polido, acetinado e natural
Brasil

Guia de porcelanatos: entenda as diferenças entre polido, acetinado e natural

Aprenda a identificar o porcelanato ideal para combinar estilo e funcionalidade. Na hora de escolher o porcelanato ideal para seu...

abril 21, 2025 - Bendev Junior
O Assunto #1451: Papa Francisco – vida, legado e o futuro da Igreja
Brasil

O Assunto #1451: Papa Francisco – vida, legado e o futuro da Igreja

A trajetória do Santo Padre à frente do Vaticano se encerrou nesta segunda-feira (21). Ele morreu aos 88 anos, vítima...

abril 21, 2025 - Bendev Junior
Guia de porcelanatos: entenda as diferenças entre polido, acetinado e natural

Guia de porcelanatos: entenda as diferenças entre polido, acetinado e natural

Aprenda a identificar o porcelanato ideal para combinar estilo e funcionalidade. Na hora de escolher o porcelanato ideal para seu...

abril 21, 2025 - Bendev Junior
O Assunto #1451: Papa Francisco – vida, legado e o futuro da Igreja
Brasil

O Assunto #1451: Papa Francisco – vida, legado e o futuro da Igreja

A trajetória do Santo Padre à frente do Vaticano se encerrou nesta segunda-feira (21). Ele morreu aos 88 anos, vítima...

abril 21, 2025 - Bendev Junior
Estreia da série especial do JN para homenagear os brasileiros nos 60 anos da Globo é transferida para terça-feira (22)
Brasil

Estreia da série especial do JN para homenagear os brasileiros nos 60 anos da Globo é transferida para terça-feira (22)

Uma força-tarefa passou meses planejando como o Jornal Nacional iria agradecer aos milhões de brasileiros que prestigiam o Jornalismo da...

abril 21, 2025 - Bendev Junior